Certificado de Reconhecimento
Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor
Ano / Edição: 2025
Município: Sarandi
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.
Ouvir o servidor vai além do acolhimento emocional: trata-se de uma estratégia de gestão que permite compreender as realidades vividas nas unidades escolares, identificar gargalos e oportunidades e antecipar situações críticas. As informações coletadas por meio das rodas de conversa, escutas individualizadas e canais anônimos subsidiam o planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, contribuindo diretamente para uma gestão mais eficiente, participativa e comprometida com resultados concretos.
A escuta estruturada também reforça o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e fortalece a cultura de diálogo, aspectos fundamentais para transformar o ambiente educacional em um espaço mais saudável, produtivo e colaborativo.
Descrição
“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.
“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.
A Rede Municipal de Ensino de Sarandi conta com mais de 1.500 trabalhadores da educação, entre professores com jornadas de 20h, 30h e 40h, professores de apoio, professores de educação física, coordenadores pedagógicos, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, nutricionistas e motoristas. Trata-se de uma rede complexa, composta por profissionais diversos que desempenham papéis essenciais no funcionamento das unidades escolares e no processo de ensino-aprendizagem.
Ouvir o servidor vai além do acolhimento emocional: trata-se de uma estratégia de gestão que permite compreender as realidades vividas nas unidades escolares, identificar gargalos e oportunidades e antecipar situações críticas. As informações coletadas por meio das rodas de conversa, escutas individualizadas e canais anônimos subsidiam o planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, contribuindo diretamente para uma gestão mais eficiente, participativa e comprometida com resultados concretos.
A escuta estruturada também reforça o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e fortalece a cultura de diálogo, aspectos fundamentais para transformar o ambiente educacional em um espaço mais saudável, produtivo e colaborativo.
Objetivos
Gerais:
Fortalecer os vínculos institucionais, valorizar os servidores da educação e promover o bem-estar físico, emocional e profissional nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Sarandi.
Implementar uma política institucional de escuta ativa, acolhimento e valorização dos profissionais da educação da Rede Municipal de Sarandi, visando promover seu bem-estar físico, emocional e profissional, fortalecer o clima organizacional e qualificar a gestão pública educacional por meio de práticas inovadoras, sustentáveis e replicáveis, alinhadas ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento local.
Específicos:
Institucionalizar espaços de escuta ativa e diálogo qualificado com os profissionais da educação, promovendo o acolhimento e a valorização dos servidores em todos os segmentos da Rede Municipal de Ensino.
Mapear demandas e percepções dos servidores sobre o clima organizacional, as condições de trabalho e as relações interpessoais, subsidiando a formulação de políticas públicas mais sensíveis e eficazes.
Fortalecer a cultura organizacional baseada no cuidado, respeito e corresponsabilidade, com foco na melhoria contínua do ambiente escolar e no bem-estar das equipes.
Estimular práticas de autocuidado e desenvolver ações preventivas e integradas voltadas à saúde física e mental dos servidores, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais.
Qualificar a gestão educacional por meio do uso estratégico das informações coletadas, orientando decisões a curto, médio e longo prazo com base em evidências.
Ampliar a comunicação entre a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares, promovendo transparência, participação e corresponsabilidade na construção de soluções.
Metas a atingir:
Atender 100% das unidades escolares no período de 12 meses.
Realizar no mínimo 50 rodas de conversa e 100 escutas individualizadas.
Garantir 80% de participação dos servidores nas ações.
Criar relatório técnico consolidado com 100% de devolutiva às unidades.
Firmar ao menos 3 parcerias intersetoriais (com Saúde, Assistência, RH).
Cronograma
Físico:
Não existe cronograma de desembolso, o que existe é uma organização do tempo conforme cronograma mensal/oficial.
Financeiro:
Não tem despesas específicas em relação ao projeto, conforme apresentado na nossa justificativa.
Orçamento:
Custo total do projeto: R$ 00.00
Utilização de recursos humanos da própria rede, espaços institucionais e materiais disponíveis. O projeto foi executado com custo zero, evidenciando a capacidade de gestão inovadora e eficiente.
Beneficiários Diretos:
Diretos: Aproximadamente 1.100 servidores da educação (professores, gestores, técnicos e auxiliares).
Beneficiários Indiretos:
Indiretos: Aproximadamente 12.759 estudantes que estão na Rede Municipal de Ensino, famílias e comunidade escolar em geral.
Resultados:
Aumento da confiança institucional e melhora do clima organizacional.
Identificação de demandas ocultas que impactavam o desempenho pedagógico.
Criação de políticas institucionais baseadas nas escutas.
Aumento da participação dos servidores em ações de formação e apoio.
Fomentar a confiança e colaboração do trabalho em rede.
