Banco de Projetos

Movimento Educologia Reciclando Ideias

Ano / Edição: 2014
Município: Bituruna
Função de Governo: Gestão Ambiental

Diagnóstico

Preocupada com a questão ambiental a Prefeitura Municipal de Bituruna, busca através de suas ações, atuar positivamente na natureza. Sabe-se que a questão relacionada com o lixo produzido pela população é um problema em todas as partes do mundo e em nossa cidade não é diferente.
Bituruna tem cerca de 15.900 habitantes de acordo com dados coletados do IBGE e produz atualmente em média 10 toneladas de lixo por dia, que mensalmente resulta em aproximadamente 200 toneladas de resíduos gerados. Pensando nessa problemática, em 2006 foi criado o Programa Reciclinho, com a finalidade de diminuir o percentual de resíduos que eram levados ao aterro sanitário, o que causava grandes consequências ambientais. O Reciclinho iniciou suas atividades de forma positiva. A proposta era separação e coleta seletiva do lixo, separando-o em seco e úmido. Naquele período eram gerados cerca de 04 toneladas de lixo diariamente, onde até aquele momento os materiais não eram reaproveitados e reutilizados. Após a fundação da Unidade de Triagem e Compostagem, o problema diminuiu consideravelmente, pois os resíduos que ali chegavam estavam sendo destinados corretamente para reciclagem e compostagem, reduzindo em grande parte o número de rejeitos. No entanto, com o passar do tempo este programa foi deixado de lado e o problema do lixo voltou a fazer parte do cotidiano biturunense.
Com a proposta de mobilizar novamente os cidadãos, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura iniciou em 2013 o Movimento Educologia Reciclando Ideias. Este movimento pretendia reativar a coleta seletiva do lixo e destinação do mesmo. Envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos, enfim toda a sociedade, o Movimento Educologia organizou inicialmente suas ações pensadas na conservação ambiental e reciclagem, mas ampliou suas atividades buscando abranger questões educacionais, sociais e culturais. Em dialogo com a comunidade, diagnosticou-se a necessidade de implantação de projetos ligados a temáticas que visam a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Em todo o território, campo e cidade, ficou evidente a preocupação das pessoas em mobilizarem-se para atuar para melhorar Bituruna. Com isso, o Movimento Educologia expandiu suas ações para colaborar com o desenvolvimento local

