ESCOLA DE PAIS
Ano / Edição: 2025
Município: Toledo
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
Podemos conceituar o termo família como um grupo de pessoas que compartilham o mesmo lar, podem ser pais, filhos e irmãos, pessoas que possuem alguma relação estabelecida pelo casamento, pela filiação ou algum outro processo de adoção. A família se encontra em contínuo processo de mudança em decorrência da movimentação social e política que acompanha o desenvolvimento de cada cultura. Atualmente, encontra-se uma diversidade complexa de configurações familiares, todas elas apresentando importante papel na criação de novos cidadãos.
No decorrer da história, o conceito de família vem se modificando significativamente, porém, independentemente da composição que assume, é e continuará sendo, uma instituição primordial na formação dos primeiros vínculos afetivos da criança, os quais são pilares no processo de humanização e socialização. Dessa forma, entende-se que a participação da família no processo de ensino-aprendizagem da criança é fator essencial para a evolução da criança, tanto no sentido afetivo e social, como também no aprendizado.
Levando em consideração a importância da família no processo de formação dos indivíduos, não se pode negar que a sua presença na vida escolar da criança configura importante fator em seu desenvolvimento. É a família que desperta na criança a curiosidade e a vontade de saber, é ela que manterá a motivação da criança na evolução de seus conhecimentos e incentivar o processo de aprender. É dever da família, desde cedo, acompanhar as experiências escolares da criança, valorizando suas pequenas conquistas e estimulando outras. No Brasil, a Constituição Federal de 1988 traz, no Art. 205: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.
Conforme apontam Santos e Toniosso (2014) o primeiro ambiente em que a criança cria seus vínculos e relacionamentos é o ambiente familiar, e será através dessas relações que ela criará seus modelos de aprendizagem e adquirirá os seus primeiros conhecimentos sobre o mundo, os quais irão influenciar em sua vida escolar.
O ambiente familiar, juntamente com o ambiente escolar e seus envolvidos, são grandes influenciadores no desenvolvimento intelectual da criança, sendo os responsáveis por mediar o processo de aprendizagem. Em vista disso, segundo Chiquetto (2020), a parceria entre escola e família facilita o processo de ensino e aprendizagem, ambos colaborando com o objetivo comum de tornar a vida escolar da criança algo positivo para ela. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB n°9.394/96, art. 12, IV, prevê ao estabelecimento de ensino, respeitadas as normas comuns e a de seu sistema de ensino, articular-se com os pais e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
A relação construída entre família e escola pode ser fortalecida através da equipe pedagógica de cada instituição, criando meios de diálogo entre responsáveis, professores e estudantes, incentivando a participação familiar na comunidade escolar. A partir disso, foi elaborado pelo Núcleo de Estudos e Atendimentos à Diversidade e Inclusão (NEADI), da Secretaria Municipal da Educação, o projeto Escola de Pais.
Descrição
O projeto Escola de Pais, com o mote “Construindo e Fortalecendo Laços, consiste em uma instância de discussão e reflexão acerca da necessária integração escola-família, da atuação da família no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças e do enfrentamento a novas questões que têm impactado a realidade familiar e escolar, como, por exemplo, a excessiva exposição às telas, a presença de crianças neurodivergentes nas salas de aula, a rotina de trabalho das famílias, dentre outras. Articular espaços de preparação para pais e professores é fundamental, considerando-se a complexidade do cenário enfrentado por família e escola. Serão desenvolvidos temas como Estratégias para Promover o Desenvolvimento Emocional Saudável nas Crianças; Crianças Conectadas: Os Riscos para o Desenvolvimento e a Segurança no Mundo Digital; Educação Não Violenta: Como Estabelecer Limites com Respeito e Empatia; O Poder do Brincar: Como Brincadeiras Estimulam o Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional; O que significa alimentação saudável?; Fome, saciedade, satisfação e emoção - refinando cada sensação; Programa Nacional de Alimentação Escolar - princípios e diretrizes; Desenvolvimento da fala e linguagem e suas interferências; O Poder do Brincar: Como Brincadeiras Estimulam o Desenvolvimento Cognitivo, Social e Emocional. São desenvolvidas parcerias com instituições - universidades, conselhos municipais - voltadas à pesquisa e à produção científica de temas que tenham como centro a educação familiar, educação inclusiva, educação financeira, questões socioemocionais e demais questões contemporâneas. A segunda vertente centra-se no desenvolvimento de ações pelas próprias escolas e CMEIs. São oficinas, grupos de conversa e palestras.
O projeto pretende ser contínuo, incorporando novas temáticas, abordagens, profissionais e instituições de forma a fortalecer o processo de discussão e as ações. Da mesma forma, diversificar as estratégias, produzir materiais audiovisuais e promover a interação entre escolas, CMEIs, famílias e instituições.
