60 + A VIDA EM TRANSFORMAÇÃO
Ano / Edição: 2025
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Assistência Social
Diagnóstico
A Constituição Federal de 1988, prevê a cidadania e a dignidade da pessoa humana, como direitos fundamentais do Estado democrático, desta forma a proteção a população idosa tem um olhar especial no apontamento constitucional. Conforme disposto em seu artigo 230, que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
Projeções mostram que em 2050 haverá duas vezes mais idosos do que crianças no Brasil.
A população idosa do Município de Ivaiporã segundo dados do IBGE 2022 é de 6.800 idosos, cerca de 21% da população encontra-se classificada como idosos, ou seja, com 60 anos ou mais. O aumento da proporção de idosos na população, não é apenas característica do município de Ivaiporã, apresenta-se como um fenômeno mundial. Isso significa que a população considerada idosa também está envelhecendo; assim essas situações acarretam em consequências sociais, culturais, econômicas, políticas e epidemiológicas e de mobilidade.
Pensando no bem-estar e garantia de direitos do idoso, Ivaiporã desenvolve ações e projetos direcionados a população idosa.
O Projeto “60 + A Vida em Transformação”, desenvolvido pelo município de Ivaiporã com o objetivo de identificar as necessidades dos idosos na cidade, como a busca por mais qualidade de vida, convivência comunitária e mobilidade. A implantação do projeto é justamente promover o bem-estar, a inclusão social e o envelhecimento ativo, garantindo que os idosos possam viver com mais autonomia, alegria e integração na sociedade, trata-se de uma iniciativa que valoriza e cuida de quem construiu nossa história, ajudando a transformar a vida da pessoa idosa de forma positiva e acolhedora.
Descrição
Com o envelhecimento da população, observa-se aumento na demanda por ações que promovam a qualidade de vida, convivência comunitária e a mobilidade da pessoa idosa. Muitos idosos enfrentam desafios relacionados ao isolamento social, à diminuição da participação em atividades sociais e à necessidade de manter sua autonomia e bem-estar.
Diante desse cenário, torna-se fundamental implementar iniciativas que promovam o envelhecimento ativo, inclusão social e valorização da vida na melhor idade. O projeto “60 + A Vida em Transformação”, surge como uma resposta às necessidades, buscando oferecer espaços de convivência, atividades que promovam a saúde física e mental, fortalecimento de laços comunitários, e adequação de espaços públicos do município garantindo a mobilidade e acessibilidade.
A implantação deste projeto visa proporcionar aos idosos melhor qualidade de vida, estimulo a participação social, promoção da autonomia e contribuição para uma vida plena e feliz. Assim, o projeto se apresenta como uma estratégia essencial para transformar a vida de idosos, promovendo um envelhecimento digno, ativo e socialmente conectado.
O projeto atende em média 350 idosos com atividades atividades culturais, festividades em datas comemorativas como: dia da mulher, dia das mães, festa junina, dia dos pais, semana do idoso, outubro rosa, novembro azul, e realização do concurso da miss terceira idade estimulando a autoestima e desenvoltura das candidatas, ajudando a superar a timidez; realização passeio em shoppings, parques, igrejas e clubes de outros municípios, proporcionando momentos de lazer através de viagens, para que os idosos possam conhecer pessoas, lugares e culturas diferentes; realização de atividades como bingos e palestras, rodas de conversa e contação de histórias com adolescentes, torneio de truco com os idosos que jogam cartas na praça central do município, oficinas de artesanatos, grupos, promover semana do idoso, com gincana e interação, caminhadas duas vezes por semana, aulas de ginástica em baixa intensidade e alongamentos para estimular a flexibilidade e melhorar as funções cardiorrespiratórias e vasculares dos idosos, hidroginástica ministradas pelo professor de Educação Física do Centro da Juventude, que é proporcionada duas vezes por semana e atende em média 150 idosos.
Ainda preocupado com a mobilidade o município vem a cada dia adequando espaços públicos para que a pessoa idosa se sinta confortável e segura.
Objetivos
Gerais:
Promover a qualidade de vida dos idosos, incentivando a sua mobilidade, autonomia e integração social. Assim, busca criar um ambiente mais acolhedor e ativo para quem está na melhor idade, ajudando-os a manter uma vida mais saudável, participativa e cheia de possibilidades.
Específicos:
Promover a mobilidade e a convivência entre os idosos,
Incentivar a participação ativa na comunidade,
Melhorar a qualidade de vida,
Estimular a autonomia e fortalecer os laços sociais.
Oferecer atividades que promovam a saúde física e mental, contribuindo para uma vida mais plena e integrada para os idosos.
Metas a atingir:
A meta é abranger 100% dos idosos atendidos pela secretaria de assistência social dentro do projeto e 90% dos 6800 idosos do município, os quais usufruem diretamente de espaços públicos que estão sendo adequados .
Cronograma
Físico:
As atividades semanais são desenvolvidas de forma contínua, em equipamentos públicos salão do clube da melhor idade, parque jardim botânico, piscina e espaço do Centro da Juventude, acompanhado pela coordenadora do serviço e técnicos da secretaria de Assistência Social.
Financeiro:
Para desenvolver o projeto são necessários despender de custos para recursos humanos, materiais, na execução do projeto são gastos em média R$ 500, 000,00 (quinhentos mil) reais. Com materiais, e equipe.
Orçamento:
Para desenvolvimento do projeto são necessários dotação orçamentária e recursos para manutenção das ações, para aquisição de materiais de custeio, sendo: alimento, material de expediente, materiais utilizados para as atividades culturais, artísticas, esportivas, combustível, pagamento de profissionais.
Beneficiários Diretos:
O projeto beneficia 350 idosos em vulnerabilidade social, aqueles que participam de algumas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, grupos do BPC, e vem buscando incluir idosos com histórico de isolamento ou aqueles que não participam de atividades comunitárias. Bem cerca de 4.000 idosos, parcela de idosos do município que usufruem espaços públicos.
Beneficiários Indiretos:
O projeto beneficia indiretamente em média 10.000 pessoas, ou seja, população geral em todas as faixas etárias do Município. Seja, além dos idosos visa atingir os familiares, profissionais envolvidos a troca de experiências, e a convivência comunitária.
Resultados:
O projeto contribuiu e contribui para melhor qualidade de vida dos idosos, desde a implantação atende em atividades semanais 350 idosos, com 150 participantes na hidroginástica, 130 idoso ação cultural baile, 120 idoso caminhada, 60 idosos artesanato, alguns idosos participam de todas as atividades a participação social e a convivência comunitária, vê-se como satisfatório é a interação de do idosos o que acarreta através da troca de experiências resultados positivos na autoestima e conhecimento. Ainda, o município proporcionar espaços público adequados proporciona maios qualidade de vida ao público idoso. Ainda, com os trabalhos realizados o município recebeu o titulo internacional de Cidade Amiga da Pessoa Idosa, nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
