Saúde Bucal na Escola: Cuidando do Sorriso e Transformando o Futuro
Ano / Edição: 2025
Município: Pérola
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A cárie é uma doença complexa e multifatorial, isso quer dizer que vários fatores influenciam a causar a doença e não apenas um único fator. A integração desses fatores, como hospedeiro, microbiota, dieta, tempo e higiene bucal, atuam na evolução da doença que ocorre quando há um desequilíbrio entre a desmineralização (perda de minerais do dente) e a remineralização (recuperação dos minerais).
Sendo assim, foi necessário que a Secretária Municipal de Saúde com apoio dos profissionais da Atenção Básica em Saúde (Cirurgiões Dentistas;Técnica de Higiene Bucal e Auxiliar Saúde Bucal), criar o Consultório Odontológico nas Escolas Municipais – Programa Saúde na Escola (PSE), com o intuito de descentralizar o atendimento odontológico nos postos de saúde e prevenir e promover a saúde bucal, desta forma controlando a cárie e alcançando o maior número de usuários em idade escolar.
Descrição
Os alunos recebem atendimento odontológico conforme a necessidade, mediante autorização dos responsáveis, iniciando o tratamento com palestras socioeducativas, orientações de saúde bucal, na primeira avaliação é feito um plano de tratamento, no qual as crianças só são liberadas das idas ao dentista após o fim de todo o tratamento. O projeto também conta com escovação e bochecho fluoretado semanalmente na escola para proteção dos dentes e prevenção de cáries.
Todas as ações do Projeto Saúde na Escola (PSE) é realizado em horário escolar, desta forma facilitando o acesso ao dentista e evitando deslocamentos dos responsáveis à unidade básica.
Objetivos
Gerais:
O objetivo da Secretária de Saúde é melhorar a saúde bucal evitando complicações futuras e redução de custos para o sistema de saúde .
Melhorar a auto estima da criança com a boca sempre saudável .
Promover a equidade atendendo crianças que não teriam acesso ao serviço dando prioridade a elas.
Específicos:
Cuidar da saúde bucal infantil com menos acesso ao sistema.
Metas a atingir:
Redução da cárie dentária em crianças em idade escolar visando evitar problemas futuros, como dor, dificuldades de mastigação, fala, entre outros. E a adoção de medidas simples como escovação regular com creme dental fluoretado, uso do fio dental e acompanhamento odontológico podem reduzir significativamente a incidência de caries e garantir um sorriso saudável.
Cronograma
Físico:
A Secretaria de Educação disponibilizou uma sala em ambiente escolar para ser transformada em consultório odontológico, com o objetivo de atender as crianças matriculadas na mesma.
Financeiro:
Mensal:
- Recursos humanos: Salário dos profissionais envolvidos, como cirurgiões dentistas; técnica de higiene bucal e auxiliar saúde bucal, que já realizam outras atividades na Secretaria de Saúde.
- Implantação de um equipo odontológico completo (cadeira odontológica com equipo e refletor, cuspideira e aparelho de sucção, compressor de ar, autoclave para esterilização dos materiais, cuba para lavagem das mãos, armários, mesa auxiliar, cadeira, entre outros) em uma sala disponibilizada pela Secretaria de Educação no ambiente escolar.
- A aquisição de materiais odontológicos utilizados no Programa Saúde na Escola são comprados em conjunto (compra centralizada), pela Secretária de Saúde Municipal, que distribui os insumos para todos os consultórios odontológicos da rede municipal, incluindo os vinculados ao PSE, desta forma padronizando os materiais, reduzindo custo, por meio da compra em maior escala, facilitando a logística e o controle de estoque. E sempre atendendo aos critérios legais e licitatórios de compras públicas.
Orçamento:
Recursos utilizados do PSE na Atenção Primária.
Recurso próprio, da Secretaria de Saúde e Educação.
Beneficiários Diretos:
Todas as crianças matriculadas na rede municipal da escola de onde foi instalada o consultório.
Alunos da rede pública de ensino municipal, tendo maior oportunidade de acesso a saúde e prevenção, desta forma estimulando hábitos saudáveis de higiene bucal desde a infância, diminuindo chances de desenvolver cáries graves, e doenças bucais no futuro.
Assim tendo o acesso facilitado ao atendimento odontológico, diagnostico precoce e tratamento imediato.
Beneficiários Indiretos:
Professores e direção sem incomodo com alunos com problema bucal, desta forma aumentando a frequência e o rendimento escolar.
Promove maior envolvimento da família em ações de prevenção da saúde bucal, fortalecendo o vínculo família, escola e saúde.
Aumento da auto estima da criança, pois um sorriso saudável contribui para autoestima.
Inclusão e equidade, proporcionando acesso garantido a serviços de saúde para todos.
Redução de gastos públicos futuros com saúde, por meio da prevenção.
Resultados:
Ao longo dos últimos quatro anos a atuação da equipe de saúde bucal constituída por dentista, auxiliar de saúde bucal e técnico em saúde bucal tem tido um impacto positivo. Com um total de 4.648 atendimentos clínicos realizados, 144 palestras educativas sobre higiene bucal ministradas, 63.754 bochechos com fluor efetuados e 9.463 procedimentos odontológicos realizados, observa-se um avanço significativo nas ações de prevenção, promoção e educação em saúde bucal entre estudantes da rede municipal de ensino. E esses números mostram não apenas a eficiência do serviço, mas também a importância da integração entre saúde e educação como estratégia para garantir o desenvolvimento saudável das crianças.
Anexos
Documentos Anexados:
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.40.36.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.39.29.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.40.58.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.39.11.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.38.50.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.37.08.jpeg
- WhatsApp Image 2025-06-18 at 09.40.15.jpeg
