Banco de Projetos

TEAcolher - Centro de atendimento ao Autista

Ano / Edição: 2025
Município: Pérola
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O aumento de encaminhamentos médicos via SUS, solicitando atendimentos em terapias como psicologia, nutrição, fonoaudiologia e outros, assim como a dificuldade da equipe escolar em atender necessidades específicas de crianças com diagnósticos de TEA, assim como a falta de informações e acolhimento para familias.

Descrição

- Crianças com diagnóstico TEA, que após avaliadas e detectada limitação intelectual, com dificuldade de aprendizagem acadêmica e autonomia, e necessitam de suporte nível 3, serão encaminhados para a avaliação e acompanhamento da APAE do município, considerando laudo médico.
- Porta de entrada 1: Secretaria municipal de educação. Recebe laudos e encaminha para a clínica com contato da família, escola que o paciente está matriculado, turno de aula, nome e contato do professor/pedagogo da escola.
- Porta de entrada 2: Caso alguma criança necessitar ser avaliada para possível diagnostico de TEA, a educação encaminha para os profissionais da clínica, que realizarão a sondagem e encaminhamento para a unidade básica de saúde, que de acordo com avaliação do médico clinico encaminha para o neurologista pelo sistema SUS.
- Porta de entrada 3: Caso algum adolescente do ensino fundamental II e médio (rede estadual) necessite de avaliação e acompanhamento, será orientado para procurar a unidade de saúde, para devidos encaminhamentos para neurologista/psiquiatria.
Com laudo em mãos, o acompanhamento poderá ser realizado pela clínica.
- A educação ao receber o laudo, sendo diagnosticado como TEA, encaminhará para atendimento no centro de atendimento ao autista.
- O primeiro contato com a família e pacientes serão agendados pelo centro de atendimento.
- Inicialmente a família será atendida pela Assistente Social da equipe, com objetivo de acolhimento e orientação acerca de direitos que lhes são assegurados e também, sobre o funcionamento do centro de atendimento e agendamentos.
- O paciente passa pela avaliação de necessidades com a equipe multidisciplinar.
- Elaboração de plano individual de atendimento.
- Apresentação do plano individual de atendimento para a família.
- Após a avaliação, cada paciente iniciara atendimentos de acordo com a disponibilidade de vaga para profissionais dos quais forem inclusos no plano de atendimento individual. Objetivo de iniciar as terapias no mesmo período.
- Caso durante o período de atendimento do paciente, o mesmo necessite de consulta com neurologista, psiquiatra ou pediatria, entre outros, a família será orientada a procurar a unidade básica de saúde para devidos encaminhamentos.
- Reunião técnica, para acompanhar evolução dos casos até o momento de alta compartilhada com a familia e escola.

Objetivos

Gerais:

Proporcionar para crianças com diagnóstico de Transtorno Espectro Autista, matriculadas na rede municipal e estadual de educação, atendimento especializado com uma equipe multiprofissional que atuará nas áreas da psicologia, nutricionista, fonoaudiologia, psicopedagogia, serviço social, educação física, trabalhando com objetivo de formular plano de tratamento integrado que favoreça o pleno desenvolvimento e inclusão social, assim como orientações para as famílias.

Específicos:

