Certificado de Reconhecimento
Eliminação Transmissão Vertical ISTs
Ano / Edição: 2024
Município: Toledo
Função de Governo: Saúde
Diagnóstico
A transmissão vertical ocorre quando a criança é infectada por alguma infecção sexualmente transmissível durante a gestação, parto, e em alguns casos durante a amamentação.
As doenças de maior interesse do ponto de vista de transmissão vertical são o HIV e a sífilis, em virtude de acarretarem morbimortalidade infantil expressiva e com impacto na saúde pública.
No período de 2012 a 2022, foram notificados no país 1.237.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes, 238.387 casos de sífilis congênita e 2.153 óbitos por sífilis congênita.
Em Toledo, de 2016 a 2019 foram notificados 14 casos de sífilis congênita, sendo que em 2020 e 2021 nenhum caso foi diagnosticado e/ou notificado de sífilis congênita ou de transmissão vertical do HIV.
Entre 2016 e 2021 foram notificados 366 casos de sífilis na gravidez e 34 casos de gestantes com HIV.
Descrição
O processo de solicitação da certificação teve inicio no mês de junho de 2023, com a primeira reunião de alinhamento, seguido do encaminhamento do relatório dos dados referentes aos anos de 2020 e 2021.
A aprovação do relatório ocorreu no mês de agosto, e posteriormente em setembro o município recebeu a Equipe Nacional de Validação, que visitou os serviços que compõem a rede de atenção a gestante vivendo com HIV ou com diagnóstico de sífilis na gestação e das crianças expostas a estes agravos.
Indicadores utilizados na avaliação:
Taxa de incidência de crianças infectadas com HIV/SIFILIS;
Taxa de transmissão vertical;
Taxa de incidência de sífilis congênita;
Cobertura mínima de consultas de pré-natal;
Cobertura de testagem rápida no pré-natal;
Cobertura de gestante infectava pelo HIV em uso de terapia antiretroviral;
Cobertura de criança exposta ao HIV e cobertura de gestante tratada adequadamente para sífilis.
Objetivos
Gerais:
Reconhecer as boas práticas realizadas pela rede de atenção à saúde;
Reconhecer as fragilidades existentes nos serviços de saúde que compõe a rede de atendimento às gestantes e crianças do município adotando assim práticas que visem a sensibilização dos profissionais de saúde frente ao enfrentamento dos casos de HIV e Sífilis em gestantes e crianças.
Específicos:
Verificar a qualidade da assistência ao pré-natal, parto, puerpério e acompanhamento da criança exposta.
Fortalecer as intervenções preventivas realizadas no município de Toledo-PR no que se refere a eliminação da transmissão vertical do HIV/SÍFILIS.
Promover a articulação nos diversos pontos de atenção à saúde para fortalecer a rede materno infantil.
Reconhecer o processo de trabalho de gestores e profissionais de saúde envolvidos na eliminação da transmissão vertical.
Sensibilizar os profissionais de saúde quanto ao acompanhamento das gestantes e crianças conforme os protocolos instituídos no município.
Garantir a realização de testes rápidos de HIV/SÍFLIS em tempo oportuno a fim de proporcionar o tratamento precoce prevenindo a transmissão vertical.
Metas a atingir:
Eliminação da transmissão vertical de sífilis e de HIV em Toledo.
Cronograma
Físico:
Deu-se inicio ao processo de validação no mês de junho de 2023, onde foi realizada a primeira reunião de alinhamento, seguido do encaminhamento do relatório ao ministério da saúde. O relatório foi aprovado em agosto de 2023 e a visita técnica para avaliação do município ocorreu nos dias 27 a 29 de setembro de 2023 com o objetivo de validar e qualificar as informações contidas no relatório encaminhado pelo município.
Financeiro:
Uma vez que o projeto se desenvolve longitudinalmente em todos os pontos de atenção em saúde às gestantes e aos recém-nascidos, não é possível mensurar diretamente as despesas envolvidas, uma vez que elas são as mesmas para a própria manutenção dos serviços na atenção primária, na Vigilância Epidemiológica e no Ambulatório Materno Infantil (ambulatório de atenção especializada na rede materno infantil).
Orçamento:
Uma vez que o projeto se desenvolve longitudinalmente em todos os pontos de atenção em saúde às gestantes e aos recém-nascidos, não é possível mensurar diretamente as despesas envolvidas, uma vez que elas são as mesmas para a própria manutenção dos serviços na atenção primária, na Vigilância Epidemiológica e no Ambulatório Materno Infantil (ambulatório de atenção especializada na rede materno infantil).
Beneficiários Diretos:
Crianças expostas à transmissão vertical de HIV e/ou sífilis
Beneficiários Indiretos:
Gestantes e crianças do Município de Toledo-PR, atendidos nas Unidades Básicas de Saúde, Ambulatório Materno Infantil, CTA/SAE, Hospital Bom Jesus.
Resultados:
Os anos avaliados 2020 e 2021 o Município de Toledo não registrou nenhum caso de transmissão vertical de HIV e de sífilis
Mediante os ótimos índices de cobertura no atendimento integral das gestantes com HIV e Sífilis, assim como as crianças expostas a estes agravos, o Município de Toledo conquistou a Dupla Certificação de Eliminação da Transmissão Vertical de HIV e Sífilis, sendo o único município do país a receber esta certificação no ano de 2023 e o segundo município do país a receber esta certificação, considerando-se a série histórica.