Banco de Projetos

PGP-PR Melhor do Ano

Sementinha da Inclusão

Ano / Edição: 2025
Município: Mercedes
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O município de Mercedes- PR reúne aproximadamente 5.931 habitantes, possui cinco instituições educacionais municipais que atendem cerca de 750 crianças de 0 a 11 anos, matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (C.M.E.I.), Educação Infantil e Ensino Fundamental I. Essas instituições contam com cerca de 140 funcionários e envolvem aproximadamente 400 pais ou responsáveis ativos/participantes no contexto escolar. Antes da implementação do projeto de inclusão, iniciado em 2023, observava-se a necessidade de promover a conscientização sobre as diferenças entre as crianças, abrangendo aspectos físicos, sociais, neurológicos, culturais, biológicos e étnicos. A falta de iniciativas estruturadas para abordar a inclusão resultava em práticas discriminatórias, preconceituosas e, em alguns casos, violentas entre os alunos, além de uma compreensão limitada por parte de professores e famílias sobre as particularidades de crianças com deficiências, transtornos do neurodesenvolvimento (como autismo, TDAH, dislexia e discalculia) e outras diferenças. Essa realidade impactava negativamente o ambiente escolar, dificultando a convivência harmoniosa e o respeito à diversidade.

Descrição

O projeto “Sementinha da Inclusão”, é realizado anualmente nas cinco instituições educacionais do município de Mercedes-PR, ocorre durante um mês inteiro no ano (agosto/2023, novembro/2024, abril/2025) e atende cerca de 750 crianças de 0 a 11 anos, 400 pais e 140 funcionários. Coordenado pela equipe multidisciplinar, composta pela psicóloga Thalita Delabio, neuropsicopedagoga e coordenadora Diana Zanelato, nutricionista Jéssica Kvieczynski e professora Raquel Braga, buscando promover a conscientização e naturalização das diferenças, abordando sobre deficiências, transtornos, questões raciais, sociais e culturais, incentivando respeito e empatia.
2023 (Agosto): Apresentação da esquete teatral “Xereta e Jujuba Promovendo a Inclusão”, interpretada por atores adolescentes, para todas as turmas. Junto a isso, a partir do Infantil IV, também foram realizadas gincanas com mitos e verdades e jogos dos sete erros, enfatizando inclusão e respeito, seguidos de reflexões com as crianças. Em janeiro, fora ofertado aos funcionários uma palestra sobre os diversos transtornos do neurodesenvolvimento e deficiências.
2024 (Novembro): Para Educação Infantil e 1º/2º anos, fora contada a história “Eu sou diferente, mas quem não é?” com bonecos de feltro confeccionados pela professora Monica Stefen. A história abordou temas como deficiência física, autismo e questões raciais, seguida de um bate-papo com, os estudantes. Para 3º a 5º anos, circuitos sensoriais com dinâmicas (mini bands, vendas, fitas) simularam desafios enfrentados por crianças com deficiências e transtornos. Seis encontros noturnos com “círculos de paz restaurativos” envolveram familiares. Em julho, os funcionários participaram da palestra “Práticas Pedagógicas numa Escola que Acolhe”.
2025 (Abril): Iniciou em janeiro com palestras de Marcos Petry: “Do Nascimento à Descoberta do Autismo” e “Autismo na Visão de um Autista”, para professores. Em abril, a peça “Nem Toda Diferença Pode Ser Vista”, interpretada por atores adolescentes, abordou transtornos não visíveis como (dislexia, TDAH), deficiência física, TEA e questões raciais. Professores realizaram atividades em sala sobre inclusão. As famílias participaram da palestra “A Importância da Inclusão na Família”, com Ângela Mendonça.
Nos três anos, foram distribuídos brindes (chaveiros, lápis, cadernetas, guarda-chuvas, garrafinhas, adesivos) reforçando a identidade do projeto. As histórias e peças foram criadas e dirigidas pela psicóloga Thalita Delabio.

Objetivos

Gerais:

Fomentar a conscientização e a naturalização das diferenças relacionadas ao processo de aprendizagem, bem como às dimensões raciais, físicas, sociais, neurológicas e culturais, em crianças de 0 a 11 anos, por meio de ações educativas que promovam o respeito, a empatia e a compreensão mútua, visando a construção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.

Específicos:

Conscientizar as crianças sobre deficiências físicas, transtornos do neurodesenvolvimento, e diferenças sociais, culturais e familiares.

Reduzir práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar.

Envolver famílias e professores na promoção da inclusão.

Desenvolver atividades lúdicas e reflexivas que estimulem a empatia e compreensão das “diferenças”.

