Banco de Projetos

Mulheres Protagonistas de suas Vidas

Ano / Edição: 2024
Município: Apucarana
Função de Governo: Assistência Social

Diagnóstico

Apucarana é município localizado no norte novo do Estado do Paraná, no entroncamento entre Londrina e Maringá, consistindo polo regional do Vale do Ivaí. Possui a população de 130.134 mil habitantes, segundo dados do último censo demográfico de 2022. Deste índice, a população é composta por 62.486 pessoas do sexo masculino e 67.648 (51,98%) de pessoas do sexo feminino. (FONTE: IBGE)
Indicadores do IPARDES demonstram renda discrepante entre sexos no estado do Paraná. Dados de 2021 apresentam que o rendimento médio dos homens é mais alto, com uma média de R$ 3.321,00 e, o rendimento médio das mulheres perpassa R$ 2.915,00. A pesquisa demonstra que no município de Apucarana, embora a porcentagem da população feminina seja maior, o número de mulheres com inserção no mercado formal de trabalho ainda é menor. (FONTE: RAIS). Em 2021, 18.673 homens estavam inseridos no mercado de trabalho, em detrimento de 16.512 mulheres formalmente empregadas. (FONTE: IPARDES)
Ainda, segundo o relatório do IPADERS, dados de Apucarana do ano de referencia de 2022, demonstram que 78.124 mulheres entre 16 e 64 anos, são consideradas economicamente ativas, de uma população ocupada de 36.458 homens e 28.452 mulheres. Da população ocupada, o maior índice em número de estabelecimentos e empregos segundo atividade econômica é o setor da indústria de transformação com 13.697 empregos, sendo dentro deste, a áreas de transformação têxtil, de vestuário e artefatos de tecido que mais empregam, com de 8.123 pessoas, na grande maioria ocupado mulheres, em especial na função de ajudante de confecção, costureira a máquina na confecção e costureira em série. (FONTE: ISPER E IPARDES CADERNO 2024 – APUCARANA)
Ressalta-se existência de um número expressivo de trabalhadoras informais, cujo dados não são quantificados por organismos oficiais, mas é perceptível empiricamente no trabalho com mulheres. A fragilização de vínculos trabalhistas corroboram com que mulheres enfrentem condições precárias de trabalho, não acessando a proteção social, previdenciária e a direitos trabalhistas. Além das desigualdades de oportunidade de emprego, questões de gênero, como a dupla jornada e atribuição pela responsabilidade por cuidado dos filhos e dependentes impõe as mulheres a opção por emprego informal, com contratos temporários, salários baixos e falta de benefícios, o que pode levá-las a buscar oportunidades que ofereçam autonomia e flexibilidade de horário.
Nos últimos anos, o Município de Apucarana tem investido maciçamente em estratégias que viabilizem o pleno emprego da população, possibilitando ao trabalhador e trabalhadora a garantia de renda digna, direitos trabalhistas e acesso a direitos previdenciários. Dentre elas é possível citar as parcerias público privado; o fomento a acesso e orientação da população sobre direitos trabalhistas e previdenciário; o fortalecimento e a promoção de ações pela agencia do trabalhador (a) e; o investimento em formação profissionalizante, com o Programa Portas Abertas do Centro de Qualificação Total e a oferta de cursos de formação básica e profissional gratuitos para mulheres, este sendo um serviço exclusivo feito pelo Centro de Oficinas da Mulher.
Das políticas públicas municipais destinadas a capacitação profissional, geração de renda e inserção no mercado de trabalho, pode-se citar o excelente trabalho realizado pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da família, que atua, dentre outras, sob a frente capacitação profissional, promoção de inserção ao mercado de trabalho e geração de renda para mulheres. A SEMAF possui no seu organograma o Departamento de Autonomia Financeira e Geração de Renda, que organiza o trabalho a partir do diagnóstico populacional por gênero, índices de frentes de trabalho disponíveis na realidade municipal e equidade de gênero, considerando a diversidade e a vicissitudes vivenciadas pelas mulheres. Pode-se citar, o Programa de Economia Solidária com protagonismo feminino e o Centro de Oficinas da Mulher, que oferece a formação profissional gratuita para mulheres munícipes.

