Cultura ao Alcance de Todos
Ano / Edição: 2014
Município: Santa Terezinha de Itaipu
Função de Governo: Cultura
Diagnóstico
Com o intuito de proporcionar atividades culturais para a população, o programa surgiu visto a necessidade de melhorar o desempenho artístico e comunicativo das crianças e jovens dentro e fora das escolas, assim como uma maneira de adultos e membros da melhor idade aprenderem e apreciarem a música – mesmo que para alguns seja visto como um aprendizado tardio.
Além de promover a prática diária de instrumentos musicais, artes cênicas e desenho artístico, também faz parte do programa incentivar a participação em eventos comemorativos e de entretenimento dentro e fora do município, levando e trazendo grupos artísticos para difundir e incentivar a cultura de cada região.
Descrição
As oficinas culturais do Programa Cultura ao Alcance de todos tiveram início em 2013 e são realizadas diariamente nas dependências do Departamento de Cultura, atendendo um total de 1.172 pessoas, em suas mais diversas idades e classes sociais, o que corresponde a 5,6% da população total da cidade.
Dos 5,6% da população envolvida nas oficinas culturais, 9% correspondem à comunidade local, 9% aos alunos matriculados na rede particular de ensino, 33% aos alunos matriculados na rede municipal de ensino e 49% aos alunos que estão matriculados nas escolas da rede estadual de ensino.
1. OFICINA DE DANÇA
Com esta oficina é possível que os alunos aprendam a técnica, a teoria e a prática que formam alguns dos estilos de dança. Além do amadurecimento de um pensamento artístico e cultural, também permite uma maior conscientização corporal, o desenvolvimento psicomotor, o fortalecimento muscular, a correção da postura, a aprimorar os níveis de flexibilidade, entre outros benefícios à saúde física de quem a pratica.
Os exercícios envolvem técnicas aplicadas ao ballet, dança moderna e contemporânea, o que facilita a compreensão e prática da interpretação teatral na dança e do processo de composição coreográfica.
Incentivar e orientar faz parte do trabalho do instrutor para que o aluno esteja sempre disposto a aperfeiçoar seu trabalho técnico e artístico, através de suas pesquisas pessoais, intercâmbios culturais e apresentações em festivais e mostras de dança.
Neste projeto são oferecidas as modalidades:
1.1 Dança Contemporânea
1.2 Dança Folclórica
1.3 Dança de Rua
2 OFICINA DE MÚSICA
Assim como a Oficina de Dança e suas modalidades, esta oficina tem o intuito de apresentar aos alunos os mais diversos instrumentos musicais, ensinando os métodos teóricos e práticos para sua execução.
Além dos benefícios para a saúde mental no estímulo do córtex direito e esquerdo que alguns instrumentos proporcionam, a música atua no desenvolvimento da sensibilidade, das potencialidades criativas e interpretativas do indivíduo.
Ao trabalhar a música através da técnica vocal, do aprimoramento das cordas vocais, controle do diafragma, e educação da afinação e tons nas suas diferentes extensões, tem-se também o cuidado com a saúde vocal daquele que se dedica a essa atividade.
Portanto, sendo a música o idioma universal capaz de dialogar com povos das mais diversas culturas e regiões do mundo, os benefícios que proporciona vão além do indivíduo e seu bem estar físico e mental. Permite a aproximação, integração e comunicação de todos os povos.
Hoje o projeto oferece oficinas de:
2.1 Violão
2.2 Teclado
2.3 Saxofone
2.4 Flauta Doce
2.5 Violino
2.6 Acordeom
2.7 Técnica Vocal, Canto e Coral
2.8 Bandas e Fanfarra (A ser implantado)
3 OFICINA DE ARTES
Utilizando das capacidades e habilidades intelectuais dos envolvidos, a oficina de artes vem propor as bases para a produção artística de crianças e adolescentes, desenvolvendo o lado criativo das mesmas através da observação, experimentação e materialização das atividades aplicadas.
Quando o aluno se dedica a desenvolver sua habilidade com a Oficina de Desenho artístico, ele aprende as noções de proporção, perspectiva, volume, superfície, textura, as técnicas de carvão e grafite sobre papel e outros elementos que envolvem as artes plásticas.
