Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

SAÚDE MATERNO INFANTIL

Ano / Edição: 2025
Município: Paraíso do Norte
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O departamento municipal de Saúde dispõe de 4 unidades de saúde, 3 destas atuam na Atenção Primária em Saúde (APS) com 6 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) e 1 uma unidade de Saúde Mista, atuando nas urgências e emergências. Quanto aos níveis de atenção à saúde secundária e terciária, são realizados em Instituições referenciadas ou credenciadas.
No decorrer da pandemia do Covid-19 em 2020/2023, o atendimento do Covid passou a ser prioridade em relação à prevenção nas linhas de cuidado. Concomitante, o hospital particular que atendia este município fechou, ficando o serviço de urgência e atenção hospitalar, sob responsabilidade do município/ estado e a assistência a partos, mesmo que baixo risco, para hospital credenciado via mãe paranaense em Paranavaí-PR.
A atenção à saúde da mulher e da criança são algumas das prioridades dos programas governamentais pelas altas taxas de morbimortalidade. Muitas causas de óbitos infantis estão relacionadas a agravos da gestação que levam ao nascimento prematuro ou complicações no momento do parto, as quais poderiam ser evitáveis com medidas de promoção e prevenção.
A partir do cotidiano, pudemos perceber que a atenção materno infantil não estava tendo a atenção necessária perante APS, sendo necessário fortalecer e desenvolver ações de melhorias quanto a esta linha de cuidados.

Descrição

Considerando as diretrizes da Rede Saúde Materno infantil, da resolução nº 42, de 13 de dezembro de 2018 foi oficializado mediante o decreto nº 1938, o Comitê de Enfrentamento à Mortalidade Materno Infantil, integrado aos grupos de vigilância do óbito.
Foi retomado Grupo de Gestantes denominado GESPAR, de abrangência municipal, com reuniões mensais e temáticas diversas, como Importância do Pré-Natal, Primeiros cuidados ao bebê, doenças comuns na gestação, nutrição e saúde bucal na gestação, importância da vacinação entre outros.
Definiu-se responsabilidade do enfermeiro ou Coordenador da APS a manutenção mensal do Sistema de Estratificação de Risco Materno Infantil (ERMI) mensal, desde que sejam membros do Comitê citado. Foi determinado que toda criança menor de 2 anos e gestante deve estar cadastrada e estratificada em sistema de registro municipal, sendo responsabilidade dos enfermeiros da ESF fazerem os registros do seu território.
É realizado controle mensal da adesão de novas gestantes, consultas de pré-natal, puerperais e de puericultura, se foram programadas em tempo hábil e se foram mantidos os acompanhamentos, este controle deve ser anotado em planilhas e em sistema de registro municipal. O acompanhamento de consultas das gestantes e crianças deve ser mantido pelos enfermeiros da ESF.
Manteve-se agenda programada das especialidades que atendem neste município, obstetra e pediatra, com vagas exclusivas para pré-natal, puerpério, puericultura do recém-nascido e puericultura dos menores de 2 anos.
Para custeio deste projeto na atenção específica a saúde materno infantil, temos como orçamento anual R$10000,00 reais, para aquisição de kits com itens para mãe e bebê, brindes, lanches para reuniões e pagamentos de hora extra aos profissionais, se reuniões forem realizadas fora do horário de expediente, sendo a fonte de custeio própria.

Objetivos

Gerais:

Este estudo foi realizado com intuito de promover intervenções que melhorassem a assistência na rede materno infantil, além de descrever ações relevantes na APS.

Específicos:

Foram elencados como objetivos, desenvolver atividades educativas com as gestantes visando uma gestação saudável, sem riscos de saúde para a mãe e o recém-nascido, além de esclarecer dúvidas e orientar as gestantes sobre questões relacionadas à maternidade, à sexualidade, ao corpo no período gestacional e pós-parto com intuito de assegurar o desenvolvimento seguro da gestação, contribuindo para redução da morbimortalidade materno e infantil.
Além do mais, organizar a assistência em saúde para as gestantes e crianças menores de 2 anos com protocolos assistenciais e fluxos de atendimento. Também, estabelecer agendas programadas para atenção a gestantes e a crianças; e definir metodologias de trabalho, monitoramento e acompanhamento na saúde dos grupos acima citados.

