Banco de Projetos

Cidade 100% Esgoto Coletado e Tratado

Ano / Edição: 2024
Município: Tapejara
Função de Governo: Saneamento

Administração Indireta:

SAMAE

Diagnóstico

Estudos comprovam que a falta de Saneamento Básico é um problema para a maioria da população brasileira. A falta de um sistema adequado pode contribuir para a proliferação de inúmeras doenças parasitárias/infecciosas e proliferação de insetos.

De acordo com levantamento feito em nosso município o Sistema de Coleta de Esgotos atingia apenas 90% das residências e estabelecimentos comerciais/industriais, e a utilização de fossas sépticas ou sumidouros era comum em muitos imóveis. Havendo ainda alguns casos com ligações clandestinas nas galerias de águas pluviais. Tornou-se essencial a implantação do Programa 100% Esgoto Coletado e Tratado, com a finalidade de sanar o problema.

Descrição

O Programa visa atender os imóveis que ainda não estavam interligados ao sistema já existente, com levantamento de imóveis que possuíam a rede coletora a disposição, mas não estavam utilizando, e implantação de novas redes coletoras, estação elevatória, unidade de reservação/contenção de esgotos e unidade de bombeamento.

Objetivos

Gerais:

O Programa 100% Esgoto Coletado e Tratado será destinado à implantação de novas Redes Coletoras bem como Estação Elevatória para que todos os imóveis de nosso município possam estar interligados ao Sistema já implantado e posterior eliminação de fossas sépticas e sumidouros.

Específicos:

Considerando que nos dias atuais o crescimento populacional vem atrelado a uma diminuição do tamanho útil dos imóveis, torna-se difícil a manutenção de fossas e sumidouros nos quintais. Com o Programa as fossas existentes serão eliminados após processo de dragagem aumentando a área útil dos imóveis.

Metas a atingir:

Após levantamento dos imóveis que ainda não estão interligados a rede coletora, iniciará o trabalho de construção de ramais para ligações residenciais. Nos Jardins Itália e Paraná após o término da obra da estação elevatória serão iniciadas a construção de redes coletoras e ramais de ligações domiciliares.

Cronograma

Físico:

Atualmente 98,2% dos imóveis já estão interligados a Rede Coletora de Esgotos.

A previsão de conclusão é para a 2ª quinzena de junho de 2024, com a conclusão das obras no Jardim Itália e a interligação de 187 residências restantes para o cumprimento da meta final.

Financeiro:

As despesas com a execução deste programa, correrão por conta de dotação orçamentária do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tapejara, suplementada, se necessário.

Orçamento:

Orçamento proveniente de recursos próprios do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Tapejara.

Beneficiários Diretos:

Famílias sem condições financeiras de arcar com o custo da limpeza ou a construção de fossas sépticas;

Famílias com imóveis sem espaço físico para a construção de novas fossas sépticas;

Empreendedores sem espaço físico para a construção de novas fossas sépticas;

Famílias que necessitavam eliminar fossas ou até ligações clandestinas em galerias pluviais.

Beneficiários Indiretos:

A implantação do Programa contribuirá para a redução de doenças na população de modo geral e consequentemente para o aumento da expectativa e qualidade de vida, e ainda para uma maior preservação do meio ambiente.

Resultados:

O Programa 100% Esgoto Coletado e Tratado compreende:

Implantação de ligações domiciliares para os imóveis da região central da cidade que ainda não estão interligados a rede coletora já existente.

Construção de estação elevatória com tanques de retenção e estação de bombeamento nos Jardins Itália e Paraná.

Construção de rede coletora e ligações domiciliares para os imóveis dos Jardins Itália e Paraná.

Anexos

Banco de Projetos