Ao optar pela Oficina de Teatro, o incentivo primeiro é quanto à prática da leitura. São apresentados e desenvolvidos os princípios básicos do teatro como leituras, análises e discussão de textos teatrais, desinibição, integração, processo colaborativo, teatro de grupo, métodos de interpretação e improviso, além de noções básicas sobre a área técnica como indumentária, cenografia, sonoplastia e iluminação.
Já na Oficina de Arte Circense, o foco está nas técnicas do circo, o qual engloba conhecimentos da dança e da educação física. A acrobacia ou dança aérea, o malabarismo, as técnicas de solo e os equilíbrios acrobáticos vêm ao encontro de um aprimoramento da relação do corpo com os objetos, do corpo com o espaço e do corpo com o outro.
Analisando os benefícios específicos oferecidos em cada uma das oficinas até então apresentadas neste projeto, dentre os quais: as capacidades físicas, como força e flexibilidade; as psicomotoras, como coordenação e percepção espacial; e as relacionais, como a cooperação, é possível perceber a importância que as atividades culturais têm na formação de um indivíduo e como seu comportamento influencia a formação – ou mudanças - da sociedade.
Portanto, são oferecidas neste projeto:
3.1 Oficina de Desenho Artístico
3.2 Oficina de Teatro
3.3 Oficina de Arte Circense (A ser implantado)
PROJETO RESGATE COM CULTURA
Esses projetos são direcionados a entidades e grupos específicos com vulnerabilidade a diferentes riscos sociais, como uma alternativa de propor atividades que resultem positivamente tanto para o indivíduo quanto para o reduto social de convívio.
1. PROJETO “RECITOCAR”
A partir de materiais recicláveis, a proposta deste projeto é que sejam construídos instrumentos musicais usando da criatividade dos envolvidos. É também uma forma de conscientizar sobre a educação ambiental, sobre o destino correto do lixo reciclável e a preservação do meio ambiente.
2. PROJETO “JOVEM LUTHIER”
Visa ensinar o ofício da construção de instrumentos musicais para as crianças carentes da comunidade local, proporcionando uma alternativa de desenvolvimento de suas habilidades manuais, além da prática e execução do instrumento.
3. PROJETO “CIDADÃO DJ”
Este projeto propõe o ensino ao manuseio de equipamentos de áudio e é direcionado a grupos específicos de jovens e adolescentes que apresentam desabonos em algumas esferas, como baixo rendimento escolar, indisciplina escolar e familiar, estar cursando o 5º ano escolar fora de faixa etária, entre outros. A contra partida deste benefício é a melhora do indivíduo quanto ao seu comportamento e rendimento no âmbito social e escolar.
Objetivos
Gerais:
• Sensibilizar a comunidade a cerca dos benefícios que a cultura proporciona ao indivíduo e, conseqüentemente, a uma sociedade culturalmente sustentável em todos os seus aspectos;
• Estar em constante parceria com a Secretaria Municipal de Educação e de Assistência Social, para que se tenham informações atualizadas a cerca das melhoras dos alunos após o início das atividades culturais deste projeto.
Específicos:
• Tornar a arte e a cultura acessíveis a todos os membros desta comunidade;
• Propor atividades de entretenimento e lazer a toda à comunidade através de eventos comemorativos e projetos culturais;
• Proporcionar intercâmbios culturais com estudantes e artistas da região para a difusão cultural dentro e fora do município;
• Incentivar o desenvolvimento artístico e intelectual de crianças e jovens dentro das escolas, bem como potencializar a preservação da saúde mental e psico-social.
• Garantir a adultos e idosos o ensino à prática de instrumentos musicais como uma maneira saudável de lazer;
Metas a atingir:
• Ultrapassar 6% de inscritos no programa que pertençam à população local;
• Fazer com que, ao longo da gestão, pelo menos 80% da população participe de alguma manifestação cultural, beneficiando assim o desenvolvimento social entre os munícipes e a integração entre os demais setores da sociedade.
