Banco de Projetos

MAPA DIGITAL

Ano / Edição: 2024
Município: Medianeira
Função de Governo: Ciência e Tecnologia

Diagnóstico

Em 2021 e 2022 percorremos todas as estradas do interior, sendo que as condições encontradas não eram animadoras, tampouco adequadas, pois, a maior parte dos trechos percorridos apresentavam sérios problemas de manutenção, e estes resultavam em problemas ainda maiores, de ordem ambiental, social e econômica.
As estradas são vitais para a economia, responsáveis pela movimentação de mais de 60% das mercadorias e mais de 90% dos passageiros. A falta de investimento em infraestrutura rodoviária afeta diretamente o setor agrícola e a mobilidade das pessoas, impactando a economia local.
Diante dos inúmeros problemas encontrados, foi necessário instituir, implantar um programa de recuperação de estradas em situações ruins, mas, haviam perguntas a serem respondidas: qual seria o momento adequado para promover essas melhorias? Qual comunidade atender primeiro? Onde? Que valor investir? Quem fara o trabalho? Em meio a todo esse processo de levantamento e possíveis questionamentos, uma situação inesperada nos surpreendeu, fomos afetados pela Pandemia do Covid19, tudo paralisou e os recursos foram direcionados a Saúde.
Nesse contexto era mais obstáculo a vencer, para que juntos buscássemos as respostas que tanto queríamos, hora para solucionar a Pandemia, mas principalmente para sanar as condições encontradas nas estradas do município.
A má qualidade das estradas de terra, mesmo com cascalho, mas sem a devida adequação acelera processos erosivos, resultando em perda de solo, poluição e assoreamento dos mananciais. Essas condições das estradas afetam a sociedade como um todo, especialmente os produtores que dependem delas para o escoamento de safras e o acesso a serviços essenciais como saúde e educação.
Como sabemos, a Administração Pública, para alcançar metas, deve observar não só a legalidade, mas também a impessoalidade, legitimidade e moralidade dos atos do Gestor. Esses princípios são cruciais para garantir a eficiência e a eficácia na aplicação dos recursos, tanto físicos quanto financeiros, seja na manutenção de vias públicas urbanas, ou do interior, seja por meio de cascalho ou novas obras de pavimentação. Com o levantamento amplo realizado e com os dados atualizados das estradas rurais, permitiu ao Gestor tomar decisões céleres e imediatas, com soluções prioritárias para a ação do poder público. Com o MAPA DIGITAL foram encaminhados diversos projetos ao governo estadual, alguns já estão em execução, e outros sendo finalizados, propondo inúmeras ações, para melhor atender a comunidade de forma dinâmica e mais célere possível.

Descrição

O projeto deseja alcançar o diagnóstico da zona rural do município, e para isso se torna necessário avaliar todas as questões relacionadas a sua realidade para uma melhor decisão das prioridades a serem executadas.
A forma adotada foi a análise in loco, com foto, e marcação no Google Maps da localização:
Percorrer as vias, demarcando trechos, sinalizando posições via GPS;
Localização e marcação de todos os trechos em ambiente SIG, na plataforma My Maps do Google;
Criação de uma escala de cores para cada quesito analisado (similar à Escala Likert de satisfação).

Objetivos

Gerais:

Criar um método simples, acessível e gratuito, que possibilite diagnosticar todas vias vicinais, distâncias, as inconsistências de trajetos, os defeitos existentes na superfície de rolamento das estradas e sugerir ao gestor público a adoção de melhores técnicas de conservação dos serviços frequentemente executados, com vistas à sua maior durabilidade e consequente melhor o conforto e segurança dos usuários.

Específicos:

Oferecer à toda comunidade um atendimento, efetivo e de qualidade, onde o campo e a cidade sintam-se valorizado, tanto o produtor rural quanto o empresário, possam investir sem receios de perdas consideradas por ineficiência do poder público.
Ter o diagnóstico do interior do município;
Avaliar as condições da superfície de rolamento;
Qualificar a condição de trafegabilidade da estrada;
Mensurar a quantidade de quilômetros de estradas rurais que o município possui;
Aprofundar projetos e estratégias na proteção das áreas de preservação ambiental;
Localizar os mananciais de água, desde a nascente de rios até os seus afluentes;
Fazer o projeto de sinalização do interior;
Localizar e avaliar toda e qualquer estrutura existente no interior (abastecedouros, poços artesianos, igrejas, salões de comunidade, pontes, etc).

Metas a atingir:

Atender toda a demanda de melhoria das estradas do interior;
Criar rotas virtuais;
Identificar todas as comunidades;
Atualizar e dar acesso em tempo real das informações sobre as vias e através dessas elaborar projetos que atendam toda a comunidade.

