Prêmio Gestor Público Paraná
CONJUNTO HABITACIONAL BAIRRO NOVO SÃO JOÃO
Ano / Edição: 2014
Município: General Carneiro
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
Por meio do Projeto de Habitação de interesse social contemplou-se 113 famílias que viviam em situação de vulnerabilidade social no Loteamento São João Novo, 5ª. e 6ª parte. As famílias estavam em condição de precariedade habitacional, necessitando de novas unidades habitacionais.
O Bairro Jardim São João conta com Unidade Básica de Saúde, composto por um Médico generalista, uma enfermeira, três técnicos em enfermagem e seis agentes de saúde.
Na área de educação o bairro possui um Colégio Municipal – Ensino Fundamental, um Colégio Estadual – Ensino Fundamental e Médio, e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI);
No referido Bairro a política de Assistência Social se faz presente através dos Programas de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), que atualmente atende o número de 120 crianças, de 7 á 13 anos; e o Programa Pró jovem adolescente que desenvolve ações voltadas a jovens dos quais as famílias recebem o Programa Bolsa Família, contando com profissionais do Centro de Referência de Assistência Social, desenvolvendo atividades com as famílias, bem como as crianças e adolescentes atendidos.
No Bairro existe uma Igreja Católica e aproximadamente dez igrejas evangélicas.
Na poligonal de intervenção do Projeto as ruas não possuíam pavimentação; a iluminação pública é realizada pela Copel e a água é da rede SANEPAR, porém o saneamento básico era praticamente inexistente, deixando a população exposta a incidência de doenças.
A população alvo do projeto são famílias residentes no bairro Jardim São João, 5ª. e 6ª. parte, a qual conta com o nº de 113 lotes e 113 famílias, num total de 385 pessoas – dados do primeiro diagnóstico.
O projeto contribuiu para que as famílias que viviam em situação de risco social pudessem acessar o direito de moradia, saneamento básico e inserção em projetos sociais e de geração de emprego e renda, cidadania, através de documentação apropriada. Os moradores se encontravam em situação desfavorável, economicamente e socialmente, vivendo em certa desvantagem pessoal, resultantes da exclusão provocada pela situação de pobreza e ou, pela falta de acesso às Políticas Públicas que lhes promovam a efetivação dos direitos sociais e a busca por uma qualidade de vida.
Dentre as famílias moradoras do bairro, 37% destas famílias vivem com renda de um a dois salários mínimos e 35% têm uma renda inferior a um salário mínimo; 21% são trabalhadores formais e 53% estão em trabalho informal; 9.5% das famílias vivem somente com o valor que recebem do Programa Bolsa Família, e recorrem ao Benefício Eventual Auxilio Alimentação, que é um programa Municipal regulamentado pela Lei 854/2005; 1.8 % estão vivendo com a renda do Auxilio doença; 2.7% recebem o Beneficio da Prestação Continuada; 9.25% tem renda oriunda da Aposentadoria, 1.7% a renda é composta por pensão por morte.
A renda per capita os deixa em vulnerabilidade, ficando a mercê de todo tipo de desigualdade social. A questão do emprego é um fato relevante na vida destas famílias, já que sua maioria é composta por trabalhadores volantes e sazonais, que exercem alguma atividade como servente em indústrias madeireiras, corte de pinus e extração de erva mate, coleta de maçãs e batatas, recebendo diariamente por serviços prestados.
Em relação à composição familiar, os dados diagnosticados de acordo com o questionário aplicado encontraram a seguinte composição:
- Família de 01 a 04 componentes, totaliza 87 (oitenta e cinco) famílias;
- De 05 a 08 componentes totaliza 24 (vinte e quatro) famílias;
- e 02 famílias com 09 (nove) componentes.
O responsável familiar conta em suma com o trabalho informal como fonte de renda, sem nenhum tipo de direito ou garantia da continuidade da atividade laboral o que torna os rendimentos insuficientes, para assegurar a manutenção diária com os gastos familiares. Constatou-se que a composição da renda familiar é agregada ao trabalho tanto do esposo quanto da mulher. Um dado importante para o serviço social é de que é necessário rever a questão da figura do chefe de família.
