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Formação Artística em Ivaiporã: oficinas inclusivas e acessíveis para crianças, jovens e adultos

Ano / Edição: 2025
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Cultura

Diagnóstico

Nos últimos anos, o município de Ivaiporã tem realizado investimentos significativos nas áreas de arte e cultura. Esse processo de fomento tem contribuído para a projeção do município na região central do Estado, como também para a ampliação do acesso à cultura por diferentes segmentos da sociedade. Nesse contexto, destaca-se o eixo central do presente projeto: a formação de novos artistas.
A iniciativa de formação artística, promovida pela Prefeitura Municipal de Ivaiporã, visa à democratização do acesso à arte. O projeto contempla crianças, adolescentes e adultos, proporcionando-lhes a oportunidade de formação e inserção em distintas linguagens artísticas, com impacto direto na construção de trajetórias pessoais e profissionais.
Utilizar a arte como ferramenta de conhecimento na gestão pública é proporcionar espaços de expressão, experimentação e compreensão do mundo. Isso contribui para a formação de indivíduos mais completos e conscientes. Investir em arte e cultura transforma o cotidiano, aproximando diferentes classes sociais e promovendo inclusão por meio do acesso à cultura.

Descrição

Etapa 1: Planejamento
A equipe multidisciplinar responsável pela execução do projeto de formação artística, composta por um coordenador pedagógico e quatro professores, reuniu-se em abril de 2024 para dar início às tratativas relacionadas ao cronograma e às atividades a serem desenvolvidas. O primeiro passo consistiu na elaboração de um edital para a Chamada Pública, com o objetivo de definir as turmas, faixas etárias, número de vagas, horários e as dinâmicas de interação entre os participantes ao longo do projeto.
Em seguida, foi realizada uma análise detalhada das necessidades estruturais do Centro Cultural Olívia Hauptmann, com vistas à adequação do espaço físico para o recebimento das aulas. Nesse processo, foram adquiridos materiais pedagógicos, mobiliário e demais recursos essenciais ao bom funcionamento das atividades. Também foi feito o levantamento de custos para a aquisição de uniformes, instrumentos musicais, materiais didáticos e a organização da oferta do lanche diário destinado aos alunos, garantindo assim as condições adequadas para o pleno desenvolvimento do projeto.
Etapa 2: Execução
Em meados de maio de 2024, com grande parte das vagas já preenchidas, tiveram início as atividades do projeto no Centro Cultural Olívia Hauptmann. A estruturação das aulas foi organizada em duas modalidades distintas.
A primeira modalidade contempla o regime de Contra turno Escolar, com encontros realizados duas vezes por semana. As atividades desenvolvidas incluem dança criativa, ballet, música e artes visuais, sendo ofertadas em dois períodos: matutino, das 8h às 11h30, e vespertino, das 13h às 16h30. As turmas foram organizadas por faixa etária, atendendo crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 10 anos.
A segunda modalidade ocorre no período noturno, voltada a turmas denominadas Tradicionais, compostas por alunos com maior autonomia de participação. Nessa categoria, são ofertadas aulas específicas de Ballet Clássico, Jazz, Canto, Violão e Teatro. Cada aula possui duração de uma hora, com frequência de duas vezes por semana, conforme a organização pedagógica definida pela equipe do projeto.

Etapa 3: Divulgação
O projeto foi amplamente divulgado por meio de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de alcançar o maior número possível de munícipes e garantir a efetiva participação da comunidade. As ações de divulgação incluíram a veiculação de entrevistas ao vivo e matérias gravadas em emissoras de televisão locais, postagens informativas nas redes sociais.

Objetivos

Gerais:

Oferecer um espaço seguro para a experimentação artística, buscando o desenvolvimento da criatividade, expressão pessoal, habilidades sociais, e apreciação cultural. Além disso, visa promover a inclusão social e estimular o senso crítico.

Específicos:

• Expor os participantes a diferentes formas de arte e cultura, fomentando o respeito pelas diferenças e a valorização da diversidade cultural.
• Oferecer um espaço seguro e acolhedor para crianças e adolescentes, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, onde possam expressar suas emoções, desenvolver suas habilidades e construir sua identidade.
• Proporcionar oportunidades para que os participantes se sintam valorizados, reconhecidos e capazes de realizar atividades artísticas.
• Introduzir crianças e adolescentes ao mundo das artes, despertando o interesse pela cultura e pelo patrimônio artístico.
• Identificar e potencializar talentos artísticos em crianças e adolescentes, oferecendo oportunidades para que se desenvolvam e se destaquem.
• Utilizar a arte como ferramenta para promover mudanças positivas na comunidade, empoderando crianças e adolescentes e incentivando a participação social.
• Esses objetivos específicos fortalecem o desenvolvimento da cultura, transformando as oficinas em um espaço mais atrativo, acessível e confortável, promovendo o bem-estar da comunidade e impulsionando a arte, a música, o teatro e a dança.

