Banco de Projetos

Projeto Saúde na Praça

Ano / Edição: 2024
Município: Morretes
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

Apesar das comunidades estarem vinculadas a uma Estratégia Saúde da Família (ESF), elas estão localizadas na área rural, estima-se que cerca de 54,34% da nossa população, não ficando próximas a UBS, dificultando o acesso dessas pessoas aos atendimentos ofertados pelas equipes. Muitas comunidades devido à distância, os usuários, reclamam que quando chegam na UBS não encontram disponibilidade de consultas. Essa situação gera reclamações e o não atendimento integral a população.

Descrição

Nossa equipe multidisciplinar é composta por profissionais altamente qualificados, incluindo psicólogos, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas. Juntos, oferecemos uma ampla gama de serviços de saúde, abrangendo desde consultas médicas e de enfermagem até sessões de aconselhamento psicológico, fisioterapia e orientação nutricional.
Durante nossas intervenções nas praças locais, realizamos uma variedade de procedimentos essenciais para a saúde, incluindo aferição da pressão arterial, medição de peso corporal e avaliação de parâmetros vitais. Além disso, estamos empenhados em fornecer encaminhamentos para serviços especializados, solicitar exames quando necessário e oferecer orientações valiosas para a manutenção de uma vida saudável.

Objetivos

Gerais:

Levar o atendimento e o acesso a saúde as comunidades mais longínquas reduzindo a distância entre o usuário e o sistema de saúde.

Específicos:

Levar o atendimento até a comunidade deixa mais evidente as necessidades da população residente e nos possibilita uma promoção mais efetiva e direta aos problemas locais.
Diminuir as distâncias permite que a população consiga ter um melhor acesso aos serviços de saúde, pois a saúde está indo até a comunidade.

Metas a atingir:

O Projeto Saúde na Praça é uma iniciativa dedicada a levar cuidados de saúde de qualidade diretamente às comunidades locais. Com um compromisso inabalável com o bem-estar e a acessibilidade, o projeto já se estabeleceu em seis localidades, alcançando e beneficiando um total de 225 pessoas até o momento. Foram realizadas consultas médicas e de enfermagem. Aconselhamento psicológico, orientações de fisioterapia e nutrição. Aplicações de vacinas. Queremos realizar em mais 07 comunidades distantes e depois retornaremos nas que já foram atendidas, realizando um ciclo. Nossas metas futuras é possibilitar mais de 450 atendimentos médicos, 45 aconselhamentos psicológico e 55 de fisioterapia e 55 orientações nutricionais. Ampliar os índices de vacinação de acordo com a campanha vigente no período.

Cronograma

Físico:

Inicialmente eram executadas as ações mensalmente, mas devido a demanda e necessidade das comunidades começamos a realizá-las quinzenalmente, nas sextas-feiras pela manhã.

Financeiro:

Para a implantação inicial do projeto precisamos inicialmente de: tenda gazebo sanfonada, jogos de mesa plástica e cadeiras, banner, windflag, balança digital corporal de bioimpedância, termômetro digital, glicosímetro, oxímetro, esfigmomanômetro e estetoscópio tendo um total de R$ 4682,82.
No decorrer do projeto somente poucos materiais de consumos e honorários dos profissionais para manutenção do projeto totalizando um total de R$ 1.244,85.

Orçamento:

02 Tenda gazebo sanfonada - 939,06
06 jogos de mesa plastica e cadeiras - 1922,64
01 Banner - 135,20
02 windflag - 278,00
01 Balança Digital Corporal de Bioimpedância - 598,57
01 Termometro digital - 94,90
01 Glicosímetro - 58,99
01 Oximetro - 118,00
02 Esfigmomanômetro e estetoscópio - 540,46
Honorário médico - 207,05
Honorário enfermeiro - 107,05
Honorário técnico de enfermagem - 70,60
Honorário agentes comunitários - 84,75
Honorário motorista - 46,50
Insumos médicos - 545,20
Combustível - 156,20
Café e bolachas: 36,50

Beneficiários Diretos:

População do rural do município – 9.949 pessoas
06 Localidades atendidas - Praça Olympio Trombini (Rodoviária), América de Baixo, Mundo Novo do Saquarema, São João da Graciosa, Sesmaria e Sambaqui.
06 Bairros previsto para serem atendidos - América de Cima, Itaperuçu/Cruzeiro, Ponte Alta, Amorisa, Morro Grande/Rio dos Patos, Central

Beneficiários Indiretos:

Toda a população será beneficiada, com a distância reduzida de atendimento, conseguimos fazer o controle da pressão e diabetes dos pacientes e com isso conseguimos diminuir todos os efeitos adversos provocados pela alteração. Com o acesso ampliado a vacinação, também possibilitamos a imunização e a prevenção da disseminação de doenças no entorno da comunidade, nas escolas, empresas. Por ser um município pequeno, ter a população com as doenças controladas, reduzimos o custo operacional e por consequência conseguimos direcionar os recursos que seriam usados para o controle do agravamento da doença à promoção de saúde.

Resultados:

225 pessoas procuraram nosso atendimento nessas 06 comunidades dentre elas:
consultas médicas: 217
consultas de enfermagem: 179
orientações psicológicas: 16
orientações de fisioterapia: 27
orientação nutricional: 19
vacinas: 65

Anexos

Banco de Projetos