Observaram-se na totalidade que as famílias estavam morando em residências construídas com madeiras reutilizadas, construções não terminadas, contendo apenas dois cômodos, assoalhos com frestas, sem forro e com fiação elétrica exposta, algumas residências com chão batido, falta de mobília, também alguns problemas relacionados à questão higiênica sanitária, como falta de banheiros dentro das residências, esgoto de pias e chuveiro caindo no próprio terreno trazendo possíveis problemas de saúde publica.
Através do sistema do Programa Bolsa família, e do questionário aplicado in loco foi possível, perceber que as crianças em idade escolar e que a família encontra-se cadastrada no Programa Bolsa Família, estão frequentando a escola, como demonstrado no diagnóstico podemos dizer que as crianças e adolescentes frequentam os bancos escolares até os 14 anos de idade, tendo assim uma questão social de relevância para as Políticas de Educação e de Assistência Social, relacionadas a esta faixa etária.
No Bairro já é disponibilizado através da Secretaria de Assistência Social, Projetos que vêem trabalhando com adolescente, citando: o Projeto PIÁ que atende as crianças que se encontravam em trabalho infantil. O Bairro também conta com educadores Sociais mantidos pelo Pró jovem Adolescente, Projeto do Governo Federal.
Descrição
Do total das 113 famílias contempladas com o projeto de habitação de interesse social, a maioria delas migrou para casas de familiares e afins, outras mudaram suas atuais residências para lotes de parentes, até a finalização da obra, e uma certa porcentagem necessitou ser relocadas para alojamento provisório individualizado, sob responsabilidade de execução do mesmo, da Prefeitura Municipal de General Carneiro.
As famílias não sofreram mudanças drásticas de rotina visto que, estiveram próximas a poligonal, dentro do mesmo bairro, onde puderam seguir com sua rotina.
As famílias, através das reuniões semanais, foram ouvidas e levadas em consideração às reivindicações da comunidade envolvida pelo projeto, por meio da comissão comunitária.
O Projeto de Trabalho Técnico Social na fase do período das obras foi realizado por técnicos das empresas: Jilce Aparecida Kukul – ME e Zanlorenzi & Sodré – ME. Semanalmente, os técnicos: Assistentes Sociais e Psicólogo possibilitavam encontros com as famílias, trabalhando os eixos sobre Mobilização e Organização Comunitária, Educação Sanitária e Ambiental e Trabalho e Renda.
Na fase em que as Famílias estiveram alojadas as atividades sobre regras de convivência coletiva, foram de extrema importância para que as famílias compreendessem o contexto das relações humanas. Dessa maneira, as parcerias pactuadas durante as reuniões com as famílias, permitiram a sensibilização de todos para uma boa convivência comunitária.
O Plano de assentamento provisório visou atender inclusive aos casos especiais, como pessoas idosas, deficientes, tendo em vista que o segmento de população com deficiência foi atendido com acessibilidade e com isso contribuindo para uma melhor condição de vida, priorizando ainda cuidados com mulheres e crianças recém-nascidas.
A definição dos critérios para a escolha das unidades habitacional levou em consideração a antiga moradia, respeitando assim a dinâmica já existente anterior ao Projeto, visto que muitas famílias estabeleceram suas moradas próximas de familiares, como filhos, avós etc. Levando também em consideração os vínculos comunitários. Portanto, não houve mudança de endereço.
Os cursos oferecidos pelo PTTS, por meio da contratação da empresa mantenedora, foram escolhidos junto à consulta as famílias beneficiárias de acordo com o interesse de cada indivíduo, porém a participação dos beneficiários foi à contrapartida dentro da proposta que o projeto visou atender. Desta forma os Técnicos estabeleceram cronogramas de horários que atenderam as necessidades de cada família beneficiária, de maneira que cada curso mantivesse um número específico de participantes, para melhor aproveitamento do conteúdo ministrado.
Nas reuniões que ocorriam com o grupo que coordenava o PTSS de General Carneiro foi apresentado o perfil das 113 famílias, num total de 339 pessoas. Estas famílias tinham uma composição de familiares sendo: 39% mulheres e 42% homens, publico alvo que participavam dos cursos.