Descrição

A SEMAF, por meio Departamento de Autonomia Econômica e Geração de Renda e através do Centro de Oficinas da Mulher (COM) tem como missão capacitar e formar mulheres através da qualificação profissional, com o objetivo de promover à autonomia financeira, empregabilidade, empoderamento e protagonismo feminino, resgatando a autoestima, integridade e identidade da mulher e despertando o potencial e talento, ressaltando sempre sua real importância, além de sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
O COM é um centro de formação básica e profissional com o atendimento exclusivo de mulheres domiciliadas no município de Apucarana e meninas acima de 14 anos, oferecendo cursos profissionalizantes gratuitos. Além de um espaço de capacitação, também é um lugar de socialização, cidadania e aprendizagens, com acolhimento, inclusão, pertencimento, informação e boas experiências de vivencia comunitária.
As alunas recebem gratuitamente parte do material e utilizam dos equipamentos do COM, então até as mulheres que não possuem condições socioeconômica para comprar o seu material podem se matricular nos cursos. São oferecidos cursos nas áreas da costura, beleza e estética, defesa pessoal, construção civil e gastronomia. No período de julho de 2021 a abril de 2024, mais de 24 títulos de cursos foram ofertados para as munícipes de Apucarana, sendo:
• Aperfeiçoamento em pintura na construção civil
• Automaquiagem
• Básico em Maquiagem
• Cabeleireira
• Corte, Hidratação e Escova
• Costura Criativa
• Costura Industrial de Camisetas
• Costura Moda e Modelagem
• Costura Moda Afro
• Costura Moda Infantil
• Defesa Pessoal para Mulheres
• Depilação
• Design de Sobrancelhas
• Doces para Festas
• Embelezamento de Cabelo Afro
• Manicure
• Maquiagem para pele Negra
• Oficina Criativa de Natal
• Penteados e Tranças para cabelo Afro
• Preparo de Bolachas
• Preparo de Salgados
• Preparo de Tortas Doces e Salgadas
• Produção de Hambúrguer Gourmet
• Unhas Decoradas

O COM funciona em estrutura própria localizado na Rua Castro Alves, n. 335, Jardim América, município de Apucarana. O prédio público conta com uma estrutura de alvenaria de aproximadamente 500 metros quadrados. O espaço contém sala de recepção, sala de coordenação, almoxarifado, cozinha para a equipe e possui três salas de aula totalmente abastecidas com mobiliários e equipamentos como: máquinas de costura e equipamentos de salão de beleza e ainda a estrutura possui uma cozinha escola industrial, com utensílios e equipamentos necessários para a realização dos cursos.
Os horários de funcionamento acontecem no período matutino e vespertino (entre 08h30min/11h30min e das 13h30min/16h30min) de segunda a sexta-feira e no período noturno entre 18h30min e 21h30min. A programação dos cursos segue o calendário escolar. Os horários e o calendário são planejados a partir da realidade das mulheres e atendendo as necessidades delas, inclusive aquelas que necessitam se adequar pegar os filhos pequenos nas unidades de ensino ou lhe são exigidos horários de cuidados com a família.
A equipe é composta por três instrutoras contratadas por processo licitatório, 01 diretora de departamento, 01 estagiária, 01 serviços gerais.
Alguns cursos são continuados como costura industrial de camisetas, costura em moda e modelagem, cabeleireira e outros são ofertados pontualmente como maquiagem para pele Negra, Oficina Criativa de Natal , preparo de salgado entre outros.
As parcerias e trabalho em rede consiste em estratégia importante do projeto. Pode-se citar a parcerias:
• ITEDES - Instituto de Tecnologia Desenvolvimento Econômico Social: na oferta de cursos para as mulheres que residem nos bairros Fariz Gebrim e Solo Sagrado oportunizando-as, qualificando-as e capacitando-as para o desenvolvimento de habilidades, aptidões, saberes teóricos e práticos nas áreas de seu interesse tendo em vista que esses bairros são geograficamente distantes da região central de Apucarana.
• Agência do Trabalhador de Apucarana: com o atendimento e encaminhamento das alunas dos cursos da área da Costura Industrial de Camiseta e Costura Moda e Modelagem para as vagas de emprego disponíveis às empresas de confecção da cidade que estão em busca de mão de obra;
• Empresas parceiras: que fazem a doação de resíduos têxteis para serem utilizados no curso de Costura Criativa contribuindo assim para um consumo e produção sustentável e reaproveitamento de materiais “inservíveis”, visando a preservação do meio ambiente;
• Secretaria de Indústria e Comércio, através do Centro de Qualificação Total na parceria com os cursos de Gastronomia;
• SENAC – na disponibilização de cursos do PSG (Programa Senac de Gratuidade);
• Secretaria de Esportes e Secretaria de Assistência Social (parceria no curso de Defesa Pessoal para Mulheres);
• 10º Batalhão de Polícia Militar de Apucarana: na disponibilização de instrutores para ministrar os módulos do curso de Defesa Pessoal para Mulheres – Habilidades de Autodefesa;

