Projeto de Ballet de Pinhais
Ano / Edição: 2025
Município: Pinhais
Função de Governo: Cultura
Diagnóstico
O Projeto de Ballet da Escola de Dança de Pinhais, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, vêm a 25 anos transformando a realidade de centenas de crianças e adolescentes do município. Mais do que oferecer formação artística, o projeto promove inclusão social, fortalecimento de vínculos comunitários e formação cidadã, construindo um legado de impacto cultural e humano na cidade.
Antes da criação do Projeto de Ballet da Escola de Dança de Pinhais, o município de PInhais por ser uma cidade jovem com apenas oito(8) anos de sua emancipação, apresentava um cenário ainda em construção de suas políticas públicas voltadas à formação artística de crianças e adolescentes, em especial na área da dança e com um olhar na dança clássica. A ausência de iniciativas culturais acessíveis dificultava o desenvolvimento pleno de crianças, adolescentes e jovens, limitando suas possibilidades de expressão, inclusão social e inserção futura no campo profissional artístico.
O levantamento realizado junto à comunidade local foi através da escuta ativa nas escolas de interesse evidenciando uma demanda crescente por atividades que estimulassem a criatividade, a disciplina e a autoestima, além de promoverem a ocupação positiva do tempo livre. A falta de acesso à arte e à cultura era um fator agravante para a exclusão social e a desvalorização dos potenciais individuais. O levantamento realizado por meio da escuta ativa com base em princípios da gestão participativa, diagnóstico comunitário informal e escuta qualificada, reconhecendo o papel legítimo que esses métodos desempenham na formulação de políticas públicas e ações culturais, mesmo na ausência de documentos formais.
O presente estudo foi realizado a partir de um processo junto a pais, professores e gestores da rede municipal de ensino, no contexto de visitas técnicas às unidades escolares. Embora não tenha se originado de documentos formais ou registros escritos, trata-se de uma prática fundamentada na escuta qualificada e na observação direta — ferramentas essenciais no âmbito da gestão pública participativa, sobretudo em políticas culturais e educacionais. Essa demanda, ainda que apresentada de forma oral e informal, revelou-se legítima e consistente, refletindo as carências percebidas no cotidiano escolar e os anseios de famílias e profissionais da educação por práticas mais integradoras e transformadoras.
Portanto, mesmo na ausência de documentos comprobatórios formais, considera-se que o levantamento atendeu ao princípio da escuta social e comunitária, servindo como base válida para a proposição de ações culturais alinhadas com as demandas reais da rede municipal de ensino.
Com a implantação do projeto, inicialmente em duas Escolas Municipais na época de sua criação cerca de 60 alunos, entre crianças e adolescentes, passaram a ser diretamente beneficiados e desmistificando que que a dança clássica é realizada somente para a elite, sendo assim a comunidade local tem acesso gratuito à formação em ballet e vivências artísticas, ampliando suas perspectivas educacionais e culturais.
Além disto, anualmente temos diversas pessoas interessadas em participar do projeto de ballet, o que confirma a demanda apresentada. No ano de 2023 houveram 162 crianças e adolescentes interessados em participar do projeto, no ano de 2024 foram 169 interessados e no ano de 2025 foram 175 interessados em novas oportunidades. Tal constancia na procura pelas aulas e atividades do projeto mostram a efetividade de atender as demandas dos munícipes.
Com a crescente demanda junto à comunidade a expansão do projeto tornou-se natural com atendimento médio por ano de 170 alunos, estima-se que mais de 4.300 alunos passaram pelo projeto de balé ao longo dos 25 anos de sua existência.
