Banco de Projetos

Programa Comunidade Escola: contribuindo com a qualidade de vida na 3ª idade

Ano / Edição: 2014
Município: Curitiba
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Os estudos indicam que em países desenvolvidos o envelhecimento populacional ocorreu de forma lenta, ao longo de mais de 100 anos. Já nos países em desenvolvimento este processo tem ocorrido rapidamente, modificando de modo marcante a pirâmide populacional. Segundo o IBGE, o Brasil é um dos países da América Latina com grande aumento na proporção de idosos em relação à população total. Como terceiro país mais desigual do mundo as questões sociais têm enorme influência na forma e no tempo do envelhecimento do cidadão brasileiro. Somente a partir da década de 1980 teve início o registro de dados de violência contra idosos. O Brasil já conta com 21 milhões de brasileiros com idade mínima de 60 anos, dos quais três milhões têm 80 anos de idade ou mais. Esta mudança modifica a demanda por políticas públicas e pressiona a distribuição de recursos. Nessa direção, o envelhecimento populacional brasileiro pode representar grave peso para o Estado, criando novas demandas de saúde, previdência, aposentadoria, dentre outras. Entretanto, no imaginário social a velhice sempre foi vista como uma carga econômica para a família e para a sociedade e a Constituição Federal de 1988 desencadeou uma série de regulamentações novas que procuram assegurar direitos fundamentais aos idosos. Porém as leis são elaboradas com a visão de quem está no poder, e não de quem delas necessita. Além disso, o caráter assistencialista/paternalista destas leis resulta em ações imediatistas que não favorecem o real exercício de cidadania do idoso. Há dois desafios que interferem e são influenciados pelas questões político-econômicas direcionadas à velhice: a autoimagem e a socialização. A autoimagem do velho é um desafio no sentido de que reflete a forma como a sociedade trata o idoso, podendo mudar de grupo social para grupo social. Já a socialização na velhice é um desafio porque são inevitáveis as mudanças em suas relações sociais ao adentrar a velhice, com consequências por vezes negativas à sua autoimagem e saúde em geral e, também, pela crença considerada por muitos de que a única saída para a velhice com problemas de socialização é o ingresso do velho em grupos específicos para sua faixa etária. Em Curitiba, o Programa Comunidade Escola tem trabalhado incansavelmente para contribuir com o desenvolvimento da socialização e aumento da autoestima dos idosos, quando oportuniza ambiente acolhedor dentro das unidades escolares incentivando as relações interpessoais que tem o potencial de favorecer a autoeficácia e a saúde na velhice. Participar das atividades a ele oferecidas permite ao idoso a garantia do seu direito consciente, e merecido, de desfrutar o seu tempo, pois embora o direito ao tempo livre na aposentadoria tenha sido uma conquista social, não é um tempo valorizado pela sociedade.

Descrição

O Programa Comunidade Escola é aberto à toda comunidade de Curitiba e tem como objetivo estratégico valorizar a escola como espaço aberto de conhecimento, promovendo parcerias e ações integradas para o desenvolvimento da comunidade local, com a organização e desenvolvimento de atividades socioeducativas nos eixos:
• Educação e Cidadania – inclusão digital, língua estrangeira, inclusão social, desenvolvimento comunitário;
• Esporte e Lazer – iniciação esportiva, jogos, brincadeiras, qualidade de vida;
• Saúde – promoção da saúde, prevenção de doenças, educação alimentar e ambiental;
• Cultura – literatura, música, dança cinema, teatro, artes visuais.
• Geração de Renda – educação empreendedora, oficinas e cursos de geração de renda.