Descrição

O Movimento Educologia iniciou em 2013 no mês de maio e prosseguiu durante todo o restante do ano. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura desenvolveu juntamente com parceiros inúmeras ações pensando em atingir seus objetivos e metas. Inicialmente foi organizada uma Gincana Ecológica. A Gincana Ecológica Escolar Educologia: Reciclando Ideias, teve como objetivo principal promover a Educação Sócio-Ambiental nas instituições municipais de ensino de forma a possibilitar aos alunos participantes e demais integrantes, a formação sócio-ambiental para a cidadania, tendo como tema principal “Separação de Resíduos Sólidos e Preservação Ambiental”. Pensando em mobilizar a comunidade, este movimento foi projetado para atingir desde os mais pequenos pensantes, desenvolvendo atividades que envolvessem toda a população.
O projeto da Gincana foi apresentado anteriormente aos diretores e coordenadores das Escolas e Clubes municipais para apreciação, onde todos acharam a ideia maravilhosa e prontificaram-se a participar ativamente. A Gincana foi dirigida para os alunos do Ensino Fundamental - de 1º ao 5º ano escolar, da rede Municipal e Centros de Atividades para Crianças e Adolescentes (Clubes) também de 1º a 5º ano. Foram realizadas tarefas culturais, recreativas e artísticas, como passeatas com fantasias, cartazes e faixas, confecção de desenhos e paródias.
No dia 04 de junho foi realizada uma palestra com o tema: Resíduos Sólidos, pela professora de Geografia Cassiana Mara Gobbi, que abordou o problema causado pela má destinação do lixo, e indicou a importância da Reciclagem. A conversa foi aberta a toda a comunidade, contando também com a presença de alunos de cursos do SESI/SENAI e EJA.
Uma belíssima passeata foi realizada no dia 05 de junho, envolvendo alunos e funcionários das Escolas e Clubes Municipais, além da participação de outras instituições como APAE, Colégio Estadual Santa Bárbara e Casa Familiar Rural.
A caminhada partiu as 14:45 do Ginásio Municipal Paulo Roberto Geyer e seguiu para a Prefeitura Municipal. Faixas, cartazes e fantasias, embelezaram ainda mais o evento, que só foi concretizado através da dedicação dos participantes.
Participaram da caminhada, alunos, professores e funcionários das instituições municipais e estaduais de ensino, levando faixas, cartazes e com alguns alunos fantasiados, exibindo belos trajes confeccionados com materiais reciclados. Seguindo em direção a Prefeitura, animados os participantes empolgavam a população que estava presente na rua. Em frente ao Paço Municipal estavam instaladas duas barracas, uma da empresa Remasa Reflorestadora S.A, que explanou sobre o funcionamento da empresa e suas ações sempre visando a preservação ambiental. Outra barraca foi utilizada pela equipe da Casa Familiar Rural de Bituruna, que expôs uma maquete explicativa sobre o processo de compostagem de resíduos orgânicos, também distribuíram mudas de árvores frutíferas cedidas pelo Viveiro Municipal . Utilizando o mesmo espaço, o Sindicato Rural Patronal distribui panfletos informativos, bonés e revistas.
O Prefeito Interino José Constantino de Lara Ribas deixou sua mensagem convidando a todos para agirem a favor da natureza. O então Secretário Municipal de Educação e Cultura Eduardo Ribas Conrado que também participou da Passeata falou que são ações como estas que mobilizam os cidadãos, propiciando a preservação do Meio Ambiente. Toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura esteve envolvida nas movimentações, visando proporcionar um momento de conscientização, cultura, educação e lazer.
Outra palestra foi organizada no dia 06 de junho, abordando a temática: Reutilização de óleo vegetal usado. A fala foi ministrada pelo representante da empresa GRT, Luiz Cláudio Cunha Silvério, onde houve uma significativa participação de alunos da EJA, Colégio Estadual Santa Bárbara e membros da comunidade. Durante a conversa, Cláudio explicou a importância da destinação correta do óleo vegetal usado e ainda ressaltou a existência de Ecopontos de coleta do óleo em todas as Escolas Municipais, além de outros pontos específicos, e explicou que o valor arrecadado com a coleta será destinado aos catadores da Associação de Catadores de Recicláveis São João, que trabalham no Reciclinho. Na mesma data membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, visitaram todas as Escolas e Clubes participantes da gincana para verificar a existência de lixeiras identificadas em Lixo Seco e Lixo Úmido em todas as salas de aula. Após a vistoria ficou constatado que todas as instituições participantes possuíam tais lixeiras, grande foi a surpresa ao observar a criatividade e dinamismo na confecção das mesmas, que não se restringiram apenas a identificação, pois todas eram personalizadas de acordo com o tipo de lixo que a elas seria destinado.
Ficou confirmado em cronograma que dia 07 de junho seriam entregues os desenhos produzidos. Conforme reunião realizada anteriormente, ficou definido que cada instituição deveria enviar apenas um desenho, já selecionado previamente pela própria Escola ou Clube.
No dia 14 de junho foram entregues na Secretaria Municipal de Educação e Cultura, os CDs com as paródias das Escolas e Clubes, como no caso do desenho, cada instituição deveria entregar apenas uma paródia.
Os desenhos e paródias foram julgados por pessoas ligadas a área artística e musical, além de membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Com muita expectativa no dia 04 de julho foi divulgado o resultado da Gincana Ecológica. Na cerimônia de premiação, foram convidados os diretores, coordenadores e 03 alunos de cada instituição, também participaram do evento o prefeito Municipal José Constantino de Lara Ribas e o Secretário Municipal de Educação e Cultura Eduardo Ribas Conrado, com sua equipe da Secretaria. Aos presentes foi apresentado um vídeo com as ações desenvolvidas até o momento pelo Movimento Educologia, também foram ouvida todas as paródias. Em seguida todas as Escolas e Clubes, receberam um certificado de participação na gincana. As Escolas vencedoras receberam como premiação final: 1º prêmio, um notebook, 2º e 3º um Tablet. Todos os desenhos ficaram expostos por vários dias no Gabinete do Prefeito e as paródias foram divulgadas nos meios de comunicação locais. A pontuação definida para esta gincana foi a seguinte: Passeata com fantasias, faixas e cartazes, 55 pontos e Lixeiras Identificadas 45 pontos fixos para quem atendesse a todos os requisitos, Desenho de 00 a 100, Paródia de 00 a 100 pontos.
