Cozinha Experimental e Sustentabilidade
Ano / Edição: 2025
Município: Pinhais
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O projeto "Cozinha Experimental: Uma Ação Empreendedora para a Sustentabilidade" nasceu de uma análise aprofundada das complexas dinâmicas sociais, ambientais e educacionais que moldam a sociedade atual, com um foco particular nas demandas específicas da comunidade escolar de Pinhais, no Paraná. Apesar de sua área territorial reduzida, Pinhais é um município de destaque, reconhecido por seu elevado índice de desenvolvimento e por ser pioneiro na implementação de políticas públicas voltadas à Educação Integral em Tempo Ampliado desde 2010. Este panorama serviu como base para um diagnóstico que revelou a imperatividade de uma abordagem educacional mais holística, capaz de formar cidadãos críticos, autônomos, criativos e intrinsecamente conectados com a realidade do seu entorno. A análise detalhada identificou uma série de desafios prementes que afetam diretamente o bem-estar e o desenvolvimento sustentável da comunidade. Entre os mais significativos, destacavam-se o consumo excessivo e desplanejado, a fragilidade no planejamento financeiro das famílias, a gestão ineficaz de resíduos sólidos e orgânicos, um crescente distanciamento da população em relação à preservação ambiental e à valorização da rica diversidade cultural, bem como ao atendimento das inclusões dos/as estudantes público alvo da Educação Especial. Em um cenário de rápidas e constantes transformações tecnológicas e econômicas que caracterizam o século XXI, tornou-se evidente a necessidade urgente de preparar os/as estudantes para atuar na sociedade de forma ética, inovadora, pró-ativa, colaborativa e alinhada aos princípios da sustentabilidade. No âmbito educacional, o diagnóstico revelou que, embora a Proposta Pedagógica Curricular do município já contemplasse temas como empreendedorismo e educação financeira desde 2013, havia uma lacuna na sua aplicação prática. Percebeu-se a necessidade de tornar essas abordagens mais tangíveis, interdisciplinares e intrinsecamente ligadas ao cotidiano e às experiências vividas pelos/as estudantes. A aprendizagem, para ser efetiva, precisa transcender o meramente teórico e mergulhar em situações reais que possam gerar um impacto significativo e contextualizado para nossos/as estudantes e toda a comunidade escolar.
Descrição
O projeto "Cozinha Experimental: Uma Ação Empreendedora para a Sustentabilidade" foi estruturado em torno de quatro dimensões interligadas e complementares: educação ambiental, ação empreendedora, educação financeira e alimentação saudável. Todas convergem para um objetivo comum: estimular o protagonismo infantil e promover uma formação integral dos/as estudantes, capacitando-os/as para os desafios do futuro. Neste contexto, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais concebeu o projeto como uma das estratégias pedagógicas mais inovadoras e transformadoras, visando ir além do ensino tradicional e promover uma aprendizagem experiencial e significativa. A essência do projeto reside em despertar no/as estudantes o interesse por uma alimentação que seja não apenas saudável, mas também sustentável e culturalmente relevante. Para isso, o projeto integra de forma inteligente e significativa a teoria e a prática, por meio de experiências sensoriais e culturais que envolvem desde o planejamento de receitas até o preparo e o uso consciente e integral dos alimentos. O objetivo primordial é fortalecer o processo de ensino e aprendizagem por meio de vivências, proporcionando ao/às estudantes oportunidades concretas de aplicar o conhecimento adquirido. Para viabilizar essa proposta inovadora, o projeto subsidia as escolas com utensílios culinários organizados em carrinhos móveis, denominados Cozinha Experimental Itinerante. Essa mobilidade estratégica permite a realização das atividades culinárias em diferentes espaços dentro da escola, flexibilizando o ambiente de aprendizagem e adaptando-o às necessidades específicas de cada turma. Além da infraestrutura itinerante nas escolas, o projeto elaborou um espaço dedicado à própria Secretaria de Educação. Neste local, turmas do 5º ano participam de aulas práticas conduzidas por uma chef profissional e sob a supervisão e orientação de uma nutricionista. Nesses encontros, os/as estudantes são envolvidos/as na elaboração de receitas doces e salgadas saudáveis, seguindo os princípios e as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Esses momentos práticos são cruciais para reforçar e aprofundar temáticas vitais como a nutrição, sustentabilidade, economia doméstica, manejo adequado de resíduos, sazonalidade dos alimentos e a rica cultura alimentar local e regional. Atualmente o município de Pinhais possui 9 Unidades de ensino em Tempo Integral e atende 1727 educandos/as nesta modalidade.
