CIDADE ILUMINADA, 100% LED
Ano / Edição: 2024
Município: Medianeira
Função de Governo: Energia
Diagnóstico
Este projeto é parte de um estudo detalhado das oportunidades de eficiência energética, que nos possibilitou adequar ações, pensando nos fatores claridade, segurança pública, transparência e economicidade, com objetivo imediato de promover uma maior luminosidade aos transitantes e residentes, elevando o nível de segurança pública com economia de energia e redução de custos aos seus usuários.
No estudo foram identificadas que as luminárias de vapor de mercúrio e vapor de sódio, comumente usadas na iluminação pública, apresentam desafios e impactos ambientais e consumo significativo de energia, que resultam em altos custos e maior demanda da rede elétrica. Além disso, produzem uma luminosidade relativamente baixa, o que compromete a visibilidade e a segurança das pessoas transitantes. Essas lâmpadas contêm mercúrio, um elemento tóxico que, se descartado incorretamente, pode contaminar o meio ambiente e ter impactos prejudiciais na saúde humana e na vida selvagem.
A Segurança Pública demanda por uma solução de iluminação mais clara e eficiente, como fator inibitório de ações delituosas e ambientalmente amigável. A alternativa viável traz como proposição a substituição das lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED, com benefícios significativos, ampliação do campo de claridade, durabilidade e redução do consumo de energia. A implantação da iluminação em LED em todo o município, é estratégica e trará benefícios a médio e longo prazo para a cidade e seus residentes. Isso inclui a melhoria esperada na implantação do sistema de monitoramento por câmeras de segurança pública, via CONSEG, eficiência energética, mobilidade, vida útil mais longa e benefícios ambientais com redução de emissões de carbono, redução na extração de recursos naturais e menor impacto na biodiversidade.
Além de ações de eficiência energética, o projeto prevê a implantação de telegestão nas luminárias como uma inovação na forma de gerenciar este ativo e trazendo mais segurança e economia na manutenção do sistema, hoje monitorado pelo APP Geocidadão que com um clique do cidadão, identifica o local georreferenciado, determinando o ponto exato da manutenção. Entretanto é possível aperfeiçoar e melhorar essa manutenção, acoplando um controlador a cada luminária, possibilitando o monitoramento remotamente. Esses controladores se conectam entre si, criando uma malha de conexão entre as luminárias à uma central de comando. Esse sistema completamente interligado, está altamente associado ao movimento de Internet das Coisas (IoT), que tem como objetivo a criação de soluções que conectam os sistemas e aparelhos do cotidiano visando melhorias na qualidade de vida dos usuários.
Descrição
O projeto em questão é uma iniciativa de modernização da iluminação pública na cidade de Medianeira, com foco na substituição de 6.700 luminárias convencionais por 4.200 luminárias LED (4.700 de 50W e 2.000 de 150W), além da substituição de tubos de aço antigos por novos galvanizados.
O principal problema enfrentado é a ineficiência energética e os impactos ambientais das luminárias convencionais, que consomem mais energia, emitem mais calor e podem contribuir para a contaminação por mercúrio e a poluição luminosa.
As principais ações desenvolvidas incluem a retirada de tubos antigos, e a instalação de novos instalando as luminárias. Com um planejamento cuidadoso as substituições devem ocorrer sem interrupções de energia para os residentes.
Os recursos materiais envolvidos incluem: novos tubos de aço galvanizados, as luminárias LED de 50W e 150W, e conectores perfurantes com entrada principal 10x95mm² com derivação de 1,5x10mm², sendo os recursos financeiros para cobrir os custos, disponibilizado pelo Município através do COSIP. Embora os custos iniciais pareçam altos para a aquisição dos materiais e luminárias LED, estes serão compensados a médio e longo prazo por meio da economia de energia.
A abrangência do projeto é para toda a cidade, com instalação inicial na primeira fase de 4.200 luminárias LED (3.400 de 50W e 800 de 150W) e 400 tubos de aço galvanizados. A segunda faze prevê a substituição de mais 2.500 luminárias de LED (1.200 de 50W e 1.300 de 150W) A instalação bem-sucedida demonstrara a escalabilidade do projeto.
Os beneficiários, residentes da cidade, desfrutarão de uma iluminação mais eficiente e eficaz, melhorando a segurança e a qualidade de vida. Além disso, o projeto contribuirá para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono, beneficiando o meio ambiente como um todo.
