Certificado de Reconhecimento
CAMPANHAS DE SAÚDE DO HOMEM. UMA EXPERIÊNCIA DE INCLUSÃO ATRAVÉS DO ESTÍMULO FEMININO.
Ano / Edição: 2014
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
O município de Pinhais/PR possui uma população de 117.008 habitantes segundo o censo do IBGE no ano de 2010, emancipado há 21 anos, é considerado o menor município do estado em extensão territorial, com cerca de 50 km². É um município essencialmente urbano situado na região metropolitana de Curitiba e sua economia se baseia na indústria e comércio. A população masculina adulta, com idade entre 20 e 59 anos, alvo desse estudo, é igual a 32.893 homens. O município possui dez unidades de saúde da família e uma unidade de saúde da mulher criança e adolecente, 01 Centro de Especialidades, 01 CAPS II, 01 CAPS AD, 19 Equipes de Estratégia Saúde da Família, 02 Equipes de Estratégia de Saúde Bucal, 05 Clínicas de Assistência Odontológica, 04 Farmácias e 06 Dispensários de Medicações, Serviço Municipal de Remoção para transporte de usuários com dificuldade de locomoção e/ou em situações de emergências, 01 UPA 24 horas e 01 Hospital Municipal Nossa Senhora da Luz dos Pinhais que conta com há 20 leitos de maternidade, 19 de pediatria, 17 de clínica médica, 9 de clínica cirúrgica, 4 observação, 4 pré-parto e 4 leitos de cuidados intermediários.No ano de 2013 a Secretaria Municipal de Saúde através da Seção Saúde do Adulto e Idoso (SESAI) realizou monitoramento das ações desenvolvidas no município, voltadas á saúde do homem afim de identificar as dificuldades relacionadas a assistência a saúde da população masculina adulta. Os dados demonstraram que a procura por atendimento dessa população, acontecia em maior número por agudizações e ou agravos de problemas de saúde como Hipertensão Arterial, Diabetes e Doenças Sexualmente Transmissíveis, problemas estes que poderiam ser resolvidos nas unidades de saúde da família. Também evidenciou que a maior procura por atendimento era na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) em horário noturno, pois as unidades de saúde têm expediente até as 17 horas. Os atendimentos da UPA somaram 4,06 % do total das consultas realizadas para homens adultos no sistema público. Observou-se que as ofertas de atendimentos em horários alternativos para homens, era baixa e acontecia somente no mês de campanha para saúde do homem, o que aumentava a procura por atendimentos na UPA. A viabilidade desse projeto deu-se, devido à necessidade de inclusão, ampliação e acesso do público masculino aos atendimentos relacionados à Promoção de saúde e prevenção de Agravos, promovido nas unidades de saúde da família. As campanhas noturnas direcionadas as mulheres são tradicionais no município de Pinhais e acontecem naturalmente em todas as unidades de saúde. Os profissionais de saúde que organizam as campanhas perceberam que, na busca por atendimentos em horários noturnos, as mulheres sempre compareciam acompanhadas por algum familiar do sexo masculino. Diante disso, a Secretaria de Saúde do município decidiu inserir o atendimento masculino, juntamente com o atendimento à saúde da mulher, para atender a demanda e as campanhas conjuntas tiveram início em 2013 ofertando coleta e solicitação de exames às mulheres além de oportunizar esses atendimentos e também consultas médicas e de enfermagem aos homens.
Descrição
Este trabalho objetiva ampliar a oferta de atendimentos a população masculina adulta através de campanhas noturnas de prevenção de agravos e promoção a saúde nas unidades de saúde da família. O município de Pinhais já realizava campanhas noturnas para atendimento aos homens no Agosto Azul, mês dedicado à realização de ações para incentivar a prevenção e a promoção da saúde masculina. No ano de 2013 o Departamento de Assistência a Saúde de sequência as campanhas e estas foram inseridas juntamente com as campanhas de Exames Preventivos para mulheres que tem programação mensal durante todo o ano. Devido a esta iniciativa ampliou-se a oferta de atendimentos em horários alternativos para os homens em 77,5%, em contra partida houve uma diminuição da procura por atendimentos na Unidade de Pronto atendimento municipal. O atendimento noturno e ofertado simultaneamente para homens e mulheres evidenciou melhor aceitação dos serviços propostos aos homens e despertou nestes a vontade de cuidar-se melhor e participarem mais ativamente das campanhas espelhados na prevenção que as mulheres têm em seu hábito rotineiro.
Objetivos
Gerais:
O objetivo é melhorar e ampliar a assistência a saúde da população masculina, através de oferta de assistência em Campanhas de Promoção a Saúde e a Prevenção de agravos que acontecem em horários diferenciados e simultaneamente as Campanhas Preventivas femininas.
Específicos:
Objetivo 01- Ampliar o acesso aos serviços de saúde a população masculina adulta através de campanhas preventivas e de educação em saúde..
Objetivo 02- Melhorar a assistência ofertada nos serviços de saúde publica para a população masculina adulta.
Objetivo 03- Melhorar o registro das informações no sistema WISAUDE.