Objetivos
Gerais:
Implementar o projeto "Cozinha Experimental: Empreendedorismo para a Sustentabilidade" como uma estratégia interdisciplinar e articuladora de políticas públicas em Pinhais, visando a construção de aprendizagens significativas nos eixos de Saúde e Bem-Estar e Formação Cidadã. O objetivo é, portanto, possibilitar a integração das ações de educação, saúde e desenvolvimento sustentável, empoderando os/as estudantes com conhecimentos e práticas que promovam a saúde coletiva, o empreendedorismo consciente e a cultura planetária, em sinergia com os princípios do Programa Saúde na Escola (PSE) e a Proposta Pedagógica Curricular (PPC).
Específicos:
Dentre os principais objetivos do Projeto de acordo com a Proposta Pedagógica Curricular da Educação Integral em Tempo Ampliado, destacamos os objetivos de aprendizagem quanto ao que confere aos/às estudantes:
Identificar os princípios de uma alimentação saudável, compreendendo as origens, funções e classificações dos alimentos.
Compreender a nutrição enquanto ciência, reconhecendo o papel do profissional nutricionista na promoção da saúde e na prevenção de doenças.
Analisar a importância da alimentação na infância, considerando seus impactos no crescimento, desenvolvimento físico e cognitivo.
Ampliar a compreensão sobre o papel das hortas escolares e comunitárias, valorizando sua contribuição para práticas alimentares saudáveis e sustentáveis.
Promover a implementação de hortas e espaços de compostagem no ambiente escolar, em parceria com estudantes e docentes, incentivando a produção de alimentos e o manejo adequado de resíduos orgânicos.
Reconhecer a importância da preservação ambiental em todas as etapas do sistema alimentar, desde a produção até o descarte de resíduos.
Valorizar e priorizar o consumo de alimentos naturais e regionais, considerando aspectos culturais, econômicos e ambientais.
Refletir criticamente sobre os sistemas alimentares, analisando suas etapas (produção, abastecimento, comercialização, consumo e descarte) e suas implicações para a saúde, o meio ambiente e a segurança alimentar das famílias.
Observar e analisar situações cotidianas sob a perspectiva ambiental, desenvolvendo uma postura crítica e propositiva diante dos desafios socioambientais contemporâneos.
Compreender as relações socioambientais locais, favorecendo o sentimento de pertencimento e a construção de uma cultura de convivência sustentável.
Atuar de forma ética e responsável na sociedade, aplicando os conhecimentos adquiridos em ações voltadas à promoção da sustentabilidade, saúde, bem-estar e cidadania.
Metas a atingir:
Ampliar de 1 para 3 espaços físicos (fixos) da Cozinha Experimental nas escolas, (espaço específico direcionado para essa prática - além do itinerante) - previsão: Escola Municipal Antônio Andrade e Escola Municipal Cândido Portinari.
Qualitativas: Oportunizar para os/as estudantes por meio de práticas diversificadas e contextualizadas os acessos cultural, científico e prático. Possibilitar o trabalho interdisciplinar em diversos eixos e práticas pedagógicas previstas na Proposta Pedagógica Curricular (PPC), contribuindo para "desemparedar" o currículo e a educação integral. Fortalecer atividades que promovam, de maneira prática e lúdica, a compreensão da necessidade e a importância do trabalho colaborativo, a construção de aprendizagens integradas e participativas em busca de fortalecimento dos vínculos e da formação integral.
Quantitativas:
Atendimento de todas as Escolas Integrais em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Pinhais, as quais recebem materiais para a Cozinha Experimental Itinerante;
Revitalização das hortas das Escolas em Tempo Integral;
Atendimento de todas as turmas do 5º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Cozinha Experimental localizada no prédio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação - CENFORPE II.