Ainda no mês de julho, no dia 05, professores e pedagogos das Escolas da rede municipal e estadual de ensino, participaram do Curso de Formação Agrinho 2013, na Câmara Municipal de Vereadores, o qual ocorreu em parceria com o SENAR – PR e Sindicato Rural Patronal de Bituruna. A palestra foi ministrada pela instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná, Daniele Suchodolak, com o tema Novas Técnicas, Novos Desafios a internet no contexto escolar.
Para motivar e empolgar a população, foram criados dois personagens símbolos do Movimento Educologia Reciclando Ideias. Para representar o lixo seco, foi criado o Seconildo e para representar o lixo úmido, foi criada a Úmidota.
Na última quinzena de agosto foi iniciada a entrega de flyers informativos e etiquetas adesivas sobre o Movimento. Todas as instituições de ensino municipais estão recebendo a visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, que contam histórias sobre a coleta e separação do Lixo e encaminhamento do mesmo para o Reciclinho.
Foram realizadas novas reuniões com Diretores e Coordenadores para apresentar as novas ações do Movimento Educologia.
Em setembro foram entregues a todas as Escolas, CMEIS e Clubes municipais, um par de lixeiras identificadas e personalizadas com a imagem do Seconildo e da Úmidota. Pensando em expandir o Movimento para além dos portões das Escolas, foram distribuídos lixeiras identificando a separação do lixo seco e úmido em vários locais públicos, Estas lixeiras foram adquiridas com recursos próprios da Prefeitura, confeccionada com material resistente e impermeável, elas possuem a imagem dos personagens Seconildo e Úmidota. Ainda neste mês foi lançado o concurso de frases com o tema: Separação de resíduos Sólidos e Preservação Ambiental para todos os alunos do Ensino Fundamental, sendo premiadas as três melhores frases.
O Projeto de Leitura "Ibituruninha" da Secretaria Municipal, que foi criado para incentivar a leitura, onde o primeiro ônibus escolar de Bituruna foi recuperado e restaurado para sediar uma biblioteca móvel, tendo todos os anos uma temática especifica, neste ano contemplou em sua revista o tema: Separação do lixo, com história envolvendo os personagens Úmidota e Seconildo e também o Reciclinho. Ao término deste projeto de leitura, o primeiro aluno de cada escola que preencher a revista, recebe uma ótima premiação.
Todas as atividades desenvolvidas foram amplamente divulgadas nos meios de comunicação local, para abranger o maior número possível de pessoas, possibilitando melhorias na separação e destinação dos Resíduos Sólidos e garantindo a preservação ambiental.
Essas ações acima descritas foram realizadas ainda em 2013 e as próximas correspondem ao ano de 2014, onde o Movimento Educologia, aborda o tema "Leitura e Preservação Ambiental".
Bochniak, in Torres 2003, defende que “A escola precisa ser formada para o trabalho com temas transversais e com a interdisciplinaridade”. Partindo dessa análise, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna buscou unir a prática cotidiana da leitura com temas pertinentes.
O Movimento Educologia Ler e Preservar lançou suas atividades paralelas ao início do ano letivo, onde em uma reunião, os representantes das Instituições de Ensino, receberam o Cronograma de Atividades e Regulamento da II Gincana Educológica, integrante do Movimento. Para explanar melhor sobre o desenvolvimento das ações, será abordado o Movimento Educologia em dois momentos, a Gincana Educológica e a Ação Educológica.
A Gincana Educológica, é uma competição estabelecida entre as Instituições de Ensino biturunenses, que tem como finalidade a produção de materiais com base no reaproveitamento de produtos, ainda visa a participação de toda a comunidade na mobilização voltada a conscientização e preservação ambiental. Teve como proposta a realização de quatro atividades, ligadas ao tema Ler e Preservar.
A primeira atividade proposta da Gincana Educológica foi a confecção de fantasia utilizando material reciclado, a fantasia seria apresentada à comunidade no dia da Passeata Educológica que aconteceria na data de 05 de junho, dia do Meio Ambiente. Por motivos climáticos o evento foi transferido para a semana posterior, dia 11 de junho. Infelizmente no domingo, dia 08 de junho, Bituruna foi atingida por fortes chuvas que ocasionaram um grande alagamento no município, além do excesso de água, muitos foram os desmoronamentos, diversas rachaduras no solo e quase todas as pontes de acesso a cidade foram levadas pelas fortes águas, eis o grande problema, a ligação do campo com a cidade, comunidades isoladas, sem comunicação, era grande o cenário de destruição. Escolas foram inundadas, famílias perderam seus bens, e a tristeza tomou conta dos moradores. As atividades escolares foram canceladas e as férias foram antecipadas.
Porém, com o retorno das aulas e as coisas se alinhando, a Secretaria se reorganizou para dar continuidade às ações do Movimento Educologia. Algumas Instituições procuraram a Secretaria para relatar que haviam perdido suas fantasias com a enchente. A atitude tomada foi fazer outra alteração no cronograma, deixando o desfile de fantasias e a passeata como a última tarefa da Gincana, com nova data definida.
O evento aconteceu no dia 01 de agosto, as 14 horas e 30 minutos. A caminhada partiu da Escola Municipal Frei Tiago Luchese e seguiu para a Prefeitura Municipal de Bituruna, na qual mais de quinhentos participantes coloriram a Avenida biturunense, com fantasias, faixas e cartazes. Todos posicionaram-se em frente ao Paço Municipal para prestigiar o desfile das belíssimas fantasias confeccionadas com material reciclado. A criatividade e a originalidade tomaram conta da atividade, que demonstrou a capacidade das Instituições de Ensino em criar e recriar, ou ainda, aprender a aprender e dinamizar nas atividades. Para Behrens e Zem, mencionadas por Torres:

Na Sociedade do Conhecimento, os indivíduos precisam aprender a aprender, isto é, precisam ser capazes de realizar aprendizagens relevantes e significativas por si mesmo investigando em uma ampla gama de situações e circunstâncias. Esse processo de aprender a aprender implica saber formular questões, observar, investigar, localizar as fontes de informação, utilizar instrumentos e estratégias que lhe permitam elaborar as informações coletadas, enfim, saber eleger o que é relevante para encontrar possíveis soluções para o problema proposto. [...] Assim para aprender a adquirir novos conhecimentos com autonomia, os alunos precisam conviver com situações e com condições para enfrentar problemas e questões diversas, circulando com fluência pelas diferentes formas de investigar e de conhecer. Nesse cenário, percebe-se que são necessárias práticas pedagógicas que se proponham a ultrapassar a reprodução e a repetição do conhecimento. (TORRES, 2007, p.37)

É nesse processo de aprender a aprender, que os profissionais da educação e os alunos, aprendem a reaproveitar, reutilizar e recriar as coisas, com muita habilidade, em todas as atividades propostas, demonstraram muito bem como aprenderam a fazer e por si unir-se ao outro para ajudar o próximo.
Outra atividade proposta foi a produção de painel confeccionado com material reciclado. Seguindo o tema ligado a preservação e leitura. Os painéis de todas as instituições participantes deveriam ter as mesmas medidas. Em sua maioria, os mesmos retrataram a literatura através do reciclado. Como no caso da fantasia a data inicial da avaliação de todas as atividades foi alterada. Uma comissão avaliadora visitou no dia 25 de julho todas as Instituições de Ensino que participaram dessa categoria para realizar a avaliação dos paineis, analisando os critérios: criatividade, originalidade, beleza e ligação com o tema. A variedade de materiais utilizados foi surpreendente e as criações ficaram encantadoras. A cada painel avaliado, observava-se a singularidade de cada um, a riqueza de detalhes, o que dificultava a escolha dos jurados. Ali já estava claro que o resultado final seria definido somente com a última tarefa completada.
Ainda havia a atividade de confeccionar um livro utilizando material reciclado, este deveria ser entregue na Secretaria Municipal de Educação e Cultura até o dia 25 de julho. Os livros assim como os paineis ficaram maravilhosos, muito criativos e belos. Eles foram expostos primeiramente a todos os diretores e coordenadores das Instituições de Ensino, revelando que o campo e a cidade engajaram-se na causa em busca dos mesmos ideais, a valorização da natureza, da leitura e da vida em comunidade. Ambas as atividades abordavam basicamente as histórias de literatura, retratando a vida no campo, na natureza e na cidade com o aumento da poluição. Um paralelo entre a preservação e a destruição. Após a pré exposição e avaliação da comissão julgadora, os livros foram destinados a Biblioteca Cidadã Municipal, para que neste espaço as obras fiquem expostas para apreciação de toda comunidade.
Mas a prova que mais “deu o que falar”, foi a de coleta de lacres de alumínio. Onde mais de meio milhão de lacres foram arrecadados. Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Hospital Erasto Gaertner de Curitiba, a Secretaria Municipal inseriu em suas atividades a campanha de coleta de lacres de alumínio, os quais são revertidos em cadeiras de rodas para os pacientes daquela Instituição Hospitalar. Cabe ressaltar que em momento algum, foi incentivado o maior consumo de bebidas, essa ação se deu a partir do conhecimento de que nossa população mantinha o hábito de guardar os lacres usados e possuíam grande quantidade armazenada. Gigantesco foi o empenho da comunidade, pois nessa tarefa, não somente as Escolas, Clubes e CMEIS dedicaram-se, mas sim toda a população, que arrecadava os lacres e levava às Instituições de Ensino, na rádio Comunitária e na própria Prefeitura. Além de pontuar na gincana, a instituição que coletasse maior peso, poderia indicar 05 representantes para acompanhar a entrega dos lacres no Hospital Erasto Gaertner. Mais de 159 Kg de lacres foram doados a Rede Feminina de Combate ao Câncer, os quais ficaram surpresos com a quantidade e agradecidos com a ação.
No dia 08 de agosto, uma comitiva composta por membros da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e representantes da Escola Municipal Santo Antônio, instituição que coletou maior peso de lacres, deslocaram-se à capital paranaense, para entregar o material arrecadado. Além da entrega de lacres, também foram levados brinquedos, cartas, recados e desenhos para os pacientes da pediatria, os biturunenses tiveram a oportunidade de visitar o Hospital, principalmente a ala de pediatria, e conhecer o funcionamento do mesmo.
O Movimento Educologia Ler e Preservar, que iniciou suas atividades voltadas a causa ambiental, ampliou seus horizontes dedicando-se também as questões sociais. Assim como observamos que aconteceu com o programa Agrinho, em relato no livro “alguns Fios para Entretecer o Pensar e o Agir”

O Programa AGRINHO teve seu início em 1995 quando foram desenvolvidos a proposta pedagógica que tinha por essência os “temas transversais” [...]Na ocasião priorizou-se a temática ambiental [...] Já no ano seguinte, com base na elevada receptividade e participação da comunidade escolar, buscou-se agregar à temática inicial dos agrotóxicos outros temas relativos à questão da saúde. Em 1998 ampliaram-se e aprofundaram-se as temáticas relativas ao Meio Ambiente (solo, biodiversidade, água e clima) e foi incluído o tema Cidadania, que incorporou as temáticas relativas a Trabalho e Consumo, Temas Locais e Civismo. [...] Em 2006, quando o Programa completa 10 anos, buscou-se realizar uma ampla avaliação do Programa [...] De todo este processo restou a certeza de que o Programa Agrinho trilha um percurso bem-sucedido. (TORRES, 2007, p.7-8)