Objetivos
Gerais:
O objetivo geral do projeto é modernizar a iluminação pública na cidade de Medianeira, substituindo 6.700 luminárias convencionais por luminárias de LED. Esta iniciativa visa aumentar a eficiência energética e a segurança pública, reduzir custos e impactos ambientais, e melhorar a qualidade de vida dos medianeirenses. Além disso, o projeto inclui a implementação de telegestão nas luminárias, permitindo um monitoramento remoto mais eficiente do sistema de iluminação. A abrangência do projeto é para toda a cidade, com benefícios diretos para os residentes em termos de maior claridade, durabilidade, eficiência energética, mobilidade, redução do consumo de energia, segurança e sustentabilidade ambiental.
Específicos:
Utilizar a energia elétrica de forma mais eficiente e racional, demonstrando a viabilidade econômica do projeto com a redução do consumo e demanda na ponta de acordo com as disposições da Chamada Pública do PEE COPEL 002/2019.
1. Tornar o município 100% com iluminação pública em LED;
2. Promover a eficiência energética: O projeto visa reduzir o consumo de energia e a demanda da rede elétrica através da substituição de luminárias convencionais por luminárias de LED.
3. Promover o bem-estar social noturno à população, melhorando a segurança pública com uma iluminação mais clara e eficaz das lâmpadas LED gerando maior visibilidade noturna e a segurança dos residentes e transitantes, seja a passeio ou a trabalho;
4. Padronizar o sistema de iluminação pública, implantando a telegestão nas luminárias, permitindo um monitoramento remoto mais eficiente do sistema de iluminação;
5. Gerar economia para o bolso do cidadão com redução de custos: As lâmpadas LED têm uma vida útil mais longa, resultando em menos substituições e, portanto, menos custos a longo prazo.
6. Diminuir as despesas públicas com o consumo e manutenção de iluminação pública a fim de investir as economias do COSIP em projetos de ampliação da rede de energia elétrica do município e do sistema de iluminação pública;
7. Minimizar impactos ambientais, pois as lâmpadas LED não contêm materiais tóxicos, como o mercúrio presente em algumas lâmpadas fluorescentes, tornando seu descarte mais seguro para o meio ambiente.
8. Beneficiar os residentes da cidade e visitantes que desfrutarão de uma iluminação mais eficiente e eficaz, melhorando a segurança e a qualidade de vida. Além disso, o projeto contribuirá para a redução do consumo de energia e das emissões de carbono, beneficiando o meio ambiente como um todo.
9. Tornar o município em uma referência em cidades inteligentes, modernas e sustentáveis.
Metas a atingir:
As metas do projeto estão alinhadas na visão de promover uma iluminação pública mais eficiente, segura e sustentável.
1. Tornar o município 100% LED
2. Promover maior luminosidade, segurança dos cidadãos, além de economizar energia e reduzir custos.
3. Eficiência energética reduzindo o consumo, contribuindo para um uso mais eficiente da energia elétrica.
4. Reduzir impactos ambientais, as lâmpadas de LED não contêm materiais tóxicos, mais segurança para o meio ambiente. A redução do consumo de energia ajuda a diminuir a pegada de carbono do município.
5., redução do consumo e demanda de energia, juntamente com a maior vida útil das lâmpadas de LED, demonstra a viabilidade econômica do projeto.
5. Viabilidade econômica e Escalabilidade do projeto como modelo para outros municípios, com a instalação bem-sucedida de luminárias na área central e nos bairros.
6. Benefícios para os residentes, visitantes e transitantes na área central e bairros da cidade, que desfrutarão de uma iluminação mais eficiente e eficaz.
7. Preservação da biodiversidade, oferecendo uma série de benefícios para o meio ambiente, desde a redução do consumo de energia e das emissões de carbono até a diminuição da geração de resíduos e a preservação da biodiversidade.
9. Reduzir a taxa de iluminação pública para o contribuinte.
10. Implantar e modernizar a iluminação pública mais eficiente por meio da telegestão, monitorando as 6.700 luminárias, trazendo mais segurança e economia na manutenção do sistema.
Cronograma
Físico:
1ª Faze: 2022
A fase inicial licitada, prevê um prazo de execução de seis meses para substituição das luminárias no centro e nos bairros, após assinatura do contrato. Durante este período, serão realizados os serviços de remoção dos tubos antigos, que serão substituídos por 400 novos tubos de aço galvanizado. Além dos tubos que serão fixados nos postes de concreto existentes. Também serão substituídas 3.400 luminárias de vapor de mercúrio/vapor de sódio por luminárias de LED de 50W, e 800 luminárias de 150W, conforme cronograma a seguir:
Data prevista para iniciar em janeiro de 2022.