Metas a atingir:

• Ofertar atendimento integral ao público alvo, garantindo facilidade no acesso aos serviços de saúde incluindo atendimentos agendados, espontâneos e de urgência. Serviços esses que sejam prestados com efetividade e segurança, sendo verificado sua eficiência e analisando resultados alcançados mediante ações realizadas.

Cronograma

Físico:

O Comitê de enfrentamento a mortalidade materna realiza reuniões bimestrais.
O Grupo de Gestantes realiza reuniões mensais.
Deve acontencer a manutenção mensal do Sistema de Estratificação de Risco Materno Infantil (ERMI).
Deve ser realizado controle mensal da adesão de novas gestantes, consultas de pré-natal, puerperais e de puericultura, se foram programadas em tempo hábil e se foram mantidos os acompanhamentos, este controle deve ser anotado em planilhas e em sistema de registro municipal. As planilhas também devem ser atualizadas mensalmente.

Financeiro:

Média de gasto mensal, 1.000,00 reais. Conforme cronograma mensal das reunioes de gestante para aquisição de lanche a ser ofertado, fornecimento dos kits, premios e pagamentos de hora extra, se necessário.

Orçamento:

Anual - Máximo 10 mil reais

Beneficiários Diretos:

Paraíso do Norte-PR, conforme o último IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) possui 13634 habitantes, incluindo 369 crianças menores de 2 anos e 92 gestantes em acompanhamento via SUS ou Particular no mês de abril de 2025.

Beneficiários Indiretos:

Este projeto beneficia indiretamente toda população do município, visto que a saúde da mãe e da criança reflete em todo contexto familiar.

Resultados:

O Comitê citado realiza reuniões bimestrais, apresentando grande relevância devido participação da equipe multiprofissional, mantendo vigilância integral a saúde da gestante, principalmente quanto a acompanhamentos ou comportamentos de risco, podendo assim alertar a equipe para que possa atuar na contenção de agravos. Este comitê também atua na investigação de óbitos materno-infantis do município para identificar óbitos evitáveis e estratégias de prevenção.
As reuniões em grupo são proferidas pela equipe multidisciplinar e APS. As gestantes são convidadas para participar das reuniões junto de sua família, ao final de cada reunião é feito sorteio de brindes e oferta de lanche, como incentivo para retornarem no próximo mês. O horário das reuniões foi definido conforme votação das gestantes. Temos feito ampla divulgação e ajustes de horário para que as gestantes mantenham adesão. Também é ofertado um kit com itens para o bebê e gestante, para aquelas que participarem das reuniões, sendo entre no último trimestre da gestação. Evidenciou- se que os temas abordados nas reuniões são esclarecedores, principalmente para as primigestas, além de fortalecer o vínculo com a equipe.
O ERMI proporciona monitoramento das crianças e gestantes quanto a risco, quantitativo e nível de atenção. O acompanhamento e estratificações são conferidos mensalmente pelo enfermeiro do ERMI para garantir que estes grupos não estejam desassistidos.
As planilhas de gestantes e controle de consultas são feitos pelo enfermeiro do ERMI e pela obstetra periodicamente, sendo repassado para os enfermeiros da ESF garantindo conhecimento das gestantes de seu território, assim preconizando assistência integral.
A agenda programada fortalece o cuidado continuado. Os enfermeiros da ESF tem livre acesso para agendamentos prévios e de urgência, rotina esta de destaque e importância, com boa adesão da população comparecendo nos atendimentos agendados e facilitando conhecimento da equipe caso paciente não compareça.
Quanto aos custos das ações na atenção a rede materno infantil, devido baixo custo mensal e grande relevância do projeto, os gastos não acarretam ônus ao município.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos