CMAEAE CLOTILDES SCHINATO DOS SANTOS
Ano / Edição: 2025
Município: Corbélia
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
PROBLEMA: Como promover o desenvolvimento das ações necessárias (Avaliação Psicoeducacional, Atendimento psicopedagógico, clínicos e acompanhamento social) em local próprio, ao público da Educação Especial que está matriculado na rede municipal de ensino com todos os profissionais que realizam a avaliação e intervenção e os familiares envolvidos?
JUSTIFICATIVA:
1. Com a criação do Centro Especializado, o público da Educação Especial das unidades escolares, passarão a ter além do acompanhamento pedagógico, os atendimentos clínicos/terapêuticos em um único espaço, permitindo assim uma redução de acompanhamentos clínicos da Secretaria de Saúde, que poderá ofertar mais vagas aos demais munícipes.
2. O Centro Especializado possibilitará o acompanhamento mais próximo das famílias em relação ao início, frequência e alta dos atendimentos.
3. É necessária a complementação da Avaliação Psicoeducacional (reduzindo a fila de espera), realização e ampliação da formação dos indivíduos pertencentes a comunidade escolar, bem como a otimização dos serviços clínicos de saúde, acompanhamento social a fim de que saúde, educação e desenvolvimento social caminhem juntos na formação do indivíduo biopsicossocial.
Descrição
Realizar um levantamento quantitativo referente ao ano anterior ao de criação do projeto do número de estudantes acompanhados por meio de Estudos de Casos e Avaliações Psicoeducacionais, bem como, do número de orientações realizadas a pais e/ou responsáveis e as equipes pedagógicas escolares, professores e/ou demais funcionários quanto à adaptação/flexibilização curricular necessária aos estudantes da Educação Especial ou com NEEs da rede municipal de ensino.
Com o levantamento destes dados, foram definidos os procedimentos para: forma de atendimento aos estudantes; organização das formações para pais/responsáveis, professores/funcionários, bem como, quais profissionais a serem contratados, recursos materiais necessários, procedimentos e custos totais do projeto, bem como cronograma de implantação.
O CMAEAE foi planejado para estar subordinado diretamente à SEMEC, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o encaminhamento dos estudantes ocorrerem mediante os seguintes passos: a. Estudo de Caso: realizados nas Unidades de Ensino junto com coordenações e professores; b. Avaliação Psicoeducacional: dos casos que forem definidos pelo Estudo de Casos, por ordem de prioridade; c. Atendimentos Clínicos/Terapêuticos: via protocolos específicos elaborados pela equipe do CMAEAE, que passaram por Estudo de Casos; d. Formação para os pais/responsáveis: por meio de relatos de experiência, fotos, debates de filmes curtos, discussão de pequenos textos, dinâmicas, mensagens, vídeos e multimídia; e. Formação para os professores: direcionada aos encaminhamentos técnicos e metodológicos quanto ao desenvolvimento do trabalho (Legislação da Educação Especial, realização dos Planos de Atendimentos Individualizados e demais relatórios necessários, orientações quanto ao Estudo de Caso, Avaliação Psicoeducacional e funcionamento de todos os atendimentos de AEE ofertados). Posteriormente as formações seriam realizadas trimestralmente pelos profissionais do CMAEAE ou profissionais convidados conforme temas sugeridos pelos participantes com duração de 2 horas e meia, mais 30 min. de intervalo para o lanche e complementada com 2 horas de leitura prévia, totalizando 5 horas por curso. Ao final seria emitido certificado pela SMEC. Para avaliação do trabalho de formação, seria encaminhado para os professores participantes da formação anual (via Google Forms), formulário avaliativo. Por fim, ficou prevista a formação para os demais funcionários da SEMEC, conforme suas demandas
Objetivos
Gerais:
O Centro Especializado foi planejado com o objetivo promover o desenvolvimento das ações necessárias ao público da Educação Especial e/ou com Necessidades Educacionais Especiais de Corbélia/Pr.
Específicos:
1. Promover o desenvolvimento das ações necessárias (Avaliação Psicoeducacional, Atendimento psicopedagógico, clínicos e acompanhamento social) em local próprio, ao público da Educação Especial que está matriculado na rede municipal de ensino;
2. Realizar o acompanhamento constante, a fim de aprimorar a inclusão de forma responsável, articulada e eficaz (em que ocorra o ensino-aprendizagem), com todos os profissionais que realizam a avaliação e intervenção, bem como dos familiares envolvidos.
Metas a atingir:
Pretende-se aumentar o número de atendimentos anualmente, sendo possível para os próximos 5 anos, com o quadro completo de profissionais, ter cerca de 1000 pessoas atendidas diretamente e indiretamente.
Cronograma
Físico:
CRONOGRAMA 2020: Elaboração do Projeto
CRONOGRAMA 2021:
•Apresentação do projeto para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura
Apresentação do projeto para o Prefeito e vice-prefeito
Apresentação do projeto para vereadores
Elaboração do Projeto arquitetônico do espaço físico do Centro (engenheiros)
CRONOGRAMA 2022 A 2023: A execução da estrutura física do Centro, obra física
CRONOGRAMA 2024: A execução da estrutura física do Centro, obra física; Inauguração do espaço físico Implementação com os profissionais
CRONOGRAMA 2025: Aquisição de Materiais; Adequações da obra física; Implementação com os profissionais; Atendimento a Comunidade; Realização do Estatuto do Centro
CRONOGRAMA 2026 Á 2030: Dar continuidade a implantação com os profissionais faltantes, para atender cada vez com mais qualidade todo público acima elencado;
Financeiro:
Há uma previsão inicial no projeto base de 2021 no valor de: R$: R$1.039,547,02 dividido em:
1. Contratação da Equipe Multiprofissional para realizar a Avaliação Psicoeducacional: R$ 15.191,37
2. Contratações de Profissionais necessários para complementar a Avaliação Psicoeducacional: R$ 12.000,00
3. Profissionais necessários para atuar na intervenção no CMAEAE junto aos alunos/famílias/professores/demais funcionários da Educação: R$ 11.630,67
4. Equipe de Apoio: R$ 6.37,27
5. Espaço Físico: R$ 847,000
6. Equipamentos eletrônicos: R$ 70.004,91
7. Mobília: R$ 53.080,61
8. Materiais de expediente R$ 8.262,19
9. Brinquedos, jogos e testes: R$ 16.000,00
Total: R$ 1.039,547,02
Em 2025 estes valores sofreram reajustes conforme inflação.
Orçamento:
Cerca de R$70.000 para folha de pagamento dos profissionais
Cerca de R$ 15.000 para despesas gerais
Cerca de de R$ 500.000 para compra de materiais, mobília e equipamentos.
Beneficiários Diretos:
Estudantes público da Educação Especial, conforme as leis vigentes, pais/responsáveis destes, seus professores e demais profissionais atuantes nas unidades de ensino.
Beneficiários Indiretos:
Comunidade escolar como um todo e os demais setores de atendimento: saúde, esporte, lazer, cultura, assistência social, poder judiciário, legislativo, administrativo, etc.
Resultados:
Em 2025 o público da Educação Especial que está sendo atendido de forma direta é de 853 estudantes com o grupo de trabalho prévio existente.
Foram realizadas formações para professores na área de Educação Especial com cerca de 13 encontros. A partir do mês de julho será iniciada a formação de professores, pais e estudantes em aspectos Psicoeducacionais.
