Banco de Projetos

NASF _QB - Núcleo de Apoio à Saúde da Família

Ano / Edição: 2014
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Administração

Administração Indireta:

Gestão de Projetos

Diagnóstico

Estudos Realizados internamente à Prefeitura de Quatro Barras mostravam uma desatenção importante sob o ponto de vista de atendimento às famílias no que se refere ao planejamento de ações integradas de campanhas, planejamento familiar, atendimento psicossocial entre outras questões alusivas à saúde.
Buscando promover este atendimento de maneira universal no município (22.000 habitantes), criou-se o NASF, Núcleo de Apoio à Saúde da Família.
A Equipe NASF junto com as equipes de atenção básicas vinculadas devem analisar qual a demanda de cada território e criar projetos de intervenção (grupos, oficinas, palestras, consultas compartilhas e planos terapêuticos singulares) para atingir um maior número de usuários com efetividade/resubilidade. As atividades devem contemplar todos os públicos (gestantes, crianças, adultos, adolescentes, idosos).

Descrição

No município de Quatro Barras o credenciamento da equipe NASF aprovou-se através da Portaria 2901 de 20 de dezembro de 2012.
O NASF cadastrado é da modalidade NASF 2 que atende de 3 a 4 equipes da atenção básica vinculadas com no mínimo uma somatória de 120 horas semanais das cargas horárias profissionais. A implantação efetiva no município constituiu em 15 de julho de 2013 com os profissionais: um assistente social, um psicólogo e um nutricionista, com 40 horas semanais ambos.
As equipes vinculadas são UBS Colônia Maria José com 1639 usuários, UBS Meninos Deus com 4826 usuários, UBS Sede com 4586 usuários, UBS Palmital e UBS Campininha – Zona rural com 1639 usuários. Todavia o NASF dá suporte a 12.690 habitantes.
Atualmente a equipe está atuando em 04 projetos de intervenção - Grupo de Anti Tabagismo, Obesidade e sobrepeso, obesidade Infantil e Pós Bariátrica – formulados de acordo com a demanda de cada território e equipe de atenção básica. Bem como, realizam atividades para apoio as equipes como Hiperdia, Gestante e Puericultura.
São realizadas ações individuais e coletivas pelos profissionais para atender a demanda da população usuária com o intuito de promoção e prevenção da saúde. Como também são realizados atendimentos de urgência e emergência.

Objetivos

Gerais:

Aumentar efetivamente a resolutividade e a qualidade da Atenção Básica através da ampliação das ofertas de cuidado, suporte ao cuidado e à intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto no âmbito individual como no coletivo. Sempre respeitando as diferenças de territorialidade.

Específicos:

Todos os ítens que atuem no sentido de atenção á saúde da família em especial obesidade, obesidade infantil, Diabéticos tipo II com diagnostico agravado, usuários com pós bariátrica e grupo anti tabagismo. Existem outros em desenvolvimento como oficina sobre introdução de alimentos no desmame, grupo para cuidadores, oficina da memória. O trabalho do NASF é continuo e moldável.

Metas a atingir:

Atender o maior número de usuários dos territórios vinculados visando promoção e prevenção da saúde com maior resubilidade. E apoiar as equipes da atenção básica vinculadas.
É portanto uma demanda espontânea que alterna-se dependendo de diversos fatores., Como trata-se de um trabalho permanente espera-se reduzir o público atendido em 30% em dois anos. No sentido inverso, este trabalho terá mais êxito com a redução do público atendido em função da eficácia das atividades preventivas.

Cronograma

Físico:

A equipe NASF está locada na Secretaria de Saúde do município em duas salas equipadas e possuem locais destinados as atividades nas UBS vinculadas.
Portanto não requer obras de infraestrutura aproveitando-se de departamentos públicos existentes.

Financeiro:

Há o repasse do Ministério da Saúde de R$12.000,00 mensais.
O trabalho é sistêmico e permanente

Orçamento:

R$ 360.000,00
Aproximadamente, considerando 2 anos e 6 meses de atividades

Beneficiários Diretos:

UBS Colônia Maria José com 1639 usuários, UBS Meninos Deus com 4826 usuários, UBS Sede com 4586 usuários, UBS Palmital e UBS Campininha – Zona rural com 1639 usuários. Todavia o NASF dá suporte a 12.690 habitantes.

Beneficiários Indiretos:

23.000 habitantes

Resultados:

Mapeamento de riscos do Município Publicações
Diagnóstico sobre as principais incidências de acometimento à saúde pública
Organização de trabalhos preventivos por prognósticos decorrentes

Anexos

Documentos Anexados:
Nenhum Anexo

Banco de Projetos