Banco de Projetos

A visão do coração

Ano / Edição: 2025
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Projeto surge com a indagação de uma aluna, porque a escola tinha um caminho azul. Esse caminho azul é o piso tátil de nossa escola que serve como guia para os deficientes visuais.

Descrição

Primeiramente realizamos uma roda de conversa com os alunos junto a professora da sala Multifuncional DV - tipo II prof. Edilaine, da Escola Dr. Ary da Cunha Pereira, que trouxe uma abordagem significativa sobre o tema junto ao seu aluno que tem deficiência visual. Logo após esse momento conseguimos organizar uma visita numa exposição na Universidade Estadual de Maringá. Os alunos foram recepcionados pela pesquisadora da UEM Professora Dra. Carmem e alunos do curso de Medicina no qual trouxeram uma rica experiência sobre o tema. Houve interação através das explicações até consultas oftalmológicas realizadas. Surgiram vários questionamentos e o projeto tomou uma proporção enorme. Com a proximidade das Olimpíadas e as paraolimpíadas 2024, os alunos da escola conheceram uma modalidade esportiva para cegos o Goalboll. Através de vídeos explicativos e aula prática nas aulas de ed. Física. A escola organizou uma partida de Goalball com o time de Maringá na quadra da escola, onde os alunos da escola e de outras escolas do bairro e comunidade vivenciaram a inclusão e a acessibilidade dentro do esporte.
 

 

Objetivos

Gerais:

Promover a conscientização, o respeito à diversidade e a inclusão escolar, proporcionar a experiência e a interação com pessoas com deficiência visual, bem como o conhecimento sobre a visão humana, os desafios enfrentados por pessoas cegas e as adaptações existentes no ambiente escolar.

Específicos:

Proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a estrutura e funcionamento do sentido da visão.
Apresentar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência visual no contexto escolar e social.
Promover momentos de interação entre alunos videntes e pessoas com deficiência visual para estimular a empatia e a inclusão.
Explorar as adaptações, tecnologias e recursos pedagógicos utilizados por alunos cegos ou com baixa visão na escola.
Estimular reflexões sobre a importância de um ambiente escolar acessível e inclusivo para todos.

Metas a atingir:

Proporcionar a um maior número de alunos e da comunidade em geral, um olhar diferenciado às pessoas com deficiência visual, visando a importância do acesso e da autonomia destas pessoas à sociedade de um modo geral.

Cronograma

Físico:

Os alunos participaram de roda de conversa com professoras especialistas em Deficiência visual uma vez durante a execução do projeto; visita à Universidade Estadual de Maringá também uma vez; uma vez aula teórica sobre o Goalball; 2 aulas práticas sobre o jogo; partida realizada pela escola com os jogadores profissionais do AMACAP de Maringá.

Financeiro:

Foram gastos com ônibus para transporte dos alunos e dos atletas, como também, alimentação e material de impressão (bilhetes e chachás em braille).

Orçamento:

VALOR TOTAL: 6.100,00

Beneficiários Diretos:

Alunos do 2º ano e 4º ano da escola.

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar e demais escolas do município, familiares, alunos com deficiência visual, atletas do Goalball e Universidade Estadual da região.

Resultados:

Dentro dos objetivos planejados foram atingidos 100% até o momento;
Esta sendo satisfatório desenvolver esse projeto uma vez que estamos superando nossas expectativas em tornar possível a acessibilidade e a inclusão na comunidade escolar;
O projeto tem sido favorecido, pois nossa escola é inclusiva, com a sala de recursos multifuncional para alunos com deficiência visual.

Anexos

Banco de Projetos