Devido ao perfil das mulheres serem donas de casa e os homens serem trabalhadores de atividades de difícil execução e desgaste físico, e muitos não mais em atividade, e com baixa escolaridade foi realizado uma análise dos cursos mais adequados e que foram mais fáceis de assimilação deste publico.
Pensando exatamente na rotina diária das famílias, mulheres em casa pela manhã e homens trabalhando, recomendam-se alguns cursos. Todos estes cursos poderiam ser tanto para o sexo masculino quanto feminino, mas para os homens, foi apresentada uma alternativa que cresceu muito no país, mais especifico para dar a eles a opção de contribuir tanto para renda familiar quanto na colaboração de marido, ou seja, o curso de MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO DE IMÓVEL.
Segundo a coordenação do PTTS obteve-se um grupo de 25% participantes, cerca de aproximadamente 100 pessoas que participaram destes cursos. As áreas de educação são artes, artesanato, conservação e zeladoria.
Acreditamos que na preparação e formação inicial das famílias e para poder dar continuidade aos trabalhos em um primeiro momento foi contribuir na formação de todos.
Sabendo que o objetivo era além de prepará-los para o mercado de trabalho informal, também abrir a possibilidade de estimulá-los ao retorno aos estudos.
Temos na cidade de General Carneiro tendo em vista o potencial de mercado (venda/comercialização) dos produtos que foram criados por eles ao longo dos cursos permitiu que cada participante pudesse vender para o comercio local ou para a comunidade em geral, nas feiras locais, nas estrada/rodovias criando produtos de acordo com o perfil local, onde se beneficiamos do transito nas estradas onde o fluxo de veículos é grande já que a cidade localiza-se num eixo logístico de três estados Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e o conjunto habitacional foi construído próximo da rodovia.
Objetivos
Gerais:
Objetivo Geral
Promover o exercício da participação cidadã e a melhoria de qualidade de vida das famílias beneficiadas pelo projeto, mediante trabalho educativo que favoreça a organização da população, a educação sanitária e ambiental, a gestão comunitária e desenvolvimento de ações que, de acordo com as necessidades das famílias, facilitem seu acesso ao trabalho e a melhoria da renda familiar.
Específicos:
Objetivos Específicos
a) aprimorar noções de educação ambiental;
b) capacitar e valorizar o trabalhador;
c) estimular o fortalecimento das Bases Associativas e Políticas Públicas;
d) discutir com os beneficiários o importante papel da mobilização e do trabalho coletivo;
e) incentivar a participação social dos beneficiados através deste projeto social;
f) desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família;
g) estimular atividades de conservação do patrimônio, visando a sustentabilidade do empreendimento;
h) promover atividades para a elevação da qualidade de vida das famílias beneficiárias;
i) fortalecer os vínculos familiares e comunitários;
j) encaminhar as pessoas sem documentos pessoais para a confecção dos mesmos;
k) viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade local.
Metas a atingir:
Para o trabalho Técnico Social as metas foram:
EIXO 01: Mobilização e Organização Comunitária
*Estimular o fortalecimento das Bases Associativas e Políticas Públicas;
*Incentivar a participação social dos beneficiados através deste projeto social; *Fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
Objetivo: Fomentar e valorizar potencialidades dos grupos sociais atendidos. Esta atividade tinha como objetivo identificar e capacitar, no mínimo dez membros da poligonal para o acompanhamento da intervenção física do projeto.
Metodologia: Após a definição prévia dos representantes da poligonal, foi promovido a convocação dos moradores para reunião visando:
- Definir atribuições para membro da comissão;
- Formar a comissão;
- Estabelecer plano de ação de como seria o contato com as demais famílias.
As reuniões foram realizadas no Centro Comunitário do Bairro São João, próximo a poligonal, e registradas por meio de lista de presença e fotos.
O repasse das dúvidas e questionamentos das famílias sobre a obra era realizada e encaminhada ao Plantão Social da Obra e também depositada em uma caixa de sugestões e dúvidas posteriormente coletadas pelos membros da Comissão de Acompanhamento da Obra e relatada e discutida com a Equipe de profissionais do Plantão Social.