As principais ações do projeto são:
• Qualificação profissional para mulheres por meio da oferta gratuita dos cursos;
• Oficinas voltadas à igualdade de gênero e prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher.
• Oferta de cursos voltados ao de valorização da cultura afrodescendente nas áreas da costura moda e beleza; fomento de ações de enfrentamento ao racismo e resgate da identidade da estética negra e sua representatividade.
• Acolhimento e inserção da mulher PCD e com deficiência intelectual;
• Formação em temas transversais como: empreendedorismo, marketing, cidadania, postura profissional, entre outros.
• Orientação e articulação voltada à empregabilidade e garantia de direitos trabalhistas e previdenciários.
• Desenvolvimento de oficinas, espaços de vivência e valorização da mulher.
• Qualificando as alunas para buscarem e atuarem no mercado de trabalho.
• Ampliação de nicho de trabalho voltado a colocação profissional de mulheres negras e em atividade que valoriza a cultura como: cabelos afro (em todas as suas possibilidades).
• Plano pedagógico dos cursos.
• Semana pedagógica com a equipe.
• Cerimônia de formatura.
• Trabalho em rede encaminhando as mulheres ao CAM e serviços socioassistenciais.
• Oficina de empreendedorismo orientado a mulher como e aonde buscar fontes de investimento.
• Atividade práticas e atendimentos gratuitos na comunidade com corte de cabelo, esmaltação, design de sobrancelha, oficina criativa de chaveiro e pequenos artesanatos. Ações promovidas em feiras públicas, ações de enfrentamento a violência contra a mulher, Unidades Básica de Saúde; Escolas Municipais e CEMEIS; Comércios locais como mercado e lojas de cosméticos.
• Participação das alunas em outros projetos as SEMAF como: enfrentamento da violência contra a mulher, participação na Super Sexta da Economia Solidária – Espaço das Feiras.

Os cursos de formação básica e qualificação profissional apresentados atuam ainda nas temáticas como: saúde da mulher; autoestima e relações interpessoais; gênero, cidadania e direitos da mulher; inclusão digital, entre outras que abordem o processo de emancipação das mulheres. Com isso, as mulheres participantes, poderão ter conhecimento de seus direitos, deveres e de suas possibilidades e capacidades, e possivelmente, alcançarão melhoria na qualidade de vida, estendendo-a a seus pares e as comunidades locais, de modo a tornarem-se sujeitos ainda mais ativos na construção de um novo itinerário de vida, ao redesenhar espaços e papéis de atuação em seu entorno social e colaborar para o desenvolvimento da sociedade.
No tocante às especificidades da oferta dos cursos nas áreas da Costura (confecção), Beleza e Estética e Gastronomia na modalidade presencial, vai além da qualificação profissional das mulheres ou à sua inserção ou reinserção no mercado de trabalho, é o estímulo e o resgate da autoestima.
Portanto, o Centro de Oficinas da Mulher de Apucarana propõe-se a contribuir com a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade, qualificando e requalificando cidadãs apucaranenses por meio de um processo amplo que envolve a apropriação, socialização, difusão e produção de conhecimentos.

