Banco de Projetos

CONSULTÓRIO VIRTUAL DE ESPECIALIDADES

Ano / Edição: 2024
Município: Pinhais
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

A pandemia da COVID-19 acarretou desafios para o sistema de saúde, especialmente o público. Nesse sentido, constatou-se sobrecarga nos serviços de saúde, como nos ambulatoriais, que sofreram redução nas consultas presenciais devido às medidas de isolamento. Isso, consequentemente, gerou agravamento de enfermidades e piora na qualidade de vida do usuário. Sob essa perspectiva, fez-se necessário a implementação de ferramentas que garantem a continuidade dos cuidados, expandindo-se, então, a telemedicina.

Descrição

O Consultório Virtual possui um profissional da enfermagem, um médico especialista que atende a distância, e um médico da equipe da regulação da Secretaria de Saúde que apoia a anamnese quando o profissional especialista precisa, como por exemplo uma ausculta para definir o manejo clínico.

Como recurso de material temos neste consultório físico, um computador com três monitores, conectado à internet de alta velocidade, câmera, microfone e caixas de som, permitindo a conexão do usuário com o especialista e um dos monitores é só para o profissional interagir com o médico, orientando rotinas, fluxos e apoiando o profissional com qualquer dificuldade no prontuário eletrônico, pois o profissional especialista consegue acessar nosso prontuário pela Web, acompanhar o histórico deste usuário, como resultados de exames e histórico medicamentoso e ainda deixa descrito ali seu atendimento para que todas as Unidades de Saúde da Atenção Primária à Saúde (profissionais com este acesso) , consigam acompanhar e entender o descrito, assim toda a população de Pinhais consegue ter acesso a esta oferta de serviço.

Objetivos

Gerais:

O Consultório Virtual de Especialidades representa uma notável experiência municipal que responde à crescente demanda por serviços de saúde especializados. Ao adotar uma abordagem tecnológica, o programa não apenas relata uma experiência bem-sucedida, mas também destaca a importância de garantir o acesso equitativo a serviços de saúde para todos os usuários. Por meio desse programa, a população pode acessar consultas médicas com especialistas sem as barreiras tradicionais de distância física e tempo de espera, resultando em uma redução significativa das desigualdades no acesso à saúde. Além disso, ao alinhar-se com as diretrizes do SUS, o programa demonstra um compromisso com a promoção da equidade e da universalidade no acesso aos serviços de saúde, atendendo às necessidades específicas da população. Isso ressalta a capacidade do SUS de se adaptar e responder de forma eficaz às demandas de saúde locais. Portanto, o programa não só relata uma experiência municipal bem-sucedida, mas também destaca a importância crucial de iniciativas inovadoras e adaptáveis na garantia do direito à saúde para todos os cidadãos, em linha com as diretrizes do SUS e as necessidades reais do território.

Específicos:

Antes da consulta, técnicos de enfermagem realizam o acolhimento e coletam dados vitais, além de auxiliar e apoiar os usuários e profissionais com dificuldades na ferramenta virtual. O médico trabalha a distância, por meio de outro computador, conversando em tempo real por videochamada com o usuário, e caso seja necessário, com a equipe de enfermagem. Com isso, o profissional consegue colher a história clínica completa, analisar exames complementares, emitir receitas, declarações e atestados, solicitar exames, realizar encaminhamentos e relatórios de cuidado compartilhado com a atenção primária à saúde. Todos os dados são registrados em prontuário eletrônico e os documentos assinados digitalmente com certificado digital validados pela ICP-Brasil. Após a consulta, a equipe de enfermagem orienta o usuário e entrega os documentos em formato impresso.

Metas a atingir:

Promover atendimento médico por telemedicina (a distância), por meio de vídeo chamada com o usuário, nas especialidades de Cardiologia, endocrinologia, reumatologia, psiquiatria e gastroenterologia, Viabilizando atendimentos para especialidades com baixa disponibilidade local, ,amtendo as filas reguladas, ou seja, em espera inferior a 06 meses após o encaminhamento médico.
Ampliar a oferta de consultas especializadas, reduzindo o tempo das filas de espera;
Reduzir absenteísmo, facilitando acesso ao usuário com redução em seu deslocamento.

Cronograma

Físico:

Realizar 300 atendimentos/mês.

Financeiro:

Cada consulta com especialista tem um custo de R$ 50,00 por mês, estimando um custo anual de 180.000,00

Orçamento:

180.000,00 anual investimento com médico especialista.
300,00 com investimento em manutenção de equipamentos de tecnologia, como caixas de som e câmeras

Beneficiários Diretos:

Todos os Habitantes de Pinhais, que pelo IBGE (2022) possuí 127.019 habitantes, que tenham indicação clínica desta necessidade, por meio de encaminhamento médico.

Beneficiários Indiretos:

Número de pessoas atendidas pelo Projeto Consultório Virtual de Especialidades em relação a redução de 2.5% ao ano da fila de espera.

Resultados:

Acesso a consultas de especialistas com qualidade, atendendo as necessidades de cada usuário, desde a implantação do Consultório Virtual em 23/03/2024, oferecemos 821 agendamentos de consultas com especialistas.

Anexos

Documentos Anexados:

Banco de Projetos