Banco de Projetos

CENTRO DE CONVIVÊNCIA DA MULHER - CCM

Ano / Edição: 2025
Município: Enéas Marques
Função de Governo: Direitos da Cidadania

Diagnóstico

O Enéas Marques é um município de pequeno porte, com aproximadamente 6 mil habitantes, localizado no estado do Paraná, na região sul do Brasil, situado na mesorregião do Sudoeste Paranaense e na microrregião de Francisco Beltrão.
Quando se trata de segurança pública, o município possui um Destacamento da Polícia Militar, que oferece serviços essenciais à comunidade, incluindo atendimento a ocorrências, boletins de ocorrência e denúncias. No entanto, quando se trata de segurança especializada às mulheres vítimas de violência, as necessidades devem ser atendidas pela Delegacia da Mulher de Francisco Beltrão, município vizinho.
Em 2020 iniciou-se um movimento de mudança da realidade do povo eneasmarquense em se tratando de igualdade de gênero e defesa de direitos das mulheres com o incentivo da participação de mais mulheres no meio político. No entanto, mesmos depois de significativos avanços e incentivos de programas normativos e de políticas públicas dirigidos a participação do público feminino em diversos contextos sociais, ainda se observa que vigoram muitos padrões, atitudes e valores desiguais.
Com vistas ao equilíbrio igualitário no que diz respeito ao exercício dos direitos de cidadania e bem-estar de toda a população, observou-se a necessidade da implantação de uma proposta de ativação entre o sujeito e o contexto em que está inserido. Nesta época, dados específicos sobre violências contra mulheres não haviam sido publicizados, com referência ao município, mas evidentemente, que sempre existiram.
Neste sentido visualizou-se, como uma alternativa efetiva para a situação, a criação de um Centro de Convivência da Mulher (CCM), com programas direcionados às necessidades das mulheres do Município de Enéas Marques, além da implantação da Procuradoria da Mulher. A proposta inicial foi apresentada pela professora e vereadora Jussandra Cardoso Moreira Cattâneo ao prefeito Municipal Edson Lupatini e à professora e pesquisadora do Instituto Federal do Paraná – Elizabeth Koltz (membro do Núcleo de Educação em Direitos Humanos do IFPR), os quais trabalharam pela implantação do serviço, conveniando ao município de Enéas Marques como mantenedor, em parceria instituições de ensino, instituições sociais, financeiras e trabalho voluntariado capacitado, pautados numa intervenção social com o objetivo de formar um espaço destinado aos cuidados preventivos de saúde, qualidade de vida e ao bem-estar biopsicossocial feminino, assim como construção de autonomia não somente no que tange questões públicas, mas também no âmbito familiar, no trabalho e relações sociais, contribuindo para a quebra de ciclos de violência doméstica familiar e fomentando a mudança de hábitos dos participantes no projeto.
Aprimorar a assistência às mulheres nas diferentes fases da vida é fundamental, especialmente por valorizar e entender que cada mulher tem sua singularidade, e deve ser instigada a ter autonomia e iniciativa para atender seus objetivos, realizar seus planos e sonhos.
Com a conquista do espaço diferenciado e aconchegante, foi possível posteriormente implantar um atendimento especializado para o desenvolvimento motor de crianças com necessidades especiais.

Descrição

Dados no ano de 2020 do Dep. da Saúde do município, mostraram que índices de doenças psicossomáticas, depressão e obesidade, aumentaram no público feminino. Estes problemas, em muitos casos, tem origem pela forma que a mulher é tratada por seu companheiro em casa, especialmente aquelas que sofrem silenciadas com a violência doméstica sem ter a quem recorrer. Foi observada a necessidade de buscar ações e ferramentas para auxiliar na promoção, restabelecimento da saúde e a segurança que promove a qualidade de vida da mulher.
A implementação de um espaço estratégico e aconchegante, em uma estrutura física já existente que foi reformada para obter um espaço com sala de reuniões/formações, sala para treinamentos e cursos, secretaria, sala de atendimentos psicológico, terapias alternativas, nutricionista, sala de pilates, cozinha e banheiros, e manutenção de serviços com apoio do Departamento de Assistência Social do Município de Enéas Marques.
Essa proposta teve como princípios buscar a igualdade de gêneros, qualificação para geração de emprego e renda, além de encorajar as mulheres a ocuparem seu lugar na sociedade, quebrando vínculos de violência vividos ou prevenindo situações de insegurança em sua vida pessoal. Um espaço de segurança, informativo, de amparo para resolver qualquer que seja o problema que lhe aflige. Este é um desafio para as políticas públicas brasileiras.
Para que esta proposta se tornasse uma realidade, foram importantes parcerias com Instituições de ensino UNIOESTE com o projeto Núcleo Maria da Penha e IFPR – Campus de Coronel Vivida com o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEDIH), para organizar propostas de capacitação, palestras, execução de projetos como o Programa Federal Mulheres Mil, Tecendo a Cidadania, atividade física de pilates com rodas de conversa, acompanhamento psicológico, terapias alternativas e formação voluntárias parceiras, com subsídios básicos necessários para atuação como multiplicadoras e disseminadoras de novos saberes, inclusive para intervenções sociais preventivas que buscam a promoção e defesa dos direitos humanos das mulheres, bem como a prevenção de violência física ou emocional. O CCM oferta projetos no formato de oficinas permanentes e rotativas, além de palestras, eventos e entretenimento para atender às diversas campanhas e necessidades gerais da mulher eneasmarque. Com estrutura adequada foi possível atender as mães e as crianças em fisioterapia especial para limitação motora.