Metas a atingir:

• Planejamento e preparação: abril de 2024 a junho de 2024
• Preparação dos espaços: junho de 2024 a novembro de 2024
• Melhorias na infraestrutura: agosto de 2024 a dezembro 2025
• Apresentações artísticas: junho de 2024 a dezembro de 2025

Cronograma

Físico:

Abril de 2024 a dezembro de 2025

Etapa 1 – Planejamento (abril de 2024):
Realização de reuniões entre a equipe pedagógica e técnica para definir as diretrizes do projeto, cronograma de execução, modalidades de oficinas, faixas etárias atendidas, número de vagas, horários e metodologia. Elaboração do edital de Chamada Pública.

Etapa 2 – Preparação dos espaços e aquisição de materiais (abril a novembro de 2024):
Avaliação estrutural do Centro Cultural Olívia Hauptmann, com planejamento das melhorias necessárias. Realização de aquisições de mobiliário, instrumentos musicais, uniformes, materiais pedagógicos, materiais de apoio para os lanches e insumos diversos utilizados nas atividades.

Etapa 3 – Início das atividades (maio de 2024):
Início das aulas com turmas regulares divididas entre contraturno escolar (manhã e tarde) e oficinas noturnas. As aulas são realizadas duas vezes por semana por turma e seguem até dezembro de 2025.

Etapa 4 – Acompanhamento pedagógico (agosto e dezembro de 2024, e ao longo de 2025):
Realização de avaliações internas sobre o desempenho dos alunos e evolução dos grupos, com base em critérios pedagógicos e indicadores de permanência, participação e desenvolvimento.

Etapa 5 – Apresentações públicas e eventos culturais (setembro de 2024 a dezembro de 2025):
Organização e participação dos alunos em eventos oficiais do município, como o Desfile de 7 de Setembro, Show das Luzes, Festival de Dança, Chegada do Papai Noel, entre outros. Realização de pelo menos duas grandes apresentações por ano e apresentações menores em datas comemorativas ou eventos internos.

Etapa 6 – Participação da comunidade e divulgação (maio de 2024 a dezembro de 2025):
Envolvimento das famílias nas atividades, especialmente na produção de cenários, figurinos e eventos. Divulgação contínua nas redes sociais, imprensa e eventos públicos.

Etapa 7 – Monitoramento e gestão do projeto (trimestral, de agosto de 2024 a dezembro de 2025):
Reuniões de avaliação com a equipe técnica, coordenação pedagógica e Secretaria Municipal de Cultura para análise de resultados e planejamento contínuo.

Etapa 8 – Encerramento anual e replanejamento (dezembro de 2025):
Apresentação final de encerramento das turmas, avaliação dos resultados alcançados, sistematização das metas cumpridas e planejamento para o ciclo seguinte.

Financeiro:

O investimento total previsto para o projeto é de R$ 472.000,00, distribuído entre abril de 2024 e dezembro de 2025, conforme as etapas de execução e os itens necessários para a plena realização das oficinas culturais.

Abril a Junho de 2024 – Planejamento e início das aquisições:
Neste período, foram realizados os primeiros investimentos voltados à estruturação do projeto. Incluem-se os gastos com elaboração de edital, organização administrativa, aquisição inicial de materiais pedagógicos e parte do mobiliário. Foram aplicados aproximadamente R$ 40.000,00, correspondentes à primeira fase de organização e preparação.

Maio a Dezembro de 2024 – Início das atividades e estruturação:
Durante essa fase, ocorreram despesas com a contratação da equipe pedagógica (coordenador e oficineiros), aquisição de uniformes, instrumentos musicais, materiais permanentes, recursos para a infraestrutura do Centro Cultural e insumos para os lanches. O investimento médio mensal com pessoal foi de R$ 18.000,00, somando R$ 144.000,00 até o final de 2024.
As demais despesas acumuladas neste período somam aproximadamente R$ 106.000,00, totalizando um aporte de R$ 250.000,00 em 2024.