Cronograma

Físico:

► 1ª Etapa (REALIZADA): Para atingir os objetivos do presente projeto/trabalho foram desenvolvidas as seguintes ações:
a) Pesquisa bibliográfica sobre as vias vicinais, contemplando suas características, como tráfego, geometria, funções, materiais utilizados, seus principais defeitos, suas causas e as adequadas técnicas de sua manutenção, etc.
b) Os trabalhos foram divididos em etapas, sendo a primeira, totalmente concluída, em andamento a segunda etapa, já iniciando parte das etapas seguintes.
c) Pesquisa bibliográfica para levantamento das condições socioeconômico e geoambientais do município de Medianeira;
d) Os trabalhos de mapeamento constam do levantamento fotográfico, para verificação da geometria da superfície de rolamento da estrada e do diagnóstico e caracterização dos defeitos existentes na superfície de rolamento, com vistas à determinação do ICRNP (Índice de Condição da Rodovia Não Pavimentada).
e) Ao iniciarmos o mapeamento das estradas do interior, percorremos as vias, demarcando trechos, sinalizando posições via GPS, visando a instalação de placas de sinalização e identificação de Rios, Localidades, Pontos Turísticos e limites do município. Nesse conjunto de ações, estamos disponibilizando aos cidadãos a localização e marcação de todos os trechos em ambiente SIG, usando para isso a plataforma My Maps do Google. As Secretarias municipais estão utilizando o mapa para planejar diversas ações, desde melhorias das estradas rurais, condições das pontes, trafegabilidade, análise das bacias hidrográficas, ao uso como instrumento de estudos em salas de aula.
Para os trechos estradais, foram criados traçados tipo linha, com legenda, qualificando por cores de acordo com o estado encontrado. Os trajetos do interior receberam as seguintes cores assim elencadas:
Branco: Limite do Município;
Azul: Rios, Córregos, Sangas;
Ciano: Linhas de Transmissão de Energia – Rede FURNAS – Itaipu Binacional;
Vermelho: Trajeto muito ruim, sem cascalho, terra vermelha batida, com buracos e inúmeras valetas causadas pelas correntezas d'água em dias com chuva;
Laranja: Trajeto ruim com cascalho solto em alguns trechos, inúmeras valetas causadas por correntezas d'água em dias com chuva. Em partes sem visibilidade, devido a vegetação muito próxima da estrada;
Amarelo: Trajeto regular com cascalho compactado, em alguns trechos necessita reparos, com pequenas valetas causadas por correntezas d'água em dias com chuva;
Verde Claro: Trajeto com pavimentação asfáltica necessitando em alguns pontos recape devido aos inúmeros desníveis causados pelas correntezas d'água em dias com chuva;
Verde: Trajeto com pavimentação poliédrica necessitando em alguns trechos recape devido aos inúmeros desníveis causados por plantações muito próximas do eixo da estrada, soltando-se; também por haver tráfego intenso de caminhões pesados e pelas correntezas d'água em dias com chuva.
Preto: Trajeto em Obras de Pavimentação.


► 2ª Etapa (REALIZADA): o trabalho de mapeamento e coleta de dados das estradas rurais percorridas foi concluído, mas tem continuidade, pois é hora de alimentar o Mapa Digital com os dados coletados, inserindo as informações sobre as condições da via, quilometragens, fotos e vídeos, criando ícones de identificação e localização de igrejas e comunidades, Escolas e Colégios, CMEIs, UBS - Unidades Básicas de Saúde, Órgãos Públicos...

► 3ª Etapa (EM EXECUÇÃO): Após concluir a inclusão de dados previstos na etapa 2, será o momento de realizar o mapeamento das ruas e avenidas da área urbana, descrevendo-as de acordo com a situação existente.

► 4ª Etapa (EM EXECUÇÃO): manter atualizado o Mapa, observando o avanço de obras e investimentos realizados pelo poder público.

Financeiro:

Pagamento dos profissionais envolvidos no projeto.
Custos de deslocamento com veículo;

Orçamento:

Proventos mensais mais encargos dos funcionários que compõem a equipe (01 efetivo e 01 estagiário) por 02 meses; Veículo de deslocamento para levantamento das estradas rurais (in loco); Combustível para este deslocamento; Máquina fotográfica; Computador com internet; Sistema: plataforma livre do Google;

Recursos próprios - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Custo de manutenção:
A tarefa de atualização é do encargo de um funcionário do departamento de projetos da Secretaria.

Beneficiários Diretos:

Produtores rurais de 28 comunidades, num total de 5.981 habitantes.
02 Cooperativas Agroindustriais com suas cadeias produtivas de frango e suínos e 03 Frigoríficos, sendo 2 privados, para entrega de ração e transporte de animais.
632 alunos que residem na zona rural e estudam na cidade, e que usam a estrada todos os dias.

Beneficiários Indiretos:

Todo o comércio e serviços do município, pois permite que os agricultores tenham facilitado seu direito de ir e vir para a cidade fazer compras e efetuar negócios.

Resultados:

Chegou-se a 314km de estradas rurais no território de município;
Utilizado para decisões de hierarquização de necessidades na zona rural;
Ajuda a justificar os pedidos de recursos externos ao município;
Tornou-se um indicador;
Conseguimos mensurar e quantificar as melhorias em tempo real, mantendo sempre atualizado a cada mudança;
Diagnóstico sócio-econômico do setor rural.

Anexos

Banco de Projetos