Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Projeto Horizontes PcD - Emprego Apoiado

Ano / Edição: 2025
Município: Pinhais
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado foi concebido a partir da identificação de múltiplos desafios enfrentados por jovens e adultos com deficiência intelectual no processo de inserção e permanência no mundo do trabalho. Essa concepção foi fundamentada em um levantamento de dados realizado entre novembro de 2023 e março de 2024, por meio da análise dos sistemas internos da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais (PR) e entrevistas com a equipe gestora-pedagógica da escola especializada do município. A investigação teve como objetivo identificar os principais entraves à inclusão laboral desse público, especialmente no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os dados revelaram um cenário alarmante de inexistência de políticas públicas efetivas de inserção profissional para os estudantes com deficiência intelectual, comprometendo o cumprimento da meta prevista no Plano Municipal de Educação (PME), que estabelece a promoção da empregabilidade da pessoa com deficiência. Em 2023, foram contabilizados 154 estudantes com deficiência matriculados na EJA municipal, sendo 153 em escolas da modalidade de educação especial e apenas 01 na rede regular de ensino. Nenhum destes estudantes se encontrava inserido no mundo do trabalho. Dentre esses, 102 apresentavam exclusivamente diagnóstico de deficiência intelectual, enquanto os demais possuíam múltiplas deficiências (TEA, deficiência visual, auditiva ou física). A análise etária revelou que 62 estudantes estavam em idade economicamente ativa: 21 entre 16 e 21 anos, 24 entre 22 e 31 anos e 17 entre 32 e 51 anos. Estes dados evidenciam uma lacuna entre a formação educacional ofertada e as reais possibilidades de ingresso no mercado de trabalho formal. Soma-se a isso o fato de que muitos estudantes e suas famílias relataram o receio de perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC), mesmo após esclarecimentos legais, o que também se configura como uma barreira relevante à inserção laboral. A busca ativa por vagas, realizada entre fevereiro e maio de 2024 junto a empresas e órgãos públicos do município, revelou que as oportunidades priorizavam, em geral, pessoas com deficiência física e exigiam jornadas integrais de 40 a 44 horas semanais, o que inviabilizava a participação de pessoas com deficiência intelectual em processos de formação continuada. Além disso, muitas empresas alegaram ausência de mão de obra qualificada e de suporte técnico especializado, optando por não cumprir a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991) e arcar com penalidades legais. Embora exista um arcabouço normativo robusto, como a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e a Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência (Decreto nº 6.949/2009), persistem barreiras atitudinais, institucionais e pedagógicas que dificultam a efetivação do direito ao trabalho para pessoas com deficiência intelectual. Adicionalmente, constatou-se que os processos de qualificação profissional vigentes não contemplam o apoio contínuo e personalizado necessário a esse grupo, comprometendo o desenvolvimento de competências adaptativas e a autonomia no ambiente laboral. Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, por meio da Divisão de Educação Especial e Diversidade, idealizou o Projeto Horizontes PcD como resposta às lacunas identificadas. Fundamentado na abordagem do Emprego Apoiado, o projeto promove suporte sistemático, individualizado e intersetorial para que pessoas com deficiência intelectual possam encontrar, acessar e manter ocupações compatíveis com suas habilidades, interesses e necessidades específicas. O projeto foi inicialmente implementado com 5 estudantes da modalidade de educação especial, tendo sido ofertadas vagas em órgãos públicos municipais, viabilizadas mediante articulação com a Prefeita e os Secretários Municipais. A proposta incluiu as seguintes etapas: mapeamento de oportunidades laborais; seleção dos participantes por meio de entrevistas com estudantes e familiares; avaliação das necessidades de apoio; e elaboração de dois instrumentos pedagógicos centrais — o Plano de Ensino Aplicado ao Trabalho e os Planos de Apoio Pessoal. O Plano de Ensino Aplicado ao Trabalho foi estruturado em cinco módulos formativos: proteção e defesa; comportamento no contexto do trabalho; uso do transporte público; cumprimento de horários; e uso do sistema monetário. Os encontros aconteceram semanalmente, em ambientes escolares e laborais. Já os Planos de Apoio Pessoal foram elaborados de forma colaborativa com os familiares e as equipes escolares, visando adaptações funcionais nos ambientes de trabalho e fortalecimento da autonomia dos estudantes. Como exemplo prático, um dos estudantes, alocado na recepção da Secretaria Municipal de Educação, passou a utilizar caixas organizadoras identificadas com os nomes das escolas como estratégia de apoio visual para a execução de suas tarefas, favorecendo sua independência. Embora o projeto tenha contado com a adesão inicial de 10 estudantes, apenas 5 permaneceram, sobretudo por receio de perda do BPC. Apesar disso, os resultados alcançados foram significativos: os participantes demonstraram avanços nas competências laborais e sociais, e os profissionais das secretarias envolvidas relataram maior sensibilização e disposição para construir ambientes inclusivos. Dessa forma, o Projeto Horizontes PcD se consolida como uma iniciativa estruturada, replicável e alinhada às diretrizes da aprendizagem ao longo da vida, contribuindo para o fortalecimento da cidadania e da inclusão social. A meta para 2025/2026 é manter o acompanhamento dos 5 estudantes já inseridos no mundo do trabalho e ampliar o projeto para mais 5 novos participantes, totalizando 10 beneficiários diretos. Os beneficiários potenciais identificados são os 62 estudantes com deficiência intelectual em idade laboral atualmente matriculados na rede, que poderão ser progressivamente contemplados com a continuidade e expansão da proposta.