Objetivos

Gerais:

O objetivo é oferecer acolhimento humanizado, proporcionando atendimento social, orientação e encaminhamentos que contribuam para a saúde física e mental, bem como para o fortalecimento da autonomia e autoestima da mulher em todas as faixas etárias, para proporcionar além da inclusão social, acesso a recursos, conhecimento e emancipação.

Específicos:

Ofertar projetos no formato de oficinas permanentes e rotativas, além de palestras, eventos e entretenimento para atender às diversas as campanhas e necessidades gerais da mulher eneasmarquense.
Conduzir os trabalhos com equipe multidisciplinar, formada por profissionais da saúde, nutricionista, psicóloga, fisioterapeuta/pilates, profissional de Educação Física, terapeutas (de acordo com o programa) e profissionais da educação, das áreas de artesanato, culinária e equipe administrativa.
Fomentar parcerias para conscientização em espaços educacionais contra todos os tipos de violências e assédios contra mulheres.
Formar redes de apoio para acolhimento e acompanhamento de vítimas.
Instruir e capacitar mulheres para conquistar a autonomia financeira, o que facilita a quebra dos ciclos de violência.
Atendimento especializado no CMM (sala de pilates) para crianças com limitação motora.

Metas a atingir:

A busca pelo desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar com cronograma de funcionamento organizado e especifico, com foco na prevenção e orientação de doenças fisiológicas, psicológicas, atividade física como Pilates, orientação alimentar saudável e terapias alternativas como reiki, meditação, dança circular, rodas de conversas, por exemplo, em especial dando embasamento para que mulheres criem confiança, busquem autonomia e batalhem para a mudança de vida em seus lares, quando sofrem violência doméstica, mas sentem-se dependentes do agressor.
Execução de cronograma de atividades, as oficinas de arte e artesanato, musicalização, recreação, jogos, atividades culturais e entretenimento, para causar momentos de alegria, que muitas vezes, as vitimas já não sabem mais o que é este sentimento, especialmente as que vivem na zona rural e tem mais idade.
Incentivo a formação acadêmica e oferta de formação profissional, com a oferta de uma biblioteca da mulher e com oficinas na área do empreendedorismo, cooperativismo e fortalecimento coletivo do gênero buscando o empoderamento em seus vínculos e em sua autonomia, entendida como a porta principal de saída de qualquer relacionamento abusivo.
Investimento em autoconhecimento, relações saudáveis, espaços de prazer e cuidados, o empoderamento feminino com vista no nível singular e coletivo.
Além das parcerias e atividades propostas, continuidade das reuniões com lideranças femininas de diferentes idades, da área urbana e de todas as comunidades do município, especialmente das participantes de clubes de mães, as quais apresentam sugestões para atender a necessidade de cada área ou grupo representativo.
A presente proposta prima pela construção coletiva, portanto, dá ênfase, ao princípio da humanização no atendimento e a garantia em oportunizar recursos materiais e humanos na assistência, participação e anseios das mulheres eneasmarquenses, com cuidados especiais para a identificação e construção do sentimento de pertencimento da mulher vulnerável em qualquer espaço ou atividade proposta neste centro de convivência.
Esses metas sempre são o propósito para cada mulher que participa do espaço CCM.
Ampliação dos atendimentos às crianças com dificuldades motoras, bem como cuidado especial às mães que dedicam a maioria do seu tempo ao cuidado dessas crianças.

Cronograma

Físico:

Há espaço físico adequado para todos os cronogramas propostos. Este será demonstrado na apresentação powerpoint.

Financeiro:

Segue as orientações do Departamento de Assistência Social.

Orçamento:

Recursos Humanos, material de expediente para campanhas, mas muitas parcerias são voluntárias.

Beneficiários Diretos:

Todas as mulheres do município de Enéas Marques - em torno de 52% da população.

Beneficiários Indiretos:

Todas as famílias do município - em torno de 6000 habitantes.

