Banco de Projetos

PGP-PR Assistência Social - 2º lugar

Espaço Vida – Florir Toledo

Ano / Edição: 2025
Município: Toledo
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Diante da realidade de desigualdade social e falta de oportunidades aos adolescentes, em 2005, por meio da Secretaria de Assistência Social, o Município de Toledo buscou no modelo Jovem Jardineiro - já realizado em Foz do Iguaçu - um meio de desenvolver atividades voltadas ao público adolescente, inicialmente com oficinas de jardinagem e cursos de artesanato. O objetivo era fomentar a inclusão socioambiental de jovens de baixa renda e contribuir na formação e geração de renda, através uma política de responsabilidade social, visando possibilitar a capacitação de jovens para o exercício da cidadania, tendo como tema gerador a jardinagem, com enfoque na sustentabilidade e na educação ambiental.
O projeto foi batizado Florir Toledo, localizado no Bairro Santa Maria, contendo uma sala multiuso, uma sala para uso da coordenação, uma sala para uso de ADS, dois banheiros (M/F) e na área externa com duas estufas e um galpão. A partir de 2009 o Programa ampliou suas atividades, passando a oportunizar oficinas de esportes, como capoeira, natação e outras práticas esportivas.
Durante o ano de 2014 o Programa Florir Toledo passou por reformulação para se adequar à Política de Assistência Social e ofertar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes, marcando assim uma evolução no atendimento e uma nova etapa, onde o serviço pautou-se na garantia de direitos aos adolescentes, dando um passo a mais na proteção social e no enfrentamento das desigualdades sociais. O SCFV, como é conhecida a abreviação do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, se define, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência social como “uma forma de intervenção social planejada que cria situações desafiadoras, estimula e orienta usuários na construção e reconstrução de suas histórias e vivências individuais, coletivas e familiares”.
Dessa forma diferencia-se de outras iniciativas de educação socioprofissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã com espaço para percepção das relações humanas e com o meio ambiente.
Em 2015 houve avanço nas atividades do SCFV com a aquisição de cursos terceirizados, oficinas de circo e capoeira, ministradas por servidores estatutários, os adolescentes também tiveram oficinas de coral, artesanato e paisagismo oferecidas através da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família. A equipe, inicialmente, era constituída por: 01 coordenador, 01 assistente em desenvolvimento social, 01 serviço geral e técnicos desportivos cedidos pela SMEL.
O ambiente passou por reforma estrutural no ano de 2016, sendo construída cozinha, banheiro para funcionários, sala multiuso e sala de armazenamento. Utilizamos em parceria espaços da SMEL, dentre eles campo de futebol, Centro Olímpico para atividades de capoeira, piscina pública para práticas de natação, e em parceria com a SMED, utilizamos a quadra de esportes de uma escola pública que funciona próxima do equipamento.

Descrição

O trabalho segue em com os atendimentos diários aos adolescentes conforme a tipificação dos serviços da Política de Assistência Social, contando com a parceria da Itaipu Binacional, tornando-se referência no estado do Paraná, sendo visitado por em outros estados do Brasil. Além de estar voltada ao desenvolvimento da cidadania dos adolescentes, destaca-se pela educação ambiental, que fornece conhecimentos específicos que potencializam o interesse dos adolescentes para atuarem em áreas de trabalho relacionadas a esta vivência.
Como forma de combater a exploração do trabalho infantil, que constitui uma das estratégias da família para a garantia das condições mínimas de sobrevivência, o atendimento deste do FLORIR Toledo busca garantir os direitos sociais das crianças adolescentes que se encontram em situação de risco. Uma medida tomada pela gestão municipal desde o início do Projeto é a concessão de uma bolsa auxílio, que atualmente está no valor de R$ 200,00.
A execução do Projeto é ofertada no Florir Toledo através dos seguintes projetos: Projeto Agentes ambientais: com enfoque no cuidado ao meio ambiente e aprendizado da jardinagem e cultura de plantas e flores; Esporte e Lazer, onde os adolescentes participam de oficinas esportivas de natação, capoeira e rúgbi, dessa forma aprendendo regras, exercitando companheirismo e trabalho em equipe, além de incentivo ao cuidado com a saúde através do esporte; Momento TEC (espeço de troca de experiências e conhecimento), onde adolescentes recebem palestras de convidados que falam sobre diversos temas, desde convidados da área de proteção social até empreendedores regionais.
Para o desenvolvimento pleno das atividades há a parceria entre a secretária de assistência Social e a Secretária de Esportes, que disponibiliza educadores para as atividades esportivas. As atividades são executadas em um cronograma semanal, na parte da manhã e da tarde, permitindo a participação de todos os adolescentes inscritos.
Ao longo de 19 anos o Espaço Vida Florir Toledo conseguiu reconhecimento a nível municipal , estadual e federal, sendo visitado constantemente por diversas esferas públicas do país e de fora do país. Dessa forma diferencia-se de outras iniciativas de educação socioprofissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seu protagonismo social.

Objetivos

Gerais:

Executar o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes em situações de risco e vulnerabilidade social conforme os objetivos da Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais.

Específicos:

Complementar o trabalho social com as famílias, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes, jovens e idosos, em especial, das pessoas com deficiência, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais direitos;
Oportunizar o acesso às informações sobre direitos e sobre participação cidadã, estimulando o desenvolvimento do protagonismo dos usuários;
Possibilitar acessos a experiências e manifestações artísticas, culturais, esportivas e de lazer, com vistas ao desenvolvimento de novas sociabilidades;
Favorecer o desenvolvimento de atividades intergeracionais, propiciando trocas de experiências e vivências, fortalecendo o respeito, a solidariedade e os vínculos familiares e comunitários;
Complementar as ações da família e comunidade na proteção e desenvolvimento de crianças e adolescentes e no fortalecimento dos vínculos familiares e sociais;
Assegurar espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo;
Possibilitar a ampliação do universo informacional, artístico e cultural das crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de potencialidades, habilidades, talentos e propiciar sua formação cidadã;
Estimular a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social e do mundo contemporâneo;
Contribuir para a inserção, reinserção e permanência do jovem no sistema educacional.

Metas a atingir:

Complementar o trabalho social com a família, prevenindo a ocorrência de situações de risco social e fortalecendo a convivência familiar e comunitária;
Prevenir a institucionalização e a segregação de crianças, adolescentes e jovens, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária;
Promover acessos a benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a rede de proteção social de assistência social nos territórios;
Promover acessos a serviços setoriais, em especial das políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território, contribuindo para o usufruto dos usuários aos demais
direitos;
Atender mensalmente 60 adolescentes .

Cronograma

Físico:

294 bolsas/ano

Financeiro:

58.800,00/ano

Orçamento:

Orçamento global + bolsas= 945.539,60

Beneficiários Diretos:

O serviço tem capacidade para atender 60 atendimentos diários de diversas localidades, em 2024 estiveram inseridos adolescentes de diferentes bairros como : Jardim Concórdia, Área Rural (distritos), Ouro Preto, Jardim Pancera, Pinheirinho, Vila Operária e Jardim Europa, entretanto todos os bairros podem ter acesso ao serviço.

Beneficiários Indiretos:

Além dos 60 atendimentos diretos , as famílias também são atendidas, totalizando em média 120 pessoas indiretamente.

Resultados:

Ao longo de 19 anos o Espaço Vida Florir Toledo conseguiu reconhecimento a nível municipal , estadual e federal, sendo visitado constantemente por diversas esferas públicas do país e de fora do país. Dessa forma diferencia-se de outras iniciativas de educação socioprofissional e de projetos alternativos que têm sido propostos, ao se afastar da formação profissional típica, centrada no treinamento para o exercício de uma ocupação. Amplia os horizontes da capacitação, preparando seus participantes para uma ampla gama de possibilidades e para uma atuação cidadã com espaço para percepção das relações humanas e com o meio ambiente. Está pautada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tendo abrangência que envolve a articulação de diferentes políticas públicas (assistência social, educação, saúde, esporte e lazer.). Os resultados são individuais de cada adolescente e de cada família que volta ao serviço informando das mudanças que o projeto trouxe para sua vida, havendo muitos relatos de ex-participantes que mantém vínculos com o projeto, reconhecimento a mudança de vida e da família.

Anexos

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