Banco de Projetos

Trabalhando dengue na escola: “Não de asas ao mosquito”

Ano / Edição: 2014
Município: Serranópolis do Iguaçu
Função de Governo: Saúde

Administração Indireta:

Secretaria Municipal de Educação

Diagnóstico

Através da Secretaria Municipal de Saúde observou-se a necessidade de desenvolver-se um projeto que atingisse grande parte das famílias do município de Serranópolis do Iguaçu, visando diminuir os casos de dengue que ocorrem no município. O número de crianças que frequentam as escolas municipais é um total de 519 alunos, com isso observou-se que haveria a possibilidade das informações serem disseminadas mais rapidamente, tendo em vista que cada aluno tem de dois a cinco familiares morando consigo, atingiríamos mais da metade da população do município, levando informação e conscientização através dos alunos, além de que os mesmos também passariam a ser cidadãos responsáveis e preocupados com o meio ambiente.

Descrição

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil. Para prevenir e controlar esta doença, principalmente nas médias e grandes cidades aonde vem sendo registrada a maioria de casos de dengue, o Ministério da Saúde, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde, está executando o Programa Nacional de Controle da Dengue, que envolve diferentes etapas e ações. Porém, é preciso reconhecer que além da importância da participação ativa de todos os setores da sociedade no controle da dengue, é preciso ainda envolver outros setores da administração de um município, a exemplo da limpeza urbana, saneamento, educação, turismo, entre outros.
Tendo em vista a necessidade de políticas preventivas para o trabalho da dengue, a fim de afastar riscos de infecção pelo mosquito causador e consequente epidemia, faz-se necessário o desenvolvimento de campanhas junto à população. Assim criou-se o projeto “Trabalhando dengue na escola - Não de asas ao mosquito”, onde a secretaria de saúde em parceria com a secretaria de educação iniciaram uma campanha junto aos alunos das duas escolas municipais do município de Serranópolis do Iguaçu. O projeto tem por finalidade conscientizar e motivar a comunidade escolar para intervir na manutenção da saúde e do meio ambiente, demonstrando a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da dengue no ambiente escolar e comunitário. Mensalmente os professores trabalham o tema dengue em sala de aula, sempre com didática de acordo com a faixa etária da classe, ao fim de cada mês, são realizados sorteios, onde são contemplados quatro alunos, sendo eles dois da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu e dois do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista. Os alunos sorteados não sabem que receberão a visita de fiscalização do projeto, e assim, o coordenador de dengue acompanhado pelas agentes de endemias visita as residências sorteados e verifica se o imóvel está livre de criadouros, conversa com a família para avaliação da evolução do projeto. Se o imóvel estiver livre de criadouros de mosquito, o aluno sorteado é contemplado com um kit de material escolar. Assim serão realizados cinco meses de execução do projeto contemplando num total vinte alunos com kit escolar, ao final do projeto que será no realizado no mês de dezembro será feito um momento solene para a entrega das premiações, onde ainda será sorteado um notebook entre todos os alunos das duas escolas municipais. O projeto tem caráter de execução de seis meses para o ano de 2014, porém no ano de 2015 a intenção municipal é que este projeto seja realizado no decorrer de 10 meses, em virtude que o combate a dengue é constante.

Objetivos

Gerais:

O projeto tem por finalidade conscientizar e motivar a sociedade através da comunidade escolar para intervir na manutenção da saúde e do meio ambiente, demonstrando a importância da prevenção e combate dos criadouros do mosquito da dengue no ambiente escolar, doméstico e comunitário.

Específicos:

Promover a saúde na escola e na comunidade local;
Identificar à dengue: suas formas de contágio, proliferação, prevenção, sintomas e tratamento;
Identificar as causas de ocorrência de epidemias;
Reconhecer a importância de manter os imóveis livres de focos do mosquito, de modo amanter a saúde e prevenir doenças;
Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
Conscientizar os alunos e as pessoas da comunidade local sobre a gravidade da doença e de que a sua prevenção depende da ação ambiental consciente de cada cidadão.