Descrição
O Projeto de Ballet é uma iniciativa sociocultural da administração pública municipal que visa oferecer formação gratuita em ballet clássico e suas variações para crianças e adolescentes de 07 a 16 anos, residentes no município de Pinhais. O projeto tem como objetivo ampliar as políticas públicas voltadas à formação artística e principalmente à inclusão cultural das crianças e jovens na comunidade local, abrangendo também as regiões de vulnerabilidade social. As aulas aconteciam inicialmente em duas(2)escolas municipais com total de 60 alunos, passando posteriormente para a academia do ginásio local, em uma única sala com revezamento de horários, atendendo em torno de 120 crianças e com uma única professora de ballet, no ano de 2017, o projeto conquistou um espaço para seu desenvolvimento – a Escola de Dança de Pinhais –, o que possibilitou a abertura de novas turmas além de oficinas de outras àreas da dança, com infraestrutura mais adequada, assegurando a participação de alunos e alunas de forma inclusiva, respeitadas as condições que permitam seu desenvolvimento técnico e artístico junto aos demais colegas. O projeto consegue atender aproximadamente 240 alunos na Escola de Dança de Pinhais, porém existe desistência ao longo do percurso tendo a permanência efetiva de aproximadamente 170 alunos no projeto. As atividades são realizadas na Escola de Dança de Pinhais, com ensaios semanais conduzidos por profissionais qualificados.
Entre as principais ações do projeto estão a oferta de aulas regulares de ballet clássico e demais variações, a realização de espetáculos anuais abertos à comunidade e a participação em eventos: culturais, educacionais, sociais municipais, regionais e nacionais. Essas ações promovem não apenas a formação técnica, mas também o desenvolvimento pessoal, a disciplina, a autoestima, a integração e a socialização dos participantes.
Os recursos envolvem profissionais concursados e terceirizados, além de materiais como: figurinos, equipamentos de som, materiais de aula e manutenção do espaço físico. Os recursos financeiros são provenientes do orçamento da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.
Objetivos
Gerais:
* Promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes do município de Pinhais, por meio do acesso gratuito à formação artística em ballet clássico e suas variações, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social, o fortalecimento da cidadania e a valorização da cultura local.
Específicos:
* Oferecer aulas regulares e gratuitas de ballet clássico e contemporâneo para crianças e adolescentes do município de Pinhais, com base em metodologia técnica e pedagógica adequada à faixa etária.
* Desenvolver competências físicas (como força, flexibilidade e coordenação motora), bem como habilidades emocionais e sociais, promovendo disciplina, autoestima e trabalho em equipe.
* Realizar apresentações e espetáculos anuais que valorizem e divulguem a cultura local e nacional, fortalecendo o vínculo entre os alunos, suas famílias e a comunidade.
* Incentivar a participação dos alunos em eventos culturais e festivais de dança em nível regional e nacional, ampliando o acesso a vivências artísticas e intercâmbios culturais.
* Contribuir para a formação inicial de futuros profissionais da dança, oferecendo base técnica e experiências práticas que possibilitem a continuidade dos estudos ou inserção no mercado artístico.
Metas a atingir:
1) Atender, anualmente, no mínimo 170 crianças e adolescentes, entre 7 e 16 anos, com aulas gratuitas de ballet clássico e contemporâneo no município de Pinhais;
2) Manter uma frequência média mínima de 75% nas aulas regulares, demonstrando o engajamento e a permanência dos alunos no projeto;
3) Oferecer anualmente 100 novas vagas para crinaças e adolescentes de 07 a 16 anos participarem do projeto;