A rede municipal de ensino de Toledo compõe-se de 36 escolas e 30 CMEIs, são 14 313 estudantes e 2 500 servidores. Todos imbuídos do mesmo espírito: construir as melhores experiências escolares para todos os estudantes. Realidade que não se pode atingir negligenciando a complementariedade entre a ação da família e da escola. Considerando as ações desenvolvidas pela SMED, escolas e CMEIS, pretende-se atingir 100% das unidades.
Objetivos
Gerais:
Proporcionar e incentivar maior participação da família nas experiências escolares das crianças, de modo a tornar o processo de aprendizagem cada vez mais efetivo.
Específicos:
- Fortalecer a integração da família com a escola;
- Estimular o respeito à diversidade e a inclusão;
- Proporcionar espaço de escuta e acolhimento à família;
- Gerar novos conhecimentos e reflexões à comunidade escolar.
Metas a atingir:
a) Promover a inclusão de 100% das escolas e CMEIS da rede municipal de ensino nas ações da Escola de Pais;
b) Inserir anualmente, nas temáticas abordadas pela Escola de Pais, abordagens sobre o respeito à diversidade e a inclusão;
c) Incentivar escolas e CMEIS a proporcionarem, espaços de escuta e acolhimento às famílias, em grupo e individualmente, através da equipe gestora, do NEADI e da equipe multidisciplinar da SMED;
d) Gerar novos conhecimentos e reflexões à comunidade escolar através da produção de materiais audiovisuais anuais – 2026 a 2028.
Cronograma
Físico:
02/04/2025 – Palestra com o Prof. Dr. Kleber Fernando Pereira, com o tema "Cérebro neurodivergente, mecanismos, desafios e potenciais";
21/05/2025 – Palestra com Renata Quani, com o tema “Estratégias inclusivas para ambientes diversificados”, no auditório do Colégio PREMEN;
12/08/2025 – Palestra com Marcos Petry, no Teatro Municipal de Toledo, às 19h;
Produção de dois vídeos abordando uma das temáticas relativas à Escola de Pais, a ser veiculado no youtube, Instagram;
Abertura do ano letivo de 2026, 2027 e 2028 em data a ser definida anualmente;
Ações trimestrais em 2026, 2027 e 2028, com palestras, oficinas, rodas de conversa e produção de materiais gráficos e audiovisuais.
Produção de um material audiovisual em 2025 e dois em cada ano de 2026, 2027 e 2028;
Financeiro:
Em razão das parcerias e das ações desenvolvidas pela equipe da SMED, escolas e CMEIs, os valores dispendidos são relativamente baixos.
2025 – R$20 000,00;
2026 – R$30 000,00;
2027 – R$40 000,00;
2028 – R$50 000,00.
Orçamento:
A Escola de Pais é um projeto cuja realização teve início em 2025. Tivemos ações executadas em parcerias com universidades, que possibilitaram profissionais sem custo, auditórios sem custo de locação nem materiais de expediente. As ações custeadas serão feitas com recursos vinculados da educação, recursos próprios.
Em 2025, haverá um investimento de R$12.000,00 com pagamento do palestrante Marcos Petry. Também serão produzidos dois vídeos com profissionais, roteiros e recursos tecnológicos da própria educação.
Beneficiários Diretos:
A Rede Municipal de Ensino de Toledo compõe-se de 36 escolas, que atendem crianças da Educação Infantil – Pré-escola 4 e 5 anos – e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais (1º ao 5º ano); de 30 Centros Municipais de Educação Infantil, os quais atendem crianças de 0 a 3 anos. As unidades de ensino estão distribuídas em todos os bairros e distritos do município de Toledo. No caso dos CMEIS, há apenas dois na zona rural, os CMEIS Professora Bertila Stoffel Giacomini e Professora Fani Matilde Bilibio, localizadas respectivamente nos distritos de Novo Sarandi e Vila Nova, dois dos maiores distritos do município de Toledo.
No quadros abaixo, podem ser visualizadas todas as escolas e CMEIS, com o respectivo número de alunos. Todas as escolas e CMEIs serão diretamente atingidos pelo Projeto Escola de Pais, assim como os pais.