Para tanto esta equipe passou por capacitação, realizada por um assistente social e um psicólogo, desenvolvendo atividades com o grupo, com o objetivo de envolver os participantes e torná-los comprometidos com o acompanhamento e repasse para os demais moradores do funcionamento geral da obra. Assistente Social e Psicólogo acompanharam a comissão durante todo o período do trabalho técnico social.
Conteúdo a ser abordado: Apresentação e acompanhamento do Projeto de intervenção;
Público-alvo: Beneficiários do empreendimento;
Metas: Capacitação de 10 moradores da poligonal;
Fontes de Recursos: OGU PAC2
Equipe Técnica: Coordenador Técnico do Projeto, 02 Psicólogos,
01 Assistente Social, 01 Educador Social, contratados através do recurso do OGU e 01 Assistente Social da Prefeitura Municipal.
Material a ser utilizado: Canetas, sulfite, pincel atômico, computador, câmera digital, data show, tela para projeção e lanche.
Avaliação: Formulário de satisfação do conteúdo abordado.
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
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Eixo 2: Educação Sanitária e Ambiental
*Aprimorar noções de educação ambiental;
*Desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família.
Objetivo: Assegurar a prevenção de doenças decorrentes de proximidade e/ou agrupamento de pessoas. Esta atividade tem como objetivo garantir a rotina familiar e condições de habitabilidade. Promover atividades para a elevação da qualidade de vida das famílias beneficiárias e garantir o acesso às políticas públicas.
Metodologia: *Através de atividades desenvolvidas pela equipe do projeto, com temáticas relacionadas à saúde e prevenções;
*Parceria com a Secretaria municipal de Saúde para explanação e orientação.
*Visitas ao alojamento;
*Através de dinâmicas, definindo grupos de acordo com a faixa etária e a demanda foi proporcionada reflexão e mobilização para a prática de hábitos saudáveis. Os já praticados pelo grupo, bem como a inserção de novos hábitos.
*Fomentada a participação do grupo nos cursos contratados pelo projeto.
Realizadas atividades em parceria com o CRAS, Secretarias de Saúde, Educação, Esporte e Cultura.
Conteúdo a ser abordado: Qualidade de vida; Doenças e suas prevenções.
Público Alvo: Beneficiários do empreendimento;
Meta: 113 famílias
Fonte de Recursos: OGU PAC2
Equipe Técnica: Coordenador Técnico do Projeto, 02 Psicólogos,
01 Assistente Social, 01 Educador Social, contratados através do recurso do OGU e 01 Assistente Social da Prefeitura Municipal.
Material a ser utilizado: Espaço físico para reuniões, canetas, papel sulfite, pincel atômico, computador, câmera digital, data show, tela para projeção e lanche.
Avaliação: Avaliações mensais por parte dos técnicos contratados para verificar as condições básicas, das unidades ocupadas pelas famílias.
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
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Eixo 3: Trabalho e Renda
*Capacitar e valorizar o trabalhador; discutir com os beneficiários o importante papel da mobilização e do trabalho coletivo;
*Estimular atividades de conservação do patrimônio, visando à sustentabilidade do empreendimento;
*Promover atividades para a elevação da qualidade de vida das famílias beneficiárias para que se expressem e se desenvolvam através de um conjunto de intervenções técnicas sociais;
*Viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade local;
Objetivo: A garantia da confecção de documentos pessoais. Promoção de gestão Participativa, com vistas a garantir a sustentabilidade do empreendimento. Realizar Ações destinadas à capacitação profissional. Estímulo à produção alternativa de Geração de Trabalho e renda. Garantir as famílias documentação de propriedade.
Metodologia: Através do Centro de Referencia de Assistência Social com encaminhamentos aos órgãos competentes.
Em parceria com a Agência do Trabalhador para a confecção de Carteira de Trabalho.
Parceria com a prefeitura municipal para a confecção de Documento de Identidade e demais documentações.
Através de parceria com a Prefeitura Municipal, CRAS, Agencia do Trabalhador e os cursos contratados com recursos do PTTS visando garantir a capacitação para a geração de trabalho e renda, bem como a mobilização por parte dos técnicos contratados para a mobilização de pertencimento e valorização do bem adquirido.