A coleta de lacres com certeza uniu o campo a cidade nesse papel de melhorar o mundo. Assim como uniu, crianças, jovens, adultos e idosos na campanha.
A Gincana Educológica foi encerrada no dia 20 de agosto com a Premiação dos ganhadores desta etapa do Movimento Educologia. Sendo que no período vespertino reuniram-se no gabinete do Prefeito Municipal, representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e das Instituições de Ensino participantes. Mais de sessenta pessoas participaram da cerimônia de premiação da Gincana Educológica: Leitura e preservação unindo o campo a cidade. O representante do Prefeito Interino José Constantino de Lara Ribas, senhor Eduardo Ribas Conrado e a Secretária Municipal de Educação e Cultura Silmara de Paula Castilho, deixaram sua mensagem de agradecimento e parabenização aos participantes e logo após passaram a divulgação do resultado final. A empolgação e ansiedade tomaram conta do ambiente, pois todos queriam saber o resultado, mesmo que todos já eram juntos os campeões da preservação ambiental e da ação social, educandos e educadores do campo e da cidade eram os grandes vencedores dessa ação tão linda em favor de toda sociedade. Porém, para receber a premiação eram selecionadas apenas as três instituições melhor colocadas. A expectativa só aumentava e a grande hora chegou. Com a terceira colocação, recebendo como prêmio um aparelho de DVD, os representantes da Escola Municipal Santo Antônio comemoraram o resultado, a diretora ficou visivelmente emocionada, disse que o terceiro lugar, representava o primeiro lugar para a Escola, pois deram o seu melhor. Como segunda colocada, a Escola Municipal Frei Tiago Luchese recebeu um tablet e também observou-se a satisfação dos premiados. O grande campeão da Gincana Educológica do Movimento Educologia Ler e Preservar foi o Clube do Formiguinha, que através de seus representantes comemorou muito a colocação, o Coordenador João Carlos Padilha, disse não ter acreditado ao ouvir o nome do Clube, mas depois emocionado, festejou a vitória. O empenho foi enorme pro parte de todos os concorrentes, e o sucesso e grandiosidade do projeto só foi alcançado porque todos unidos, campo, cidade, Escola, Clube, CMEI e Colégio, fizeram a diferença, onde cada um com sua contribuição, somada às demais, resultou em uma grande ação.
A Ação Educologia acontece paralelamente a Gincana Educologica e permanece durante todo o ano. Ainda no ano passado, algumas ações já foram efetivadas, ligadas ao projeto atual.
A montagem de um quebra-cabeça empolgou os alunos. Esta atividade está ligada também ao Projeto Ibituruninha, que é o Programa de Incentivo a Leitura também organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bituruna. Como proposta de envolvimento da comunidade escolar, foi criado o quebra – cabeça com o tema Leitura. Onde foi entregue a cada educando uma base de quebra-cabeça e proposto aos alunos da rede municipal de ensino, que após a leitura de livros, produzissem textos diversos, onde a partir da entrega do texto para o professor, o mesmo o avaliava e definia quantas peças do quebra – cabeça o aluno poderia receber para encaixar na base. Doze peças totalizavam a imagem, que representava o ônibus Ibituruninha, junto aos personagens Seconildo e Umidota em frente ao Reciclinho que é a Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos de Bituruna. Todos os participantes se empenharam muito para completar a figura, sendo que ao término do concurso, foi premiado um aluno por turma de cada escola municipal.
Já em 2014 aconteceu o Concurso Cultural de Leitura “O livro que marcou a minha vida”, o qual era aberto para participação de toda a população. Dividido entre as categorias estudante e comunidade, muitos foram os inscritos, sendo premiados alunos da rede Municipal, Estadual e EJA com textos maravilhosos. Para participar, o concorrente deveria enviar para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura um relato abordando o livro que marcou sua vida, contando como e porque nunca irá esquecer daquele livro. A cerimônia de premiação aconteceu no gabinete do prefeito, onde todos os presentes ressaltaram a importância da leitura no cotidiano. Ações culturais como esta são de grande valor para fortalecer na comunidade o sentido de pertencimento cultural, onde vemos em Kersten, citada por Torres, 2007, que “a cultura não flutua “no ar”, ela é dinâmica e, consequentemente, as práticas culturais modificam-se e modificam o contexto social em que se inserem”. Sim, essas práticas modificam os hábitos da população da valorização com relação a leitura.
Duas visitas ilustres que estiveram em Bituruna em 28 de abril, também demonstraram total apoio ao Movimento Educologia. Os personagens Agrinho e Aninha, passearam pelas Escolas, CMEIS, Clubes, Empresas e Residências convidando a comunidade a participar do Movimento Educologia e do Programa Agrinho. Foi notável a empolgação de todos ao encontrarem com os personagens, muitas fotos foram solicitadas para retratar esse encontro tão legal.
Ainda no dia 28 de abril, professores biturunenses, participaram do curso de formação sobre o Programa Agrinho 2014. Em dois turnos, os educadores participaram de uma conversa animadora com dicas de como desenvolver excelentes trabalhos no município, orientados pela representante do SENAR Andrea Cristina Feriato de Carvalho. Todos ficaram muito empolgados, levando em consideração que em 2013 o projeto Movimento Educologia Reciclando ideias foi premiado com a quinta colocação em uma disputa com os demais municípios do Paraná no Concurso Agrinho 2013.
Uma das primeiras ações em relação ao Movimento Educologia Ler e Preservar foi buscar apoio e parcerias junto às empresas locais, parceria essa em benefício da comunidade. Não foi solicitado ajuda em dinheiro, mas sim em mobilização. As Instituições de Ensino estavam trabalhando com as crianças e adolescentes a temática do Movimento, mas pensou-se em algo mais abrangente, com toda a família. Aí entra a empresa, atuando junto aos seus funcionários na divulgação de práticas ecológicas e sociais, buscando agregar valores. Como nos diz Oliveira, em Torres 2007, “Valor é aquilo que pode ser adjetivado como bom, desejável, digno de imitação, verdadeiro, justo etc.” E tudo que é bom e de valor deve ser disseminado em todas as áreas, para favorecer todas as pessoas. Ao procurar as empresas, todos foram muito receptivos e demonstraram muita vontade em colaborar com o Movimento Educologia, envolvendo seus colaboradores em ações diversas, voltadas a Educação ambiental e social. Algumas empresas localizam-se na cidade e outras no campo, assim todos os ambientes estarão defendendo a mesma causa. Foi proposta em cada visita que a empresa organizasse com seus funcionários alguma ação educativa, e que no momento de realização convidasse membros da Secretaria de Educação e Cultura para acompanhar a atividade.