• Utilizar-se da arte e da cultura para alertar e educar as pessoas sobre a saúde mental, a sustentabilidade e outros fatores que são preocupação mundial;
• Sensibilizar a comunidade itaipuense a cerca dos benefícios que a música e a arte promovem para o bem estar social da população;
Cronograma
Físico:
As oficinas de Dança, Violão, Teclado, Violino, Saxofone, Acordeom, Bandas e Fanfarra, Técnica Vocal, Canto e Coral, Teatro e Desenho Artístico são oferecidas gratuitamente nos períodos matutino e vespertino durante os horários de contra turno escolar do ensino fundamental e médio, nas dependências do Departamento de Cultura do município.
A oficina é organizada pelo instrutor de cada oficina cultural devendo este obedecer às normas propostas pelo plano de governo municipal para a cultura, já sancionado. Ao final de cada ano letivo é realizado um recital de cada modalidade como avaliação e encerramento das atividades realizadas.
A jornada de trabalho do instrutor é de 07 horas diárias divididas em 03 horas/aula de 50 minutos de duração no período matutino e 04 horas/aula de 50 minutos no período vespertino, atendendo um número mínimo de 10 alunos por aula, totalizando uma carga horária de 35 horas semanais.
Os horários de aula são das 8:30 horas às 11:30 horas e das 13:30 horas às 17:30 horas.
Os Projetos do “Resgate com Cultura” são direcionados a entidades e grupos específicos com vulnerabilidade a diferentes riscos sociais, como o SOS Criança e alunos que freqüentam o ensino fundamental fora da faixa etária, por desinteresse pelo estudo ou problemas com as disciplinas escolares. Cada instrutor ministrará a oficina de sua modalidade duas vezes por semana em dias e horários pré determinados pela Coordenação do Departamento de Cultura.
A permanência dos alunos nesses projetos se dará por meio da apresentação do progresso de seu desempenho escolar através do boletim, assim como também do seu desenvolvimento social no ambiente escolar e familiar.
Financeiro:
Recursos destinados a execução à ordem de:
• R$ 432.842,00 previstos na seguinte rubrica orçamentária 3.1.90.11.00.00.00 – 416 vencimentos e vantagens fixas – pessoal
• R$ 622.249,00 previstos na seguinte rubrica orçamentária 3.1.90.11.00.00.00 – 418 material de consumo
• R$ 1.930.617,00 previstos na seguinte rubrica orçamentária 3.3.90.30.00.00.00 – 420 outros serviços de terceiros – pessoa jurídica
• R$ 260.000,00 previstos na seguinte rubrica orçamentária 4.4.90.52.00.00.00 – 2176 equipamentos e material permanente
Orçamento:
R$ 3.245.708,00
Beneficiários Diretos:
• A cultura e a arte como complementos na educação escolar, como instrumento facilitador de ascensão intelectual e de transformação social;
• Proporciona benefícios estendidos à comunidade através dos 1.172 alunos, os quais promovem manifestações culturais de integração com a população local;
• Preencher o tempo ocioso de crianças e adolescentes com atividades saudáveis de lazer, protegendo-os de riscos sociais que possam vir a enfrentar;
• Formação de grupos artísticos que representem o município em encontros culturais.
Beneficiários Indiretos:
• Conscientização da população quanto as suas responsabilidades no que diz respeito ao bem estar próprio e coletivo dentro de uma comunidade;
• A partir do trabalho continuado da Secretaria Municipal de Educação e da Secretaria de Assistência Social com o Departamento de Cultura, garantir que o mesmo resulte na formação de cidadãos cientes de seus atos quanto seres humanos para com o ambiente em que vivem;
• Oportunidade de atividades saudáveis de lazer, bem como de atrações em datas comemorativas.
Resultados:
• Vinculação das atividades nas mídias de comunicação local e regional, como jornal impresso, rádios comunitárias, redes sociais, sites governamentais, blogs, e-mails entre outros;
• Realização de mostras e recitais culturais de cada oficina ao final do primeiro e do segundo semestre;
• Participação em eventos realizados pelas escolas e secretarias do município em datas comemorativas;
• Participação de grupos artísticos em festivais e mostras culturais em outras cidades e regiões do Estado do Paraná;
• Apresentação de musicais baseados na literatura infantil, como atividade de encerramento das oficinas culturais.