Através de parceria com Agência do Trabalhador e empresa contratada com recurso do projeto para ministrar cursos de capacitação.
*Através de atividades com os grupos, das famílias beneficiadas objetivando a percepção e valorização das habilidades identificadas.
Incentivo a criação de trabalhos alternativos, formação de cooperativas, associações. Através de parceria com a Prefeitura Municipal por meio do setor de engenharia e cadastramento.
*Orientação por parte dos profissionais contratados quanto aos passos a serem realizados até a documentação final de suas propriedades.
Conteúdo a ser abordado: Capacitação profissional
Público Alvo: Jovens e adultos beneficiários
Meta: Todos os jovens maiores de 16 e adultos.
Fonte de Recursos: OGU PAC2
Equipe Técnica: Coordenador Técnico do Projeto, 02 Psicólogos,
01 Assistente Social, 01 Educador Social, contratados através do recurso do OGU e 01 Assistente Social da Prefeitura Municipal.
Material a ser utilizado: Espaço físico para reuniões, canetas, sulfite, pincel atômico, computador, câmera digital, data show, tela para projeção e lanche.
Avaliação: Avaliação de satisfação dos cursos oferecidos.
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
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Cronograma
Físico:
EIXO 01: Mobilização e Organização Comunitária
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
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Eixo 2: Educação Sanitária e Ambiental
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
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Eixo 3: Trabalho e Renda
Cronograma Físico: Meses em que aconteceu a execução das atividades.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
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Financeiro:
Planilha em Excel seguirá nos anexos.
OGU - TRABALHO SOCIAL: incluindo reforma do campo de futebol, construção do centro comunitário, academia ao ar livre. PÓS-CONTRATUAL
OGU - CENTRO COMUNITÁRIO E ACADEMIA AO AR LIVRE Construção do Centro Comunitário Construção do Centro Comunitário Construção do Centro Comunitário Academia ao ar livre
PMCMV PAC 2 OBRAS PMCMV Pós Contratual
INDICADOR OBJETIVOS ESPECÍFICOS METAS ATIVIDADE/AÇÕES INVESTIMENTO R$ mai/12 jun/12 jul/12 ago/12 set/12 out/12 nov/12 dez/12 jan/13 fev/13 mar/13 abr/13 mai/13 jun/13 jul/13 ago/13 set/13 out/13 nov/13 dez/13
Materiais de informática e de expediente adquiridos Aquisição de Materiais de informática e de expediente para o desempenho das atividades Compra de materiais de informática e de expediente, por meio de licitação: Notebook, impressora, aparelho de som, câmera digital, livro ata, pincel atômico, canetas, papel sulfite. 1.560,64
100,00% 1560,64 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 1.560,64
Relocação das Famílias da Poligonal para Alojamento e para casa de familiares
Relocação das Famílias para seus respectivos Unidades Habitacionais
Beneficiário informado. *Incentivar a participação social dos beneficiados através do projeto social; Informar 100% das 113 famílias beneficiárias. *03 Reuniões realizadas no centro comunitário do Bairro São João, com todas as famílias para o repasse das ações que o Projeto propõe, incluindo o planejamento de retirada das famílias que necessitarem de acomodação no alojamento provisório. 1.054,20
100,00% 1054,20 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 1.054,20
Capacitação da Comissão Estimular o fortalecimento das Bases Associativas e Políticas Públicas; *Capacitar uma Comissão para acompanhamento da obra; participantes interessados. Após a definição prévia dos representantes da poligonal, promover a convocação dos moradores para reunião visando a sensibilização para posterior formação de comissão de acompanhamento da obra. 263,30
100,00% 263,30 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 263,30
Comissão capacitada Estimular o fortalecimento das Bases Associativas e Políticas Públicas; Participantes interessados. *Capacitação da comissão de acompanhamento de obra. 365,40
100,00% 365,40 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 365,40
Comissão constituída Estimular o fortalecimento das Bases Associativas e Políticas Públicas; *Mínimo 10(dez) representantes para formar a Comissão. *Formar a comissão; Definir Atribuições 730,80
*Estabelecer plano de ação e como será o contato com as demais famílias. 100,00% 730,80 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 730,80
Manutenção do atendimento às famílias da área de intervenção Aprimorar noções de educação ambiental; Toda a clientela de beneficiários portadores de doenças já acompanhadas pelo PSF, identificadas no diagnóstico. *Solicitar o acompanhamento por parte do PSF – Programa Saúde da Família da UBS – Unidade Básica de Saúde do Bairro Jardim São João, dos moradores diabéticos, hipertensos e demais doenças identificadas e já acompanhadas pela equipe do PSF, tais como AIDS, tuberculose e hanseníase. 5.821,20
5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,65% 328,84 0,00 0,00 100,00% 5.821,20
Famílias assistidas. *Desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família. Toda a clientela de: idosos, gestantes, e demais doenças já acompanhadas pelo PSF, identificadas no diagnóstico. Total de 66 pessoas. "*Encaminhar as gestantes para o programa Escolinha da Gestante;*Alcoolistas identificados, encaminhar para o Serviço de Saúde Mental do município, que irá inseri-lo nos programas de A. A. – Alcoólicos Anônimos.