Metas a atingir:

O projeto "Sementinha da Inclusão" tem como meta promover a conscientização e a prática da inclusão em 100% das crianças matriculadas nas instituições educacionais municipais, incentivando-as a acolher e respeitar colegas que enfrentam dificuldades no processo de aprendizagem, na socialização ou que vivenciem qualquer forma de sofrimento. Busca-se fomentar um ambiente escolar livre de discriminação, onde não haja práticas de bullying ou desrespeito em razão de transtornos, deficiências, etnia, características físicas, tipo de cabelo, biotipo corporal ou condições socioeconômicas.
Para alcançar esses objetivos, o projeto prevê a realização de encontros anuais com os estudantes das instituições educacionais municipais de Mercedes, como também, com as famílias, promovendo discussões que reforcem a importância da inclusão no contexto familiar. Dessa forma, pretende-se reduzir práticas discriminatórias e formar uma geração de adultos mais empáticos, respeitosos e acolhedores. Além disso, o projeto visa engajar professores na promoção ativa da aceitação das diferenças, garantindo que a inclusão seja uma prática consistente em todos os contextos nos quais as crianças estão inseridas, seja na escola, em casa ou na comunidade.
Com essas ações, o porojeto "Sementinha da Inclusão" busca construir uma cultura de respeito e valorização da diversidade, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Cronograma

Físico:

Planejamento: Mai/AJun/Jul (2023), Ago/Set/Out (2024), Jan/Fev/Mar (2025).
Produção de materiais/brindes: Jul (2023), Out (2024), Mar (2025).
Execução nas instituições educacionais: Ago (2023), Nov (2024), Abr (2025).
Encontros com famílias: Ago (2023), Nov (2024), Abr (2025).
Palestras com funcionários das escolas: Jan (2023), Jul (2024), Jan (2025)
Avaliação de resultados: Set (2023), Dez (2024), Mai (2025).

Financeiro:

2023: Brindes (R$ 1.500,00), Materiais atividades (R$ 300,00), Combustível (R$ 266,00), Folha de Pagamento da Equipe Multidisciplinar (R$9.800,00) Total R$ 11.866,00.
2024: Brindes (R$ 1.500,00), Materiais atividades (R$ 300,00), Palestra (R$ 7.500,00), Combustível (R$ 266,00), Folha de Pagamento da Equipe Multidisciplinar (R$9.800,00) Total R$ 19.366,00.
2025: Brindes (R$ 1.500,00), Figurinos para peça de teatro (R$ 800,00), Palestrantes (R$ 25.000,00), Materiais atividades (R$ 300,00), Combustível (R$ 266,00), Folha de Pagamento da Equipe Multidisciplinar (R$20.000,00) Total R$ 47.866,00.
Valor total dos três anos: R$ 79.098,00

Orçamento:

Folha de pagamento mensal da Equipe Multidisciplinar Escolar: cerca de R$20.000,00.
Materiais para brindes: R$ 4.500,00.
Produção teatral (figurinos): R$ 800,00.
Palestrantes (transporte/honorários): R$32.500,00
Materiais para atividades: R$ 900,00.
Combustível: R$ 800,00.
Total: R$ 59.500,00.

Beneficiários Diretos:

As crianças de 0 a 11 anos, matriculados no Centro Municipal de Educação Infantil, Educação Infantil (escola urbana e rural) e Ensino Fundamental I (escola urbana e rural) e, como também os responsáveis/familiares e funcionários das instituições escolares (equipe pedagógica, professores, zeladoras, merendeiras, secretárias e motoristas), totalizando assim, cerca de 1.290 pessoas.

Beneficiários Indiretos:

Toda a rede de proteção, tanto institucional, quanto familiar destas crianças. Acredita-se que não seja possível quantificar esse impacto, uma vez que ele transcende os 5.931 habitantes deste município. Isso ocorre porque, além da disseminação por meio das mídias sociais, tanto as crianças quanto os adultos envolvidos podem propagar o conhecimento adquirido nos diversos contextos por onde passam.

Resultados:

O projeto “Sementinha da Inclusão” obteve resultados expressivos, impactando positivamente a comunidade escolar. Anualmente, o projeto envolve a participação de cerca de 750 crianças, 400 familiares e 140 funcionários, promovendo um ambiente de engajamento coletivo. O feedback recebido foi altamente positivo, tanto dos professores, quanto dos pais/responsáveis expressando satisfação com as ações realizadas. Entre os principais resultados, destaca-se a maior naturalização das diferenças, evidenciada pelo aumento da empatia e respeito entre as crianças em sala de aula. Os estudantes demonstraram maior compreensão em relação aos colegas com transtornos ou deficiências, reconhecendo a importância de atividades adaptadas e da atenção diferenciada oferecida pelos professores. Notou-se também práticas mais acolhedoras e respeitosas referente a questões raciais, culturais e sociais. Além disso, o projeto fortaleceu o vínculo entre escola e família por meio de iniciativas como círculos de paz e palestras, que promoveram diálogo e cooperação, consolidando a integração entre os envolvidos.

Anexos

Documentos Anexados:

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