Banco de Projetos

DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA DE EMPREGO

Ano / Edição: 2025
Município: Corbélia
Função de Governo: Trabalho

Diagnóstico

Muitos alunos do ensino médio concluem a educação básica sem estarem devidamente preparados para os desafios do mercado de trabalho. Essa lacuna se manifesta na dificuldade de elaborar um currículo adequado, conduzir-se em entrevistas, compreender o funcionamento de processos seletivos e desenvolver postura profissional. Além disso, há um distanciamento entre o conteúdo teórico das disciplinas escolares e a realidade prática das exigências do mundo do trabalho, o que contribui para o desemprego juvenil e a frustração de expectativas profissionais.

A iniciativa justifica-se, portanto, pela necessidade de:

Desenvolver habilidades socioemocionais e profissionais nos jovens;

Preparar os alunos para inserção no mercado de trabalho com mais segurança e competitividade;

Combater a evasão escolar por meio da valorização da educação como ferramenta para a construção de uma vida profissional;

Estreitar os laços entre escola, comunidade e instituições de apoio ao trabalhador, criando redes de apoio e orientação para os jovens em transição para o mundo adulto.

Descrição

O projeto foi executado a partir da parceria entre o Colégio Estadual Duque de Caxias, a Agência do Trabalhador de Corbélia e a Sala do Empreendedor, com foco nos alunos do 3º ano do Ensino Médio. A ação foi planejada para ocorrer em etapas integradas, de forma a aliar teoria e prática no processo de capacitação profissional e orientação para o mercado de trabalho.

A primeira fase envolveu reuniões de planejamento entre os representantes das instituições parceiras e a equipe pedagógica da escola. Foi definida a metodologia a ser aplicada e elaborado um cronograma de ações. A proposta foi integrada ao componente curricular de Educação Financeira, reforçando o alinhamento com as diretrizes da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Na etapa seguinte, os alunos participaram de oficinas teóricas e práticas sobre elaboração de currículos, comportamento em entrevistas, postura profissional, comunicação interpessoal e princípios básicos de empreendedorismo. As atividades foram conduzidas por profissionais da Agência do Trabalhador e da Sala do Empreendedor, que utilizaram linguagem acessível e materiais adaptados à realidade dos jovens.

Posteriormente, os estudantes foram levados até a sede da Agência do Trabalhador, onde participaram de dinâmicas reais, como entrevistas simuladas, avaliações de currículos e orientações sobre o sistema de encaminhamento de vagas. Nessa ocasião, os currículos elaborados foram cadastrados oficialmente no banco de dados da agência, possibilitando o encaminhamento futuro dos estudantes ao mercado de trabalho formal.

Durante as atividades, houve também momentos de escuta e reflexão, nos quais os alunos puderam tirar dúvidas, compartilhar expectativas e compreender os desafios do mercado. A Sala do Empreendedor contribuiu com palestras sobre empreendedorismo juvenil, incentivando os estudantes a desenvolverem visão de futuro e autonomia.

Ao final da ação, alguns alunos já foram chamados para entrevistas reais e, inclusive, contratados por empresas locais, evidenciando a eficácia prática da capacitação.

Objetivos

Gerais:

Promover a preparação dos alunos para o ingresso no mercado de trabalho, por meio de ações práticas e educativas que desenvolvam habilidades profissionais, comportamentais e comunicativas.

Aproximar a escola das instituições públicas de apoio ao trabalhador, como a Agência do Trabalhador e a Sala do Empreendedor, fortalecendo parcerias que contribuam para a formação cidadã e profissional dos estudantes.

Despertar nos alunos a consciência sobre a importância do planejamento de carreira e da postura profissional, contribuindo para escolhas mais assertivas no seu projeto de vida.

Integrar os conteúdos curriculares à realidade do mundo do trabalho, especialmente no componente de Educação Financeira, proporcionando vivências práticas que reforcem o aprendizado e a autonomia dos jovens.

Incentivar o empreendedorismo juvenil e o protagonismo estudantil, por meio de orientações sobre gestão, inovação e alternativas profissionais além do emprego formal.

Específicos:

Capacitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio na elaboração de currículos profissionais, por meio de oficinas práticas ministradas por técnicos da Agência do Trabalhador.

Realizar simulações de entrevistas de emprego e dinâmicas de seleção, proporcionando aos estudantes vivência realista dos processos seletivos formais.

Cadastrar os currículos dos participantes no sistema da Agência do Trabalhador, facilitando o encaminhamento dos alunos para vagas de emprego, estágio ou programas de aprendizagem.

Metas a atingir:

Aumentar significativamente o número de alunos participantes para entrevistas reais ou oportunidades de estágio/emprego, por meio do cadastro formal de currículos no sistema da Agência do Trabalhador. Além de promover a expansão do projeto a demais escolas do município.

Cronograma

Físico:

Não houve utilização de recursos

Financeiro:

Não houve utilização de recursos

Orçamento:

0,00

Beneficiários Diretos:

Colégios Estaduais do Município - Aproximadamente 110 estudantes

Beneficiários Indiretos:

Empresas, uma vez que receberão mão de obra qualificada

Resultados:

Logo após a simulação, que incluiu orientações sobre como se portar durante uma entrevista de emprego, elaboração de currículo e o passo a passo para conseguir uma vaga no mercado de trabalho, 13 estudantes receberam propostas. E Bruna Geiss, 16 anos, de imediato, aceitou. Se tornou estagiária em um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei).

“Eu estou gostando até mais que o esperado. Sempre achei que teria dificuldade com as crianças por não ser muito paciente, porém, estou gostando muito”, diz. “As crianças, por mais que muitas vezes não escutem, são atenciosas e fazem as atividades. Estou adorando”, acrescenta.

Anexos

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