Educação Inclusiva: Crescer com todos
Ano / Edição: 2025
Município: Ivaiporã
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
O município de Ivaiporã, situado na região norte do estado do Paraná, possui uma população de aproximadamente 33 mil habitantes e vem se destacando no cenário estadual em diversas áreas.
A Rede Municipal de Ensino é composta por 10 (dez) Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), dos quais 2 (dois) estão localizados na zona rural, e por 09 (nove) escolas municipais, sendo 03 (três) na área rural e 06 (seis) em áreas urbanas. Atualmente, são atendidos cerca de 2.935 estudantes na rede municipal de ensino.
A educação tem passado por transformações significativas nos últimos anos, e um dos principais desafios enfrentados na atualidade é garantir uma educação de qualidade para todos, sem discriminação. Isso exige um trabalho pedagógico planejado, estruturado e adaptado, capaz de atender às necessidades educacionais especiais dos estudantes, promovendo, assim, a inclusão e o desenvolvimento integral de cada criança.
A inclusão escolar é um direito fundamental que deve estar presente em todas as etapas da educação básica. Garantir o acesso, a permanência e o desenvolvimento pleno de estudantes com deficiência ou necessidades específicas é um compromisso da escola com a equidade, o respeito às diferenças e a promoção de uma educação de qualidade para todos.
Esse projeto se justifica pela necessidade de construir práticas pedagógicas e estratégias de gestão escolar que garantam uma educação inclusiva em todos os níveis da rede municipal de ensino. Isso envolve a elaboração de materiais pedagógicos acessíveis, a formação continuada de professores e o fortalecimento dos vínculos entre escola e família.
A proposta também busca dar visibilidade às ações desenvolvidas no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), nas escolas e CMEIs, e valorizar o trabalho de todos os profissionais envolvidos. Iniciativas como o podcast Pod+ Educação ampliam o alcance dessas ações, promovendo a escuta, a troca de experiências e a construção coletiva de uma escola mais acolhedora, acessível e empática.
Ao contemplar tanto a infância quanto os anos iniciais e finais do ensino fundamental, o projeto reforça o compromisso com uma educação pública inclusiva, democrática e transformadora, que reconhece e celebra a diversidade como parte essencial do processo educativo.
Descrição
O projeto “Educação Inclusiva: Crescer com Todos” visa garantir uma educação acessível, acolhedora e transformadora para crianças com deficiência ou necessidades específicas na Rede Municipal de Ensino de Ivaiporã, assegurando seu pleno desenvolvimento desde a primeira infância. A proposta baseia -se em práticas pedagógicas inclusivas, utilização de recursos acessíveis e o envolvimento efetivo da comunidade escolar. Sua metodologia apoia-se em uma abordagem integrada e participativa, com foco na escuta atenta de crianças, famílias e profissionais da educação.
As ações iniciam com visitas técnicas às unidades escolares, nas quais é feito o mapeamento das necessidades e a identificação de barreiras pedagógicas, comunicacionais e atitudinais. Após essas visitas, são oferecidas devolutivas as instituições de ensino com orientações pedagógicas, sugestões de adaptação e valorização de boas práticas. O atendimento especializado é realizado pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), por uma equipe multiprofissional composta por psicopedagogo, psicólogos, psicomotricista e assistente social. A partir da observação no ambiente escolar e de anamnese com os responsáveis, são traçadas estratégias educacionais personalizadas, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, sem caráter clínico. A formação continuada dos profissionais da educação é realizada com plantões pedagógicos trimestrais abordando temas de inclusão conforme as demandas da rede de ensino.
O projeto também prevê adequações pedagógicas nas unidades escolares, destacando duas iniciativas principais “Brincar é para Todos”, com vivências lúdicas de inclusão que incentivam o respeito à diversidade, e “Minha Voz na Escola”, que valoriza a escuta ativa das crianças por meio de rodas de conversa, murais interativos e vídeos. O vínculo entre escola e família será fortalecido com oficinas e rodas de conversa com temas a serem definidos conforme a demanda da rede incentivando o diálogo e a corresponsabilidade no processo educacional. Como ferramenta de valorização das práticas inclusivas, o podcast “Pod+ Educação” divulgará relatos de educadores, especialistas e familiares, compartilhando experiências e reflexões.
Por fim, reafirmando o compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade o projeto prevê a contratação de 30 profissionais de apoio com jornada de 40 horas semanais para acompanhar e auxiliar os estudantes com necessidades específicas.
