Banco de Projetos

Sustentabilidade e deveres sociais

Ano / Edição: 2024
Município: Nova Aurora
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Acreditamos que este projeto possibilitou aos alunos vivenciar momentos de troca de conhecimento e ampliação do mesmo, buscando a transformar o ambiente onde estão inseridos, modificando o que é de senso comum para uma prática mais elaborada e fundamentado para seu projeto de vida.

Descrição

A escola recebeu materiais de apoio de 1º ao 5º ano para ampliar o conhecimento e orientar ações práticas para desenvolvimento do projeto. Cada turma recebeu um tema proposto para estudo, planejamento e execução. Após todas as ações realizadas com cada turma, foi marcado a data da feira, aberta a comunidade escolar. Logo após, foram realizadas atividades recreativas com crianças e foram feitas aquisições.

Objetivos

Gerais:

• Desenvolver habilidades com foco direcionado a ações sociais, econômicos e sustentáveis, promovendo ações empreendedoras para o desenvolvimento integral da criança para o desenvolvimento integral da criança em realização de metas a curto e a longo prazo, tornando-as adultos autônomos e protagonistas do seu projeto de vida.

Específicos:

• Projetar seu próprio negócio e organizá-lo;
• Estimular a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos com relação a sustentabilidade e ao empreendedorismo;
• Proporcionar para os alunos vivência em relação aos desafios atuais como sustentabilidade, empreendedorismo, interação social juntamente com a comunidade escolar;
• Vivenciar atividades para alcançar metas para a reação e aquisição dos valores sociais.
Diagnóstico:
Acreditamos que este projeto possibilitou aos alunos vivenciar momentos de troca de conhecimento e ampliação do mesmo, buscando a transformar o ambiente onde estão inseridos, modificando o que é de senso comum para uma prática mais elaborada e fundamentado para seu projeto de vida.

Metas a atingir:

Meta a curto prazo: obter recurso para compra de alimentos permitidos para a semana da criança e materiais de uso coletivo.
Meta a longo prazo: formar adultos atuantes e conscientes de seu papel transformador na sociedade.

Cronograma

Físico:

De fevereiro a agosto de 2023: Realização e desenvolvimento do projeto.
Setembro: Feira e exposição dos resultados.

Financeiro:

Em algumas turmas, os estudantes doaram R$5,00 para compra dos materiais. Em outras turmas houve doação de produto, em outras houve a compra dos matérias pela escola e devolução do dinheiro no final do projeto.

Orçamento:

1° ano = saches R$ 80,00 (a escola emprestou o valor para a turma);
2° ano = material reciclado para confecção de vasos para plantio de ervas;
3° ano = coleta de R$ 100,00 para comprar os materiais;
4° ano = os estudantes trouxeram os brinquedos para aluguel no dia da feira;
5° ano = a escola emprestou R$ 400,00 para a turma.

Beneficiários Diretos:

138 estudantes da Escola Eugênio Mezzon, matriculados no Ensino Fundamental Anos Iniciais, Classe Especial e Programas de Atividades Complementares, no ano de 2023.

Beneficiários Indiretos:

As famílias dos estudantes e a comunidade escolar, como um todo.

Resultados:

O ponto a ser destacado é o desenvolvimento dos alunos, no que diz respeito a preservação ambiental e sustentabilidade, empreendedorismo e consciência social e econômica. Os estudantes estabeleceram parcerias e todos trabalharam com espírito cooperativo.

Anexos

Banco de Projetos