Banco de Projetos

Projeto Educação com Esporte

Ano / Edição: 2025
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A comunidade de Quatro Barras apresenta uma carência significativa de acesso a atividades esportivas estruturadas e de qualidade voltadas a crianças em idade escolar. Essa ausência se reflete na limitação do desenvolvimento motor, cognitivo e social de grande parte dos alunos da rede municipal, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social. Além disso, a falta de atividades no contraturno escolar aumenta o tempo ocioso das crianças, o que pode favorecer hábitos sedentários, baixo rendimento escolar e, em casos mais graves, exposição a situações de risco.

Diante dessa realidade, observa-se uma forte demanda social por ações que promovam inclusão, formação cidadã e qualidade de vida por meio do esporte. No entanto, o município enfrenta limitações em estrutura física, profissionais especializados e recursos materiais para implementar tais ações de forma ampla e contínua. Essa lacuna justifica a implantação do Projeto Educação com Esporte, que surge como resposta concreta a essa necessidade, por meio da parceria entre a Prefeitura Municipal de Quatro Barras e o Santa Mônica Clube de Campo.

O projeto atenderá diretamente 250 crianças, com idades entre 7 e 10 anos, matriculadas do 2º ao 5º ano nas escolas municipais. Serão oferecidas cinco modalidades esportivas olímpicas — Badminton, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol e, a partir de 2025, Natação —, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos por meio de práticas planejadas, seguras e pedagógicas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais saudável, justa e inclusiva.

Descrição

O Projeto Educação com Esporte é executado por meio de uma parceria entre o Santa Mônica Clube de Campo e a Prefeitura Municipal de Quatro Barras, com foco na promoção da inclusão social, desenvolvimento educacional e formação cidadã de crianças da rede pública municipal, com idades entre 7 e 10 anos, matriculadas do 2º ao 5º ano.
A situação problema a ser enfrentada é a falta de acesso a práticas esportivas estruturadas no contraturno escolar, o que compromete o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos alunos e os expõe a riscos associados ao tempo ocioso e à inatividade física.
O projeto prevê a oferta de aulas gratuitas e regulares de cinco modalidades esportivas olímpicas — Badminton, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol e Natação (a partir de 2025) — realizadas nas dependências do Santa Mônica Clube de Campo, com toda a infraestrutura, materiais esportivos e recursos humanos qualificados fornecidos pelo clube. Já a Prefeitura é responsável pelo transporte e alimentação dos alunos.
As aulas ocorrem no contraturno escolar, de terça a sexta-feira, com duração entre 60 e 90 minutos. Aos finais de semana, sempre que necessário, serão realizadas atividades complementares, como festivais, apresentações e confraternizações.
São atendidas 250 crianças, com acompanhamento pedagógico e metodologia adaptada ao nível de desenvolvimento dos participantes. O projeto envolve 9 professores especializados, devidamente registrados no CREF, além de equipamentos e materiais específicos para cada modalidade esportiva.
A abrangência do projeto é municipal e seu impacto é significativo tanto no aspecto educacional quanto social, ao oferecer oportunidades reais de crescimento pessoal, inclusão, melhora da qualidade de vida e formação de novos talentos para o esporte.

Objetivos

Gerais:

Promover uma intervenção socioeducativa por meio da prática orientada de modalidades esportivas olímpicas, contribuindo para a formação integral de crianças da rede pública municipal de Quatro Barras. O projeto visa combater a ausência de atividades estruturadas no contraturno escolar, oferecendo uma alternativa pedagógica que desenvolva aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos, ao mesmo tempo em que previne vulnerabilidades sociais decorrentes do tempo ocioso, da falta de estímulo físico e da exclusão esportiva. A iniciativa delimita sua ação ao atendimento de 250 crianças entre 7 e 10 anos, proporcionando acesso gratuito, contínuo e de qualidade ao esporte educacional.