4) Alcançar o minímo 85% de satisfação dos beneficiários diretos (alunos e familiares) e garantir melhoria disciplina, auto estima e socialização por meio de questionários e instrumentos de avaliação social aplicados anualmente;
Cronograma
Físico:
Manutenção do espaço fisico do projeto - janeiro a dezembro - 2024
* Aulas regulares - fevereiro a novembro -2024
* Ensaios : Agosto a novembro -2024
* Espetáculo de fim de ano Novembro - 2024
Financeiro:
DESEMBOLSO EM 2024
- Total com colaboradores terceirizados - 04 profissionais = Valor de Media Anual : R$ 62.979,00
- Total com estrutura física: R$ 2.614,04
- Total com a Manutenção do Espaço Físico do Projeto: R$ 25.991,70
- Total das despesas realizadas no espetáculo de fim de ano com os alunos do Projeto de balé: R$ 75.707,27
- Locação do Teatro Guaíra : quant. - 01 = R$ 6.500,00
- Figurino: quant. - 150 = valor unit. R$ 246,66 total de R$ 37.000,00
- Lanches: quant. 190 = valor total R$ 3.814,70
- Ambulância: quant. 01 = valor R$ 1.725,00
- Estrutura de equipamentos som e luz : quant. 01 = valor R$ 25.758,85
- Camarim de Pintura: quant. 01 = valor R$ 829,52
- Banners = R$ 79,20
Orçamento:
O Orçamento de 2024 é um balizador de anos anteriores:
* Orçamento realizado em 2024 - Investimento
* Colaboradores terceirizados: R$ 62.979,00
* Estrutura física: R$ 2.614,04
* Manutenção do Espaço Físico do Projeto: R$ 25.991,70
* Espetáculo de Balé: R$ 75.707,27
Previsão Orçamentária para 2025
* Colaboradores terceirizados: R$ 90.000,00
* Manutenção do Espaço Físico do Projeto: 30.000,00
* Espetáculo de Balé - total : R$ 91.000,00
Beneficiários Diretos:
Participação efetiva de aproximadamente 170 alunos no projeto
Beneficiários Indiretos:
Familiares próximos - estimativa de 510 pessoas
Demais pessoas que se relacionam com o projeto através das apresentações: 1.800 ( estimativa de 2024)
Resultados:
1) ALUNOS MATRICULADOS: No ano de 2025 com base nas chamada e registros de presença o projeto atentende atualmente 170 alunos ativos
2) NOVAS OPORTUNIDADES: foram disponibilizadsas 114 novas oportunidades de integração ao projeto de balé
3) PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO: Com base em estimativa dos alunos matriculados em 2025 foram realizadas 56 entrevistas com participantes do projeto de balé:
98,2% afirmaram que o projeto contribuiu positivamente para a disciplina dos alunos;
94,6% identificaram impactos positivos na autoestima;
94,6% reconheceram melhora na socialização.
4) DEPOIMENTOS de EX- ALUNAS E RESPONSÁVEIS:
Lucinda Marques: “Sou Lucinda Marques, mãe da Fabrícia Marques… - Deixando escrito aqui, pra falar a importância que teve a escola de Dança para minha filha, assim que eu soube dessa Escola de Dança em 2001, fiz a matrícula, mas a minha intenção é que ela tivesse uma ocupação, mas foi além disso,com o tempo a Escola foi evoluindo, e minha filha foi evoluindo também pegando gosto pela dança, hoje ela é profissional da dança... vive da dança. Essa escola foi uma grande influência na vida da minha filha… Sou muito grata por tudo que a Escola fez na vida da minha filha, porque me ajudou com disciplina...na educação... ensinou também viver bem na sociedade .”
Fabricia Marques: “Quando comecei no balé, ainda não existia uma escola de dança formal em Pinhais, mas sim um grupo de balé vinculado às escolas municipais. Logo nos meus primeiros dois meses de aula, por incentivo da professora Luciana, fui participar da seletiva para a Escola de Dança do Teatro Guaíra, uma das mais renomadas do Brasil … e passei! Com apenas dois meses de contato com o balé, consegui ingressar nessa grande instituição. Lá, tive uma formação sólida durante oito anos em dança clássica, além de disciplinas em dança contemporânea e conteúdos teóricos relacionados à arte da dança. Apesar