PGP-PR Tema do Ano
Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo (CETEA)
Ano / Edição: 2025
Município: Cascavel
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O aumento expressivo de alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel motivou os gestores a realizarem um estudo técnico visando a criação de um espaço especializado.
Como resultado, foi implantada em 2020 a Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo, destinada a atender alunos da Educação Infantil (Etapa Pré-Escolar), do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e da Educação de Jovens e Adultos (Fase I), garantindo suporte pedagógico e clínico adequado às suas necessidades.
A instituição iniciou as atividades com 20 alunos transferidos e, atualmente, conta com 82 alunos matriculados, evidenciando o crescimento da demanda e a importância do serviço especializado no município.
Descrição
A Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo (CETEA) foi criada no município de Cascavel - PR, por meio do Decreto nº 15.239, com a finalidade de atender às necessidades clínicas e pedagógicas de alunos com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O município de Cascavel foi pioneiro no Estado do Paraná ao implantar esse modelo de atendimento educacional especializado, demonstrando seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Essa iniciativa reforça a valorização da diversidade no ambiente escolar e assegura que as crianças com Transtorno do Espectro Autista tenham acesso a oportunidades de aprendizagem, respeitando a sua singularidade e potencialidades.
A instituição está vinculada à Secretaria Municipal de Educação, por meio da Divisão de Educação Especial, conforme Decreto nº 15.466/2021, e foi criada com o objetivo de promover a escolarização de alunos com necessidades específicas, proporcionando um trabalho pedagógico sistematizado, assegurando o desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo a construção e a apropriação dos conhecimentos de forma estruturada.
Ainda, o Conselho Municipal de Educação (CME), por meio da Deliberação nº 1/2021, estabeleceu Normas Complementares para Regulamentação da Clínica Escola Juditha Paludo Zanuzzo, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental (Anos Iniciais) e na Educação de Jovens e Adultos (Fase I).
Conforme explicita a presente deliberação, o atendimento ofertado, constitui-se em um conjunto de ações e atuação profissional a fim de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos, com o objetivo de eliminar barreiras, por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias, visando ao aluno participar plenamente na sociedade.
O atendimento oferecido é baseado em ações pedagógicas e de acessibilidade, com apoio multiprofissional, visando eliminar barreiras e assegurar a participação plena dos alunos na sociedade.
Além das salas de aula adaptadas (máximo de três alunos por turma), a escola dispõe de brinquedoteca, parque infantil, recursos tecnológicos e transporte escolar, garantindo condições adequadas de acesso e permanência.
A abrangência do projeto inclui alunos da Rede Pública Municipal de Ensino, indicados após avaliação multiprofissional, em comum acordo com as famílias.
Objetivos
Gerais:
Promover a escolarização dos alunos com TEA, objetivando o atendimento precoce e multiprofissional do indivíduo.
Específicos:
- Assegurar o trabalho pedagógico conforme Currículo para Rede Pública Municipal de Ensino de Cascavel;
- Promover o conhecimento sistematizado dos saberes científicos, tornando-os sujeitos autônomos e conscientes das relações sociais;
- Propiciar a efetivação do trabalho pedagógico sistematizado, garantindo o desenvolvimento integral dos alunos;
- Assegurar o ensino do saber sistematizado por meio da produção de pressupostos metodológicos que venham garantir a eficácia da prática pedagógica;
- Garantir aos alunos acesso aos processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagem de diferentes linguagens, assim como o direto à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.
Metas a atingir:
Dados 2020 à 2025:
2020: 20 alunos;
2021: 60 alunos;
2022: 58 alunos;
2023: 64 alunos;
2024: 71 alunos;
2025: 82 alunos.
Meta atual: Aumentar a cobertura de atendimento pedagógico para 100 (cem) alunos até o início do ano letivo de 2028.
Cronograma
Físico:
A execução do projeto ocorre durante o ano letivo.
2020: Implantação da Clínica Escola - 20 alunos;
2021: Manutenção da clínica Escola - 60 alunos;
2022: Manutenção da clínica Escola - 58 alunos;
2023: Manutenção da clínica Escola - 64 alunos;
2024: Manutenção da clínica Escola - 71 alunos;
2025: Manutenção da clínica Escola - 82 alunos.
Financeiro:
2020: Implantação da Clínica Escola - R$450.000,00.
2021 - 2024: Manutenção da Clínica Escola - média anual de gastos de R$4.640.206,61.
Orçamento:
- O orçamento global especificado para o atendimento às necessidades da Escola, é em torno de cinco milhões de reais (R$5.000.000,00).
- Para implantação do referido projeto houve um custo inicial de quatrocentos e cinquenta mil reais (R$450.000,00).
- Com base no ano de 2024, para mantermos em funcionamento o projeto, foi executado o valor de quatro milhões, seiscentos e quarenta mil, duzentos e seis reais e sessenta e um centavos (R$4.640.206,61), que correspondem aos insumos de merenda escolar, material escolar, fundo rotativo, folha de pagamento, locação do espaço, manutenção, energia elétrica, água/saneamento, transporte escolar, entre outros.
Beneficiários Diretos:
Alunos matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino, que após avaliação, tem indicação de atendimento na Clínica Escola em comum acordo com os pais ou responsável legal.
Beneficiários Indiretos:
Familiares dos alunos matriculados neste estabelecimento de ensino.
Resultados:
Em se tratando de projeto contínuo em termos quantitativos e qualitativos, a Clínica Escola vem crescendo gradativamente no atendimento desse alunado, sendo possível observar avanços nos processos de ensino e aprendizagem, na interação com os pares, familiares e comunidade em geral; questões relacionadas ao comportamento, autonomia e, em relação a alimentação.
Desde sua implantação em 2020, o número de alunos atendidos aumentou de 20 para 82 em 2025, evidenciando a resposta positiva à crescente demanda.
Também é oportuno salientar que além do atendimento pedagógico, é ofertado transporte escolar, para que os alunos tenham condições de frequentar este espaço escolar.
Esses resultados demonstram o impacto positivo do projeto na promoção da inclusão, no fortalecimento das políticas públicas de educação especial e na valorização da diversidade no ambiente escolar.
