Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

CONSTRUINDO E RECONSTRUINDO

Ano / Edição: 2014
Município: Wenceslau Braz
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Observamos que a prática pedagógica cotidiana do professor precisa ser repensada e exige algumas intervenções. A resistência pela inovação ainda se fixa dentro das nossas escolas e o trabalho coletivo se encontra escasso. Neste sentido, a Secretaria Municipal da Educação tem a função de gerenciar, articular e incentivar a participação de todos. A ela cabe o desafio de construir um espaço de atuação direta junto aos professores dentro das instituições de ensino, onde o respeito, a tolerância, o compromisso e responsabilidade nas ações da escola, devem ser levados a sério, buscando caminhos para pensar uma escola pública democrática em seus saberes e acessível para todos. Os saberes da experiência quando colocados em diálogo com nossos professores, ampliam uma discussão produtiva. Observamos que eles precisam trabalhar de forma coletiva, enriquecendo a prática do outro e a qualidade das aulas práticas necessitam ser aprimoradas.

Descrição

O projeto Construindo e Reconstruindo é um programa de responsabilidade da Secretaria municipal de educação e tem como finalidade incentivar a troca de experiências entre professores da rede municipal. Vai muito além de ações pontuais, contempla intervenções em salas de aula, com acompanhamento de gestores, que também participam de todas as ações desenvolvidas, visando o aprimoramento das aulas através das trocas de experiências, colaborando desta forma, para um ensino de qualidade .
Procuramos criar condições facilitadoras, que desenvolvam um processo dinâmico de ensino, que garanta a aprendizagem. Embora muitos sintam dificuldades em inovar e, na maioria das vezes, reproduzem em suas aulas a postura e a metodologia “antigas” com que aprenderam, a troca de experiências entre professores tem como embasamento a reflexão coletiva sobre as práticas, sobre as experiências, crenças, posições, valores e imagens, podendo aprimorar a competência através de recursos metodológicos com uma “nova” prática docente, que propicie a construção do conhecimento através do “fazer” e "refazer", e de atividades que permitam trabalhar dentro das evoluções encontradas em nosso meio.
O Projeto iniciou-se com a Lei nº 11.274 que regulamenta o Ensino Fundamental de nove anos assegurando a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. Desde então, sentimos que precisávamos rever algumas situações, e que ninguem melhor que o professor de sala de aula para aprimorar este trabalho. Criamos uma experiência piloto com professores de 1º ano, pois observávamos uma grande confusão em relação as metodologias desenvolvidas em sala de aula, nossos professores estavam desorientados e confusos em relação ao trabalho com as crianças.
Convidamos alguns professores para que liderassem o trabalho, deixamos como foco principal a troca de experiências entre eles. A equipe pedagógica da secretaria municipal de educação ficou com responsabilidade de fundamentar e subsidiar o trabalho a ser realizado.
Marcamos uma reunião com oito professoras de destaque do nosso município, para saber se aceitavam e aprovavam as nossas ideias, relatamos a elas a nossa intenção. Salientamos que gostaríamos de um trabalho onde as metodologias do dia-a-dia em sala de aula, suas práticas de sucesso e materiais de apoio para suas aulas fossem repassados. Ali observávamos que o projeto poderia ser um sucesso pois somente os relatos apresentados na reunião fomentava mudanças em sala de aula com metas diferenciadas das costumeiras .
Decidimos então que trabalharíamos durante uma semana para nos organizarmos, produzir as oficinas e preparar o material, que posteriormente seria apresentado aos demais profesores da rede.
A semana foi de grande valia, através do acompanhamento dos trabalhos realizados com aquele pequeno grupo, constatamos a riqueza de materiais e experiências relatadas, o sucesso e avanço que teríamos com o repasse aos demais professores da rede.
Foram três dias para repasse e trocas de experiências, os quais foram de assimilação, produção e reflexão sobre as diferentes práticas pedagógicas encontradas.

Objetivos

Gerais:

Propiciar aos professores do Ensino Fundamental , instrumental teórico que o capacite a refletir, apropriar-se e constituir criticamente o conhecimento escolar provocando assim uma melhoria da qualidade de ensino.

Específicos:

• Estimular a interação através da socialização entre professores da rede municipal;
• Promover a troca de experiências sobre o conhecimento escolar, sua reprodução e construção;
• Repensar a importância da troca de experiências para aprimoramento de ideias arraigadas.

Metas a atingir:

• Melhorar a qualidade das aulas através das trocas de experiências, garantindo a qualidade na educação;
• Incentivar a busca de novas metodologias e aprimoramento do conhecimento já existente;
• Socializar as experiências positivas que incentivam a melhoria do saber sitematizado;
Mostrar através da união um trabalho melhor e diversificado.

Cronograma

Físico:

•Reunião com os coordenadores do projeto e orientadores
Duração: 8h
Dias: 03 e 04 de março
Encontros de 4h diárias.

•Preparação para oficinas (professores orientadores)
Duração: 16h
Dias: de 10 à 14 de março
Encontros de 4h diárias.

•Repasse e trocas de experiências com os professores da rede
Duração: 12h
Dias: 24,25 e 28 de março
Encontros de 4h diárias.

Financeiro:

Valor pago aos professores docentes (oito professores): R$200,00 . Total: R$ 1.600,00 em cada etapa durante o ano letivo. As etapas são divididas em bimestres. Total geral: R$ 6.400,00.

Orçamento:

Os valores pagos aos professores docentes do quadro efetivo da rede foram acrescidos ao salário.

Beneficiários Diretos:

Professores da rede municipal.

Beneficiários Indiretos:

Alunos da rede municipal.

Resultados:

O resultado obtido foi positivo, havendo uma aceitação integral por parte dos envolvidos.
Estamos colhendo bons frutos com este trabalho, sentimos que os nossos professores estão interessados em aprender com a troca de experiências e que o nosso objetivo está sendo alcançado.
Vamos dar continuidade ao projeto com todos os anos do ciclo de alfabetização.

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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