A estrutura de gestão, o espaço seguro das escolas, o trabalho dos voluntários e dos parceiros, favorecem o desenvolvimento das ações propostas, e contribuem com a inserção da comunidade em diferentes momentos de planejamento, na execução e na avaliação do Programa, valorizando, diagnosticando iniciativas locais desenvolvidas em conjunto com entidades privadas e comunitárias. A prática esta inserida atualmente, em 85 (oitenta e cinco) escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitiba, distribuídas em nove regionais: Bairro Novo, Boa Vista, Boqueirão, Cajuru, Cidade Industrial, Matriz, Pinheirinho, Portão e Santa Felicidade. Com atividades executadas aos finais de semana - sábados e/ou domingos, no horário compreendido entre as 9h e 17h. As atividades ofertadas são gratuitas e sem discriminação de idade, renda, moradia, credo, gênero, raça/cor, as atividades são direcionadas para todas as idades; crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, residentes na zona urbana e rural (limites do município). De Setembro de 2013 a Julho de 2014, foram registradas 1.251.494 participações, sendo atendidos 635.243 participantes, a saber: Crianças até 12 anos incompletos, 303.170 - Jovens de 12 a 18 anos, 223.348 - Adultos de 19 a 59 anos, 99.291 - Idosos igual ou superior a 60 anos, 9.434. Nº de participantes geral nas atividades desenvolvidas nos eixos: Cultura/ 117.787 - Educação e cidadania /231.608 - Esporte Lazer/869.232 - Geração de renda/18.617 – Saúde/14.250. Desde sua implantação o Programa contou com a elaboração de diferentes instrumentos como roteiro de apoio às discussões e análises para monitorar e avaliar a qualidade dos serviços oferecidos à comunidade:
• Monitoramento via relatórios semanais da escola, por meio de planilha eletrônica/2005;
• Parâmetros de Qualidade - Parâmetro I - Participação na Gestão/Parâmetro II - Atividades Socioeducativas, os resultados norteiam o plano anual do Programa - avaliação a partir de 2009/anual;
• Sistema Informatizado de Gestão – SIG, com registros: Parecer dos agentes/Preencher relatórios da programação e dos profissionais - implantado 2006/ semanal.
Em relação aos recursos materiais, o uso do espaço físico seguro e os equipamentos já existentes permitem a realização das ações propostas. As escolas contam com: quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, biblioteca, farol do saber com biblioteca e computadores, pátio coberto, salas de aula com aparelho de televisão, laboratório de informática, aparelho Data Show, rádio escolas em algumas, cozinha, espaço para horta, internet, outros. Quanto aos recursos financeiros o Programa possui orçamento próprio.

Objetivos

Gerais:

Valorizar a escola como espaço aberto de conhecimento, promovendo parcerias e ações integradas para o desenvolvimento local.

Específicos:

Ampliar o escopo da educação ofertando oportunidades de participação em atividades socioeducativas com foco nas demandas locais; Contribuir para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas municipais; Fortalecer a capacidade de associação e organização dos membros da comunidade local, em torno da solução de seus problemas e da construção da sua prosperidade social e econômica; Fortalecer a participação e corresponsabilidade da comunidade na escola; Promover a cultura de paz superando divergências e conflitos sem confronto de forças, sem violência e sem neutralização do diferente.

Metas a atingir:

Existe a necessidade da criação de novas atividades voltadas para o público da terceira idade, e a manutenção das que já existem dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos para os idosos e que contribuam para uma vida mais saudável, garantindo ainda uma maior satisfação da vida e um melhor aproveitamento. Aumentar o número de participantes da terceira idade, que no período de um ano (julho 2013 a julho 2014) já registra a marca de 9.434 idosos.

Cronograma

Físico:

Cronograma de atividades exclusivas à terceira idade para segundo semestre de 2014:

Regional Escola Atividade Dia e Período
Bairro
Novo E.M. CAIC Bairro Novo Baile para 3ª idade 1º domingo do mês
E.M. Parigot de Souza Baile para 3ª idade 2º sábado do mês
E.M. Rio Negro Baile para 3ª idade 3º domingo do mês
E.M. Paulo Freire Baile para 3ª idade 4º domingo do mês
E.M. Maria Neide Gabardo Ginástica para 3ª idade Sábado Manhã
Boa Vista E.M. Herley Mehl Baile da Melhor Idade 1º sábado do mês
E.M. Julia Amaral di Lenna Baile da Melhor Idade Último domingo do mês
E.M. José Wanderley Dias Baile da Melhor Idade 3º domingo do mês
E.M. Julia Amaral di Lenna Informática Sábado Tarde
E.M. Doutel de Andrade Informática Sábado Tarde
Cajuru E.M. Issa Nacli Alongamento para 3ª idade Sábado Manhã
E.M. Irati Artesanato Sábado Manhã ou
Domingo Tarde
E.M. Rachel Maeder Corte e Costura Domingo Tarde
CIC E.M. Albert Schweitzer Artesanato Sábado Manhã
E.M. América Sabóia Show de Prêmios Sábado ou Domingo Tarde
E.M. Dario Vellozo Show de Prêmios Domingo Tarde
E.M. Otto Bracarense Artesanato Sábado ou Domingo Tarde
E.M. Sidonio Muralha Contação de História Sábado ou Domingo Tarde
PN E.M. Santa Ana Mestra Artesanato Sábado Tarde
E.M. Antonio Pietruza Artesanato Sábado Tarde
SF E.M. Jardim Santos Andrade Corte e Costura e Artesanato Sábado Tarde
E.M. Ulisses Falcão Alongamento Sábado Manhã

Financeiro:

Em 2014 o valor da verba destinada ao programa é de, aproximadamente, R$ 630.000,00 (Seiscentos e trinta mil reais), sendo distribuídas em dotações para atender a compra dos materiais.

