Banco de Projetos

Projeto Paradesportivo Inclusivo

Ano / Edição: 2025
Município: Toledo
Função de Governo: Desporto e Lazer

Diagnóstico

Segundo dados do IBGE (2022), estima-se que 18,6 milhões de brasileiros, a partir de dois anos, possuam algum tipo de deficiência. Destes, mais de 25.000 pessoas estão em nosso município. Desse modo, a prática do exercício físico, além de amenizar alguns problemas de saúde, constitui-se como meio para propiciar aos indivíduos estímulos e condições para superar suas dificuldades, como por exemplo, a melhoria da sua mobilidade e inserção ao meio social. Considerando a escassez da oferta de ações, seja no campo privado ou das políticas públicas, que visem o atendimento de deficientes na região do oeste paranaense, especialmente, aqueles que abarquem uma modalidade paradesportiva, vislumbra-se a necessidade da implementação de projetos que desenvolvam atividades adaptadas capazes de viabilizar a participação das pessoas com deficiência, orientados por profissionais especializados na área, com vistas a diminuição da exclusão social, sobretudo de pessoas em situação de risco social. E nesse sentido o esporte, historicamente, salvou vidas de pessoas com deficiência reabilitando-os para uma nova realidade. Para além, aqueles que se destacam tem a possibilidade de seguir para o desporto com vistas a competição, especialização e aperfeiçoamento da modalidade. Morin (2002) argumenta que podemos perceber o esporte não apenas com características de uma manifestação durante a sua prática, mas várias acontecendo ao mesmo tempo. Desse modo, quando o atleta compete, mesmo sendo a alta performance a principal característica, estão presentes outros aspectos como educação (fair play) e saúde, mesmo que em menor grau. Assim, o esporte paradesportivo necessita de adequação de meios para se efetivar um resultado desejado haja vista a ausência ou a impossibilidade da utilização de meios convencionais já estabelecidos, como por exemplo, a maneira correta de se executar ou praticar uma tarefa ou atividade. Assim, o reconhecimento de que as práticas desportivas, realizadas por pessoas com deficiência, alcançou patamares de destaque evidenciando muitas conquistas de seus praticantes, em diferentes estágios e aspectos de sua vida (social, afetivo, cultural, cognitivo).
O Projeto Paradeportivo Inclusivo de 2025 nasce como uma proposta integrada de desenvolvimento do desporto para pessoas com deficiência e valorização da equidade de oportunidades paradesportivas, valorização individual enquanto atleta e promoção da saúde, diante da necessidade de reconectar esse público, independente do gênero, e de estimular o sentimento de pertencimento em relação ao meio social. O projeto se justifica por razões amplas e interligadas: esportivas (os atletas), sociais (a comunidade) e educacionais (escolares). Desse modo, pretende-se atingir de forma direta e indireta 200 pessoas beneficiarias com as atividades do projeto.

Descrição

O Município de Toledo situa-se na Região Oeste do Paraná, sua extensão é de 23.128 km², correspondendo a 11,44 % da área total do Estado do Paraná. De acordo com o último Censo realizado em 2022 a população estimada é de 150.470 pessoas, com densidade demográfica de 125,60 habitante por quilômetro quadrado (IBGE, 2022). Estima-se que nosso município tem aproximadamente 28.506 habitantes com deficiência (IPARDES, março de 2019). Em agosto de 2018, foi fundada a Associação Toledana de Esporte e Cultura – ATEC com o intuito de proporcionar a prática de esportes paralímpicos para pessoas com deficiência, bem como, ser uma instituição capaz de buscar recursos por meio de editais de leis de incentivo ao esporte e em parceria ao poder público proporcionar o melhor aos seus usuários.Tais fatos demonstram a necessidade de projetos que atendam essa população, e sobretudo, que possam ampliar a sua oferta com vistas a atender pessoas com deficiências, e em especial, deficiências físicas graves (a modalidade bocha paralímpica tem por característica a inserção da pessoa com lesão medular com tetraplegia e paralisia cerebral), provenientes de locais nos quais a população tem menor ou nenhum acesso à prática do paradesporto ou de bens esportivos com estas especificidades. Para tanto, a ATEC com sede inaugurada em 22/02/2025, em um espaço cedido pela Prefeitura Municipal, totalmente reformado com ajuda e empenho da comunidade local, possui uma quadra oficial de bocha para os treinamentos e contará também com a parceria da Prefeitura Municipal de Toledo, representado pelo Secretário de Esportes, o qual cedeu os espaços para a realização do atletismo e tiro com arco paralímpico no Centro Olímpico. Para além, nossa missão é proporcionar a pessoa com deficiência o desenvolvimento de suas potencialidades, enquanto cidadão e esportista, em parceria com familiares e comunidade em geral, o que vai de encontro com os objetivos da Política de Esporte do Paraná e “sensibilizar as pessoas para a importância da prática do esporte ao longo de toda sua vida, assegurando-lhes as oportunidades e condições de acesso, como também, incentivar e oportunizar o desenvolvimento dos talentos esportivos”. Desse modo as modalidades desenvolvidas para interessados no município e cidades vizinhas são Bocha, Atletismo e Tiro com Arco. Atualmente conta com a profa Fábia Freire, servidora do município e Doutora em Educação Física Adaptada e com estagiário do Programa Atleta na Universidade do municipio

Objetivos

Gerais:

Proporcionar o treinamento da bocha, atletismo e tiro com arco paralímpico para adolescentes, jovens e adultos com deficiência física, visual, Síndrome de Down, especialmente, em vulnerabilidade social.

Específicos:

a) Ofertar a prática da bocha, atletismo e tiro com arco paralímpico no município de Toledo e cidades vizinhas.
b) Proporcionar treinamentos com vistas a desenvolver as capacidades físicas e técnicas para evolução de cada atleta ou participante.
c) Identificar possíveis talentos e estimular a continuidade da prática desta modalidade com vistas ao alto rendimento.

Metas a atingir:

1) 30 pessoas com deficiência (física, visual, intelectual/síndrome de down/Tea). Aferição: ficha de inscrição e controle de frequência. Periodicidade: mensal
2) Todos os participantes com deficiência inscritos no projeto. Aferição: solicitação de relatório/parecer ou atestado dos profissionais responsáveis pelo acompanhamento dos atletas/participantes. Periodicidade: início do projeto ou a cada 4 meses.

Cronograma

Físico:

Material foi comprado com recurso de projeto de incentivo estadual

Financeiro:

Material foi comprado com recurso de projeto de incentivo estadual

Orçamento:

VALOR TOTAL: R$ 93.994,40
CUSTO MANUTENÇÃO: R$ 57.600,00
Pessoal: 1 técnico 4.800,00 mensais, 1 estagiário 1.366,20
Material foi comprado com recurso de projeto de incentivo estadual

Beneficiários Diretos:

25 Pessoas do município de Toledo e cidades vizinhas como Ouro Verde do Oeste, 1 do com deficiência física, sendo elas: Lesão medular – tetraplegia (1), paralisia cerebral (4), artrogripose congênita (1), mielomenigocele (2), distrofia muscular de duchenne (1), distrofia muscular tipo cinturas (1), síndrome de down (2), amputação (1), Lesão medular – paraplegia (2), e deficiência visual (3), Tea (2).

Beneficiários Indiretos:

Crianças, estudantes e professores da rede municipal de ensino das séries iniciais do ensino fundamental, Estagiários universitários que fazer parte do programa atleta na universidade, Pessoas da melhor idade que fazem parte da Associação que praticam bocha convencional.

Resultados:

O público alvo do projeto, direto ou indireto, está sendo alcançado com a participação significativa nas ações propostas. Há envolvimento efetivo da comunidade escolar, dos professores e famílias, ampliando o impacto social do projeto.
O projeto é de grande relevância para o município, ao promover inclusão, acessibilidade e atividades paradesportivas de qualidade sendo executado conforme o planejamento inicial, com atividades realizadas dentro dos prazos e com boa organização.
As metas estão sendo cumpridas, refletindo resultados concretos na inclusão e no apoio as pessoas com deficiência e escolares. E desse modo, contribuir para a redução das desigualdades e fortalecer as políticas públicas voltadas para a equidade, com possibilidade de continuidade e possível ampliação.
Resultados Quantitativos
Número de pessoas atendidas; Espaços reformados, adaptado e acessivel, parcerias com escolas do municipio para realização de demostração prática e palestras.
Resultados Qualitativos
Depoimentos da comunidade; Mudanças observadas (ex: autoestima, alunos com deficiencia frequentando ensino superior).

Anexos

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