da rotina intensa no Guaíra, a professora Luciana sempre dava um jeito de me manter conectada com o grupo de Pinhais. Participava das apresentações, fazia aulas quando possível, ela nunca deixou de me acolher e incentivar. Quando finalizei minha formação no Guaíra, iniciei a faculdade de Educação Física, muito inspirada pela própria Luciana, que também era formada nessa área. Logo no início da graduação, recebi o convite para estagiar na escola de dança de Pinhais. Foi o verdadeiro start da minha carreira: tive a oportunidade de trabalhar ao lado de uma das minhas maiores referências na dança e na vida. Nosso vínculo, que já era de afeto e admiração, se fortaleceu ainda mais, agora como colegas de trabalho. Durante os dois anos de estágio, dei aulas de balé e dança contemporânea, além de desenvolver minhas primeiras coreografias. Desde o início, essas criações já ganharam destaque: entramos pela primeira vez nos palcos abertos do Festival de Dança de Joinville, fomos finalistas da Mostra Paranaense de Dança, ganhei o prêmio de melhor coreógrafa do Festival de Fazenda Rio Grande, entre outras conquistas. Ao final do estágio, fui contratada como professora terceirizada da escola de dança de Pinhais, onde permaneci por mais 13 anos. Foi nesse período que minha carreira se consolidou, e também onde conheci meu marido, que trabalhava na escola. Juntos, fundamos a 041 Company, inicialmente como um grupo competitivo, com o objetivo de ir além dos espetáculos de fim de ano. Acreditávamos no potencial dos nossos alunos e queríamos proporcionar experiências mais desafiadoras e significativas. A 041 Company existe há seis anos e hoje é um dos grandes nomes da dança em Pinhais e no Paraná. Com o grupo, já participamos de diversos festivais importantes pelo Brasil, especialmente na região sul. Fomos campeões no Prêmio Desterro e na primeira edição do Festival da Feira da Sapatilha, além de conquistar diversos prêmios em festivais locais. Ao todo, a 041 Company acumula mais de 250 prêmios, incluindo troféus de 1º, 2º e 3º lugar, títulos de melhor grupo e coreografias de destaque. Também temos grande destaque no Festival de Dança de Pinhais, onde, por três anos consecutivos, conquistamos os primeiros lugares nas coreografias de balé e danças urbanas, além de recebermos, nos mesmos três anos, a premiação de maior nota do festival nas categorias infantil e juvenil. Em 2024, vivemos uma das experiências mais marcantes da nossa trajetória: levamos a 041 Company para Orlando, nos Estados Unidos. Passamos 10 dias intensos, nos apresentamos na Disney Springs, dançamos no intervalo de um jogo da NBA em Miami e ainda participamos de um workshop com um artista dos musicais da Disney. Foi um sonho realizado, tanto para os alunos quanto para nós. E este ano, demos mais um passo importante: abrimos a escola de dança da 041 Company em Pinhais, ampliando nosso trabalho e acolhendo ainda mais talentos. Hoje, oferecemos aulas de balé clássico, danças urbanas e jazz, mantendo o nosso compromisso com a excelência, a formação artística e o desenvolvimento humano por meio da dança. Tudo o que construí até aqui: minha carreira, minhas conquistas e até minha família, começou com a escola de dança de Pinhais. Mas, acima de tudo, começou com o olhar e o incentivo da professora Luciana, que sempre acreditou em mim e na minha vocação . Sou eternamente grata por tudo, Profº Lu eu te amo”.
Isabelly Cristine: Eu sou muito agradecida pelas aulas que eu tenho com as professoras Bruna, Fabricia e Fabiana. Comecei esse ano a fazer ballet de novo e espero que eu estou me dando bem. Por isso faço ballet porque é um sonho que se realizou nuca mais quero que acabe faço isso por gostar e ter amor pelo que faço . Eu faço aula com a prof: Bruna e espero que ela goste do que eu faço. * Estou na M2.
