Filantropia e Saúde - Reestruturação e reorganização dos atendimentos de Saúde através de contrato com a Associação Filantrópica Dr. Rodolfo Vilela.
Ano / Edição: 2024
Município: Pato Bragado
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A Secretaria de Saúde de Pato Bragado atendia as demandas de Urgência e Emergência no mesmo espaço que a Atenção Primária. O que se observava era uma APS que com problemas organizacionais, já que o espaço estava sendo inadequado, os profissionais não conseguiam desenvolver suas atribuições e nem realizar planejamento integral, e os pacientes estavam sendo atendidos sem qualidade realizando apenas de forma pontual e emergencial. Observou-se que era necessário a divisão da Urgência e Emergência da APS, qualificando o atendimento e o cuidado integral dos pacientes. Sendo possível assim, na APS o planejamento em relação a promoção de saúde dos pacientes, dando sequência em prevenção, tratamento e acompanhamento, e os atendimentos de urgência e emergência que demandam risco e cuidado intensivo foram direcionados para o hospital atendendo situações mais graves em saúde, e com isso também unificou os prontuários a fim de assistir o paciente em forma integral.
Descrição
Em 2021, o município de Pato Bragado desenvolvia os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e Urgência/Emergência no Centro de Saúde Albino Edvino Fritzen, comprometendo a eficácia do funcionamento da APS, tornando-se imperativo reestruturar e reorganizar os serviços de saúde. Assim, foi necessário um planejamento cuidadoso e a implementação de estratégias eficazes para garantir que a APS pudesse prestar atendimentos com integralidade, resolutividade e de forma humanizada. A Reestruturação e Adequação só foi possível ser efetivada com a celebração de um contrato com a Associação Filantrópica Dr. Rodolfo Vilela, que assumiu a responsabilidade de atender integralmente toda a demanda de Urgência e Emergência de Pato Bragado.
Objetivos
Gerais:
Organizar a Atenção Primária no Município de Pato Bragado, com a efetivação do contrato de prestação de serviços hospitalares com a Associação Filantrópica Dr. Rodolfo Vilela.
Específicos:
● Reorganizar os processos de trabalho da Atenção Primária, com base na Rede de Atenção à Saúde (RAS), prestando serviços de saúde integral, de qualidade e com resolutividade sendo coordenado e planejado.
● Garantir uma abordagem integrada e eficiente ao cuidado do paciente na Rede de Atenção a Saúde, além dos atendimentos de Urgência e Emergência.
Metas a atingir:
Reorganizar os atendimentos em saúde;
Implantar os fluxos para atendimento em Atenção Básica em Saúde;
Planejar ações a serem desenvolvidas na área de saúde;
Implantar cronogramas de Educação Permanente para os profissionais de saúde;
Oferta de cuidado integral e continuado;
Implantação de Prontuário Unificado entre Atenção Básica e Urgência e Emergência;
Cronograma
Físico:
Novo prédio de Atenção Primária a Saúde, Conforme planta fornecida pelo Governo Federal;
Hospital Instituto Dr. Rodolfo Vilela;
Financeiro:
Valores Mensais - 12 meses de repasse.
Orçamento:
Orçamento global de 336.478.476 (12 meses) - Serviços.
Beneficiários Diretos:
População residente no município, tendo um melhor atendimento focado em equidade e integralidade, por meio de atendimento planejado, humanizado e acolhedor, onde todas as suas necessidades de saúde sejam consideradas e tratadas com respeito e dignidade.
Beneficiários Indiretos:
Profissionais da Atenção Primária de Saúde e de toda a Secretaria de Saúde de Pato Bragado.
Resultados:
A parceria firmada no início de 2023 entre o município de Pato Bragado e a Associação Filantrópica Dr. Rodolfo, aliada à reestruturação da Atenção Primária em um novo prédio, teve como objetivo principal melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população. Nesse período, foi realocada e reestruturada a Atenção Primária para um prédio novo, sendo possível realizar a territorialização dos atendimentos e o cadastramento da população, permitindo um melhor mapeamento das necessidades de saúde, com o foco à prevenção à saúde, acompanhamento às condições crônicas e cuidado implementamos uma estrutura eficaz e organizada de APS. Obteve a melhoria dos indicadores de desempenho através de uma gestão mais eficiente e de processos padronizados, elevando a qualidade dos serviços prestados. Unificou os dados de saúde por meio de prontuários nos atendimentos da Atenção Primária e de urgência e emergência, permitindo que todas as informações de saúde do paciente sejam acessíveis de maneira integrada, facilitando a continuidade do cuidado, com todos os profissionais de saúde tendo acesso às anotações, resultados de exames e relatórios de procedimentos e tratamentos realizados.