Cronograma
Físico:
O projeto da Cozinha Experimental: Uma Ação Empreendedora para a Sustentabilidade teve início no ano de 2023 com o planejamento do espaço físico localizado no CENFORPE II, pensado e planejado para atender a autonomia e protagonismo das crianças durante o uso do ambiente. A concepção deste espaço contou com a colaboração da equipe de nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação, a articulação com o Departamento de Infraestrutura Escolar e uma visita técnica à uma cozinha experimental em uma escola de Curitiba, com o objetivo de inspirar boas práticas. Ainda em 2023, foram iniciadas também as ações relacionadas à dimensão das Hortas Escolares, que se configuram como espaços ricos em possibilidades educativas, contribuindo para o desenvolvimento integral dos/as estudantes. Essas ações favorecem a articulação entre diferentes práticas pedagógicas e ampliam o repertório educacional, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem previstos na Proposta Pedagógica Curricular da Educação Integral em Tempo Ampliado. Nesse mesmo ano, teve início um percurso formativo com foco em subsidiar, tanto teórica quanto praticamente, os/as profissionais responsáveis pelas práticas pedagógicas do Currículo Complementar da Educação Integral em Tempo Ampliado. Esse processo formativo foi estruturado por meio de momentos de formação continuada e oficinas de enriquecimento oferecidas às crianças, promovendo a qualificação das ações desenvolvidas, bem como subsidiado com material impresso elaborado pela equipe técnica da secretaria municipal para auxiliar no planejamento e ações docentes. Entre os anos de 2023 e 2025, o projeto manteve-se em constante desenvolvimento e expansão, em 2023 foi implementado um espaço para Cozinha Experimental na Unidade de Ensino Aroldo de Freitas, dando continuidade a sua expansão, se consolidando e fortalecendo seu papel como prática pedagógica inovadora e interdisciplinar.
Cronograma do projeto "Cozinha Experimental: Uma Ação Empreendedora para a Sustentabilidade", baseado no texto fornecido:
2023:
Planejamento do espaço físico no CENFORPE II.
Início das ações relacionadas às Hortas Escolares.
Início do percurso formativo para profissionais que atendem o Currículo Complementar da Educação Integral em Tempo Ampliado.
Segundo Semestre: Implementação do espaço para Cozinha Experimental na Unidade de Ensino Aroldo de Freitas.
2024:
Revitalização das hortas existentes e Início da implementação das ações de compostagem.
Oficinas de Cozinha Experimental no CENFORPE II.
Continuação do percurso formativo para professores/as.
2023-2025:
Desenvolvimento e expansão contínuos do projeto.
Financeiro:
Não possui. Para implantação do projeto foram utilizados equipamentos e utensílios já existentes e quanto aos demais foram adquiridos com recursos próprios e para a manutenção e atendimento as demandas que surgirem são utilizados os recursos próprios do orçamento mensal.
Orçamento:
Para este projeto foi empregado o valor de aproximadamente R$50.002,90 (cinquenta mil, dois reais e noventa centavos), montante utilizado para a implementação dos Carrinhos Itinerantes em 9 unidades educacionais e Cozinha Experimental CENFORPE II, compreendendo gastos com utensílios, equipamentos e capacitação.
Custo de Implementação: R$47.222,90 (quarenta e sete mil, duzentos e vinte e dois reais e noventa centavos).
Custo de manutenção: R$2.780,00 (dois mil setecentos e oitenta reais).
Beneficiários Diretos:
Educandos/as do Ensino Fundamental das Escolas Integrais em Tempo Ampliado e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Beneficiários Indiretos:
Profissionais municipais, famílias dos/as educandos/as atendidos/as e comunidade em geral.
Resultados:
Como resultado da proposta de desenvolver atividades em um espaço diferenciado e adequado para a manipulação de alimentos, por meio da Cozinha Experimental, observou-se uma significativa ampliação do repertório dos/as educandos/as em relação à alimentação saudável, sustentabilidade e cultura alimentar. A articulação entre os eixos da Proposta Pedagógica Curricular da Educação Integral em Tempo Ampliado possibilita o alcance de diversos objetivos de aprendizagem, refletidos em práticas pedagógicas concretas e transformadoras.
Os/as estudantes passam a demonstrar maior capacidade de:
Identificar os princípios de uma alimentação saudável, compreendendo as origens, funções e os grupos alimentares;
Refletir sobre os direitos sociais básicos, especialmente o direito humano à alimentação adequada e acessível;
Compreender a importância da alimentação na infância, associando-a ao crescimento, desenvolvimento e bem-estar;
Analisar rótulos nutricionais, interpretando componentes e informações dos alimentos de forma crítica;
Valorizar a alimentação como expressão cultural, reconhecendo a culinária como parte da história e identidade de um povo;
Perceber as receitas como transmissoras de saberes entre gerações, promovendo o resgate de memórias afetivas e tradições familiares;
Relacionar a culinária ao território, compreendendo os alimentos como parte de um contexto social, histórico e ambiental.
Essas aprendizagens, integradas às dimensões de educação alimentar, financeira e ambiental, contribuem diretamente para a produção de itens na Feira Municipal do Empreendedorismo, fortalecendo a articulação entre a teoria e a prática, e promovendo o protagonismo dos/as educandos/as no contexto escolar e comunitário.
