Banco de Projetos

Hip Hop e Skate nas escolas

Ano / Edição: 2025
Município: Maringá
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Em síntese, o diagnóstico revela uma situação onde a rigidez das metodologias escolares e a falta de espaços para a cultura urbana e o esporte deixam os jovens desengajados e vulneráveis. O projeto surge, portanto, como uma intervenção necessária e estratégica para resgatar o interesse pela escola, fortalecer habilidades socioemocionais e promover a inclusão social e o protagonismo juvenil em Maringá.

Descrição

O projeto “Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá” busca
transformar o ambiente escolar em um espaço de criatividade, inclusão
e protagonismo juvenil. Por meio da cultura urbana e do esporte,
espera-se não apenas estimular o desenvolvimento integral dos
estudantes, mas também fortalecer os laços entre a escola e a
comunidade. Com o apoio das parcerias estratégicas e a adesão das
escolas, o projeto pode se tornar uma referência em educação
inovadora e inclusiva, gerando impacto positivo na vida dos jovens e na
sociedade como um todo.

Objetivos

Gerais:

Promover a inclusão social e a cultura urbana entre os
jovens de Maringá, utilizando o Hip Hop e o skate como ferramentas
pedagógicas para fortalecer valores como respeito, disciplina,
criatividade e trabalho em equipe.

Específicos:

Fortalecer o sentimento de pertencimento dos estudantes à escola, utilizando a linguagem e as expressões da cultura jovem para abordar temas relevantes como cidadania, diversidade, prevenção à violência e direitos humanos, além de estimular a ativação dos grêmios estudantis e grupos juvenis como espaços de escuta, protagonismo e transformação social.

Metas a atingir:

O projeto “Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá” tem como meta atender progressivamente as 32 escolas públicas do ensino fundamental II e médio de Maringá, priorizando as instituições localizadas em regiões de maior vulnerabilidade social e com menor oferta de atividades complementares para os jovens.

A meta é que, ao longo das fases do projeto, todos os estudantes de 12 a 18 anos dessas escolas tenham a oportunidade de participar diretamente das oficinas de Hip Hop e skate e dos eventos culturais e esportivos promovidos.

Além de garantir o acesso às atividades para os jovens, o projeto buscará:
- Ativar e fortalecer os grêmios estudantis e grupos juvenis em todas as escolas participantes.
- Capacitar professores e coordenadores pedagógicos para a integração da cultura urbana no ambiente escolar.
- Envolver as famílias e a comunidade em ações que promovam a inclusão social, a cidadania, a diversidade e o respeito.

Atingir essa meta significa transformar o ambiente escolar em um espaço mais criativo, acolhedor e inclusivo, contribuindo para o fortalecimento dos laços entre escola e comunidade e para a formação cidadã e integral dos estudantes.

Cronograma

Físico:

