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Certificado de Reconhecimento

Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor

Ano / Edição: 2025
Município: Sarandi
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.
Ouvir o servidor vai além do acolhimento emocional: trata-se de uma estratégia de gestão que permite compreender as realidades vividas nas unidades escolares, identificar gargalos e oportunidades e antecipar situações críticas. As informações coletadas por meio das rodas de conversa, escutas individualizadas e canais anônimos subsidiam o planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, contribuindo diretamente para uma gestão mais eficiente, participativa e comprometida com resultados concretos.
A escuta estruturada também reforça o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e fortalece a cultura de diálogo, aspectos fundamentais para transformar o ambiente educacional em um espaço mais saudável, produtivo e colaborativo.

Descrição

“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.

“Cuidar de Quem Cuida: A Voz do Servidor” é uma iniciativa inovadora que visa institucionalizar o cuidado com os profissionais da educação por meio da escuta ativa, análise de demandas e promoção do bem-estar. O projeto tem como diferencial a sistematização das informações colhidas, a devolutiva participativa e a articulação com políticas públicas locais.
A Rede Municipal de Ensino de Sarandi conta com mais de 1.500 trabalhadores da educação, entre professores com jornadas de 20h, 30h e 40h, professores de apoio, professores de educação física, coordenadores pedagógicos, auxiliares de serviços gerais, auxiliares administrativos, nutricionistas e motoristas. Trata-se de uma rede complexa, composta por profissionais diversos que desempenham papéis essenciais no funcionamento das unidades escolares e no processo de ensino-aprendizagem.
Ouvir o servidor vai além do acolhimento emocional: trata-se de uma estratégia de gestão que permite compreender as realidades vividas nas unidades escolares, identificar gargalos e oportunidades e antecipar situações críticas. As informações coletadas por meio das rodas de conversa, escutas individualizadas e canais anônimos subsidiam o planejamento de ações a curto, médio e longo prazo, contribuindo diretamente para uma gestão mais eficiente, participativa e comprometida com resultados concretos.
A escuta estruturada também reforça o senso de pertencimento, melhora o clima organizacional e fortalece a cultura de diálogo, aspectos fundamentais para transformar o ambiente educacional em um espaço mais saudável, produtivo e colaborativo.

Objetivos

Gerais:

Fortalecer os vínculos institucionais, valorizar os servidores da educação e promover o bem-estar físico, emocional e profissional nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino de Sarandi.
Implementar uma política institucional de escuta ativa, acolhimento e valorização dos profissionais da educação da Rede Municipal de Sarandi, visando promover seu bem-estar físico, emocional e profissional, fortalecer o clima organizacional e qualificar a gestão pública educacional por meio de práticas inovadoras, sustentáveis e replicáveis, alinhadas ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento local.

Específicos:

Institucionalizar espaços de escuta ativa e diálogo qualificado com os profissionais da educação, promovendo o acolhimento e a valorização dos servidores em todos os segmentos da Rede Municipal de Ensino.


Mapear demandas e percepções dos servidores sobre o clima organizacional, as condições de trabalho e as relações interpessoais, subsidiando a formulação de políticas públicas mais sensíveis e eficazes.


Fortalecer a cultura organizacional baseada no cuidado, respeito e corresponsabilidade, com foco na melhoria contínua do ambiente escolar e no bem-estar das equipes.


Estimular práticas de autocuidado e desenvolver ações preventivas e integradas voltadas à saúde física e mental dos servidores, em parceria com outras secretarias e órgãos municipais.


Qualificar a gestão educacional por meio do uso estratégico das informações coletadas, orientando decisões a curto, médio e longo prazo com base em evidências.


Ampliar a comunicação entre a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares, promovendo transparência, participação e corresponsabilidade na construção de soluções.

Metas a atingir:

Atender 100% das unidades escolares no período de 12 meses.


Realizar no mínimo 50 rodas de conversa e 100 escutas individualizadas.


Garantir 80% de participação dos servidores nas ações.


Criar relatório técnico consolidado com 100% de devolutiva às unidades.


Firmar ao menos 3 parcerias intersetoriais (com Saúde, Assistência, RH).

Cronograma

Físico:

Não existe cronograma de desembolso, o que existe é uma organização do tempo conforme cronograma mensal/oficial.

Financeiro:

Não tem despesas específicas em relação ao projeto, conforme apresentado na nossa justificativa.

Orçamento:

Custo total do projeto: R$ 00.00
Utilização de recursos humanos da própria rede, espaços institucionais e materiais disponíveis. O projeto foi executado com custo zero, evidenciando a capacidade de gestão inovadora e eficiente.

Beneficiários Diretos:

Diretos: Aproximadamente 1.100 servidores da educação (professores, gestores, técnicos e auxiliares).

Beneficiários Indiretos:

Indiretos: Aproximadamente 12.759 estudantes que estão na Rede Municipal de Ensino, famílias e comunidade escolar em geral.

Resultados:

Aumento da confiança institucional e melhora do clima organizacional.


Identificação de demandas ocultas que impactavam o desempenho pedagógico.


Criação de políticas institucionais baseadas nas escutas.


Aumento da participação dos servidores em ações de formação e apoio.
Fomentar a confiança e colaboração do trabalho em rede.

Anexos

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