Descrição

O Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado visa promover a inclusão laboral de jovens e adultos com deficiência intelectual, entre 16 e 51 anos, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de Pinhais (PR), com foco na escola que oferta a modalidade de educação especial. A iniciativa contempla inicialmente 10 beneficiários diretos: cinco já inseridos em experiências profissionais mediadas em órgãos públicos municipais e cinco novos participantes previstos para 2025/2026. O público potencial compreende 62 estudantes com deficiência intelectual em idade economicamente ativa, identificados na rede. A principal situação-problema enfrentada é a ausência de políticas públicas locais que assegurem a transição para o trabalho, o que contribui para a não inserção de estudantes com deficiência da EJA no mercado formal, mesmo com respaldo legal na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), na Lei de Cotas (Lei nº 8.213/1991) e no Plano Municipal de Educação de Pinhais. Soma-se a isso a carência de formação continuada e suporte técnico especializado para a qualificação profissional. As ações do projeto são organizadas em etapas: mapeamento de oportunidades em órgãos públicos; seleção dos participantes com base em entrevistas; avaliação das necessidades de apoio e elaboração de Planos de Apoio Pessoal; formação adaptativa por meio do Plano de Ensino Aplicado ao Trabalho, com cinco módulos (proteção e defesa, comportamento no contexto de trabalho, transporte público, horários e sistema monetário); vivência prática em ambientes laborais adaptados; e monitoramento individualizado com suporte técnico e pedagógico às equipes envolvidas. Os recursos materiais incluem materiais pedagógicos adaptados, crachás funcionais, elementos de apoio visual e uso do transporte público. Os recursos humanos abrangem a equipe técnica da Divisão de Educação Especial e Diversidade, professores da educação especial, pedagogos, gestores escolares e servidores de secretarias municipais parceiras. Os recursos financeiros são majoritariamente intraorçamentários da Secretaria Municipal de Educação, com pequenas demandas complementares para adaptação de materiais e apoio à mobilidade. Com abrangência municipal, o projeto beneficia diretamente estudantes com deficiência intelectual, priorizando aqueles entre 16 e 31 anos com potencial de autonomia funcional, além de beneficiar indiretamente suas famílias, profissionais da educação e servidores públicos.

Objetivos

Gerais:

Promover a inclusão de jovens e adultos com deficiência intelectual no mundo do trabalho, por meio da metodologia do Emprego Apoiado, assegurando a oferta de formação profissional continuada, suporte individualizado e acompanhamento sistemático nos contextos escolar e laboral, com vistas ao desenvolvimento da autonomia, da cidadania e da permanência qualificada no emprego.