Janeiro a Dezembro de 2025 – Continuidade das oficinas e apresentações públicas:
Em 2025, o projeto segue em plena atividade. Estão previstos os seguintes investimentos:
– R$ 216.000,00 com equipe técnica (oficineiros e coordenação);
– R$ 30.000,00 com materiais pedagógicos e insumos diversos;
– R$ 50.000,00 com manutenção e melhorias na infraestrutura;
– R$ 50.000,00 com figurinos, cenários, materiais de divulgação e apresentações.

O total investido ao longo de 2025 será de R$ 346.000,00, encerrando o projeto com R$ 472.000,00 de investimento acumulado nos 2 anos.

Investimento médio por participante:
Considerando o atendimento de aproximadamente 240 alunos ao longo do projeto, o custo médio individual é de R$ 1.966,66 por aluno.

Orçamento:

ITEM CUSTO POR MÊS INVESTIMENTO POR ANO
Serviços terceirizados de mão de obra para 4 oficineiros e coordenador 16.666,00 200.000,00 reais
Aquisição de uniformes _________ 30.000,00 reais
Aquisição de materiais pedagógicos 3.000,00 36.000,00 reais
Aquisição de insumos para lanche diário 3.000,00 36.000,00 reais
Aquisição de materiais e melhorias na infraestrutura do Centro Cultural _________ 50.000,00 reais
Aquisição de tecidos, aviamentos, papelaria e outros _________ 100.000,00 reais
INVESTIMENTO TOTAL 452.000,00 reais
Investimento do projeto para cada participante 16,69 reais 2.260,00 reais

Beneficiários Diretos:

População de Ivaiporã, visitantes, pais e alunos. A realização das oficinas beneficia tanto a população em geral, quanto os participantes, promovendo o desenvolvimento cultural, o intercambio e o fortalecimento artístico do município.

Beneficiários Indiretos:

Instituições, orgãos, empresas privadas, municipios da região e demais.

Resultados:

• Atendimento gratuito a alunos da rede pública: O projeto atendeu, ao longo do ano letivo de 2024, um total de 180 alunos, com prioridade para crianças e adolescentes matriculados na rede pública de ensino municipal. Em 2025, esse número já foi ampliado para 220 alunos matriculados nas oficinas ofertadas pelo Centro Cultural Olívia Hauptmann.
• Oferta de formação qualificada: Foram oferecidas oficinas gratuitas nas áreas de dança, música, teatro e artes visuais, ministradas por professores especializados e respaldadas por uma estrutura pedagógica adequada às faixas etárias e níveis de aprendizagem dos alunos.
• Realização de apresentações públicas: O projeto esteve presente em diversos eventos oficiais do município, como a abertura do Desfile de Sete de Setembro, o Congresso do Dia da Árvore, o Show de Acendimento das Luzes de Natal, a Chegada do Papai Noel, a Abertura dos Jogos Escolares, a Abertura do Festival de Dança, entre outros.
• Fomento à produção cultural local: A iniciativa estimulou a produção artística dentro do município, promovendo a inclusão de novos talentos nos eventos oficiais e reduzindo os custos com contratações externas.
• Oferta de atividades em contraturno escolar: O projeto atendeu 96 alunos em regime de contraturno, proporcionando um ambiente de aprendizado, convivência e acesso à cultura, contribuindo para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes.
• Desenvolvimento de competências socioemocionais: A participação dos alunos em apresentações e eventos contribuiu significativamente para o fortalecimento de habilidades como trabalho em equipe, organização, disciplina e autoconfiança.
• Visibilidade institucional e regional: O projeto levou o nome do município de Ivaiporã e da Prefeitura a eventos com grande público em nível local e regional, gerando visibilidade positiva à gestão pública e valorizando as ações voltadas à cultura.
• Geração de emprego formal para artistas: Foram gerados cinco empregos formais, com carga horária definida e remuneração mensal, promovendo a valorização do artista enquanto educador e fortalecendo a economia criativa local.
• Otimização do uso do Centro Cultural Olívia Hauptmann: O espaço foi reestruturado e consolidado como um polo de referência em arte e cultura no município, ampliando o acesso da população a bens e atividades culturais.
• Envolvimento da comunidade no processo criativo: O projeto promoveu a participação ativa de alunos e familiares na criação de materiais cenográficos, figurinos e elementos decorativos, incentivando o aprendizado prático e o fortalecimento da identidade cultural.
• Promoção do acesso à cultura como direito social: A iniciativa contribuiu para o fortalecimento da cultura enquanto política pública, integrando-se a ações nas áreas de educação, assistência social e cidadania, reafirmando seu papel como ferramenta de transformação social.

Anexos

Documentos Anexados:

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