Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

Sonho de Mãe

Ano / Edição: 2024
Município: Guaíra
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

O diagnóstico foi realizado concomitante ao número de laudos que chegavam nas escolas. Um número cada vez mais crescente desde 2018. As escola, como porta de entrada, identificou que a grande maioria dessas mães não sabiam o que fazer com o laudo. Um levantamento de dados desses alunos matriculados na rede municipal estavam sem terapias e as mães não faziam ideia dos direitos de alunos especificamente autistas. A partir disso alunos com outros laudos também sem nenhuma terapia por falta de conhecimento. A primeira mãe que teve seu filho matriculado na rede também se viu sozinha e percebeu que a escola estava despreparada. Diante disso a necessidade de haver um local que pudesse dar suporte a famílias e às escolas. Nasce então o projeto Sonho de Mãe

Descrição

O projeto visa criar e operar um centro dedicado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) para crianças e estudantes com necessidades especiais no município de Guaíra. O objetivo é proporcionar um suporte educacional inclusivo e de qualidade, promovendo o desenvolvimento pedagógico e social dos alunos, bem como ser suporte às famílias. A inclusão escolar de crianças e estudantes com necessidades especiais ainda é um desafio significativo, caracterizado pela falta de suporte especializado, ambientes educacionais inadequados e a ausência de uma rede de apoio eficiente. Muitas crianças e estudantes não recebem o atendimento necessário para seu desenvolvimento pleno, enfrentando barreiras que comprometem sua educação e inclusão social. O atendimento é feito no período contraturno com salas de estimulação, reforço especializado, oficinas criativas, oficina de comunicação e fala, escola de pais, e conexão pedagógica - apoio a coordenadores e professores. Conta com uma terapeuta ocupacional, um fonoaudiólogo, uma assistente social, três psicólogas, sete psicopedagogas. Recursos materiais e financeiros envolvidos: Equipamentos de avaliação psicopedagógica, material didático e pedagógico adaptado, salários e capacitação de profissionais especializados,
custos operacionais (manutenção, serviços básicos, etc.), investimento inicial para a instalação do projeto. O projeto abrange todas as escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) do município de Guaíra. Os beneficiários: Estudantes público-alvo da Educação Especial que frequentam as unidades de ensino de Guaíra; profissionais da educação que receberão formação e suporte contínuo; famílias dos estudantes atendidos, que terão apoio e orientação; comunidade escolar e local, que se beneficiará de um ambiente mais inclusivo e acolhedor.

Objetivos

Gerais:

O projeto Sonho de Mãe tem por finalidade ofertar serviços especializados de apoio, suporte e colaboração na identificação das necessidades específicas dos estudantes, bem como a efetivação dos atendimentos terapêuticos educacionais, visando ao desenvolvimento de potencialidades e à melhoria das condições de desempenho escolar e social. Ainda, ofertar serviços de apoio, suporte e colaboração aos profissionais da educação e às famílias.

Específicos:

Investigação e avaliação:
Investigar, por meio de instrumentos formais e informais, reunindo o maior número de dados, as potencialidades e dificuldades de aprendizagem das crianças e dos estudantes indicados pelas escolas municipais e pelos CMEIs.
Possibilitar a compreensão do funcionamento global das crianças e dos estudantes avaliados.
Indicar alternativas de intervenção para a melhoria do desempenho dos estudantes.

Encaminhamentos e intervenções:
Sugerir encaminhamentos adequados a cada caso, de acordo com os critérios de encaminhamentos orientados pela equipe multiprofissional.
Oferecer suporte às crianças e estudantes que apresentam deficiência, transtornos globais do desenvolvimento/Transtorno do Espectro Autista (TEA) e transtornos funcionais específicos, visando ao seu desenvolvimento global.

Apoio e suporte:
Ofertar serviços de apoio e suporte para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e necessidades específicas de crianças e estudantes.
Ofertar Atendimento Educacional Especializado (AEE) de forma complementar, individual ou em grupo, não substitutivo à escolarização, no turno contrário ao da escolarização.
Sugerir e indicar recursos pedagógicos e de acessibilidade para atender às necessidades específicas de crianças e estudantes público-alvo da Educação Especial.

