AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS NO ENSINO APRENDIZAGEM
Ano / Edição: 2024
Município: Juranda
Função de Governo: Educação
Diagnóstico
A partir do cenário educacional atual apresentado pelo município de Juranda, na ocasião da retomada das aulas presenciais, no decorrer do primeiro semestre letivo de 2022, foram aplicadas as avaliações diagnósticas disponibilizadas na plataforma CAED contemplando os componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática aos estudantes matriculados da rede municipal de ensino, do primeiro ao quinto ano.
A Secretaria Municipal de Educação de Juranda entendendo que a avaliação diagnóstica é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os alunos dominam determinados conhecimentos e habilidades, com o objetivo de verificar o que o aluno já sabe e suas necessidades irá realizar avaliações diagnosticas para o ano de 2023 e 2024.
Contudo, as avaliações diagnosticas disponibilizadas na plataforma CAED são de caráter federal, e para se ter um diagnóstico mais especifico e peculiar da rede municipal de Juranda, é preciso formular avaliações diagnosticas que contemplem o Currículo Municipal de Juranda com assessoramento específico para elaboração de banco de dados, aplicação da prova por profissionais capacitados, alimentação de planilhas com resultados, analise dos resultados identificando as defasagens e assessoria para sanar tais defasagens.
Surge então a necessidade de contratação de empresa para prestação de serviços de assessoria pedagógica a fim de atender as necessidades em relação as avaliações diagnósticas aplicadas na rede municipal com análise dos resultados obtidos, nivelamento das turmas nos níveis de aprendizagem, e as demais demanda da secretaria de Educação do município.
Descrição
Secretaria Municipal de Educação (SME) com as modalidades de ensino, Educação Infantil e Ensino Fundamental, com a abrangência de 750 estudantes, regularmente, matriculados na rede municipal de ensino. Com o propósito de aplicar avaliação para medir a aprendizagem dos estudantes, em 5 escolas públicas.
São aplicações de três provas: diagnóstica, intermediária e conclusiva. Com o programa de formação continuada para gestores, coordenadores e professores, da seguinte maneira:
1ª oficina: com base na prova diagnóstica.
2ª oficina: com base na prova intermediária.
3ª oficina: com base na prova conclusiva.
Na Formação Continuada com as escolas participantes é feito a Análise do Currículo de Educação Básica, a Elaboração do plano de ação I e II com as escolas participantes, balizadas nos resultados das fases 1 e 2 e 3. Também é realizado o Planejamento estratégico para recomposição das aprendizagens nas disciplinas Língua Portuguesa e Matemática para o ano letivo 2024 e 2025. Aferindo também o tratamento dos resultados de forma pedagógica para aumentar indicadores IDEB. Com o período de realização: Maio à novembro de 2023 e de maio a dezembro de 2024.
Objetivos
Gerais:
1- Identificar a realidade de cada turma e especificamente de cada aluno;
2- Observar se os alunos estão desenvolvendo ou não as habilidades cobradas para os processos de ensino e aprendizagem;
3- Refletir sobre as causas das dificuldades, definindo assim as ações necessárias para trabalhar as defasagens encontradas.
4- Nivelar e avançar o desenvolvimento de nossos alunos da rede municipal.
5- Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação, proporcionando uma educação de qualidade em toda esfera da rede de ensino do município.
Específicos:
- Subsidiar a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de mecanismos de avaliação, baseados em evidências;
- Contribuir com e para o processo de aprendizagem dos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental I (Anos Iniciais)
- Aferir a qualidade de oferta na educação infantil (04 e 05 anos);
- Mensurar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática;
- Subsidiar o trabalho dos gestores escolares, no sentido de redefinir programas e projetos
educacionais, assim como a execução de políticas públicas;
- Propiciar a qualificação das práticas pedagógicas do corpo docente da rede municipal;
- Possibilitar o assessoramento pedagógico com a finalidade de correção de fluxo da aprendizagem, bem como a defasagem idade série, a partir de novas estratégias pedagógicas, orçamento e planejamento a longo prazo;
Metas a atingir:
- Avaliar a eficácia e eficiência da educação praticada no município;
- Melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas municipais.
Cronograma
Físico:
ANO LETIVO DE 2023
Estudo e análise - 03/04/23
Preparação da Avaliação Diagnóstica
07/08 a 08/08/23
30/11 a 01/12/23
04/04 a 05/04/23
Aplicação da Avaliação Diagnóstica
8h – Escola Paulo Roberto
4h – Escola Helena Connor Braz
4h – Escola Paulo Leminski e Cmei Doce Infância
4h – Cmei Doce Infância
8h – Cmei Professora Devanilde Panício
11/04 a 14/04/23
21/08 a 24/08/23
04/12 a 07/12/23
Correção da avaliação e devolutiva de resultados
17/04 a 27/04/23
25/08 a 05/09/23
08/12 a 18/12/23
Objetivos e metas
03/05 a 18/08/23
11/09 a 01/12/23
ANO LETIVO DE 2024
Estudo e análise - 04/03/24
Preparação da Avaliação Diagnóstica
05/03 a 06/03/24
24/06 a 28/06/24
11/11 a 14/11/24
Aplicação da Avaliação Diagnóstica
8h – Escola Paulo Roberto
4h – Escola Helena Connor Braz
4h – Escola Paulo Leminski e Cmei Doce Infância
4h – Cmei Doce Infância
8h – Cmei Professora Devanilde Panício
12/03/2024
30/07/2024
19/11/2024
Correção da avaliação e devolutiva de resultados
25/03 a 05/04/24
05/08 a 16/08/24
25/11 a 06/12/24
Objetivos, metas e formação dos profissionais do magistério
19/04/2024
09/09/2024
Financeiro:
2023/2024 – Todas as comunidades escolares das 5 unidades de ensino da rede municipal.
Orçamento:
Por se tratar de um projeto implementado pela Secretaria Municipal da Educação (SME), tendo em vista que o quadro de funcionários da SME é pequeno para a demanda de trabalho pedagógico da rede, se faz necessário a contratação de uma consultoria especializadas, a fim de elaborar, aplicar, corrigir as avaliações diagnosticas e apesentar os resultados e implementar novas metodologias de ensino que estejam em consonância com as diretrizes e orientações educacionais do Ministério da Educação alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Municipal.
Beneficiários Diretos:
A totalidade dos estudantes da rede municipal de ensino de Juranda composta por alunos do Infantil 4 até o 5°ano, com aproximadamente 650 alunos.
Beneficiários Indiretos:
Todas as comunidades escolares das 5 unidades de ensino da rede municipal.
Resultados:
Formação dos professores de acordo com a defasagem de aprendizagem.
Análise de cada turma por habilidade de aprendizagem.
Nivelamento da aprendizagem em cada turma.
Anexos
Documentos Anexados:
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (14).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (13).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (12).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (11).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (10).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (9).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (7).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (8).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (6).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (5).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 9.58.30 AM (6).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 10.01.13 AM (4).jpeg
- WhatsApp Image 2024-05-29 at 9.58.30 AM.jpeg