Programa Qualifica Mulher - Agro e Tech
Ano / Edição: 2024
Município: Maringá
Função de Governo: Direitos da Cidadania
Diagnóstico
O aumento recente da violência doméstica e intrafamiliar e do desemprego afetou principalmente as mulheres. Consequentemente, as mulheres tiveram maior dificuldade de serem realocadas ao mercado de trabalho. O analfabetismo digital, especialmente entre mulheres acima dos 60 anos, dificulta a inserção no mercado de trabalho e deixa-as suscetíveis a golpes. Nota-se a necessidade de oportunizar qualificação, afim de promover o empreendedorismo feminino como ferramenta de independência econômica e resgate da auto estima das mulheres que perderam seus empregos, especialmente nas áreas de Tecnologia e Agronegócio, predominantemente ocupadas por homens.
Descrição
O programa Qualifica Mulher - Agro e Tech oportuniza cursos profissionalizantes às mulheres maringaenses, especialmente nas áreas de Tecnologia e Agronegócio, promovendo qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo para a independência econômica e empoderamento feminino.
Objetivos
Gerais:
Oferecer qualificação nas áreas de Informática, Tecnologia e Agronegócio às mulheres maringaenses.
Específicos:
- Promover a dignidade profissional das mulheres por meio da qualificação e capacitação,
- Promover o empreendedorismo feminino,
- Fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à violência e à autonomia econômica e social das mulheres maringaenses, potencializando as mulheres como força de trabalho e impacto econômico.
Metas a atingir:
- Qualificação de 200 mulheres no ano de 2024
Cronograma
Físico:
- Seleção de temas e turmas a serem lançadas com as instituições parceiras ou Contratação de cursos junto ao SENAI e SENAC;
- Divulgação dos cursos nas redes sociais e site;
- Abertura das inscrições online e presencial;
- Quantidade de mulheres inscritas;
- Inicio dos cursos;
- Mulheres qualificadas e certificadas.
Financeiro:
No ano de 2024 prevê-se o investimento de cerca de R$120.000,00 na contratação de cursos nas áreas de informática, tecnologia e agrícola.
Orçamento:
O programa prevê a realização de cursos nas áreas de informática e tecnologia da agricultura em parceria, respectivamente, com o Grupo Conectadas e com a New Agro Prime. A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres é responsável pela realização do processo seletivo, divulgação e inscrição das turmas, bem como o fornecimento de uniforme às alunas. Também é realizada a contratação de empresa para a prestação de serviço de oferta de cursos nas áreas de tecnologia e informática. É dever da empresa contratada arcar com os custos de pessoal e material, bem como a disponibilização e manutenção da estrutura física necessária para os cursos.
Beneficiários Diretos:
Mulheres maringaenses, prioritariamente em situação de vulnerabilidade social ou em situação de violência doméstica e intrafamiliar ou atendidas pelos serviços da Rede Mulher.
Beneficiários Indiretos:
O contexto familiar é beneficiado indiretamente com o rompimento da vulnerabilidade, com a perspectiva de autonomia e emancipação econômica.
Resultados:
No primeiro quadrimestre de 2024 foram ofertadas 80 vagas em cursos nas áreas de Informática, Tecnologia e Agronegócio. Previsão de disponibilização de mais 80 vagas em cursos profissionalizantes nestas áreas até o fim do primeiro semestre de 2024.