Banco de Projetos

Cidadania e Justiça na escola.

Ano / Edição: 2024
Município: Foz do Iguaçu
Função de Governo: Educação

Diagnóstico

Em nossa sala de aula, percebemos os excessos de violência física e verbal, onde o respeito e a liberdade não eram respeitados. O trabalho foi discutido entre 64 alunos, dois Professores, uma Coordenadora Pedagógica, um promotor de Justiça, uma Advogada e uma Juíza da Vara da Infância de Foz do Iguaçu.

Descrição

Após as discussões em sala de aula, visitamos a Conferência de Magistrados no Hotel Rafain onde comemoravam os 30 anos da Cartilha da Justiça e Cidadania,
realizado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e idealizado pelo desembargador Roberto Portugal Bacellar. Onde os alunos apresentaram um jogral com o título "O QUE É CIDADANIA?" Logo após esse evento os alunos também visitaram a Sede da OAB de Foz do Iguaçu, e também visitamos o Fórum da nossa cidade. Queríamos mostrar para os alunos, os órgãos competentes que ajudam a nossa sociedade ser mais justa.

Objetivos

Gerais:

Claramente que esse projeto não poderá ficar somente com o 5ºquinto ano, queremos estender para todos os nossos da escola. Para que o tema fosse gerado com mais fluidez, foram distribuídos as revistinhas da Justiça e Cidadania também se aprendem na escola, onde os professores de cada turma puderam discutir a importância de se falar sobre a cidadania, conhecer mais sobre a organização do nosso país e aprender muito mais sobre a nossa Constituição, ECA e os Direitos Humanos.

Específicos:

Trabalhar questões comportamentais sobre preconceitos pré estabelecidos. Para cada visita que os alunos realizaram entre Fórum, a sede da OAB e a conversas com Magistrados e vereadores da nossa cidade aprendemos muito mais sobre os Três Poderes e como ele pode defender todos os nossos direitos, e ajudar a manter a ordem em nossa cidade.

Metas a atingir:

Cremos que esse projeto não ficará somente nos passeios e nas discussões, e sim poderá atingir os outros alunos da escola e quem sabe até seus familiares, pois estas questões sobre crimes, impunidade, liberdade permeaiam a nossa sociedade a todo momento. A escola é um local onde formam cidadãos de responsabilidades para com ele e com o próximo.

Cronograma

Físico:

Todo o projeto está sendo realizado em sala de aula, no momento em que os alunos estão estudando na jornada regular. Durou cerca de três meses entre as discussões, as entrevistas e as visitas.

Financeiro:

Todos os custeios foram subsidiados pelos parceiros da OAB, dos Magistrados do Fórum e pela Secretaria Municipal da Educação.

Orçamento:

Valor gasto para manter o projeto: revistas que abordavam o assunto, palestrantes, aluguel do local, alimentação e transporte. Porém é muito difícil mensurar organismos Públicos, visto que os mesmos foram construídos por dinheiro público para servir a Comunidade.

Beneficiários Diretos:

Foram atendidos 64 alunos diretamente

Beneficiários Indiretos:

Familiares dos alunos e a comunidade em que ele vive.

Resultados:

Após as discussões realizamos levantamento de hipóteses para descobrir de que maneira podemos mudar o conceito que já havíamos adquirido vezes por nossos familiares. Talvez uma fala de mudança de comportamento quanto ao diferente ou ao desconhecido. Isso ficou muito claro no concurso de desenho dos alunos, onde os mesmos puderam ilustrar o que seria justiça para cada um deles. E de que maneira nossos direitos como cidadãos estão sendo tirados.

Anexos

Banco de Projetos