A empresa Remasa Reflorestadora S.A, uma empresa de destaque na área de reflorestamento e também conhecido por sua responsabilidade ambiental e social já realizou sua atividade junto aos colaboradores. Na noite de 29 de maio a Secretária Municipal de Educação e Cultura Silmara de Paula Castilho, acompanhada da Coordenadora de Cultura Carla Regina Nunes da Rocha, participaram do evento de lançamento do senso de Preservação do Programa 5S. A Remasa Reflorestadora S.A trabalha com esse programa, visando melhores condições de trabalho para seus colaboradores. Durante o evento o Coordenador comercial Levy Castilho realizou a abertura da conversa, seguida por uma explanação mais detalhada feita pelo Engenheiro ambiental Guilherme Gaiovicz, durante a fala, Guilherme demonstrou a preocupação da empresa com as questões sociais e ambientais e ainda ressaltou a importante parceria feita com a Prefeitura, que garantirá maior abrangência do tema ambiental, envolvendo os alunos nas escolas e os familiares nas empresas.
Outras empresas também foram visitadas e estão contatando a Secretaria para organizar ações diversas. Todas com muita boa vontade pretendem ser fortes aliados na campanha de melhoria de vida da população. A partir de outubro, cada empresa realizará a doação de mudas de árvores nativas para as Instituições de Ensino biturunenses, como o tema é leitura e preservação ambiental, cada doador deverá visitar a instituições no dia do plantio para batizar a planta com um nome ligado a literatura, toda a comunidade escolar será responsável pela manutenção das plantas, cuidando para que as mesmas se desenvolvam e diversifiquem ainda mais nossa flora.
Uma outra idéia que movimentou Bituruna, foi o Dia do Desafio da Leitura e Meio Ambiente, proposto pelo Movimento Educologia Ler e Preservar, onde no dia 18 de julho a comunidade foi convidada a parar por alguns instantes suas atividades e dedicar esse tempo a prática da leitura ou ação ambiental e divulgar através de fotos a ação. Grande foi a participação da comunidade, enviando fotos, mostrando o comprometimento com o meio ambiente e com a disseminação da leitura. As fotos encaminhadas para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura foram divulgadas através do site e mídia social da Prefeitura de Bituruna. Essa atividade foi muito comentada em nosso município por ser um incentivo a leitura e prática ambiental.
Durante a segunda etapa da Formação Continuada oferecida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura aos profissionais da educação, um grupo de professores, dos Centro de Atividades para Crianças e adolescentes (Clubes) visitaram a empresa Remasa Reflorestadora S.A, com sede localizada na Fazenda Lageado Grande em Bituruna. A Remasa abriu suas portas para receber os educadores e falar da preocupação ambiental que a empresa possui a frente de suas atividades. Mais de 30 pessoas visitaram os diversos setores da empresa para conhecer o cotidiano dos colaboradores que atuam para melhorar o meio ambiente. Há uma grande preocupação por parte da Remasa em fortalecer nos cidadão a prática da preservação ambiental e ação social, empresa modelo, recebe constantemente visitantes para conhecer a realidade ali vivida.
O SESI Paraná também está auxiliando na divulgação do Movimento Educologia, com palestras e grupos de estudos sobre as temáticas ambientais e sociais, vários encontros já aconteceram e novos acontecerão para oportunizar a comunidade maior acessibilidade, conforto e qualidade de vida. Durante esses encontros, a comunidade propõe ações para serem desenvolvidas no município. E é a própria comunidade que se encarrega de realizar essas ações em prol da melhoria de vida no campo e na cidade. Ligados a saúde da mulher, disseminação da cultura, apoio ao lazer e esporte, muitos são os temas debatidos nesses encontros, buscando sempre inovação e qualidade de vida.
Para o dia 07 de setembro, data cívica em que os munícipes se reunirão para prestigiar o desfile das Instituições de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura buscou inovar e além do desfile cívico com marcha, os presentes poderão assistir ainda o desfile das fantasias confeccionados para a Gincana Educológica pois as mesmas ficaram muito bonitas e foi um pedido da comunidade para que as fantasias fossem expostas novamente para apreciação do público.
Ainda em setembro, acontecerá no espaço cultural da Prefeitura, a exposição de fotos ‘Zaduma”, da fotógrafa curitibana Schirlei Freder, essas fotos representam as belezas naturais, uma série de imagens magníficas, para mostrar que ainda há muito de belo em nossa natureza. O lançamento da exposição acontecerá no dia 26 de setembro e no dia 27 Schirlei ministrará uma palestra sobre “Cultura e Desenvolvimento”. Assim como já mencionado, um fator determinante é a cultura, e através de exposições e demais eventos que busca-se alimentar nossa população com cultura, retratando nossa sociedade e nosso ambiente através da arte, reforçando a prática da preservação da natureza e também dos bons costumes.
Bituruna possui muitos alunos cursando Ensino Superior e Técnico na cidade vizinha de União da Vitória, onde os mesmos todos os anos devem realizar alguma ação social para favorecer a comunidade. Sempre envolvidos nas causas sociais, os cursistas colaboram com as atividades propostas pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em outubro e novembro deste ano, os mesmos realizaram a entrega de flyers explanativos sobre a separação dos resíduos sólidos e levarão muitas informações para que a comunidade do campo e da cidade possam juntos diminuir o grande problema gerado pelo acumulo de lixo.
Durante a escrita deste projeto, muitas vezes foram mencionados os nomes Seconildo e Umidota. Para dar mais brilho e animação as atividades do Movimento Educologia, foram confeccionadas duas fantasias dos bonecos personagens Seconildo e Umidota, os quais garantem a alegria das crianças e adolescentes biturunenses. Em todos os materiais confeccionados, como adesivos, flyers, faixas, e outros, aparecem os dois personagens. Os nomes estão ligados a separação dos resíduos sólidos. Bituruna pratica a divisão entre o lixo seco e o lixo úmido, logo SECOnildo e UMIDOta. Ambos fazem sucesso por onde passam, sempre sendo fotografados, abraçados e apertados. Junto ao Movimento Educologia eles trabalham para melhorar o meio ambiente, divulgando e defendendo as ações de conservação da natureza e prática social.