Colaboração com educadores:
Atuar em interface com os professores do ensino comum da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promovendo os apoios necessários à participação e à aprendizagem de crianças e estudantes, minimizando as barreiras à plena participação no contexto escolar e social.
Proporcionar formação continuada aos profissionais da educação.

Envolvimento familiar:
Esclarecer, orientar e encaminhar ações com as famílias para efetivo apoio e suporte à aprendizagem e ao desenvolvimento de crianças e estudantes atendidos, de acordo com as necessidades educacionais específicas, compondo a Rede de Apoio.
Subsidiar as famílias quanto ao desenvolvimento global da criança, propondo um trabalho integrado e considerando-os como colaboradores no processo de estimulação das atividades referentes ao ambiente social.
Dar suporte quantos aos direitos dos alunos com deficiência.

Desenvolvimento de autonomia:
Desenvolver hábitos de vida diários, auxiliando a criança na construção de sua autonomia e independência.
Estimular as potencialidades e habilidades das crianças.

Metas a atingir:

Oferecer atendimento educacional especializado do berçário ao quinto ano do ensino fundamental
Aumento do corpo técnico com contratações de outros especialistas
Reduzir as barreiras à plena participação escolar e social dos estudantes público-alvo da Educação Especial, aumentando a participação ativa em atividades escolares em pelo menos 50% até o final do primeiro ano.
Garantir que as práticas e estratégias desenvolvidas pelo projeto sejam replicáveis e possam ser adotadas por outras escolas e municípios interessados em promover a inclusão educacional.
Implementar programas de desenvolvimento de hábitos de vida diários e autonomia para 100% das crianças atendidas, com sessões semanais específicas focadas em habilidades de vida prática.
Realizar avaliações psicopedagógicas em pelo menos 80% das crianças e estudantes indicados pelas escolas municipais e CMEIs durante o ano de 2024.

Cronograma

Físico:

(2020): agosto a dezembro - Planejamento - Diagnóstico da situação e levantamento de necessidades.
(2021): setembro a dezembro - Início da estruturação - Identificação e adequação do espaço físico e materiais necessários.
(2022) : julho a dezembro - Início dos atendimentos - equipe reduzida com pequenos atendimentos.
(2023): fevereiro a dezembro - contratação de mais profissionais - atendimentos expandidos - atendimentos e formações - suporte e acompanhamento contínuo dos estudantes - suporte contínuo às famílias.

Financeiro:

(2022) : Adequação do espaço físico e aquisição de equipamentos e materiais: R$180.000
(2023): Obras e adequações finais: R$ 50.000
Salários iniciais e treinamentos: R$ 150.000
Equipamentos adicionais e recursos pedagógicos: R$ 60.000

Orçamento:

R$500.000,00
Adequação do espaço físico: R$ 150.000
Aquisição de equipamentos e materiais: R$ 80.000
Obras e adequações finais: R$ 50.000
Salários iniciais e treinamentos: R$ 160.000
Equipamentos adicionais e recursos pedagógicos: R$ 60.000

Beneficiários Diretos:

Alunos, profissionais da educação e famílias das 25 instituições educacionais do município

Beneficiários Indiretos:

Comunidade escolar ampliada: Alunos que convivem com estudantes com necessidades educacionais especiais, coordenadores pedagógicos e diretores.

Resultados:

Instalação de equipamentos e recursos pedagógicos especializados.
Desenvolvimento de planos de atendimento personalizados para cada aluno.
Realização de reuniões e orientações para familiares sobre estratégias de apoio em casa.
Disponibilização de materiais educativos e informações sobre direitos e recursos disponíveis.
Realização de cursos e palestras para professores e funcionários das escolas municipais sobre inclusão e práticas pedagógicas inclusivas.
Desenvolvimento de capacidades técnicas e emocionais para lidar com a diversidade na sala de aula.
Quantidade de sessões de atendimento educacional especializado realizadas: + de 1000
Número de avaliações psicopedagógicas conduzidas: 150
Percentual de professores e funcionários que participaram das formações oferecidas: 90%
Feedbacks recebidos sobre a melhoria do desempenho escolar e a satisfação com o atendimento.
Percepção dos professores e equipe sobre a inclusão e a promoção da diversidade na escola.

Anexos

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