Objetivos

Gerais:

Fomentar estratégias que promovam a igualdade de gênero, pensamento crítico, acolhimento, empoderamento, protagonismo e o desenvolvimento de habilidades e potencialidades de mulheres, oferecendo conhecimentos necessários elas possam assumir o controle de suas vidas, gerar renda e inserção no mercado de trabalho.

Específicos:

• Colaborar com o alcance dos ODS 1 Erradicação da Pobreza, ODS 3 Saúde e Bem Estar, ODS 5 Igualdade de Gênero, ODS 8 Trabalho Decente e Crescimento Econômico, ODS 10 Redução das Desigualdades, ODS 12 Consumo de Produção Responsáveis.
• Criar um ciclo de desenvolvimento social, ofertando formação profissional e capacitando mulheres a fim de obterem mais oportunidades de inserção no mercado formal de trabalho com carteira de trabalho assinada e acesso a direitos previdenciários.
• Melhorar a autoestima e autoconfiança das alunas, despertando potenciais e talentos, apoiando na capacidade de enfrentar desafios e buscar oportunidades de forma mais eficaz.
• Garantir a profissionalização através de cursos de qualificação profissional, levando em consideração as interseccionalidades e assegurando condições equânimes ao publico mais vulnerabilizado como: mulheres em situação de violência doméstica, com comorbidades psicológicas, mulheres PCD, idosas, com susceptibilidade social por escassez de recursos econômicos e mulheres mãe solo e chefe de família.
• Fortalecer como políticas públicas para mulheres de caráter transversal, promover o trabalho de rede e a execução intersetorial das ações, ampliando a atuação para que as mulheres acesse outros direitos sociais como: educação, cultura, lazer, assistência social, proteção e segurança.
• Fomentar a empregabilidade da mulher promovendo a inserção ou reinserção no mercado de trabalho.
• Promover a orientação de mulheres para que possam encontrar alternativas de geração de renda, iniciar seus próprios negócios ou melhorar suas condições de trabalho, contribuindo assim para sua independência financeira.
• Assegurar a flexibilidade e adequação de cursos, cronogramas e horário atendendo as demandas e vicissitudes das mulheres.
• Capacitar mulheres para desenvolver habilidades sociais, emocionais e de autoconfiança, ajudando-as a enfrentar desafios, superar obstáculos e construir relacionamentos saudáveis em suas vidas pessoais e profissionais.
• Incentivar a produção e consumo sustentável através de cursos que promovam o reaproveitamento de resíduos têxteis para a produção de peças de artesanato e utilidades domésticas.

Metas a atingir:

• Alcançar maiores índices de empoderamento econômico e autonomia financeira entre as mulheres.
• Alavancar experiências de superação, inovação e criatividade;
• Aumentar os índices de empregabilidade entre as mulheres e empregos com garantia a direitos trabalhistas e previdenciários;
• Fazer diagnóstico com índices de empoderamento individual da mulher e autonomia financeira;
• Ampliar a oferta e a variedade de cursos e o número de mulheres atendidas;
• Gerar impactos positivos nas Família e na Comunidade;
• Colaborar com o cumprimento das Metas de Desenvolvimento Sustentável:
• Contribuir com a diminuição do índice de disparidade e diferença salarial entre homens e mulheres.
• Viabilizar a descentralização do trabalho, ofertando cursos itinerantes e nos territórios mais distantes no município.
• Ampliar o número anual de mulheres capacitadas para 300 mulheres.