1º mês: 15%;
2º mês: 30%;
3º mês: 50%;
4º mês: 70%;
5º mês: 90%
6º mês: 100% executado o objeto, com prazo de análises para sanar as eventuais pendências e finalizar ajustes que surgirem.
Data prevista de término: julho de 2022.
2ª Faze: 2023
A 2ª fase licitada, prevê um prazo de execução de três meses para substituição das luminárias no centro e demais bairros não contemplados na fase inicial, após assinatura do contrato. Durante este período, serão realizados os serviços de substituição de 2.500 luminárias de vapor de mercúrio/vapor de sódio por 1.200 luminárias de LED de 50W, e 1.300 luminárias de 150W, conforme cronograma a seguir:
Data prevista para início: setembro de 2023.
1º mês: 40%;
2º mês: 80%;
3º mês: 100% executado o objeto, com prazo de análises para sanar as eventuais pendências e finalizar ajustes que surgirem.
Data do término: novembro de 2023.
3ª Faze: 2024
Redução do valor da taxa de iluminação pública
Estudo para implantação da telegestão como uma inovação da forma de gerenciar este ativo e trazendo mais segurança e economia na manutenção do sistema.
Financeiro:
Licitação: CONTRATAÇÃO de empresa para prestação dos serviços de mão de obra qualificada de eletricista e auxiliar de eletricista para substituição das luminárias atuais por luminárias de LED: R$ 242.900,00
Licitação: CONTRATAÇÃO de empresa especializada para fornecimento de LUMINÁRIAS EM LED PARA ILUMINAÇÃO PÚBLICA: R$ 2.743.592,00
Licitação: AQUISICÃO DE LUMINÁRIAS PÚBLICAS - MARCA ZAGONEL, DE 150 E 50W, E CONECTOR PERFURANTE COM ENTRADA PRINCIPAL 10X95MM² COM DERIVAÇÃO DE 1,5X10MM²: R$ 1.372.876,50
Orçamento:
1ª fase: 2.865.042,00
2ª fase: 1.494.326,50
Manutenções eventuais: quando necessário são chamados 3 técnicos e um veículo
Beneficiários Diretos:
Os habitantes do Município da área urbana a rural, os usuários de transporte público noturno, os motoristas, os praticantes de atividades físicas ao ar livre, entre outros, aproximando-se de 54.369 mil beneficiados.
Beneficiários Indiretos:
Visitantes que passam eventualmente pelo Município.
Resultados:
Os resultados alcançados pelo projeto de modernização da iluminação pública na cidade de Medianeira já são mensuráveis, vejamos:
Resultados Quantitativos:
Substituição de Luminárias: Foram substituídas 6.700 luminárias convencionais por 4.200 luminárias LED (4.700 de 50W e 2.000 de 150W).
Economia Financeira: O projeto resultou em uma economia real de R$411.638,13 ou seja 20,4% menos no fechamento do período de janeiro a agosto de 2023, comparando com o mesmo período de 2022 no pagamento de iluminação pública para a COPEL.
Resultados Qualitativos:
Eficiência Energética: As lâmpadas LED são mais eficientes energeticamente do que as luminárias convencionais, resultando em menor consumo de energia.
Segurança: A iluminação mais eficiente e eficaz melhorou a claridade, a segurança e a qualidade de vida dos residentes, visitantes e transitantes na cidade.
Impacto Ambiental: A substituição das lâmpadas convencionais por LEDs contribuiu para a redução das emissões de carbono, beneficiando o meio ambiente como um todo.
Os resultados quantitativo e qualitativo demonstram que o projeto atingiu seu objetivo de modernizar a iluminação pública na cidade de Medianeira, trazendo benefícios tanto em termos de eficiência energética e segurança, quanto em termos de impacto ambiental e economia financeira. A satisfação da comunidade será avaliada através de pesquisas de opinião E/ou feedback da população em relação ao projeto executado.
De acordo com a Resolução Homologatória N 3.209 da Agencia Nacional de Energia Elétrica ANEEL – em seu artigo 2º, estabelecia reajuste médio de 10,50% para a iluminação pública a partir de 01 de janeiro de 2024. Mas, com base nos resultados obtidos através da substituição e a economia gerada pelas lâmpadas de Led, a Administração Municipal não fez o reajuste, e concedeu desde 1º de janeiro de 2024, mais 10% de desconto, totalizando 20,5% a menos na taxa de iluminação pública, paga pelo contribuinte.
O único no Paraná a conceder esse tipo de desconto ao municipe, cidadão contribuinte,