John Godoy : “ Fui convidado pela professora Luciana quando ainda fazia aulas de taekwondo. Ela viu algo em mim, um potencial que nem eu sabia que existia. Apostou alto. Podia ter dado errado, mas acertou em cheio. Foi ali que começou uma jornada de anos, marcada por conquistas, amizades e memórias que carrego até hoje. No começo, entrei pela curiosidade. Já tinha feito dança antes, então topei. Mas continuei pela diversão, pelas parcerias que construí, e sim, pelo status de ser bailarino, algo que poucos têm coragem de assumir e viver de verdade. Me tornei parte de uma equipe, e isso me moldou. Um dos momentos mais marcantes foi quando tive a chance de fazer mágica no palco do Guaíra, soltando fogo pelas mãos. Uma apresentação que tirou o fôlego da plateia e que só foi possível graças à confiança da professora e à entrega total da minha equipe. Aquele palco, aquela noite, aquele fogo, vão ficar comigo pra sempre. Ser parte da escola de dança moldou quem eu sou. Me ensinou disciplina, postura, respeito, especialmente por conviver tanto com mulheres incríveis, parceiras de palco e de vida. Aprendi a estar presente, a dar suporte, a me portar como homem e artista. E o mais bonito de tudo é que os laços continuam: recentemente estávamos tomando café e comendo bolo na casa da professora, rindo das histórias e revivendo tudo o que vivemos. O balé mudou a minha vida. Me sinto honrado e privilegiado por ter sido escolhido a dedo para fazer parte dessa história e posso dizer com todas as letras: ser bailarino foi uma das experiências mais transformadoras da minha vida.”
Danielly Marques de Lima : “Minha trajetória na Cia de Dança de Pinhais começou em 2002, no Colégio José Brunet. Na minha primeira apresentação, interpretei um gatinho — consigo me lembrar perfeitamente de mim mesma dentro daquele collant. Com o passar dos anos, a companhia cresceu, e as apresentações deixaram de acontecer na quadra da escola para ocupar o palco do ginásio poliesportivo. Ali, a sensação já era de estar em cena como uma artista de verdade: tínhamos bastidores, entradas e saídas marcadas, figurinos… E foi nesse ambiente que minhas inspirações começaram a se tornar mais concretas. Sabe aquela sensação de admirar alguém mais velha dançando no corpo de baile e sonhar em ser como ela? Eu também tinha minhas ídolas. Com o tempo, meu sonho se realizou: finalmente entrei para o corpo de baile que tanto admirava. Já mais velha, pude expressar, através da dança, tudo o que sentia e desenvolvia no meu corpo. O balé fez parte de toda a minha infância e adolescência. Foi essencial para a formação do meu caráter e da minha personalidade. Sou profundamente grata à professora Lu, aos demais professores, à Escola de Dança de Pinhais e à Prefeitura por tudo o que me proporcionaram.”
Ana Jullya Marques de Lima : “A escola de dança pra mim foi um refúgio, onde eu ia cansada, triste, feliz, animada, qualquer coisa, mas eu ia e encontrava minha paz! É onde eu até hoje me encontro! Em minha seletiva eu fui envergonhada mas confiante por ter minhas irmãs que também dançavam lá, mas no fim um das professora foi até mim e falou “gostei de você”, isso me deu uma alegria enorme, me incentivando a dançar por 12 na escola. Dancei na escola dos 7 anos aos 18 anos, hoje eu tenho 20 e tenho orgulho de dizer que sou professora de ballet. Lembro da minha primeira apresentação da turma da Mônica até a última de quebra nozes, me recordo de todas as vezes que ia entrar no palco e me dava um nervosismo, vontade de fazer xixi, vontade de pular pra focar em outra coisa, mas no fim respirava e seguia em frente. A minha parte preferida era o final do ano onde tínhamos muitos ensaios gerais com toda a escola e sempre tinha uma pequena no canto admirando as grandes, até hoje fico olhando esse momento e lembrando que um dia eu fui a pequena bailarina e a grande bailarina.”
Francielle Meira: “Inicie no projeto de ballet aos 7 anos de idade quando as aulas ainda aconteciam na Escola Municipal José Brunetti, iniciando na modalidade de ballet clássico. No decorrer dos anos tive contato com outras modalidades, como o contemporâneo, circo e outras vivências que o projeto proporcionou na minha caminhada como aluna. Realizamos diversas apresentações na cidade de Pinhais e em outros estados, participando de festivais e mostras de dança, dançando em diversos lugares, palcos e teatros importantes como o Teatro Guaíra, Ópera de Arame e outros. Quando criança sempre me vi atuando dentro da dança, e por meio de colegas e professores do projeto de ballet soube que existia a faculdade de dança, a UNESPAR - FAP, onde cursei e me formei em Bacharelado e Licenciatura em Dança. Além dessa formação profissional, a Escola de Dança me trouxe amigas que levo para a vida, proporcionando laços afetivos que tenho até hoje, sendo uma dessas amigas minha sócia, onde juntas abrimos a nossa própria escola de dança, o Estúdio Eiras Centro de Dança e Movimento. Hoje, também atuo na Escola de Dança de Pinhais como professora, passando para minhas alunas o amor que tenho pela arte da dança e as incentivando a correram atrás de seus sonhos, pois um dia estive em seu lugar.”