Objetivos

Gerais:

Promover a Educação Ambiental e a Separação de Resíduos Sólidos no município biturunense, mobilizando campo e cidade em prol de ações ambientais, sociais e educacionais, voltadas a melhoria de vida da comunidade em geral;

Específicos:

Fortalecer e incentivar o processo de Separação de Resíduos Sólidos
Valorizar o projeto Reciclinho
Diminuir o número de rejeitos
Aumentar o índice de reciclagem em Bituruna
Promover a integração do campo e cidade no trabalho de Educação Ambiental;
Incentivar a prática da leitura;
Proporcionar a interdisciplinaridade voltada à ações ambientais, sociais e educacionais;
Elencar as contribuições de alunos, profissionais de educação e comunidade para um mundo melhor;

Metas a atingir:

1. Fortalecer e incentivar o processo de Separação de Resíduos Sólidos
Atividades: Promover campanhas de mobilização popular para que haja a separação dos resíduos sólidos em Seco e Úmido nas residências; Incentivar a comunidade escolar na divulgação da importância da destinação correta do lixo;
2. Valorizar o projeto Reciclinho
Atividade: Divulgar o trabalho desenvolvido na Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos; Incentivar a população a visitar o Reciclinho; Distribuir materiais explanativos; Promover palestras
3. Diminuir o número de rejeitos
Atividades: Incentivar e orientar sobre a separação do lixo, o que resulta em maior quantidade destinada a reciclagem e compostagem e menor número de rejeitos;
4. Aumentar o índice de reciclagem em Bituruna
Atividades: Orientar para a destinação correta dos resíduos, aumentando o numero de recicláveis; Incentivar a população na separação, o que reverterá em beneficio para o meio ambiente e lucro para a Associação de catadores;
5. Promover a integração do campo e cidade no trabalho de Educação Ambiental
Atividades: Organizar Gincanas e Concursos educativos; Promover encontros e cursos para realizar a integração entre os dois espaços; Ressaltar que campo e cidade dependem um do outro para sobreviver;
6. Proporcionar a interdisciplinaridade voltada à ações ambientais, sociais e educacionais
Atividades: Oferecer cursos de formação; Organizar concursos culturais; proporcionar exposições e valorização das criações locais, regionais e nacionais, envolver diversas temáticas em uma mesma atividade;
7. Elencar as contribuições de alunos, profissionais de educação e comunidade para um mundo melhor
Atividades: Valorizar e premiaras produções de nossa comunidade, Agradecer e divulgar nas mídias as ações realizadas no município;

Cronograma

Físico:

PERÍODO ATIVIDADE
2013 Movimento Educologia Reciclando Ideias
JANEIRO --------------------------------------------------------------------------------------------
FEVEREIRO Conversa sobre viabilidade do projeto
MARÇO Elaboração do projeto
ABRIL Elaboração do projeto
MAIO Divulgação do projeto/ Reuniões com representantes da comunidade escolar/ Entrega de regulamento e cronograma do projeto/ Distribuição de lixeiros de coleta seletiva pelas ruas do município
JUNHO Palestra: Resíduos Sólidos/ Passeata Educológica com cartazes, faixas e fantasias/ Concurso de Desenho/ Palestra: Reutilização do Óleo vegetal usado/ Concurso de Paródias/
JULHO Divulgação do resultado da Gincana Educológica/ Curso de Formação Programa Agrinho
AGOSTO Entrega de flyer informativo/ Entrega de adesivo/ Reunião com representantes da comunidade escolar
SETEMBRO Visita ao Reciclinho
OUTUBRO Entrega de lixeiros personalizados em Lixo Seco e Úmido
NOVEMBRO Lançamento do Quebra-cabeça Ibituruninha
DEZEMBRO Premiação do Quebra-cabeça Ibituruninha
2014 Movimento Educologia Ler e Preservar
JANEIRO Reunião interna para reorganização do projeto
FEVEREIRO Reelaboração do projeto
MARÇO Divulgação do projeto/ Visita a empresas para propor parcerias
ABRIL Entrega de regulamento e cronograma da Gincana Educológica/ Curso de Formação Programa Agrinho/ Visita na comunidade dos personagens Agrinho e Aninha/Concurso Cultural “O livro que marcou minha vida”
MAIO Premiação do Concurso Cultural “O livro que marcou minha vida”/ Ação Educológica da empresa Remasa Reflorestadora S.A
JUNHO --------------------------------------------------------------------------------------------
JULHO Desafio da Leitura e Meio Ambiente/ Confecção de painel educológico/ Confecção de Livro Educológico/ Formação Continuada, visita a empresa Remasa Reflorestadora S.A
AGOSTO Passeata Educológica/ Desfile de fantasias/ Apresentação dos bonecos personagens Seconildo e Umidota/ Pesagem dos lacres de alumínio coletados/ Premiação Gincana Educológica/ Palestra SESI, “Ações para melhorar meu município”
SETEMBRO Desfile Civico/ Exposições Culturais/ Visita dos bonecos Seconildo e Umidota às Instituições de Ensino biturunenses
OUTUBRO Ação Social Acadêmicos/ Lançamento Concurso Cultural Ibituruninha
NOVEMBRO Ação Social Acadêmicos/ Plantio de mudas nativas nas Instituições Ensino
DEZEMBRO Premiação do Concurso Cultural Ibituruninha

Financeiro:

PERÍODO ATIVIDADE
2013 Movimento Educologia Reciclando Ideias
JANEIRO ----------------------------------------------------------
FEVEREIRO ----------------------------------------------------------
MARÇO ----------------------------------------------------------
ABRIL ----------------------------------------------------------
MAIO R$12.000,00
JUNHO ----------------------------------------------------------
JULHO R$999,00
AGOSTO R$ 1.239,00
SETEMBRO ----------------------------------------------------------
OUTUBRO R$ 795,00
NOVEMBRO R$ 1.640,13
DEZEMBRO R$ 1.575,20
2014 Movimento Educologia Ler e Preservar
JANEIRO ----------------------------------------------------------
FEVEREIRO ----------------------------------------------------------
MARÇO ----------------------------------------------------------
ABRIL ----------------------------------------------------------
MAIO ----------------------------------------------------------
JUNHO ----------------------------------------------------------
JULHO ----------------------------------------------------------
AGOSTO R$ 9.039,00
SETEMBRO R$ 500,00
OUTUBRO ----------------------------------------------------------
NOVEMBRO ----------------------------------------------------------
DEZEMBRO R$ 200,00

Orçamento:

Atividade Orçamento
Gincana Educológica (Organização e Premiação) R$ 10.000,00
Palestras e Cursos R$ 5.000,00
Viagens Culturais R$ 8.000,00
Prestação de Serviços R$ 5.000,00
Confecção de materiais informativos e de divulgação R$ 5.000,00



• Gastos previstos para 04 anos de execução do Projeto

Beneficiários Diretos:

Comunidade escolar. 08 Escolas Municipais, 04 Colégios Estaduais, 01 Escola de Educação Especial, 03 Centros de Atividades para Crianças e Adolescentes, 03 Centros Municipais de Educação Infantil, 01 Casa Familiar Rural. Em média 5.000 pessoas entre alunos e profissionais da Educação. Comunidade em geral, cerca de 11.000 habitantes além do acima mencionados. Totalizando cerca de 16. 142 atingidos diretamente com o projeto.

Beneficiários Indiretos:

Associação de Catadores São João , Hospital Erasto Gaertner de Curitiba, Empresas Locais, Unidade de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos Reciclinho,

Resultados:

Observou-se que o Movimento Educologia Reciclando Ideias, teve uma ótima aceitação por parte dos alunos e da comunidade, que os personagens Seconildo e Úmidota fizeram sucesso entre a população, que as ações já desenvolvidas interferiram no processo de separação do lixo, onde de acordo com informações do responsável pela Unidade de Triagem e Compostagem – Reciclinho, os materiais que chegam ao local, já estão separados de modo mais adequado e em maior quantidade que antes do movimento. Sabe-se que esse movimento é apenas uma das iniciativas de ação em prol do Meio Ambiente e que novas ideias devem ser implantadas e renovadas constantemente visando o embelezamento e a conservação de nossa mãe natureza. Com a ampliação de foco para a leitura e a sociedade, o Movimento Educologia, ano após ano vem ganhando força e destaque na região. Municípios vizinhos tem entrado em contato com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura para conhecer melhor o projeto e propor parcerias. Os resultados são positivos em relação a todas as ações realizadas pelo Movimento Educologia, o qual pretende permanecer e atuar na comunidade por muitos e muitos anos.

Anexos

Banco de Projetos