Metas a atingir:

Através do projeto apresentado o município de Serranópolis do Iguaçu visa desenvolver uma geração preocupada em proteger o meio ambiente, consciente de que o combate a dengue é de responsabilidade de cada cidadão, onde se cada um fizer a sua parte cuidando do seu imóvel e fiscalizando o próximo poderemos estar livres da doença. Através das crianças também espera-se que elas disseminem a informação apresentada em sala de aula para os pais, irmãos ou responsáveis para que assim possamos diminuir índices municipais de infestação predial e de casos confirmados da doença.

Cronograma

Físico:

Foi realizada apresentação do projeto “Trabalhando dengue na escola – Não de asas ao mosquito” para o corpo docente na data de dezenove de maio de 2014, com entrega de material educativo no intuito de desenvolver trabalhos em sala de aula visando à temática da dengue, cada professor é livre para utilizar a didática mais adequada correspondente a faixa etária da classe. O projeto para o ano de 2014 terá execução de seis meses, onde se iniciou os trabalhos em sala de aula no mês de junho e irá até novembro.
Os sorteios são realizados mensalmente, sendo que ocorrerá nos meses de junho, agosto, setembro, outubro e novembro, o mês de julho foi normalmente trabalhado em sala de aula, porém em virtude de férias não foi realizado sorteio, e o mês de dezembro será para a entrega das premiações. Todos os alunos estão automaticamente incluídos na campanha, tendo em vista que esse trabalho será realizado a nível municipal e, portanto é válido para alunos residentes no município de Serranópolis do Iguaçu. O sorteado receberá a visita do agente de endemias e supervisor, sendo que as visitas não serão informadas ao aluno, para a verificação das condições do imóvel, sendo constatado que o imóvel esteja livre de criadouros do mosquito o aluno sorteado terá direito ao prêmio.
O prêmio será intransferível e de uso do aluno contemplado, o kit de material escolar será constituído de materiais correspondentes com a faixa etária do ganhador, serão sorteados 20 kits, sendo esses 10 kits para Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu e 10 Kits para o Centro de Educação Infantil Pequeno Artista. Serão quatro crianças contempladas por mês, duas de cada escola sempre uma do matutino e uma do vespertino, assim serão cinco meses de sorteio totalizando vinte crianças sorteadas. Os sorteios e as visitas ocorrem de acordo com o cronograma pré estabelecido junto à secretaria de educação.
Para o encerramento da campanha que ocorrerá ao final do ano letivo será sorteado um notebook, sendo que este será sorteado entre todos os alunos que participaram da campanha, independente do aluno ter sido contemplado ou não com o kit escolar.
A entrega das premiações será realizada no mês de dezembro com data a ser programada.

Financeiro:

Previsão do custo para o ano de 2014, total de R$ 5.000,00, sendo esses 20 kits escolares no valor de 150,00 cada e 1 notebook no valor aproximado de R$2.000,00.

Orçamento:

Os gastos com o projeto serão quitados pela Secretaria Municipal de Saúde através de recurso da vigilância sanitária, incentivos de qualificação das ações de dengue, fonte 497.

Beneficiários Diretos:

São beneficiados no total 519 crianças, sendo esses alunos da Escola Municipal Serranópolis do Iguaçu e do Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Artista.

Beneficiários Indiretos:

Através dos alunos, os quais passarão informações para a família e demais pessoas próximas a sua residência, ocorrerá uma rede de disseminação de informações onde teremos não só crianças conscientes mas também adultos através do incentivo e estímulo que os professores passam em sala de aula.

Resultados:

Através deste projeto o município desenvolverá a partir dos próximos anos, crianças conscientes que terão um maior cuidado com o meio ambiente e com a prevenção de doenças através de medidas simples de combate. Desta forma visando a continuidade desde projeto o município deseja que esse projeto seja de execução continuada com o passar dos anos, tornando o assim um programa municipal.

Anexos

Banco de Projetos