Específicos:

- Mapear oportunidades de trabalho nos diversos órgãos da administração pública municipal, identificando funções compatíveis com o perfil dos participantes;
- Desenvolver e implementar um programa de Emprego Apoiado voltado a jovens e adultos com deficiência intelectual, com foco na inclusão e permanência no mundo do trabalho;
- Avaliar as necessidades individuais de apoio dos participantes, subsidiando a elaboração de planos personalizados de acompanhamento;
- Elaborar e aplicar o Plano de Ensino Aplicado ao Trabalho, contemplando habilidades funcionais e sociais necessárias ao desempenho profissional;
- Construir os Planos de Apoio Pessoal de forma colaborativa com estudantes, famílias, professores e empregadores, garantindo adaptações e estratégias adequadas ao contexto laboral;
- Realizar o acompanhamento contínuo nos postos de trabalho, com orientação tanto aos estudantes quanto às equipes e gestores das instituições parceiras;
- Avaliar a efetividade do programa com base em indicadores de inclusão e permanência no trabalho, visando à sua consolidação como política pública municipal de empregabilidade inclusiva.

Metas a atingir:

As metas do Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado foram definidas com base no diagnóstico inicial e nas possibilidades concretas de execução no contexto da rede municipal de ensino de Pinhais (PR). Cada meta está articulada a um ou mais dos indicadores definidos anteriormente, visando garantir mensurabilidade, acompanhamento periódico e efetividade na implementação das ações. Os prazos estabelecidos consideram o ciclo de execução do projeto até dezembro de 2026.
Relacionado ao indicador de cobertura:
- Inserir no mínimo mais 5 jovens e adultos com deficiência intelectual em postos de trabalho nos equipamentos públicos municipais até dezembro de 2026, totalizando 10 participantes diretos no projeto.
Relacionado ao indicador de esforço e à qualificação da inserção laboral:
- Realizar, até agosto de 2026, o mapeamento completo de pelo menos 10 postos de trabalho em secretarias municipais, com base na análise de compatibilidade entre as funções disponíveis e os perfis dos estudantes.
Relacionado à efetividade da intervenção e à personalização do suporte:
- Elaborar 5 novos Planos de Ensino Aplicado ao Trabalho e 5 novos Planos de Apoio Pessoal até setembro de 2026, garantindo o planejamento individualizado de todos os novos participantes do projeto.
Relacionado à preparação prévia à inserção e ao fortalecimento das competências adaptativas:
- Concluir os cinco módulos formativos com 100% dos 10 participantes até novembro de 2026, assegurando a formação funcional, social e comportamental necessária para o exercício das atividades laborais.
Relacionado ao indicador de eficácia (permanência):
- Garantir a permanência de, no mínimo, 70% dos participantes inseridos nos postos de trabalho após três meses, com aferição prevista para março e outubro de 2026, conforme o cronograma de inserção.
Relacionado ao indicador de impacto institucional:
- Promover a adesão de, no mínimo, mais 2 secretarias municipais como campos de experiência laboral até dezembro de 2026, ampliando a articulação intersetorial do projeto.
Relacionado à sustentabilidade e impacto do projeto no âmbito da gestão pública:
- Consolidar a proposta como modelo replicável até dezembro de 2026, com registro técnico da metodologia e elaboração de relatório avaliativo contendo os resultados, aprendizados e recomendações para sua institucionalização como política pública permanente de empregabilidade inclusiva.

Cronograma

Físico:

Abril/ 2024
– Sistematização da proposta do projeto;
– Reunião com a Prefeita e Secretarias Municipais (alinhamento e oferta de vagas);
– Seleção dos participantes (entrevistas com estudantes e famílias).
– Gestores públicos, estudantes e famílias.
Maio/ 2024
– Avaliação das necessidades de apoio dos 5 participantes;
– Visitas técnicas aos postos de trabalho (levantamento de tarefas e barreiras).
– 5 estudantes com deficiência intelectual.
Junho/ 2024
– Definição dos postos de trabalho;
– Adequações nos espaços e tarefas (quando necessário);
– Reuniões preparatórias com as equipes dos setores.
– Estudantes e equipes das secretarias.
Julho/ 2024
– Definição dos postos de trabalho;
– Adequações nos espaços e tarefas (quando necessário);
– Reuniões preparatórias com as equipes dos setores.
– Estudantes e equipes das secretarias.
Agosto/ 2024
– Inserção dos 5 estudantes nos postos de trabalho;
– Início do acompanhamento individual nos locais de trabalho;
– Início dos encontros formativos (módulo 1).
– 5 estudantes inseridos.
Setembro/ 2024
– Continuidade dos encontros formativos (módulos 2 e 3);
– Orientação técnica às equipes dos postos;
– Monitoramento de rotinas e relações interpessoais.
– Estudantes e colegas de trabalho.
Outubro/ 2024
– Execução dos módulos 4 e 5 do PEAT;
– Reuniões de feedback com os empregadores;
– Avaliação parcial dos PAPs.
– Estudantes e equipe técnica.
Novembro/ 2024
– Reforço de estratégias adaptativas nos postos;
– Apoio técnico contínuo (mediação de conflitos, ajustes de tarefas).
– Estudantes e equipes gestoras.
Dezembro/ 2024
– Avaliação final das ações do ano;
– Atualização dos PAPs conforme os progressos observados;
– Planejamento para ampliação do projeto em 2025.
– Estudantes, equipe técnica, famílias e gestores.
Janeiro/ 2025
– Recesso escolar e planejamento interno;
– Análise preliminar dos resultados obtidos em 2024;
– Reunião de alinhamento com a equipe técnica.
– Equipe técnica e coordenação do projeto.
Fevereiro/ 2025
– Retorno do acompanhamento individual nos postos de trabalho;
– Reuniões com empregadores para ajustes nos PAPs conforme observações iniciais de 2025.
– 5 estudantes já inseridos e equipes gestoras.
Março/ 2025
– Observação de rotinas e reforço de estratégias adaptativas nos postos de trabalho;
– Organização de registros para prestação de contas e relatórios.
– 5 estudantes já inseridos.
Abril/ 2025
– Reavaliação dos Planos de Apoio Pessoal (PAP);
– Atualização do Plano de Ensino Aplicado ao Trabalho (PEAT), conforme novos desafios e progressos.
– 5 estudantes já inseridos.
Maio/ 2025
– Levantamento de novos perfis para possível expansão (triagem de estudantes da EJA com deficiência intelectual);
– Reuniões com professores e famílias.
– Estudantes potenciais para inserção em 2025.
Junho/ 2025
– Planejamento pedagógico e logístico da expansão: mapeamento preliminar de novos postos de trabalho;
– Reunião com Secretarias parceiras para novas vagas.
– Famílias, gestores públicos e equipe técnica.
Julho a Outubro/ 2025
– Entrevistas com os novos candidatos e famílias;
– Visitas técnicas aos novos postos para verificar viabilidade;
– Ajustes finais nos instrumentos do projeto.
- 5 estudantes já inseridos + 5 novos potenciais.
Novembro e Dezembro/ 2025
– Reunião de alinhamento com as equipes gestoras das secretarias parceiras;
– Planejamento de expansão de vagas;
– Reunião com famílias dos novos estudantes.
- 5 estudantes já inseridos + 5 novos.
- Acompanhamento individual nos postos de trabalho (suporte técnico, orientação aos colegas e gestores).
- 5 estudantes já inseridos.
Janeiro a Março/ 2026
– Avaliação das necessidades de apoio dos novos participantes;
– Atualização dos Planos de Apoio Pessoal dos já inseridos;
– Elaboração dos Planos de Ensino Aplicado ao Trabalho (5 novos + revisão dos anteriores).
- 5 estudantes já inseridos + 5 novos.
– Visitas técnicas aos novos locais de trabalho (identificação de tarefas e barreiras).
– 5 novos estudantes.
– Acompanhamento nos postos de trabalho e reforço de estratégias adaptativas.
– 5 estudantes já inseridos.
Abril a Julho/ 2026
– Inserção dos 5 novos estudantes nos postos de trabalho;
– Início dos encontros formativos semanais (módulos).
– 5 novos estudantes.
– Monitoramento do trabalho dos 5 já inseridos (avaliação de permanência).
– 5 estudantes já inseridos.
Agosto a Outubro/ 2026
– Continuidade dos encontros formativos (módulos 2 e 3);
– Reuniões de feedback com os empregadores;
– Apoio nos postos: mediação de conflitos, ajustes de tarefas, reforço de rotinas.
- Todos os estudantes.
Novembro e Dezembro/ 2026
– Finalização dos módulos formativos (módulos 4 e 5);
– Atualização dos Planos de Apoio Pessoal, conforme progressos e desafios observados;
– Avaliação das ações desenvolvida no ano;
– Planejamento para 2027. Ampliação do projeto e articulação com novos parceiros.
- Todos os estudantes e equipe técnica.