ESCOLA ENDEREÇO BAIRRO/DISTRITO Nº de Alunos
ESCOLA MUNICIPAL ALBERTO SANTOS DUMONT RUA VICTOR HUGO 284 JD PORTO ALEGRE 271
ESCOLA MUNICIPAL AMÉLIO DAL BOSCO RUA GUAÍRA, 2225 CENTRO 207
ESCOLA MUNICIPAL ANDRÉ ZENERE RUA GENERAL CÂMARA, 1191 JD BELA VISTA 567
ESCOLA MUNICIPAL ANITA GARIBALDI RUA FELIX DA CUNHA, 687 JD EUROPA 398
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO SCAIN RUA PRES. DEODORO DA FONSECA, 655 JD FILADELFIA 333
ESCOLA MUNICIPAL ARSÊNIO HEISS RUA ADILSON BIER, 242 JD MODELO 407
ESCOLA MUNICIPAL CARLOS FRIEDRICH RUA LEONARDO FRANCISCO NOGUEIRA, 448 JD COOPAGRO 380
ESCOLA MUNICIPAL CARLOS JOÃO TREIS RUA CARLOS JOÃO TREIS, 41 VILA PAULISTA 378
ESCOLA MUNICIPAL DR. BORGES DE MEDEIROS RUA GENERAL DALTRO FILHO, 1317 VILA INDUSTRIAL 278
ESCOLA MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS RUA ANA RAMISCH, 536 CONCORDIA D’OESTE 107
ESCOLA MUNICIPAL ECOLÓGICA PROFESSOR ARI ARCÁSSIO GOSSLER RUA VILLA-LOBOS, 230 JD SANTA MARIA 474
ESCOLA MUNICIPAL EGON WERNER BERCHT RUA OLAVO BILAC, 390 JD PARANA 305
ESCOLA MUNICIPAL ENGENHEIRO WALDYR LUIZ BECKER RUA LUIZ WOISKI, 386 JD FACHINI 615
ESCOLA MUNICIPAL IVO WELTER RUA ARTUR MAZZAFERRO, 6150 STA CLARA IV 601
ESCOLA MUNICIPAL JARDIM CONCÓRDIA RUA PAULO VI, 441 JD CONCORDIA 258
ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL DEWES RUA LUIZ GONZAGA, 194 DEZ DE MAIO 572
ESCOLA MUNICIPAL NORMA DEMENECK BELOTTO RUA PRINCESA ISABEL, 350 JD GISELA 79
ESCOLA RURAL MUNICIPAL NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS RUA XV DE NOVEMBRO, S/Nº OURO PRETO 205
ESCOLA MUNICIPAL OLIVO BEAL RUA CÉSAR PEDRINI, 363 CESAR PARQUE 46
ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO LUIZ BASEI RUA SÃO LUIZ, S/Nº NOVO SARANDI 351
ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ RUA BENTO GONÇALVES, 720 VILA NOVA 216
ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE TANCREDO DE ALMEIDA NEVES RUA MONTE CARLO, 791 BOA ESPERANÇA 267
ESCOLA MUNICIPAL PRINCESA ISABEL RUA MIGUEL DEWES FILHO, 99 DOIS IRMÃOS 289
ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR HENRIQUE BROD RUA BATISTA LUZARDO, 510 JD PANORAMA 53
ESCOLA MUNICIPAL REINALDO ARROSI RUA DA IGREJA, 377 VILA OPERÁRIA 788
ESCOLA RURAL MUNICIPAL SANTO ANTÔNIO RUA TOLEDO, 587 BOA VISTA 221
ESCOLA RURAL MUNICIPAL SÃO DIMAS RUA MATELÂNDIA, 1050 BOM PRINCÍPIO 75
ESCOLA MUNICIPAL SÃO FRANCISCO DE ASSIS RUA OTÍLIA GIARETTA, 8338 SAO FRANCISCO 110
ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUIZ RUA QUATRO PONTES, 500 SÃO LUIZ D’OESTE 745
ESCOLA RURAL MUNICIPAL SÃO PEDRO RUA PRINCIPAL, S/Nº CERRO DA LOLA 79
ESCOLA MUNICIPAL SHIRLEY MARIA LORANDI SAURIN RUA ARMANDO LUIZ ARROSI, 1138 CENTRO 83
ESCOLA MUNICIPAL TOMÉ DE SOUZA RUA TOMÉ DE SOUZA, 480 VILA IPIRANGA 492
ESCOLA MUNICIPAL VEREADOR JOSÉ PEDRO BRUM RUA CAP. LEÔNIDAS MARQUES, 1896 JD MARACANA 115
ESCOLA MUNICIPAL WALMIR GRANDE RUA WILLY BARTH, 2955 PANORAMA 421
ESCOLA MUNICIPAL WALTER FONTANA RUA MÁRIO PUDELL, 50 PIONEIRA 572
ESCOLA MUNICIPAL WASHINGTON LUIZ RUA WILLY BARTH, S/Nº NOVO SOBRADINHO 155
Nº CMEI ENDEREÇO Nº DE CRIANÇAS ATENDIDAS
1 Arlindo de Campos Rua Tomás de Aquino, nº 150, Boa Esperança. 89
2 Cantinho da Alegria Rua Capitão Leônidas Marques, nº 1896, Jd. Maracanã. 186
3 Cantinho Feliz Avenida Mauá, nº 310, Vila Industrial. 104
