Banco de Projetos

Certificado de Reconhecimento

CUIDANDO DE QUEM CUIDA

Ano / Edição: 2024
Município: Guarapuava
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

O Departamento de Atenção Domiciliar tem como objetivo proporcionar uma assistência humanizada por meio da equipe multiprofissional, com ampliação da autonomia da pessoa, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. Diante desse contexto identificou-se a necessidade evidenciada na rotina do cuidador e nos remete a uma situação de que, em muitos casos, o cuidador, que dedica sua vida no cuidado do outro possui também a necessidade de receber cuidados e atenção.

Descrição

O projeto “Cuidando de Quem Cuida” tem como objetivo o acolhimento do cuidador informal, seja ele, pai, mãe, filho, esposa, vizinho, amigo ou que mantenha o vínculo do cuidado do paciente que está em atendimento pela Atenção Domiciliar.

O ambiente favorece e permite o compartilhamento das vivências dos cuidadores, proporciona o desenvolvimento de habilidades para o enfrentamento e reestruturação da rotina de toda família alterado pela presença do familiar que requer atenção diferenciada e especial naquele momento além de orientações desenvolvidas para cada caso especificamente; Os cuidadores são os personagens principais do projeto, podendo expressar seus sentimentos, angústias, medos e as próprias expectativas, tudo isso longe do ambiente em que o cuidado acontece.

Encontros Mensais:

PASSO 1: O projeto dá início com um bate-papo com uma categoria de profissionais (uma categoria/mês), com orientações gerais de cuidado (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, psicologia, odontologia, fonoaudiologia.). A roda da conversa acontece e envolve todos os cuidadores e o profissional utiliza de slides e equipamentos para demonstração de práticas utilizadas no domicílio.

PASSO 2: são realizadas dinâmicas com o serviço de psicologia, relacionadas a auto cuidado;

PASSO 3: realizados jogos, sorteio de brindes, “quizz” relacionado ao bate papo inicial. Um momento de descontração;

PASSO 4: momento de relaxamento com alongamentos com serviço de fisioterapia;

PASSO 5: servido um lanche/café, fazendo acontecer interações entre os próprios cuidadores e equipe de atendimento domiciliar; realizado entrega de mimo (lembrancinha de encontro);

Objetivos

Gerais:

Proporcionar e estimular o surgimento e a disseminação de uma nova concepção do “cuidador” dentro do, proporcionando-lhe acesso a um “cuidado” mais adequado e, por consequência pacientes melhores assistidos no lar;

Específicos:

• Promover Encontro de Cuidadores;
• Promover Rodas de Conversa aos Cuidadores;
• Desenvolver ações que valorizam o Cuidador;
• Desenvolver ações de cuidado específicas voltadas ao cuidador, tanto no que se refere à saúde física, como psíquica e/ou emocional;
• Contribuir para a melhoria da qualidade de vida, autoestima e de convivência social dos cuidadores.

Metas a atingir:

• Ampliar a cuidado a Todos os cuidadores dos pacientes em atendimento pelo Melhor em Casa.
• Diminuir a incidência de reinternações hospitalares
• Impactar de forma positiva nos indicadores de saúde.

Cronograma

Físico:

Encontro mensal: último sábado do mês, na sede do SAD – Serviço de Atenção Domiciliar.

Financeiro:

Não dispêndio de recursos financeiros específicos para a execução do projeto.

Orçamento:

O projeto reorganiza o fluxo da rede e facilita o acesso a serviços já contratados e pactuados não gerando custos adicionais ao município.

Beneficiários Diretos:

Cuidadores informais.

Beneficiários Indiretos:

População geral de Guarapuava 182.093 (censo 2022).

Resultados:

Melhora na qualidade de vida dos envolvidos no contexto paciente e cuidador.

Anexos

Banco de Projetos