Financeiro:

Abril a Junho/2024 – Planejamento, articulação institucional e definição de vagas
300,00
Impressões, papelaria, materiais para reuniões
Julho/2024 – Preparação dos postos de trabalho e formação das equipes
150,00
Materiais visuais, quadros de rotinas, sinalizações
Agosto a Dezembro/2024 – Inserção dos 5 primeiros estudantes, PEAT módulos 1–5
1.000,00
Materiais didáticos, caixas organizadoras, fichas individuais
Janeiro a Março/2025 – Reuniões internas, ajustes nos PAPs, acompanhamento
300,00
Impressão de documentos e registros pedagógicos
Abril a Julho/2025 – Triagem de novos participantes e novos postos de trabalho
400,00
Visitas técnicas, reuniões com famílias e secretarias
Agosto a Dezembro/2025 – Planejamento da expansão e entrevistas com candidatos
400,00
Impressões, formulários, reuniões técnicas
Janeiro a Julho/2026 – Inserção dos 5 novos estudantes e início dos módulos
1.000,00
Atualização dos PAPs, novos materiais didáticos e visuais
Agosto a Dezembro/2026 – Conclusão dos módulos, avaliações e planejamento 2027
600,00
Relatórios finais, reuniões de devolutiva, documentação técnica
Bolsas de estágio (10 estudantes × 12 meses × R$ 415,15)
49.818,00
Custeadas pela Prefeitura via convênio com o CIEE
Total estimado
R$ 53.968,00
Recursos ordinários e bolsas de estágio

Orçamento:

A execução do Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado foi viabilizada por meio da estrutura organizacional já existente na Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, não demandando orçamento específico adicional. No entanto, para fins de transparência e controle, os recursos humanos, materiais e financeiros utilizados no projeto são aqui descritos, ainda que se tratem de custos indiretos ou alocados em outras rubricas institucionais.
1. Pessoal
Horas técnicas dos profissionais envolvidos: o projeto contou com a atuação de servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação, incluindo 1 pedagoga, 1 diretora, 3 professores da modalidade de educação especial e equipe técnica da Divisão de Educação Especial e Diversidade. Estima-se o envolvimento de aproximadamente 20 horas/mês por servidor diretamente vinculado ao projeto, sem acréscimo de despesa, por se tratar de atividades inseridas na rotina de trabalho.
Supervisão e acompanhamento dos estudantes nos locais de trabalho: realizados por servidores designados das secretarias parceiras, também dentro das atribuições regulares de cada setor.
Orientações técnicas e formações sobre o modelo de Emprego Apoiado foram ministradas por profissionais da rede municipal, sem contratação de serviços externos.
2. Material
Materiais didáticos e pedagógicos utilizados nos módulos formativos (papel, impressões, pastas, crachás, caixas organizadoras): estimado em aproximadamente R$ 800,00 no total, custeado por meio de recursos ordinários da Secretaria.
Apoios visuais e materiais adaptados (como quadros informativos, etiquetas com pictogramas, fichas individualizadas):
produzidos internamente, sem custo adicional expressivo.
3. Serviços
Locomoção dos participantes: realizada preferencialmente por meio de transporte público, sem repasse financeiro, uma vez que os estudantes possuem isenção tarifária.
Infraestrutura dos espaços de trabalho: utilização dos próprios equipamentos públicos municipais, não sendo necessário aluguel, reformas ou adaptações estruturais com custo adicional.
4. Bolsas/Auxílio ao Trabalho
As bolsas pagas aos estudantes inseridos nos postos de trabalho foram viabilizadas por meio de convênio com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com remuneração custeada pela própria Prefeitura de Pinhais. O valor de referência das bolsas é de R$ 415,15 mensais por estagiário, com carga horária reduzida e compatível com a proposta formativa.
Esse modelo de orçamento evidencia que, embora o projeto não tenha demandado dotação orçamentária específica, sua execução foi sustentada pela alocação estratégica de recursos humanos, pedagógicos e financeiros já existentes, reforçando a viabilidade, a economicidade e a sustentabilidade da proposta no âmbito da gestão pública local, conforme ilustra a tabela a seguir:
Orçamento Global Estimado (2024–2025–2026)
Item
Estimativa de Custo (R$)
Fonte de Recurso
Horas técnicas (não oneroso)
-
Secretaria Municipal de Educação
Materiais pedagógicos e de apoio
1600,00
Recursos ordinários da Secretaria
Bolsas de estágio (10 estudantes × 12 meses × R$ 415,15)
49.818,00
Prefeitura de Pinhais (via CIEE)
Total estimado
R$ 51.418,00
Recursos próprios / estrutura existente