Objetivos
Gerais:
Promover a inclusão e o desenvolvimento integral de crianças com deficiência ou necessidades específicas na Educação Infantil e anos iniciais da rede municipal de ensino, por meio de ações pedagógicas e formativas que respeitem as singularidades infantis, incentivem o brincar inclusivo, fortaleçam o vínculo escola, família e comunidade garantindo uma educação acolhedora, equitativa e de qualidade para todos.
Específicos:
Mapear as necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência;
Realizar visitas técnicas e devolutivas pedagógicas;
Implementar práticas pedagógicas inclusivas;
Formar continuamente os profissionais da educação;
Valorizar a escuta ativa das crianças;
Fortalecer o vínculo entre escola, família e comunidade;
Divulgar experiências e boas práticas inclusivas;
Garantir o acompanhamento de crianças com deficiência ou necessidades específicas;
Metas a atingir:
Realizar o mapeamento das necessidades educacionais específicas dos estudantes com deficiência ou necessidades específicas matriculados na rede municipal até o final do ano letivo.
Implantar práticas pedagógicas inclusivas em nas unidades escolares da rede, com registro de pelo menos duas práticas adaptadas por instituição.
Ofertar, no mínimo, quatro formações continuadas com temáticas voltadas à inclusão e desenvolvimento infantil, atingindo ao menos 90% dos professores, educadores e profissionais de apoio da rede.
Promover pelo menos três ações lúdicas e culturais inclusivas, como rodas de histórias, oficinas sensoriais e brincadeiras cooperativas em todas as escolas e CMEIs até o final do ano.
Garantir que as unidades escolares realizem, ao menos, duas escutas ativas com as crianças, por meio de rodas de conversa, murais ou registros orais e visuais, valorizando sua participação no ambiente escolar.
Realizar encontros com famílias nas instituições, promovendo pelo menos dois momentos de diálogo, orientação ou vivência conjunta ao longo do ano.
Produzir e divulgar pelo menos seis episódios do podcast “Pod+ Educação”, com foco em experiências inclusivas, envolvendo profissionais da educação, famílias e especialistas.
Assegurar o acompanhamento das crianças com deficiência ou necessidades específicas identificadas, com apoio do CMAEE e/ou profissionais de apoio escolar.
Cronograma
Físico:
Contínuo no decorrer do ano letivo
- Mapeamento e Diagnóstico das Necessidades das Crianças
- Atendimento Educacional Especializado (CMAEE)
- Formação Continuada dos Profissionais da Educação
- Brincar é para Todos: Atividades lúdicas e inclusivas Minha Voz na Escola: Rodas, murais e produções dos alunos.
- Contratação de Profissionais de Apoio – Seleção, integração e acompanhamento
Trimestral
- Envolvimento das Famílias – Oficinas, rodas de conversa, escuta ativa.
Quinzenal
- Podcast “Pod+ Educação” – Gravação, edição e publicação de episódios.
Financeiro:
Média realizada referente ao trabalho desempenhado pelas Assessoras Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação e CMAEE e prévia da provável contratação de funcionários de apoio aos estudantes com deficiência ou necessidades específicas. Vale lembrar que os valores apresentados são estimativas, pois já fazem parte da rotina da Secretaria de Educação.
Orçamento:
R$ 161.536,87
Beneficiários Diretos:
Estudantes com deficiência ou necessidades específicas da Educação Infantil e dos anos iniciais da rede municipal de ensino, e os profissionais da educação envolvidos no processo inclusivo.
Beneficiários Indiretos:
Demais estudantes da rede municipal, gestores escolares, familiares, comunidade escolar e o município de Ivaiporã como um todo, que se fortalece na implementação de políticas públicas inclusivas.
Resultados:
O projeto "Educação Inclusiva: Crescer com Todos" vem promovendo avanços importantes na construção de uma escola mais acessível e equitativa. Por meio do mapeamento das necessidades dos estudantes, escuta das famílias, fortalecimento do atendimento especializado e com a formação continuada dos profissionais está sendo possível desenvolver práticas pedagógicas mais inclusivas. As famílias estão sendo envolvidas ativamente no processo educativo. A produção de um podcast inclusivo está contribuindo para ampliar a conscientização e o diálogo com a comunidade. O protagonismo das crianças está sendo valorizado, e o monitoramento constante das ações está garantindo a efetividade das estratégias adotadas.
Anexos
Documentos Anexados:
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