*Idosos não inseridos no programa do Leite, providenciar o encaminhamento para os órgãos que possam cadastrá-los.
" 5.821,20
5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,65% 328,84 0,00 0,00 100,00% 5.821,20
Relações sócio – comunitárias. Desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família; Participação de pessoas entre 51 a 60 anos: 16; Acima de 61 anos: 18; e familiares interessados. Promover palestras orientadoras e dinâmicas de grupos. (Debate e orientação). Desenvolver atividades que promovam os padrões de habitação compatíveis com as necessidades dos idosos; educação sanitária, gestão dos resíduos sólidos, saúde preventiva e saúde da família; higiene bucal; alimentação saudável/segurança alimentar entre outros. 4.491,90
5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,65% 253,80 0,00 0,00 100,00% 4.491,90
Relações sócio – comunitárias. Desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família; Participação de pessoas entre 51 a 60 anos: 16; Acima de 61 anos: 18; e familiares interessados. Palestra e dinâmica de grupo. Fortalecer a auto-estima dos beneficiários idosos, para que tenham acesso e sintam-se sujeitos de direitos e deveres, obtendo melhor qualidade de vida no meio habitacional em que residem. 6.327,90
5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,55% 351,20 5,65% 357,50 0,00 0,00 100,00% 6.327,90
Interação de adolescentes na sociedade de forma saudável; *Fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Participação de 77 pessoas na faixa etária de 7 a 14 anos. *Explanar sobre as habilidades sociais e sua necessidade; *Desenvolver as habilidades de comunicação, civilidade, enfrentamento assertivo, empatia, trabalho e expressão de sentimentos;*Propiciar a generalização dos comportamentos para que não sejam emitidos somente entre os integrantes, mas utilizados diariamente em qualquer contexto social. 5.203,50
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,69% 400,15 7,72% 401,70 0,00 0,00 100,00% 5.203,50
Relações sócio – comunitárias. Desenvolver ações de educação sanitária, saúde preventiva e saúde da família; 100 % de participação nas palestras de pessoas entre 51 a 60 anos, acima de 61 anos, familiares e demais interessados. *Promover palestra sobre Os direitos do Idoso e o seu Estatuto. (Debate e orientação). Problematizar junto às famílias, questões voltadas à moradia digna do idoso, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, se assim for necessário, visando à sustentabilidade do bem morar. 1.617,00
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 16,66% 269,39 16,66% 269,39 16,66% 269,39 16,66% 269,39 16,66% 269,39 16,70% 270,05 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 1.617,00
Participação dos beneficiários nos processo de decisão Busca ativa a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e a realidade local. Identificar as necessidades de 100% das famílias beneficiadas. *Acompanhamento das famílias durante o período da construção de alojamento de acordo com a necessidade da família (número de cômodos).*A equipe técnica acompanhará a construção. 1.827,00
50,00% 913,50 50,00% 913,50 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 1.827,00
Participação dos beneficiários nos processo de decisão. Busca ativa a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade local. Acompanhamento das 113 famílias. *Realizar visitas domiciliares para acompanhamento das famílias alojadas em casas de parentes.*viabilizar a participação das famílias nos processos decisórios. 4.491,90
5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,55% 249,30 5,65% 253,80 0,00 0,00 100,00% 4.491,90
Famílias com moradias provisórias garantidas Busca ativa a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade local. Acompanhamento de 100% das famílias *Assegurar as famílias acesso a sua rotina diária Trabalho, escola, lazer. 5.821,20
5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,55% 323,08 5,65% 328,84 0,00 0,00 100,00% 5.821,20
Acesso aos serviços públicos existentes no município. *Promover atividades para a elevação da qualidade de vida das famílias beneficiárias. 100% das famílias. "Garantir assistência durante o período do projeto, por meio de conjunto de intervenções que assegurem a rotina diária das famílias.*Parcerias com a Prefeitura Municipal de General Carneiro e suas secretarias assegurando as famílias ao acesso a sua rotina diária de trabalho, escola, lazer.