Específicos:

- Utilizar o esporte como ferramenta pedagógica para complementar a formação educacional de crianças da rede municipal de Quatro Barras.
- Oferecer atividades esportivas regulares no contraturno escolar, contribuindo para a ocupação produtiva do tempo livre e o fortalecimento de hábitos saudáveis.
- Desenvolver capacidades motoras, cognitivas, afetivas, rítmicas e sociais por meio de práticas esportivas estruturadas e adequadas à faixa etária dos participantes.
- Promover a inclusão social e o senso de pertencimento, proporcionando acesso igualitário ao esporte de qualidade em ambiente seguro e motivador.
- Incentivar a disciplina, cooperação, respeito e trabalho em equipe, contribuindo para a formação cidadã e o fortalecimento de valores sociais positivos.
- Identificar e fomentar talentos esportivos, oferecendo oportunidade de integração às equipes de rendimento do Santa Mônica Clube de Campo.
- Estimular a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, contribuindo para a prevenção de doenças e redução de gastos futuros com saúde pública.
- Consolidar um modelo de parceria bem-sucedida entre setor público e iniciativa privada, replicável em outras localidades e contextos sociais.

Metas a atingir:

Para garantir o cumprimento dos objetivos específicos do projeto “Educação com Esporte”, foram estabelecidas metas mensuráveis que possibilitam acompanhar a evolução das ações ao longo do período de execução. Essas metas estão organizadas em termos quantitativos e temporais, permitindo um controle efetivo e contínuo do desempenho do projeto.
A primeira meta é atender diretamente 250 crianças matriculadas do 2º ao 5º ano do ensino fundamental da rede pública de Quatro Barras durante o ano letivo. Essa meta representa o volume inicial de beneficiários que participarão das atividades esportivas e socioeducativas promovidas pelo projeto.
Outra meta central é a de garantir que pelo menos 85% das vagas disponíveis nas modalidades esportivas sejam efetivamente ocupadas de forma contínua. Isso será avaliado trimestralmente, assegurando o uso eficiente dos recursos humanos e materiais, bem como a atratividade das atividades propostas.
No que se refere ao engajamento dos participantes, espera-se que 75% dos alunos mantenham frequência mínima nas aulas e treinamentos ao longo do semestre. Esse percentual será medido por meio de registros de presença e contribuirá para avaliar o interesse e a permanência das crianças no projeto.
Com relação ao desempenho esportivo, a meta é que pelo menos 4% dos alunos participantes sejam selecionados para integrar equipes de rendimento do clube parceiro, ao final de cada ciclo anual. Isso indicará o sucesso da proposta pedagógica e o desenvolvimento técnico dos beneficiários.
Outro objetivo importante é garantir que 30% das vagas sejam destinadas a crianças em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão e o atendimento a um público prioritário. Essa meta será acompanhada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e as escolas.
Além disso, o projeto busca alcançar 80% de taxa de permanência dos alunos até o final do período letivo. Esse indicador está relacionado à qualidade das atividades ofertadas e à capacidade de manter o interesse das crianças ao longo do tempo.
Por fim, espera-se realizar ao menos um evento esportivo por semestre, aberto à comunidade, para apresentar os resultados do projeto, incentivar a participação familiar e promover a integração social.
Essas metas refletem o compromisso do projeto com a eficácia, a inclusão social e o desenvolvimento integral das crianças, servindo como base para o monitoramento e avaliação contínuos da iniciativa.

Cronograma

Físico:

Cronograma Físico

O projeto inicia-se com a fase de estruturação e mobilização, que compreende os primeiros três meses. Nesse período, são conduzidas atividades como captação de alunos nas escolas e famílias, recrutamento dos 9 professores e monitores, planejamento pedagógico e espaço físico, além da organização dos materiais esportivos.
Nos meses 4 a 6, ocorre a implantação das aulas regulares nas modalidades (Badminton, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol e Natação). Essa etapa inclui avaliações iniciais de desenvolvimento motor e cognitivo, acompanhamento da frequência e dos participantes, além da realização de atividades de integração, tais como eventos internos e encontros entre famílias, conforme boas práticas mencionadas em projetos esportivos sociais .
Entre os meses 7 a 9, dá-se a fase de avaliação e ajustes do projeto. Nesse momento, realiza-se uma avaliação semestral dos indicadores de desempenho, adequações de turmas e metodologia, implantação da modalidade de natação (em 2025), promoção de pelo menos um evento esportivo comunitário e identificação de alunos com potencial para participação em equipes de rendimento.
Nos meses 10 a 12, ocorre a fase de consolidação e encerramento. Mantêm-se as atividades regulares, realiza-se o evento final de confraternização, procede-se à seleção dos alunos de destaque para as equipes formais do clube e aplica-se a avaliação de impacto — abrangendo aspectos motores, cognitivos e sociais — além de elaborar o relatório final de resultados e iniciar o planejamento para o próximo ciclo.

Financeiro:

O projeto educação com Esporte tem parceria com o Santa Monica Clube de Campo, é responsabilidade da Prefeitura Municipal de Educação apenas o Transporte escolar e alimentação.

Orçamento:

Orçamento do Projeto:

Transporte - Ônibus + combustível em média R$ 15.000 (anual)

Alimentação - Lanches distribuídos aos alunos em média R$ 2 por dia.

R$ 370,00 por aluno/ano
Custo total anual: R$ 111.000,00
Número de beneficiários diretos: 300 alunos

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos do Projeto Educação com Esporte são as crianças atendidas pela iniciativa — ou seja, aqueles que participam ativamente do programa e recebem diretamente os benefícios gerados pelas atividades.
No caso específico do projeto:
São 250 alunos, com idades entre 7 e 10 anos, matriculados do 2º ao 5º ano na rede pública municipal de Quatro Barras.
Esses estudantes participam de aulas gratuitas de modalidades olímpicas — Badminton, Ginástica Rítmica, Judô, Voleibol e Natação.
Eles recebem suporte que inclui infraestrutura, materiais esportivos, acompanhamento pedagógico e oportunidade de desenvolvimento técnico e social.
A definição de beneficiários diretos, segundo boas práticas de elaboração de projetos sociais, considera esse grupo como aquele que "recebem diretamente os bens e serviços proporcionados pelo projeto".
Esses 250 alunos são, portanto, o público-alvo principal, já que são diretamente impactados pelas ações planejadas, e seu envolvimento efetivo é essencial para alcançar os objetivos do projeto.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos são indivíduos ou grupos que, embora não participem diretamente do projeto, são impactados positivamente pelos resultados alcançados. No caso do Projeto Educação com Esporte, eles incluem:
- Famílias dos alunos: beneficiam-se indiretamente ao economizar em alimentação e transporte, bem como acompanhar o desenvolvimento motor, cognitivo e social dos filhos — um benefício legítimo e alinhado ao espírito do projeto.
- Escolas municipais: ganham com a melhoria da frequência, comportamento e rendimento dos alunos que participam do projeto.
- Santa Mônica Clube de Campo: além de apoiar a comunidade, fortalece sua imagem institucional e pode atrair novos sócios e parceiros.
-Comunidade de Quatro Barras: experimenta impacto social mais amplo, tais como redução do tempo ocioso nas ruas, aumento de eventos comunitários e integração entre famílias — beneficiando também comércio local e espaços públicos .
Esses beneficiários formam um círculo ampliado de impacto, reforçando que os efeitos do projeto transcendem os 250 alunos diretamente assistidos, gerando valor social, comunitário e institucional para toda a região envolvida.

Resultados:

O Projeto Educação com Esporte ultrapassa suas metas quantitativas e qualitativas, expandindo o número de beneficiários, promovendo conquistas em competições, consolidando parcerias estratégicas e contribuindo para a construção de uma cultura esportiva e formativa em Quatro Barras. Esses resultados reforçam o valor do investimento público em iniciativas voltadas ao desenvolvimento socioeducativo por meio do esporte.

Anexos

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