Certificado de Reconhecimento
Leitura Mágica
Ano / Edição: 2025
Município: Campo Largo
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A necessidade de qualificar o ensino da leitura nas escolas municipais de Campo Largo, observando os baixos índices de proficiência leitora e o distanciamento dos estudantes da prática literária, motivou a criação do projeto. O contato restrito com textos literários e a ausência de um acervo pessoal entre os alunos agravavam o problema. A escola, como espaço de formação leitora, carecia de uma ação sistematizada que promovesse o gosto pela leitura e o letramento literário.
Descrição
Cada estudante recebe uma maleta com no mínimo quatro livros literários selecionados pela Secretaria Municipal de Educação, considerando a faixa etária e as habilidades da BNCC. Os livros são explorados em sala de aula por meio de leitura compartilhada, rodas de conversa, dramatizações, reconto oral, produções escritas, jogos e projetos interdisciplinares. No final do ano letivo os livros são levados para casa, compondo a biblioteca pessoal do aluno. O projeto prevê o envolvimento das famílias, a exposição de atividades na escola, bem como, a troca de práticas entre as escolas.
Objetivos
Gerais:
Desenvolver o gosto e a competência leitora dos estudantes da rede municipal de ensino de Campo Largo, promovendo a leitura significativa e o enriquecimento do repertório literário.
Específicos:
• Estimular a leitura de, no mínimo, três livros por ano letivo por aluno.
• Qualificar o trabalho com leitura literária nas escolas.
• Promover o acesso ao acervo literário por meio de distribuição gratuita de livros.
• Desenvolver atividades didáticas de leitura que estimulem a reflexão, a crítica e a criatividade.
• Envolver famílias e comunidade no processo de formação leitora.
• Registrar as experiências em portfólios, publicações e apresentações.
Metas a atingir:
• 100% dos alunos da rede municipal de Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Escolas Especiais atendidos.
• Leitura de pelo menos 4 livros por aluno no ano.
• Distribuição de 4 livros por aluno.
• Realização de pelo menos uma atividade literária por livro.
• Exposição de atividades e fotos com registros do projeto.
Cronograma
Físico:
O cronograma de execução segue o calendário letivo, com no mínimo um livro por trimestre e ações permanentes em sala. Início em março e encerramento em novembro/dezembro.
A compra do material acontece uma vez ao ano, atendendo o ano letivo completo.
Financeiro:
Vinculado ao planejamento orçamentário da Secretaria Municipal de Educação.
R$ 3.397.637,63
Orçamento:
Recursos vinculados à Educação conforme previsto na Lei nº 3.633/2023.
Por meio de Licitação, na modalidade Pregão Eletrônico. O orçamento para 2024/25 teve cotação máxima de R$ 3.902.547,74.
Beneficiários Diretos:
Mais de 15.000 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental Anos Iniciais e Escolas Especiais da rede municipal de Campo Largo.
Beneficiários Indiretos:
Famílias dos estudantes, professores, funcionários da escola, comunidade local e bibliotecas escolares.
Resultados:
• Distribuição de maletas e livros para todos os alunos.
• Ampliação do repertório literário dos estudantes.
• Aumento da participação das famílias nas atividades escolares.
• Criação de ambientes leitores nas escolas.
• Exposição com registros do projeto.
• Progresso no desenvolvimento das habilidades leitoras, os índices de fluência leitora apresentaram avanços no percentual de crianças alfabetizadas na idade certa, 2023 73% para 2024 78%.
• Com início do projeto em 2023 a fim de recompor as aprendizagens em Língua Portuguesa contribuiu para o avanço no índice do IDEB passando de 5.9 (2021) para 6,9. Sendo o 18º melhor IDEB a nível nacional para municípios com mais de 100 mil habitantes e 3º a nível paranaense.