*Palestras para a apresentação dos equipamentos das Políticas Públicas e serviços existentes no município.
*Encaminhamento das famílias beneficiárias para os serviços existentes e que se façam necessários de acordo com a demanda.
" 8.001,00
0,00 33,33% 2667,00 33,33% 2667,00 33,34% 2667,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 8.001,00
Pessoas com porte de documentos pessoais Encaminhar as pessoas sem documentos pessoais para a confecção dos mesmos Encaminhar para confecção de documentos 100% das pessoas diagnosticadas como sem documentação. Garantir às famílias a confecção de documentos pessoais. Através do Centro de Referencia de Assistência Social com encaminhamentos aos órgãos como: Agência do Trabalhador, Prefeitura Municipal. 2.910,60
0,00 0,00 11,11% 323,37 11,11% 323,37 11,11% 323,37 0,00 0,00 0,00 0,00 11,11% 323,37 0,00 0,00 0,00 0,00 11,11% 323,37 11,11% 323,37 0,00 11,11% 323,37 11,11% 323,37 11,12% 323,64 100,00% 2.910,60
Famílias comprometidas com a preservação do empreendimento. *Viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens e serviços, a fim de adequá-los às necessidades e à realidade local; 100% das famílias "Palestras e dinâmicas com temáticas voltadas ao comprometimento à preservação e ações de exercício da cidadania:*Regras de convivência;
* Práticas de hábitos saudáveis utilizando-se do empreendimento que será disponibilizado, como por exemplo, academia ao ar livre.
" 4.527,60
0,00 0,00 0,00 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,88% 266,22 5,92% 268,08 100,00% 4.527,60
Qualificação profissional de acordo com a vocação econômica local. Capacitar e valorizar o trabalhador; discutir com os beneficiários o importante papel da mobilização e do trabalho coletivo; Participação de 100% das famílias Programa de Cursos do SENAI e SENAC: 34.088,80
0,00 0,00 0,00 0,00 14,28% 4867,88 14,28% 4867,88 14,28% 4867,88 14,28% 4867,88 14,28% 4867,88 14,28% 4867,88 14,32% 4881,52 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 100,00% 34.088,80
Estimular a organização de associativismo e cooperativismo. Capacitar e valorizar o trabalhador; "Participantes interessados nos cursos de empreendedorismo.*Mulheres chefes de família: 30
*Homens chefes de família: 72
" Em parceria com a Agência do Trabalhador com a solicitação de cursos de Empreendedorismo. 5.716,80
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 14,28% 816,36 14,28% 816,36 14,28% 816,36 14,28% 816,36 14,28% 816,36 14,28% 816,36 14,32% 818,64 0,00 0,00 100,00% 5.716,80
Documentação de titulação de propriedade das casas. Estimular atividades de conservação do patrimônio, visando a sustentabilidade do empreendimento; 100% das famílias Através de parceria com a Prefeitura Municipal por meio do setor de Engenharia e de Assistência Social. 1.827,00
0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 0,00 25,00% 456,75 25,00% 456,75 25,00% 456,75 25,00% 456,75 0,00 0,00 100,00% 1.827,00
Planejamento de atividades do Coordenador Técnico Social. Horas destinadas para o plano de ação, pesquisa, confecção de materiais(power point, folders, etc.), relatórios. Acompanhamento da Relocação das Famílias para Alojamento e Casas de parentes, assim como acompanhamento das Famílias para suas respectivas Unidades Habitacionais. Avaliação de todas as atividades e avaliação preocupação realizadas durante o período de execução do Projeto. 1188 horas. 24.948,00
