PROJETO TRILHAS DO FUTURO - CONTRATURNO ESCOLAR - ESCOLA MUNICIPAL ERNESTO MILANI
Ano / Edição: 2025
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A Escola Municipal Ernesto Milani foi eleita para receber o Programa Educação em Tempo Integral, por se tratar de uma instituição que é situada em uma região que possui altos índices de vulnerabilidade social, além disso, cabe mencionar que a partir da análise de avaliações externas (Prova SAEB e Prova Paraná), foi a escola que apresentou resultados abaixo da média esperada, devido essas características a Secretaria Municipal de Educação considera relevante a expansão dos espaços de aprendizagem a fim de potencializar o desenvolvimento de todos os educandos do Infantil IV ao 5° ano.
Descrição
Em 2024 iniciaram as atividades de contraturno escolar na Escola Municipal Ernesto Milani, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Quatro Barras e o Sistema FIEP, o referido projeto contempla as seguintes disciplinas: Informática, Judô, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Robótica e Xadrez.
O currículo escolar foi elaborado de forma a corroborar com os saberes e perspectivas das múltiplas inteligências permeadas pela influência da comunicação, informação, tecnologias, direitos, saúde e políticas públicas. Isto implica para o professor, no desafio de trabalhar sob a perspectiva de integração entre as disciplinas, onde diferentes especialistas planejam e executam em conjunto as intervenções junto aos estudantes, além disso cabe considerar os impactos da pandemia de Covid-19 nos aprimoramentos educacionais alinhadas a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Os estudantes participam de aulas expositivas, trabalhos em grupo, além de acessar novas tecnologias de maneira diversificada e permeada pela ludicidade no desenvolvimento dos conteúdos, a fim de alicerçar as aprendizagens e os meios para oportunizar a conquista dos objetivos propostos.
Durante o ano letivo os alunos participam de ações como: festivais, torneios internos e externos, como por exemplo a participação no: Torneio SESI de Robótica, Festival interno de Xadrez, Festival de Judô, dentre outros onde os alunos são possibilitados a vivências que potencializam os conhecimentos adquiridos.
Além disso, ao final de cada semestre os responsáveis são convidados a comparecer no projeto para prestigiar os trabalhos efetivados pelos alunos por meio de mostras de cada disciplina, além de receber o portfólio contendo as atividades realizadas. Cabe mencionar que esta modalidade de ensino não significa apenas mais tempo de permanência do estudante na escola, pois está associada a ampliação dos espaços educacionais principalmente, a maior oferta de oportunidades de envolvimento dos estudantes em atividades que propiciem aprendizagens significativas, o projeto garante que os alunos frequentem a Educação em Tempo Integral e sala de Recursos Multifuncional, tendo em vista que são direitos simultâneos.
Objetivos
Gerais:
O projeto atende aproximadamente 180 crianças sendo do Infantil IV ao 5° ano, e contempla seis disciplinas: Judô, Português, Matemática, Inglês, Robótica e Xadrez.
A ideia central é que os objetivos das disciplinas estejam em consonância com o ensino regular como sugere o Plano Curricular da Educação Integral em Tempo Ampliado, além disso, que trabalhem em conjunto, ou seja, que sejam executadas sob múltiplas perspectivas e que todas as atividades desenvolvidas possam ser colocadas em prática, por meio de atividades extras como: festivais, feiras do conhecimento, dentre outros, garantindo o desenvolvimento integral do aluno, uma vez que tais intervenções estão diretamente ligadas ao processo de ensino.
Específicos:
Garantir o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural;
Assegurar o ensino de qualidade às crianças, a partir da valorização da cultura, buscando estimular o desenvolvimento da autoestima, da autocrítica e da autoavaliação dos estudantes, elementos considerados como fundamentais para que os alunos tenham iniciativa, disciplina e organização.
Aprender a escutar e lidar com situações adversas, respeitar o próximo e a colaborar são habilidades importantes para se desenvolver por meio de atividades lúdicas;
Promover articulações e convivências entre educadores, comunidade e famílias, programas e serviços públicos, entre governos, dentro e fora da escola;
Compreender a aprendizagem como algo permanente na vida dos indivíduos e não apenas relacionada à fase escolar dos mesmos;
Entender que a escola é articuladora de todo o processo educativo, em uma construção participativa que inclui todos os segmentos da comunidade escolar e demais agentes envolvidos.
Metas a atingir:
O currículo escolar deve corroborar com os saberes e perspectivas das múltiplas inteligências permeadas pela influência da comunicação, informação, tecnologias, direitos, saúde e políticas públicas. Isto implica em trabalhar sob a perspectiva de integração entre as disciplinas, onde diferentes especialistas planejam e executam em conjunto as intervenções junto aos estudantes, além disso, cabe considerar minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 nos aprimoramentos educacionais.
Além disso, o estudo está em consonância com o Art. 34 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal 9.394/1996) que normatiza o oferecimento progressivo de jornada escolar ampliada no ensino fundamental e o Plano Nacional de Educação (2014/2024), aprovado por meio da Lei nº 13.005, em 25 de junho de 2014, que colocou a ampliação do tempo de permanência na escola como uma das 20 principais metas para a educação no país, prevendo a oferta de educação em tempo integral para no mínimo 50% das escolas públicas e o atendimento de ao menos 25% dos estudantes de educação básica.
Cronograma
Físico:
Contratação de prestação de serviços continuados para atender ao projeto de Educação em Tempo Integral na Escola Ernesto Milani em Quatro Barras, o serviço deverá contemplar 06 (seis) disciplinas (Judô, Português, Matemática, Inglês, Robótica e Xadrez), totalizando 112 horas/aulas semanais, perfazendo um total de 448 horas mensais, material didático, para até duzentos alunos, a contratação contempla: professores, inspetores de alunos e assistente pedagógico.
A contratação é renovada anualmente, e está prevista para mais 4 anos conforme contrato.
Financeiro:
Valor total - R$ 721.350,52
Valor mensal (12 meses) - R$ 60.112,54
Orçamento:
O custo de implantação é de R$ 721.350,52, sendo dividido em 12 parcelas de R$ 60.112,54.
Beneficiários Diretos:
Atualmente como beneficiários diretos: 180 alunos da rede municipal de ensino de Quatro Barras (do Infantil IV ao 5° ano de distintas escolas).
Beneficiários Indiretos:
Aproximadamente 180 famílias de Quatro Barras.
Resultados:
A Educação em Tempo Integral visa organizar o trabalho pedagógico a partir da ampliação dos tempos, espaços e as oportunidades de aprendizagem por meio do enriquecimento curricular e de experiências em distintas áreas do conhecimento, é notório que os alunos ao se destacarem como por exemplo, em uma competição se sentem mais seguros e autônomos para tomar decisões em outras esferas, pois as atividades estão em sintonia com a vida, as necessidades, possibilidades e interesses dos estudantes.