Objetivo 04- Melhorar e fortalecer o vinculo da população masculina adulta com os profissionais de saúde.
Objetivo 05- Levar maiores informações sobre promoção à saúde e prevenção de doenças a população masculina adulta através de familiares do sexo feminino, já habituadas com esses cuidados.
Metas a atingir:
Objetivo 01/Meta- Aumentar de 100% da oferta de atendimento a população masculina adulta em horários alternativos.
Objetivo 02/Meta- Planejamento das ações relacionadas aos atendimentos ofertados nas campanhas, por unidade de saúde, conforme características da população pertencente e área de abrangência.
Objetivo 03/Meta- Sensibilizar 100% dos profissionais sobre a importância de registrar os atendimentos realizados com o máximo de informações possíveis para monitor as ações realizadas e avaliar de efetividades dessas ações.
Objetivo 04/ Meta- Mobilizar outros departamentos da Secretaria Municipal de Saúde para diversificar os procedimentos ofertados.
Objetivo 05/ Meta- Sensibilizar o público alvo através de orientações sobre a importância da prevenção á saúde e da divulgação das campanhas distribuindo nos
Cronograma
Físico:
ATIVIDADE/MÊS
Revisão bibliográfica – novembro de 2013 a maio de 2014
Elaboração dos instrumentos de pesquisa – dezembro de 2013 a maio de 2014
Coleta de dados - novembro de 2013 a agosto de 2014
Análise dos dados coletado - janeiro de 2014 a agosto de 2014
Preparação do relatório de pesquisa – março de 2014 a maio de 2014
Redação do trabalho final – abril de 2014 a maio de 2014
Financeiro:
Material de Consumo
Março de 2014 – R$1.114,29
Janeiro de 2014 – R$ 371,42
Abril de 2014 – R$ 371,42
Agosto de 2014 – R$371,42
Orçamento:
Material de Consumo
Álcool 70% lt: 01 unidade
Gaze pct 10 und: 10 pacotes
Algodão pct 500 g: 01 rolo
Seringas 3 ml: 30 unidades
Papel sul fite 500 und: 01 resma
Canetas und. 05 unidades
Recursos Humanos
Hora trab. Médico 04 horas
Hora Trab. Enfermeiro 04 horas
Hora trab. Téc. Enfermagem 04 horas
Hora Trab. Aux. Enfermagem 04 horas
Hora Trab. Aux. Administrativo 04 horas
Hora Trab. Agente Comunitário de Saúde 04 horas
Instalações Energia elétrica: consumo de 04 horas
Serviços Terceiros Alimentação (marmita) 15 unidades
Beneficiários Diretos:
População Masculina adulta, com idade entre 20 e 59 anos, residente no município de Pinhais/ PR.
Beneficiários Indiretos:
Familiares da população Masculina adulta, com a promoção de saúde através de hábitos saudáveis de vida.
Comunidade de Pinhais, com mais qualidade de vida a seus munícipes e com maior rendimento em suas frentes de trabalho.
Departamento de Assistência a Saúde, com a melhora da motivação dos profissionais de saúde, através dos resultados positivos obtidos.
Resultados:
Através da disponibilidade de atendimentos conjuntos para a população masculina e feminina, observou-se facilidade de aceitação dos homens aos atendimentos oferecidos. Os atendimentos masculinos acontecem sempre com agendamento prévio, realizado pelos agentes comunitários de saúde, que durante as visitas domiciliares divulgam as campanhas através da distribuição de 5.000 folders, enfatizando a importância de a população masculina participar e inserir em seus hábitos de vida a prevenção. O fato de estarem acompanhados por alguma pessoa familiar despertou nestes a vontade de cuidar-se melhor e participarem mais ativamente das campanhas de Promoção á Saúde. Os atendimentos registrados das campanhas realizadas demonstram que houve uma oferta de 77,5 % a mais de atendimentos noturnos quando comparados aos meses anteriores ao inicio dessas campanhas. Também se observou a diminuição de 17,6% de procura por atendimento dessa população na UPA 24 horas deste município após o inicio das campanhas noturnas. As campanhas vieram de encontro com a reformulação da proposta de atenção primária a saúde, através do Acolhimento a Demanda Espontânea, também iniciada no mês de outubro do ano 2013 onde os usuários que procuram as unidades de saúde passam por uma avaliação com a enfermagem e tem seus atendimentos previamente agendados. Notadamente a iniciativa dessas campanhas representa o começo de uma mudança comportamental para a transposição desses paradigmas sobre masculinidade. Sem dúvida a inserção de atendimentos masculinos nas campanhas preventivas destinadas as mulheres, instala uma parceria entre profissionais de saúde e a população feminina, sendo estas as protagonistas de incentivo e apoio aos homens dentro de seus lares, multiplicando e reforçando as informações oferecidas pelos profissionais em todas as oportunidades de atendimentos.
Outro fator importante observado foi à mobilização de vários serviços de saúde, o que gerou parcerias entre os setores para aumentar a oferta de procedimentos nas campanhas e integração entre os profissionais desses setores.