5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,55% 1384,61 5,65% 1409,63 0,00 0,00 100,00% 24.948,00
Planejamento de atividades do Assistente Social. Horas destinadas para o plano de ação, pesquisa, confecção de materiais(power point, folders, etc.), relatórios. Acompanhamento da Relocação das Famílias para Alojamento e Casas de parentes, assim como acompanhamento das Famílias para suas respectivas Unidades Habitacionais. Avaliação de todas as atividades e avaliação pós-ocupação realizadas durante o período de execução do Projeto. 517 horas. 10.314,15
5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,65% 582,67 0,00 0,00 100,00% 10.314,15
Planejamento de atividades do Psicólogo 01 Horas destinadas para o plano de ação, pesquisa, confecção de materiais(power point, folders, etc.), relatórios. Acompanhamento da Relocação das Famílias para Alojamento e Casas de parentes, assim como acompanhamento das Famílias para suas respectivas Unidades Habitacionais . Avaliação de todas as atividades e avaliação pós-ocupação realizadas durante o período de execução do Projeto.517 10.314,15
5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,65% 582,67 0,00 0,00 100,00% 10.314,15
Planejamento de atividades do Psicólogo 02 Horas destinadas para o plano de ação, pesquisa, confecção de materiais(power point, folders, etc.), relatórios. Acompanhamento da Relocação das Famílias para Alojamento e Casas de parentes, assim como acompanhamento das Famílias para suas respectivas Unidades Habitacionais. Avaliação de todas as atividades e avaliação pós-ocupação realizadas durante o período de execução do Projeto. 517 10.314,15
5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,55% 572,44 5,65% 582,67 0,00 0,00 100,00% 10.314,15
Total Geral 158.359,39
5,21% 8248,17 5,37% 8501,47 5,00% 7911,34 5,16% 8177,56 6,55% 10378,44 6,60% 10455,22 6,60% 10455,22 6,60% 10455,22 6,60% 10455,22 6,98% 11047,98 6,78% 10738,25 4,21% 6673,09 4,21% 6673,09 4,21% 6673,09 4,71% 7453,87 4,54% 7183,82 4,33% 6860,45 4,59% 7275,94 1% 589,59 1% 591,72 100,00% 158.359,39
Orçamento:
Orçamento e Dotação orçamentária
Fundo Municipal de Assistência Social
Fundo Municipal de Habitação e Interesse Social
Obras e Instalações R$ 246.331,74
Programa FNHIS
Material de Consumo R$ 9.872,39
Outros Serviços de 3ºs R$ 147.199,00
Equipamentos e Material Permanente R$ 73.599,54
TOTAL R$ 477.002,67
Beneficiários Diretos:
O projeto atendeu 113 famílias, totalizando 385 pessoas. Dados a partir do diagnóstico ao início do projeto. As famílias beneficiárias, moradoras do Loteamento São João Novo, 5ª. e 6ª parte se encontravam em situação de vulnerabilidade, seja habitacional, nas condições de saúde, saneamento básico.
Beneficiários Indiretos:
Nas proximidades do Conjunto Habitacional, existe 01 bairro, totalizando 4.500 mil habitantes. O Bairro Jardim São João conta com Unidade Básica de Saúde, composto por um Médico generalista, uma enfermeira, três técnicos em enfermagem e seis agentes de saúde. Na área de educação o bairro possui um Colégio Municipal – Ensino Fundamental, um Colégio Estadual – Ensino Fundamental e Médio, e um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI);
Resultados:
Tipo de intervenção Número de famílias Número de pessoas
Habitação: Minha casa Minha Vida 113
385
Centro de comunitário 113 385
Construção de academia ao ar livre e Melhoria do Campo de Futebol 113 385
População beneficiária 113 385 pessoas