Resultados:

Abaixo estão relacionados (formato de relatório temporal) o projeto inicial e as principais atividades permanentes e rotativas, ofertadas no final de 2023 e durante o ano de 2024 e 2025, organizadas no CCM.
É importante ressaltar que atividades como pilates, nutricionista e atendimento psicológico, são permanentes. As demais são rotativas e organizadas com cronograma de desenvolvimento.
A realidade em julho de 2023 - Em uma cerimônia emocionante (29/07/2023), Município de Enéas Marques, celebrou inauguração do Centro de Convivência da Mulher (CCM).
Curso de Culinária - cozinha do CCM

Projeto Tecendo a Cidadania: geração de renda familiar e combate à exclusão social – Parceria com a Unioeste de Francisco Beltrão.
Objetivo Geral: Promover cursos de formação sobre os direitos das mulheres e atividades de geração de renda para organização de mulheres que são atendidas pelo Programa de Atenção Integral à Família - PAIF e mulheres, em situação de violência doméstica, assistidas pelo Núcleo Maria da Penha Unioeste/FB, e Clubes de Mães do município.

Projeto Gestar e Amar

Atendimento psicológico em grupo e individual.

Encontro de coordenadoras dos Clubes de Mães - formação de rede de apoio entre mulheres da zona rural e urbana.

Palestra sobre Protagonismo Feminino para alunas do Ensino Fundamental da Escola Estadual do Campo de Pinhalzinho.
O objetivo foi valorizar e incentivar a importância da mulher como liderança feminina, oferecendo um espaço para que elas pudessem refletir sobre seu papel na sociedade, saúde física e emocional e as violências sofridas. Durante a ação, as alunas também participaram de uma oficina de beleza, intitulada Dia da Beleza.

Organização de palestra e participação no evento OUTUBRO ROSA – com ações voltadas para além dos cuidados com a prevenção de saúde da mulher, abordando amor próprio e motivação para o enfrentamento às violências (outubro).

Projeto POTENCIALIZA ELAS em parceria com a Cresol (dividido em palestras mensais sobre saúde mental, auto estima, empreendedorismo, educação financeira (março a outubro).

Fundação da Biblioteca da Mulher, no Centro de Convivência da Mulher – visando o estímulo a leitura e a continuidade dos estudos para aperfeiçoamento (junho).

Gincana em comemoração ao dia internacional da mulher - objetivo proporcionar alegria e mostrar a capacidade de movimento feminino.

Encontro de Clube de Mães – organizado pelo CCM

Implantação do Programa Federal Mulheres Mil – aula inaugural
FIC de Agente Cultural, o qual é voltado a uma série de conteúdos de orientação e práticas que atendem grandes necessidades da mulher vulnerável – parceria com IFPR – Campus de Coronel Vivida.
Das 23 formadas – êxito de 11 mulheres no mercado de trabalho.
Mulheres Mil – aula de artesanato
Mulheres Mil – visita técnica 1 – Prefeitura Municipal
Mulheres Mil – visita técnica 2 – Destacamento da Polícia Militar
Mulheres Mil – visita técnica 3 – Câmara dos Vereadores
Mulheres Mil – visita técnica 4 – Junta do Serviço Militar – onde protocolam pedidos de docs

Campanhas em combate a violência com voluntárias

Campanha pelo fim da violência e combate ao feminicídio – CCM

A atividade de pilates atende 180 mulheres e tem como principal objetivo a reeducação postural, alongamento, exercícios para fortalecimento lombar, das articulações (joelho, ombros) e ginástica para fortalecer o assoalho pélvico.
Os programas com palestras tratam de temáticas voltadas a alimentação saudável e alimentos funcionais (saúde mental - depressão, transtornos de ansiedade-obesidade, diabetes, triglicérides, hipertensão, alergia e intolerância alimentar); prevenção de doenças nas diferentes faixas etárias; beleza e autoestima; Sexualidade; Foco, metas e objetivos; Aplaudindo a nova mamãe com o programa Gestar e Amar; Violência de gênero: a agressão que perpassa o físico (violência moral e psicológica) e fortemente sobre violência doméstica.

ATIVIDADES COM ROTATIVIDADE:
- Atividades culturais e oficinas sociais com debates assistidos em rodas de conversa; Sala de cinema com filmes orientados por profissionais, voltados ao encorajamento, ao empoderamento, a sororidade, autoestima, lutas históricas femininas, autoconhecimento e para a formação de atitudes positivistas; Automaquiagem e dia da beleza – Salão social com certificação de qualificação profissional; Arte (pintura);
- Artesanato como crochê, trabalhos manuais e decorativos; frascos artesanais decorados para aromatizadores de ambiente.
- Terapias Alternativas (reiki coletivo, constelação).

Anexos

Banco de Projetos