- Avaliar as necessidades especificas da pessoa com TEA, formulando plano terapêutico individual; (Atendimento clínico de equipe multidisciplinar)
- Atuar com métodos e técnicas que possibilitam a melhoria da qualidade de vida da pessoa com TEA. (Atendimento clínico de equipe multidisciplinar)
- Desenvolver um programa individualizado de tratamento por meio da aprendizagem de novas habilidades, ampliando os repertórios de potencialidades e reduzindo comportamentos mal adaptativos ou disfuncionais
- Desenvolver ou melhorar as habilidades de autocuidado, propiciando maior autonomia
- Desenvolver habilidades sociais, com o objetivo de melhorar o repertório social dos pacientes para proporcionar interações sociais mais positivas
- Melhorar a qualidade do padrão de comunicação, seja verbal ou não verbal
- Reduzir ou extinguir repertórios inadequados e comportamentos mal adaptativos, que dificultam a interação social ou aquisição de novas habilidades, como agitação psicomotora, comportamentos auto ou heteroagressivos e estereotipias
- Orientar periodicamente familiares e escola no manejo de comportamentos diários da pessoa com TEA. Neste caso, atuam a psicologia, psicopedagogia e terapia ocupacional.
- Acompanhar desenvolvimento através de reuniões multidisciplinar, incluindo desenvolvimento do PEI na escola. Neste caso, o psicopedagogo atuara como ponte entre a escola /clínica e família.
- Promover acolhimento aos familiares da pessoa com TEA, fornecendo as informações necessárias para a garantia de direitos do TEA. Neste caso, a Assistente Social tem importância fundamental.
- Informar e conscientizar população com objetivo de promover sociedade mais inclusiva.
- Implantar cursos, palestras, e outros instrumentos de formação continuada para equipe envolvida proporcionando qualificação nos atendimentos.

Metas a atingir:

- Disponibilizar atendimento em psicologia, psicopedagogia, serviço social, fonoaudiologia, nutrição,terapia ocupacional e educação fisica para crianças crianças com diagnóstico de TEA, matriculadas na rede de ensino municipal e estadual, com duração de aproximadamente 40 minutos, sendo reavaliados em um periodo de seis meses, de acordo com evolução técnica compartilhada pela equipe multidisciploinar;
- Disponibilizar terapias que auxiliem no desenvolvimento escolar e inclusão social;
- Oferecer para as familias orientação e espaço para buscar apoio psicologico através dos grupos realizados mensalmente;
- Atender 100% dos alunos do ensino regular municipal com diagnóstico de TEA;
- Disponibilizar atendimento de estimulação e iniciar avaliações para diagnóstico de TEA;

Cronograma

Físico:

cronograma realizado de acordo com agenda de profissionais da equipe técnica. Reuniões de equipe mensal e sempre que necessário através de relatório de evolucação de cada paciente.

Financeiro:

mensal para pagamento de aluguel, energia, água, profissionais da equipe e material didático.

Orçamento:

Custo de Implantação:
Aluguel: R$ 1.900,00
Moveis e utensilios: R$ 15.000,00
Material didático: R$ 8.000,00
custo total: R$ 24.900,00

Custo de manutenção:
aluguel: R$ 1900,00
energia:R$ 400,00
Agua: 350,00
Materiais didáticos em geral: R$ 1000,00
custo total: R$ 3650,00
OBS: Os profissionais já faziam parte da folha de pagamento.

Beneficiários Diretos:

Criança com diagnóstico de TEA, família e Escola.

Beneficiários Indiretos:

Igreja, comercio, sociedade em geral.

Resultados:

Iniciamos o projeto em 16 de julho de 2024. Nesta data, o município com 50 pessoas com laudos de Autismo, sendo estes alunos de APAE, escola particular , ensino regular municipal e estadual.
Destes, na época 23 eram matriculados no ensino regular municipal. Considerando a metodologia do projeto, iniciamos atendimento com adesão de 12 crianças.
Atualmente o número aumentou 58 diagnósticos total no municipio e destes, 31 crianças com diagnóstico de TEA estão matriculadas no ensino regular do municipio. Destes, 28 são atendido pelo projeto TEAcolher Pérola e 3 crianças a familia não aderiu ao atendimento.
No ensino estadual são 4 pessoas com o diagnóstico de TEA, destes, 3 atendidos pelo projeto TEAcolher.
Os demais 23 diagnósticos estão matriculados na APAE do município e conforme procedimento, não são atendidos pelo TEAcolher.
O projeto segue oferecendo atendimento com psicóloga, fonoaudióloga, psicopedagoga, nutricionista, assistente social e neurologista.

Anexos

Banco de Projetos