Banco de Projetos

Saberes e Experiências: Educação na Melhor Idade

Ano / Edição: 2025
Município: Tijucas do Sul
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O diagnóstico realizado para a implantação do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) teve como foco central a identificação das necessidades educacionais da população da terceira idade. Através de entrevistas, rodas de conversa e visitas domiciliares, foi possível compreender que muitos idosos da comunidade não tiveram a oportunidade de concluir os estudos durante a juventude, o que impacta diretamente sua autoestima, autonomia e participação social. Muitos manifestaram o desejo de aprender a ler, escrever, usar o celular e compreender melhor questões do dia a dia, como o uso de medicamentos, direitos sociais e aposentadoria. Também se identificou que, além da alfabetização, havia uma forte demanda por espaços de convivência e valorização pessoal. A partir dessas informações, o projeto foi planejado para atender de forma acolhedora e respeitosa esse público, considerando suas limitações físicas, experiências de vida e ritmo de aprendizagem. O diagnóstico evidenciou que a EJA para a terceira idade vai além da sala de aula: é uma ferramenta de inclusão social, de resgate da cidadania e de fortalecimento do vínculo comunitário.

Descrição

O projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem como objetivo oferecer acesso à educação básica para pessoas que não concluíram seus estudos na idade apropriada, com foco especial na inclusão de adultos e idosos. As aulas acontecem no período da tarde, em ambiente acolhedor e adaptado às necessidades dos participantes, promovendo a aprendizagem de forma respeitosa e significativa.
A turma foi organizada em dois grupos distintos, de acordo com o nível de escolarização dos alunos. O primeiro grupo é formado por estudantes em fase de alfabetização, que estão iniciando o processo de leitura, escrita e cálculos básicos. Este grupo recebe atenção especial com atividades práticas e contextualizadas, respeitando o ritmo de cada participante.
O segundo grupo é composto por alunos que já possuem um nível mais avançado e estão cursando conteúdos equivalentes ao 2º e 3º ano do ensino fundamental. Esse grupo trabalha com leitura e interpretação de textos, operações matemáticas mais complexas, temas sociais e habilidades para a vida cotidiana. Os educandos tem idades entre 56 anos e 85 anos.

Objetivos

Gerais:

Garantir o direito à educação para jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, promovendo a inclusão social e educacional.

Específicos:

Combater o analfabetismo e a evasão escolar, oferecendo uma alternativa acessível, acolhedora e adaptada às necessidades dos estudantes da EJA.
Contribuir para o fortalecimento da autoestima e da autonomia dos participantes, possibilitando maior participação na comunidade, no ambiente familiar e em espaços de decisão.
Garantir o direito à educação para jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica na idade apropriada, promovendo a inclusão social e educacional.

Metas a atingir:

1. Promover inclusão social e participação ativa dos idosos. 2. Estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de novas habilidades. 3. Valorizar as experiências e conhecimentos dos idosos. 4. Melhorar a autoestima, autonomia e bem-estar emocional. 5. Fomentar a convivência, troca de experiências e fortalecimento de vínculos comunitários. 6. Contribuir para a saúde mental e qualidade de vida na terceira idade.

Cronograma

Físico:

As aulas são realizadas semanalmente no barracão da igreja da comunidade de Campo Alto

Financeiro:

R$ 38.060,60 (divididos em 10 meses que é o praz de execução do projeto

Orçamento:

R$ 38.060,60

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários 16 pessoas da terceira idade que participam do projeto, as idades variam de 56 anos a 85 anos.

Beneficiários Indiretos:

A comunidade e familiares dos envolvidos no projeto.

Resultados:

Os objetivos foram atendidos em sua totalidade, os beneficiários evoluíram na aprendizagem, promovendo a autoestima, a socialização e a valorização do saber de cada aluno, contribuindo para o exercício pleno da cidadania

Anexos

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