Banco de Projetos

Estaleca do Aryzinho

Ano / Edição: 2025
Município: Mandaguari
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

A ideia partiu dos alunos após assistir um teatro sobre Poupança, onde uma aluna com TEA (Transtorno do Espectro Autista), questionou como conseguir ganhar dinheiro para poupar, então surgiu a possibilidade da escola criar um dinheiro fictício: Estaleca do Aryzinho.

Descrição

A partir do questionamento da aluna o projeto foi pensado e organizado, com o objetivo dos alunos pouparem seu dinheiro com tarefas diárias, com tarefas, notas boas, diminuição de faltas e o comportamento, com isso ganharam seu dinheiro e o gasto na feira foi satisfatório.

Objetivos

Gerais:

Promover a educação financeira, compreender a importância do dinheiro e aprender noções básicas de educação financeira de forma lúdica e prática.

Específicos:

Aprender a realizar diferentes compras simuladas utilizando o sistema monetário, trabalhar noções de troco, soma e subtração de valores, estimular o hábito de poupança mostrando a importância de guardar dinheiro para o futuro e desenvolver atitudes de responsabilidade por meio de jogos, história e atividades em grupo.

Metas a atingir:

Promover a Educação Financeira e também que os alunos aprendessem a poupar. Dentro ainda das metas e regras do projeto, conseguiram, através das atividades diárias, tarefas de casa, notas boas, diminuição das faltas e bom comportamento ganhavam as Estalecas que poupavam para gastar na feira empreendedora.

Cronograma

Físico:

O trabalho foi realizado diariamente, entre a professora e os alunos beneficiados pelo projeto, sendo que eles recebiam as estalecas na segunda e na sexta-feira, onde o "banco" era aberto e eles depositavam seu dinheiro.

Financeiro:

O cronograma financeiro aconteceu de acordo com a necessidade do momento do projeto: visitas, saídas para teatro envolvendo o tema, organização da Feira do Aryzinho e demais atividades sobre educação financeira que dependiam de materiais específicos.

Orçamento:

O valor total do Projeto foi de R$ 6200,00, somando com o financiamento privado.

Beneficiários Diretos:

Alunos matriculados no terceiro ano do ensino fundamental das séries iniciais, familiares dos alunos, colaboradores do banco da cooperativa, professores e toda comunidade escolar.

Beneficiários Indiretos:

Sociedade de modo geral e os familiares.

Resultados:

Foi atingido 100% os objetivos planejados. Os alunos demonstraram muita satisfação, pois todos conseguiram Estalecas suficiente para adquirir o que desejavam na feira empreendedora, fator que favoreceu foi o envolvimento de toda comunidade escolar e os familiares.

Anexos

Banco de Projetos