Beneficiários Diretos:

Os beneficiários diretos do Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado são jovens e adultos com deficiência intelectual, matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em escolas da modalidade de educação especial do município de Pinhais (PR). O projeto, em sua fase inicial, atende 5 estudantes, selecionados com base em critérios pedagógicos e sociais, que foram inseridos em postos de trabalho em secretarias municipais, após a realização de entrevistas, avaliação das necessidades de apoio e elaboração de planos personalizados. Com a expansão prevista para o biênio 2025–2026, o número de beneficiários diretos será ampliado para 10 participantes, totalizando: 5 estudantes inseridos em 2024 (fase piloto já concluída com êxito) e 5 novos estudantes a serem inseridos até julho de 2026, atualmente em fase de triagem e preparação.

Beneficiários Indiretos:

Os beneficiários indiretos do projeto são todos aqueles impactados pelas ações de inclusão e formação dos estudantes com deficiência intelectual, mesmo que não participem diretamente das atividades. São eles:
Familiares e responsáveis legais dos estudantes, que acompanham o processo de inclusão e se beneficiam do desenvolvimento da autonomia e independência dos participantes;
Professores, pedagogas e equipe gestora da escola, envolvidos na elaboração dos planos individualizados e no suporte educacional;
Empregadores e equipes das secretarias municipais, que recebem orientação e apoio técnico para acolher e integrar os estudantes nos ambientes de trabalho;
Servidores públicos parceiros, que participam da construção de uma cultura institucional inclusiva;
A comunidade de Pinhais em geral, que se beneficia do fortalecimento das políticas públicas de inclusão, da ampliação do acesso ao trabalho para pessoas com deficiência e da promoção da equidade social no município.

Resultados:

O Projeto Horizontes PcD: Emprego Apoiado já apresenta resultados significativos, tanto em termos quantitativos quanto qualitativos, demonstrando sua efetividade e relevância para a comunidade de Pinhais. Até o momento, cinco estudantes com deficiência intelectual foram inseridos em postos de trabalho nas secretarias municipais, após um criterioso processo de avaliação das necessidades de apoio e elaboração de planos personalizados. Foram mapeados postos de trabalho em diferentes órgãos públicos do município, possibilitando a seleção de funções compatíveis com os perfis e as habilidades dos participantes. Além disso, foram elaborados e executados cinco Planos de Apoio Pessoal e cinco Planos de Ensino Aplicado ao Trabalho, que contemplaram cinco módulos formativos desenvolvidos semanalmente, tanto no contexto escolar quanto no ambiente laboral. O projeto envolveu diretamente três secretarias municipais, consolidando uma articulação intersetorial robusta e integrada. Do ponto de vista qualitativo, observou-se um expressivo aumento na autonomia, no protagonismo e na autoconfiança dos estudantes participantes, que passaram a exercer atividades laborais com maior independência e engajamento. As equipes das secretarias também passaram por um processo de sensibilização, resultando na redução de barreiras atitudinais e na ampliação da percepção positiva sobre as capacidades das pessoas com deficiência intelectual. As famílias, por sua vez, relataram satisfação e orgulho com os avanços alcançados, reconhecendo o impacto positivo do projeto na vida cotidiana dos estudantes e em suas perspectivas de futuro. O fortalecimento dos vínculos entre escola, família e trabalho também se configurou como um efeito relevante, gerando maior coesão comunitária em torno da inclusão. Além da transformação individual e institucional, o projeto agregou valor à comunidade ao constituir subsídios para uma futura proposta concreta de política pública de empregabilidade inclusiva, estruturada com base na metodologia do Emprego Apoiado. A iniciativa demonstrou que é possível construir alternativas eficazes e sustentáveis para promover o direito ao trabalho das pessoas com deficiência intelectual, contribuindo diretamente para a redução das desigualdades sociais e a promoção da cidadania no município de Pinhais.

Anexos

Banco de Projetos