GEO PORTAL CIDADÃO
Ano / Edição: 2024
Município: Medianeira
Função de Governo: Administração
Diagnóstico
Criar um PORTAL que possibilite à participação do cidadão e construindo com ele uma consciência voltada ao exercício de sua cidadania;
Propiciar ao munícipe interagir com o poder público; abrindo demandas e acompanhando a evolução dos processos de atendimento de suas solicitações.
Seja prático e utilizável por várias secretarias municipais como plataforma multifuncional;
Apresentar imagens aéreas ortorretificadas, para fornecer dados precisos e direcionados às suas necessidades de cada setor;
Possibilitar a elaboração de mapas temáticos e análises em diversas áreas, como exemplos: o Plano de Arborização Urbana, análises comparativas de focos de dengue, condições de calçadas e meios-fios, manutenção de iluminação pública, numeração predial, licenças de funcionamento de empresas, construção e demolição de imóveis, e coleta seletiva.
Descrição
A criação do Aplicativo GeoCidadão e GEO PORTAL, propiciou participação do cidadão em diferentes serviços e processos públicos municipais, construiu uma consciência da importância de sua participação, voltada ao exercício de sua cidadania. Permite ao munícipe interagir com o poder público, abrindo demandas, solicitações, requerimentos e facilita o acompanhando a evolução dos processos de atendimento e prazos para conclusão de sua solicitação. O aplicativo é descrito como prático, rápido e fácil de usar, e sua implementação resultou em uma diminuição da burocracia e dos prazos de execução.
O GeoCidadão é um serviço gratuito que pode ser baixado em dispositivos Android e iOS. A prefeitura tem adicionado cada vez mais serviços ao aplicativo, colocando o município definitivamente no formato digital para a conveniência do cidadão/usuário.
Os impactos da implementação do GEO PORTAL e do aplicativo GeoCidadão são tecnológicos, ambientais, econômicos e sociais. Eles modernizaram os processos de atendimento ao público, reduziram os custos financeiros e aumentaram a agilidade e a arrecadação imediata dos recursos envolvidos no processo. Isso está em linha com o objetivo de tornar a cidade mais sustentável, ambientalmente responsável, socialmente mais humana e economicamente mais eficiente.
A implementação do GEO PORTAL e do aplicativo GeoCidadão permitiu que informações e decisões fossem acessadas e tomadas rapidamente, eliminando a necessidade de protocolos físicos, impressões, reuniões de análise e deslocamentos do usuário para resolver questões básicas. Tudo isso na palma da mão, na velocidade de um clique.
O GEO PORTAL utilizado por várias secretarias municipais como plataforma multifuncional, utiliza imagens aéreas ortorretificadas, para fornecer dados precisos e direcionados às suas necessidades de cada setor, permitindo a elaboração de mapas temáticos e análises em diversas áreas, como o Plano de Arborização Urbana, análises comparativas de focos de dengue, condições de calçadas e meios-fios, manutenção de iluminação pública, numeração predial, licenças de funcionamento de empresas, construção e demolição de imóveis, e coleta seletiva.
Objetivos
Gerais:
Disponibilizar o APP GeoCidadão para uso do munícipe criando a possibilidade de interação com o poder público, abrindo suas demandas e acompanhando a evolução dos processos de atendimento, recebendo na palma da mão a solução para o problema proposto.
Específicos:
Tornar a comunicação cidadão 'versus' administração pública mais rápida e menos burocrática;
Atender os pedidos no prazo mínimo necessário;
Evitar o retrabalho das equipes de cada setor;
Possibilitar a solução de todas as demandas que puderem ser solicitadas sem que o cidadão precise se deslocar à prefeitura ou fazer o protocolo.
Metas a atingir:
Utilizar imagens aéreas ortorretificadas para fornecer dados precisos que serão utilizados por diversas secretarias municipais. Isso permitirá a criação de mapas temáticos e a realização de análises em várias áreas, melhorando a eficácia dos serviços públicos.
Criar uma plataforma que permita aos cidadãos interagir diretamente com o governo, abrir demandas e acompanhar o progresso dos processos de atendimento. O objetivo é reduzir significativamente a burocracia e os prazos de execução.
Tornar o aplicativo GeoCidadão disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS, aumentando a acessibilidade dos serviços para os cidadãos.
Adotar ferramentas que modernizem os processos de atendimento ao público, diminuam os custos financeiros e aumentem a agilidade e a arrecadação imediata dos recursos envolvidos no processo.
Assegurar que as ferramentas estejam alinhadas com o objetivo de tornar a cidade mais sustentável, ambientalmente responsável, socialmente mais inclusiva e economicamente mais eficiente.
Permitir que informações sejam acessadas e decisões sejam tomadas rapidamente, eliminando a necessidade de protocolos físicos, impressões, reuniões de análise e deslocamentos do usuário para resolver questões básicas.
Tornar a comunicação mais rápida e menos burocrática, atender os pedidos no prazo mínimo necessário, evitar o retrabalho das equipes de cada setor e possibilitar a solução de todas as demandas que possam ser solicitadas sem que o cidadão precise se deslocar à prefeitura ou fazer o protocolo.
Promover a eficiência, a interatividade, a digitalização, a sustentabilidade e a praticidade nos serviços públicos.
Cronograma
Físico:
O cronograma físico está em andamento;
Foto aérea, cartografia, visita nos imóveis (por amostragem).
Financeiro:
R$ 180.000,00
Recurso livre da Secretaria Municipal de Finanças.
Orçamento:
Valor do Projeto é de R$ 267.360,00
Desenvolvimento e implantação do projeto: R$ 180.000,00
CUSTO MANUTENÇÃO: R$ 87.360,00 anualContrato para os processos digitais e o APP Geocidadão.
Beneficiários Diretos:
Planejamento (Processos digitais) – 589
Meio ambiente (Processos digitais) – 1339
Fiscalização - 32
Endemias – 289 focos encontrados
Beneficiários Indiretos:
Todos os 54.369 habitantes do município, já que atende à diversas demandas cotidianas da população.
Resultados:
Prático, rápido, fácil, na palma da mão na velocidade de um click, sem burocracia. A resolutividade e a diminuição dos prazos de execução é diretamente proporcional à diminuição da burocracia com os protocolos que o cidadão precisava fazer no setor correspondente para ser atendido.
A conveniência do cidadão/usuário – o aplicativo Geocidadão é um serviço gratuito e pode ser baixado em aparelhos com os sistemas Android e IOS através de um link divulgado pela prefeitura. Cada vez mais serviços são colocados à disposição da população através do aplicativo. O projeto coloca o município definitivamente no formato digital, para conveniência do cidadão/usuário.