Banco de Projetos

Projeto Defesa Civil na Escola - Ensinar para Proteger

Ano / Edição: 2014
Município: Quatro Barras
Função de Governo: Segurança Pública

Diagnóstico

Quatro Barras, município da Região Metropolitana de Curitiba, hoje dispõe de seis escolas municipais, das quais duas já funcionam em tempo integral, e uma escola especial, que juntas somam mais de 2.500 alunos matriculados. No espaço escolar, as crianças desenvolvem sua aprendizagem nas disciplinas previstas na grade curricular, no entanto, nenhuma é focada diretamente nos fundamentos de Defesa Civil e na politização dos alunos, tão necessários para sua ampla formação. Diante desta lacuna existente nos currículos escolares é que nasceu o presente projeto, com a proposta de orientar, prevenir e resgatar valores cívicos, além de estimular o pleno exercício da cidadania. Por entender que a problemática da Defesa Civil somente terá solução a longo ou médio prazo se houver investimentos na prevenção e preparação das crianças e adolescentes é que o projeto passou a ser implementado nas unidades escolares, trazendo à luz temas como Moral e Cívica, Trânsito, Primeiros Socorros, Prevenção às Drogas, formas de atuação diante de desastres da natureza e a sistemática de funcionamento das instituições governamentais, bem como dos órgãos policiais em sua abrangência. Até então, tais conteúdos só eram ministrados, em menor escala, através de projetos específicos desenvolvidos por um ou outro educador, deixando de englobar o todo efetivamente. A fim de alcançar seus objetivos, o projeto delimitou uma faixa etária para os alunos, que conforme análise pedagógica estariam aptos a entender de forma mais abrangente os fundamentos transmitidos. Desta forma, foi definido como público-alvo alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, entre 9 e 14 anos. Neste primeiro ano de implantação, o projeto atinge cerca de 250 alunos, das Escolas Totais Ernesto Milani e João Curupaná da Silva, que funcionam em período integral.

Descrição

O Projeto Defesa Civil na Escola oferece subsídios à realização de ações para prevenção contra as drogas, e conhecimentos nas áreas de Trânsito, Cidadania, Moral e Cívica, Meio Ambiente, Primeiros Socorros e formas de atuação diante de desastres da natureza, por meio da aplicação de conceitos fundamentais de Defesa Civil no currículo escolar municipal. Na prática, o projeto prevê a inserção de uma nova disciplina escolar. Semanalmente, conforme cronograma estipulado de aulas, uma equipe composta por uma pedagoga, um sargento da Polícia Rodoviária e um sargento da Polícia Militar (em reserva), que integram o quadro funcional da Secretaria Municipal de Ordem Pública, ministram aulas temáticas do projeto em diferentes turmas das unidades escolares. O projeto segue um cronograma prévio, com dias e horários certos para sua realização. O público alvo são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, e indiretamente seus familiares e a comunidade onde estão inseridos. Os diferentes temas são trabalhados por módulos e vão além dos limites escolares. Aulas de campo e visitas a órgãos compatíveis com o ensino acontecem em paralelo às atividades realizadas em sala. O projeto traz uma metodologia dinâmica, que favorece a interação das crianças e jovens através de teatros, simulações, atividades práticas e em grupo. Toda sua execução seguiu, desde o início, em fevereiro deste ano, um planejamento prévio das etapas que viriam a seguir. Inicialmente foram realizadas reuniões com a direção de cada escola, com a equipe pedagógica e funcionários, Ministério Público, e com os pais e responsáveis, para então prosseguir a fase de sensibilização dos alunos e o início efetivo das aulas. Para sua viabilização, além da equipe, foram preparados materiais didáticos, atividades pedagógicas para aplicação em sala, apresentações em Power Point, e o agendamento de visitas programadas, realizadas mediante autorização prévia dos pais, como a visita ao Quartel do Exército 20º BIB e ao Centro Antitóxico de Prevenção e Educação (DENARC). O projeto também prevê, no término do ano, uma avaliação individual do aluno. Esta avaliação compreende os resultados verificados no decorrer das atividades propostas ao longo do ano, bem como uma entrevista com os pais, para verificar a mudança no desenvolvimento socioeducativo dos filhos. O encerramento e a entrega de certificados ocorrerão em uma solenidade com a presença de autoridades, equipes pedagógicas, pais, alunos e comunidade escolar. Desta forma, procura-se sensibilizar não apenas os alunos, mas toda a comunidade onde estão inseridos, favorecendo a prática da cidadania, o resgate de valores e uma concepção mais abrangente da vida em sociedade.

Objetivos

Gerais:

Propiciar mecanismos e ações visando o desenvolvimento de jovens cidadãos, pautados no respeito, na responsabilidade, no civismo, na autoestima e em cuidados consigo e com o próximo.

Específicos:

- Fortalecer conhecimentos ligados à moral e cívica, estimulando o patriotismo e o respeito pelos símbolos nacionais
- Incentivar o exercício da cidadania, através da politização do aluno
- Aproximar crianças e poder público, para que conheçam as atribuições dos diferentes Poderes, bem como seus direitos e deveres enquanto cidadãos
- Orientar sobre as normas e leis de trânsito (incluindo uso do cinto de segurança, da cadeirinha e uso da faixa de segurança)
- Alertar sobre os males decorrentes do uso de drogas, do cigarro e de bebidas alcoólicas
- Orientar como proceder em casos de desastres naturais ou emergências
- Orientar quais situações domésticas podem colocar em risco a família
- Desenvolver o respeito por idosos, portadores de necessidades especiais, professores, pais e pela comunidade onde estão inseridos (estimulando o uso de palavras como obrigado, por favor e desculpas)

Metas a atingir:

- Envolvimento da comunidade escolar
- Envolvimento dos pais e da comunidade local
- Sensibilização dos alunos, que engajados à causa, podem atuar de forma proativa
- Politização de crianças e jovens
- Conscientização e aprendizado dos conteúdos aplicados, bem como a percepção de sua relevância para a vida em sociedade
- Fortalecimento de valores no âmbito pessoal, escolar e comunitário

Cronograma

Físico:

A execução do projeto segue dois ciclos em 2014, sendo o primeiro de fevereiro a julho, e o segundo de agosto a dezembro do corrente ano. O cronograma nas escolas foi adaptado para cumprir todo o conteúdo programático previsto no projeto (conforme tabelas disponibilizadas em anexo). Desta forma, o cronograma prevê dias específicos para a realização de cada atividade, seja dentro do âmbito escolar, ou fora dele, em atividades de campo.

Financeiro:

Para a viabilização do projeto, a Secretaria Municipal de Ordem Pública fez uso de sua própria estrutura, tanto de pessoal, quanto de materiais físicos.

Orçamento:

A Secretaria Municipal de Ordem Pública fez uso de sua própria estrutura, tanto de pessoal, quanto de materiais físicos, a exemplo de atividades impressas ou apresentações preparadas para as aulas. Os três servidores que executam o Projeto Defesa Civil na Escola compõem o quadro funcional da Secretaria, e se dedicam paralelamente a outras atividades na mesma, o que dificulta a definição de um custo do projeto. Outras parcerias também devem relatadas, como o apoio da Secretaria Municipal de Educação, que disponibiliza transporte para as atividades em campo.

Beneficiários Diretos:

Em seu primeiro ano de implantação, o projeto beneficia diretamente cerca de 250 alunos, inseridos nas comunidades da Colônia Maria José e do Jardim Menino Deus, um dos bairros mais populosos de Quatro Barras.

Beneficiários Indiretos:

O envolvimento dos pais, responsáveis e da comunidade, através de palestras, blitz educativa no trânsito e ações de conscientização junto à população, elevam o número de pessoas beneficiadas de forma significativa. Para exemplificar, só em uma blitz educativa no trânsito - que compõe uma das disciplinas do projeto - realizada na área central de Quatro Barras na manhã desta terça-feira (dia 19 de agosto), alunos e coordenadores do projeto abordaram 135 veículos em apenas uma hora. Desta forma, estima-se que nas duas escolas e comunidades, além das ações pontuais desenvolvidas no município, o número total de pessoas mobilizadas ultrapasse 2 mil.

Resultados:

De fevereiro até agosto, já é possível observar e também coletar vários resultados do projeto. Além do cronograma de aulas devidamente cumprido, das atividades executadas e das aulas de campo realizadas, um acervo de trabalhos feitos em sala indicam o que cada aluno aprendeu, como observam as questões abordadas pelo projeto e de que forma pretendem atuar hoje e no futuro. Os trabalhos simbolizam e também materializam as lições extraídas do projeto.

Anexos

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