Cronograma

Físico:

O cronograma está disponível nesse link do you tube: https://youtu.be/bod5i1EwVCM

Financeiro:

REFERENTE AOS ANOS DE 2021 A 2024
PAGAMENTO DE INSTRUTORA PARA MINISTRAR O CURSO DE SERVIÇOS PESSOAIS - 2021: 32.120,00 2022: 28.925,98 2023:31.161,60 2024:3.246,00
PAGAMENTO DE INSTRUTORA PARA MINISTRAR O CURSO DE COSTURA MODA E MODELAGEM E COSTURA CRIATIVA -2021: 29.469,00 2022: 30.793,07 2023: 32.457,60 2024: 37.440,00
PAGAMENTO DE INSTRUTORA PARA MINISTRAR O CURSO DE COSTURA INDUSTRIAL/MODA INFANTIL- 2021:15.642,16 2022: 29.606,26 2023: 30.153,60 2024:34.784,00
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA MINISTRAR CURSOS AFRO- 2022:19.750,00 2023: 2.333,55
AQUISIÇÃO DE MATERIAIS PARA OS CURSOS DE COSTURA INDUSTRIAL, COSTURA MODA E MODELAGEM E COSTURA CRIATIVA: 2022: 17.476,92 2023: 39.300,42
CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA MINISTRAR CURSOS NAS ÁREAS DA BELEZA E GASTRONOMIA: 2024: 102.500,00
TOTAL - 2021: 77.231,16 2022: 126.552,23 2023: 135.406,77 2024:177.970,00

Orçamento:

O orçamento é utilizado para manutenção e não para implantação tendo em vista que a estrutura física já existe. Orçamento mencionado é referente ao período de 2021 à 2024.

Beneficiários Diretos:

Meninas acima de 14 anos e mulheres apucaranenses em situação de violência doméstica, direitos violados, vulnerabilidade social/financeira, comorbidades psicológicas atendidas ou não pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família; empregadores e empregadoras.

Beneficiários Indiretos:

• Filhos e familiares das mulheres: Mulheres qualificadas e economicamente independentes contribuem para a estabilidade familiar, contribuem para o sustento familiar, reduzindo a dependência financeira de seus parceiros e fornecendo um exemplo positivo para seus filhos. Quando se investe nas mulheres a vida da pessoas a sua volta também sofre influencia positiva. Neste ponto mulheres que geram renda e possuem autonomia financeira contribuem com o sustento familiar.
• Comunidade: Mulheres capacitadas contribuem com a geração de riqueza e são mais propensas a investir em suas comunidades, cooperando para o desenvolvimento social e econômico local. Isso pode incluir investimentos serviços como saúde, educação e infraestrutura.
• Empresas: que poderão contratar mão de obra qualificada.
• Comércio e setor de prestação de serviços local: Quando as mulheres têm renda própria, elas aumentam o poder de compra estimulando o crescimento econômico local, incentivando o empreendedorismo e criando mais oportunidades de emprego.
• Outras mulheres: Mulheres que alcançam a autonomia financeira se tornam modelos e mentoras para outras mulheres em suas comunidades. Elas podem inspirar outras mulheres a buscar educação, desenvolver habilidades profissionais e alcançar independência financeira, criando um ciclo positivo de empoderamento feminino.

Resultados:

1. De julho de 2021 a abril de 2024, o Centro de Oficinas da Mulher disponibilizou:
• 24 (vinte e quatro) títulos de cursos nas áreas da confecção, artesanato, beleza e estética, gastronomia, construção civil, defesa pessoal para mulheres;
• Capacitou e certificou 781 (setecentos e oitenta e uma) mulheres.
2. Anualmente são realizadas mais de cinquentas ações com atendimentos gratuitos na comunidade como: corte de cabelo, esmaltação, design de sobrancelha, oficina criativa de chaveiro e pequenos artesanatos. As ações práticas são promovidas em feiras públicas, ações de enfrentamento a violência contra a mulher, Unidades Básica de Saúde; Escolas Municipais e CMEIS; Comércios locais como mercado e lojas de cosméticos.
3. Todos os anos são realizadas duas cerimônias de formatura. Este evento é demasiadamente significativo para as alunas pois é o momento em que seu esforço, superações e vitórias são reconhecidas diante da comunidade e dos seus familiares.
4. Valorização da beleza negra e da cultura de matriz africana por meio da oferta de cursos que evidenciam a beleza negra e os costumes.

Anexos

Banco de Projetos