Meta: 1 escola por mês até atingir as 32 escolas estaduais do município
Mês - Escola a ser atendida - Atividades principais
Mês 1 Escola 1 (Ex.: Adaile M. Leite) Mobilização + Oficinas Hip Hop + Clínicas skate + Evento final + Avaliação
Mês 2 Escola 2 (Ex.: Alberto J. Byington Jr.) Mobilização + Oficinas Hip Hop + Clínicas skate + Evento final + Avaliação
Mês 3 Escola 3 (Ex.: Alfredo Moisés Maluf) Idem
Mês 4 Escola 4 (Ex.: Branca da Mota Fernandes) Idem
Mês 5 Escola 5 (Ex.: Brasílio Itiberê) Idem
Mês 6 Escola 6 (Ex.: Caxias) Idem
Mês 7 Escola 7 (Ex.: Dirce de Aguiar Maia) Idem
Mês 8 Escola 8 (Ex.: Elvira B. dos Santos) Idem
Mês 9 Escola 9 (Ex.: Floriano) Idem
Mês 10 Escola 10 (Ex.: Gastão Vidigal) Idem
Mês 11 Escola 11 (Ex.: Instituto Estadual de Educação) Idem
Mês 12 Escola 12 (Ex.: Ipiranga) Idem
Mês 13 Escola 13 (Ex.: João de F. Pioli) Idem
Mês 14 Escola 14 (Ex.: Juscelino K. Oliveira) Idem
Mês 15 Escola 15 (Ex.: Kennedy) Idem
Mês 16 Escola 16 (Ex.: Marco A. Pimenta) Idem
Mês 17 Escola 17 (Ex.: Parque Itaipu) Idem
Mês 18 Escola 18 (Ex.: Pol Militar) Idem
Mês 19 Escola 19 (Ex.: Rodrigues Alves) Idem
Mês 20 Escola 20 (Ex.: Rui Barbosa) Idem
Mês 21 Escola 21 (Ex.: Santa Maria Goretti) Idem
Mês 22 Escola 22 (Ex.: Sílvio M. Barros) Idem
Mês 23 Escola 23 (Ex.: Tancredo de A. Neves) Idem
Mês 24 Escola 24 (Ex.: Tania V. Ferreira) Idem
Mês 25 Escola 25 (Ex.: Theobaldo M. Santos) Idem
Mês 26 Escola 26 (Ex.: Tomaz de A. Vieira) Idem
Mês 27 Escola 27 (Ex.: Unidade Polo) Idem
Mês 28 Escola 28 (Ex.: Walter G. Araujo) Idem
Mês 29 Escola 29 (Ex.: Zumbi dos Palmares) Idem
Mês 30 Escola 30 (Ex.: Escola XXX) Idem
Mês 31 Escola 31 (Ex.: Escola XXX) Idem
Mês 32 Escola 32 (Ex.: Escola XXX) Idem

Financeiro:

Atualmente, o projeto “Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá” opera com custo zero para o município

Orçamento:

Atualmente, o projeto “Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá” opera com custo zero para o município, graças ao envolvimento de parceiros estratégicos e ao compromisso de voluntários que acreditam no potencial transformador da cultura urbana e do esporte.

Contamos com o apoio da Associação dos Skatistas de Maringá (ASKM) e da Associação do Hip Hop Maringaense (AH2M), que disponibilizam voluntariamente profissionais e artistas para ministrar oficinas e atividades culturais, esportivas e educativas nas escolas.

Além disso, o projeto faz uso:
- Da estrutura de som já disponível nos espaços escolares ou que ja temos na Secretaria e nos eventos realizados
- Do material humano altamente engajado, composto por integrantes de projetos sociais vinculados ao Hip Hop e ao skate em Maringá.

Esse modelo colaborativo garante a execução das ações iniciais sem necessidade de aporte financeiro direto, ao mesmo tempo em que fortalece os laços com a comunidade, valoriza o trabalho das entidades locais e amplia o alcance social do projeto.

Com a expansão planejada para atender as 32 escolas do município, o fortalecimento dessas parcerias e a captação de novos apoios serão fundamentais para manter a sustentabilidade das atividades e a qualidade das ações oferecidas aos jovens.

Beneficiários Diretos:

O projeto "Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá" tem como foco principal os estudantes do ensino fundamental II e médio das escolas públicas do município de Maringá, com idades entre 12 e 18 anos.

A abrangência será definida em fases, priorizando escolas que demonstrem interesse e que se localizem em regiões com maior vulnerabilidade social ou menor oferta de atividades complementares para jovens.

Beneficiários Indiretos:

Além dos estudantes diretamente envolvidos nas oficinas e atividades, o projeto "Hip Hop e Skate nas Escolas de Maringá" gerará um impacto positivo em uma gama mais ampla de pessoas e na comunidade como um todo, reverberando os benefícios da inclusão social e da cultura urbana.
Professores e coordenadores pedagógicos das escolas participantes, familiares dos estudantes beneficiários diretos.

Resultados:

Alcance massivo e direto de jovens, implementação de oficinas e eventos abrangentes, transformação socioemocional dos jovens, revitalização do ambiente escolar, inclusão social e prevenção, reconhecimento da cultura urbana como ferramenta pedagógica, fortalecimento dos laços escola-comunidade.

Anexos

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