Edilene ( mãe - Mª Julia, Dani e Gabi): “Tenho cinco filhas. Porém uma optou em fazer vôlei e as outras quatro Ballet .Então em 2001, minha vida ganhou outro ritmo. E foi nesse compasso que eu comecei uma rotina que transformaria não só a vida delas, mas a minha também. Tudo começou pequeno, numa escola da vila, Lá, minhas meninas deram os primeiros passos de dança e eu, os primeiros passos como mãe de bailarinas. Enquanto outras mães seguiam com seus dias, eu ficava: esperando, assistindo, aprendendo com os olhos brilhantes das minhas filhas. Com o tempo, a dança cresceu. Ganhou espaço, força, estrutura. O colégio já não comportava tantos sonhos e Mudou para o Ginásio Poliesportivo. Lá, a dança virou compromisso. Virou disciplina. E eu continuei — levando, buscando, esperando. Cada ida era uma promessa silenciosa de apoio. Cada volta, um passo a mais em nossa jornada. Então veio a conquista: a construção de uma Escola de Dança. Um espaço pensado para a arte. Para elas. Para tantas outras meninas que, como minhas filhas, acreditavam que dançar é uma forma de existir. A escola não era apenas tijolo e espelho — era a materialização de anos de esforço, de dedicação, de fé no caminho. Quatro das minhas filhas seguiam os passos do Ballet, E eu celebrei essa escolha com muito apoio e amor. Porque apoiar não é escolher por elas — é estar presente, mesmo que os caminhos sejam diferentes. É entender que o que importa não é a direção, mas a entrega. Hoje, depois de tantos anos, eu olho para trás e vejo mais do que uma rotina de leva e trás, Vejo a construção de sonhos. Vejo disciplina, arte, persistência e amor. Vejo a formação de mulheres sensíveis, fortes e determinadas. Tenho uma filha que se formou em Educação Física e a outra é Professora na Escola de Dança de Pinhais e em outras escolas da região, Tenho muito orgulho de tudo isso, muitas vezes escutei do Pai delas que isso era uma perda de tempo, mas posso dizer que não foi, eu via o desempenho delas melhorando a cada dia até mesmo na escola, era bem cansativo para elas pq não faziam só Ballet, tinha o colégio, encontro com jovens na igreja, Futebol, Aulas de Piano dentre outros afazeres do dia a dia. Essa é a nossa história, feita de passos, trajetos, companheirismo e muito amor…”
Joyce Fernandes : “Entrei na escola de dança de Pinhais aos 8 anos de idade, e mesmo tendo saído há cerca de 4 anos, a influência desse lugar permanece viva em mim e sua importância também. A escola foi muito mais que um espaço para aprender dança; foi um verdadeiro lar onde cresci, me descobri e desenvolvi este amor que eu tenho pela dança. Gostaria de agradecer a todos os professores que participaram da minha trajetória e em especial a professora Fabrícia, que foi mais do que uma professora. Ela me guiou, acreditou no meu potencial e ajudou a construir a confiança que hoje me acompanha. Atualmente, além de cursar Educação Física, participo de uma companhia semiprofissional de dança contemporânea, onde continuo desenvolvendo minha arte e amor pela dança. Vejo claramente como a escola de dança de Pinhais foi fundamental para minha escolha profissional e para tudo que sou hoje, e pretendo seguir minha carreira com a dança e continuar estudando sobre o corpo e a movimentação que o mesmo é capaz de realizar. Sou imensamente grata por tudo que vivi e aprendi nesse espaço que moldou minha história, muito obrigada.”