Orçamento:

R$ 630.000,00 (Seiscentos e trinta mil reais)

Beneficiários Diretos:

As atividades oferecidas aos idosos tem obtido bons resultados. Tem aumentado a procura por vagas para fazer parte das atividades físicas, de lazer e demais atividades. Durante as aulas e atividades, percebe-se uma interação entre os alunos, e os instrutores/professores estabelecem um vínculo de troca de experiências. Os alunos mostram-se entusiasmados com as atividades realizadas a cada dia e com as relações de amizade que conquistaram dentro grupo com os outros alunos. Quanto às atividades físicas, os alunos comentam que conseguem perceber melhorias no seu próprio corpo ao realizarem as atividades que antes tinham dificuldade de executar e que sempre aprendem algo que nunca tiveram a oportunidade de experimentar enquanto jovens. Eles afirmam ainda que se sentem mais dispostos, que melhoraram a coordenação motora, a resistência física, a flexibilidade, a força muscular e a autoestima. As experiências de lazer na velhice com significados pessoais para o grupo envolvido, que estimulem iniciativa, independência e superação de desafios propiciam o exercício de tomada de decisão, bem como a ampliação de oportunidades de integração e convívio social.

Beneficiários Indiretos:

As atividades ofertadas à terceira idade pelo Programa Comunidade Escola são de fundamental importância para contribuir com a melhoria das capacidades sócio-afetivas e físicas dos idosos. É um ambiente onde os idosos se divertem, sentindo-se mais renovados e com mais disposição para realizarem as atividades do dia-a-dia.
De forma mais ampla, além de aprender coisas novas, a participação em oficinas, em trabalho em grupo, o engajamento em atividades culturais e sociais e de lazer devem ser significativos e incorporados ao estilo de vida. Isto significa fazer “sentido“, as tarefas tem que ter objetivo, propósito, serem funcionais para a vida. O sentido de vida é que habilita a pessoa a manter sua saúde física e mental de forma ativa. A busca e a descoberta de sentido é a principal força motivadora no ser humano. As motivações de natureza interpessoal direcionadas ao lazer são fundamentais, porque podem ser aproveitadas para evitar prejuízos à qualidade de vida como um todo, a exemplo da solidão e do isolamento. Quando o idoso está aberto a novas curiosidades e descobertas, aprendendo coisas novas, se adaptando ao moderno e novo, mantendo seus valores e ideais de vida, conforme seu estilo está mantendo a mente ativa e está mantendo a sua autonomia e seu senso de bem-estar. Na velhice, o lazer possibilita superar limitações e reconstruir a vida de forma positiva, criativa e autônoma. Atividades lúdicas, por exemplo, têm caráter socializante e desenvolve hábitos saudáveis. Porém o lazer não é apenas capaz de proporcionar ganhos em termos de bem-estar psicológico e social, pois quanto maior o envolvimento em atividades de lazer, melhor o desempenho em habilidades cognitivas. A interação social na terceira idade possibilita aos idosos a aquisição de conhecimentos e informações, de forma que a velhice seja percebida de maneira mais realista, imprimindo à vida mais dinamismo e positividade. Além disso, os idosos fazem atividade em grupo apresentam melhor autopercepção de saúde (boa ou ótima), especialmente por terem maior acesso a formas de prevenção de doenças. Esta autopercepção é associada ao desafio sobre a autoimagem, contribuindo para a motivação na busca de relações sociais.

Resultados:

• 2010 - 2.º lugar Premio Nacional de Educação em Direitos Humanos, Projeto: Programa Comunidade Escola: O espaço da gente.
• 2011 - Prêmio de Tecnologia Social, Fundação Banco do Brasil
• 2012 - 2.ª Edição do Selo ODM
• 2013 - 3.ª Edição do Selo ODM
• 2013 - 1ª Edição do Prêmio Gestor Público do Paraná
• 2014 - 4ª Edição do Selo ODM

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

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