4 Crescer e Aprender Rua Carlos Drumond de Andrade, nº 370, Jd. Bela Vista. 113
5 Dalva Weirnet Nogueira Rua Uruguai, nº 953, Jd. Gisela. 131
6 Diva Bordin Fontana Rua Gal. Flores da Cunha, nº491, Jd. Panorama. 216
7 Gabriela Kauani Hach Rua Marino Comarella, nº 745, Jd. Concórdia. 132
8 Hilda Ângela de Marchi Rua Eugênio Comim, nº 674, Jd. Bressan. 170
9 Jenny Donaduzzi Rua Protásio Alves, nº 3109, Jd. Tocantins. 138
10 Karine Maruan Krenczynski Rua Henrique Bombardelli, nº 428, Jd. Concórdia. 75
11 Katiuscia Gayardo Rua João Pessoa, nº 800, Jd. Europa. 131
12 Nona Gema Rua Reinaldo Barilli, nº 565, São Francisco. 118
13 Nona Gentila Rua Domingos Miotto, nº 400, Jd. da Mata. -
14 Nono Giacomazzi Rua Amélia Bianca, nº 30, Vila Paulista. 77
15 Pingo de Gente Rua Júlio Verner, nº 1337, Jd. Modelo. 142
16 Professor Everaldo Cesar Adorno Carvalho Avenida Avelino Niederauer, nº 31, São Francisco. 95
17 Professora Ana Maria Zorzo Avenida Maripá, nº 2291, Vila Pioneiro. 83
18 Professora Ângela Neolete Wessel Rua Vinícius de Morais, nº 814, Jd. Pancera. 112
19 Professora Bertila Stoffel Giacomini Rua Florianópolis, nº 2060, Novo Sarandi. 84
20 Professora Cleusi Aparecida Berger Rua Nossa Senhora da Luz, nº 167, Jd. Santa Maria. 121
21 Professora Constantina Henkel Rua Luiz Antônio Basso, nº 384, Jd. Fachini 136
22 Professora Elizia Ribeiro Carraro Rua Eldorado, nº 41, Boa Esperança. 87
23 Professora Fani Matilde Bilibio Rua Bento Gonçalves, nº 2540, Vila Nova. 74
24 Professora Iraci de Souza Batista Rua Mário Pudell, nº 312, Vila Pioneiro. 115
25 Professora Jane Elizete Rua Ledi Fischer Maas, nº 1221, Jd. Pinheirinho. -
26 Professora Otilia Stedile Rua Benjamin Constant, nº 319, Vila Pedrini II. 77
27 Professora Rosangela Andreoli Rua Francisco Falso, nº 70, Vila Paulista. 87
28 Professora Sueli Gruber Rua Carlos Abel Munaretto, nº 721, Jd. Panorama II. 119
29 Rita Luciane Francescon Rua Elio Gaboardi, nº 1583, Santa Clara IV. 97
30 Rosane Peripolli Fontes Rua Marco Antônio Ocho, nº 2512, Jd. das Orquídeas. 94
31 Samia Luise S. Chiella Rua Jacob Alfredo Kaefer, nº 367, São Francisco. 158
32 Vó Tharcila Rua Rodrigues Alves, nº 1110, Jd. Coopagro. 98
Beneficiários Indiretos:
Indiretamente, serão atingidos os 14 313 estudantes da Rede Municipal de Ensino pela melhoria das interações escolares e familiares.
Resultados:
Os resultados obtidos pelo trabalho da Escola de Pais são passíveis de serem mensurados quantitativamente considerando-se o número de participantes em cada uma das etapas realizadas de forma centralizada pela SMED e de forma descentralizada pelas unidades escolares e pelo número de escolas e CMEIs aderente à proposta. Também pode ser mensurada qualitativamente ao logo das ações desenvolvidas em cada ano e no decorrer dos anos com base na qualidade da participação dos pais e dos diálogos que passam a acontecer. Essa mensuração será efetivada a cada final de ano através de instrumentos de avaliação aplicados pelas instituições e acompanhados pela equipe pedagógica da SMED e equipes gestoras das escolas e CMEIs.
Nas etapas da Escola de Pais já realizadas pela SMED foram atingidos 419 pais, com lista de presença comprobatória. O nível de satisfação foi significativo e apurado em avaliação junto aos gestores escolares em reunião e pela manifestação espontânea dos pais durante as palestras e após a conclusão.
