Banco de Projetos

Programa Mãe Tapejarense

Ano / Edição: 2024
Município: Tapejara
Função de Governo: Saúde

Diagnóstico

De acordo com o Caderno IPARDES (maio, 2024) a população do município de Tapejara conta com 14.598 habitantes que são atendidos na Rede Municipal de Saúde de Saúde de forma organizada com cinco estratégias saúde da família, vinculadas a quatro Unidades Básicas de Saúde, uma Clínica da Mulher e da Criança e uma UPA 24 horas.
Em Tapejara a Clínica da Mulher e da Criança precisou ser reinaugurada com objetivo de atender um Programa que atendeu e cresceu muito no município na qualidade e na redução da mortalidade materno – infantil, o Programa Mãe Tapejarense, o qual nasceu na emergência da pandemia da covid-19, onde tínhamos o dilema do isolamento, porém a necessidade de atendimento de pré-natal das nossas gestantes.
Em Tapejara, qualidade de vida é direito é garantido até antes do nascimento. A prova real é o Programa “Mãe Tapejarense”, o qual é uma proposta humanizada de atenção integral e individualizada à mãe e ao bebê. Uma atenção que começa antes de a mulher engravidar e continua na gravidez, no parto e depois do nascimento da criança.
Toda essa qualidade no atendimento materno – infantil não é uma preocupação nova em Tapejara, já trabalhava-se neste sentido dentro da atenção primária de forma descentralizada, com iniciativas de objetivos comuns, os quais, não resultavam em metas esperadas, ou seja, a redução significativa da mortalidade materna e infantil. Mas, com o Programa “Mãe Tapejarense”, a Secretaria Municipal de Saúde quer cuidar ampliar o cuidado dessas mulheres gestantes e seus bebês, incluindo vários objetivos.
ANEXO 1

Descrição

O Programa “Mãe Tapejarense” conta com um médico e uma enfermeira especialista em obstetrícia, como também uma técnica de enfermagem e a pediatra, que realizam seus atendimentos na Clínica da Mulher e da Criança. O programa ainda conta com o acompanhamento odontológico conforme preconizado nos indicadores da Atenção Primária no Previne Brasil.
O Programa “Mãe Tapejarense” segue os moldes da Linha de Cuidado Materno Infantil do Estado Paraná atendendo até o momento mais de 579 gestantes desde março de 202, 12.052 sendo consultas médicas de pré-natal, 21.745 consultas de enfermagem de pré-natal, 6.948 consultas de pediatria e mais de 2.000 atendimentos odontológicos.
Nestes últimos três anos (2020 – 2023) tivemos uma redução significativa no coeficiente de mortalidade materno e infantil conforme demonstra os gráficos abaixo:
ANEXO 2
ANEXO 3
ANEXO 4
ANEXO 5
ANEXO 6
ANEXO 8
ANEXO 9
ANEXO 10

Objetivos

Gerais:

O Programa “Mãe Tapejarense” tem o objetivo de inclusão de orientação antes da gravidez (planejamento familiar), atenção à gestante, assistência especializada na gravidez de risco, estímulo ao parto normal e garantia de escolha de parto cesariana com registro formalizado, parcerias com maternidades de acordo com as referências e o acompanhamento do crescimento e da evolução das crianças tapejarenses. Ou seja, um conjunto de ações multiprofissionais que integram, abrangem e garantem a promoção da maternidade se riscos e o nascimento saudável.
O mais importante objetivo seria a redução do coeficiente mortalidade materna e infantil.

Específicos:

A humanização do atendimento, onde a gestante tapejarense possui um vínculo próximo com sua equipe de atendimento, esclarecendo suas dúvidas, possui contato telefônico, até mesmo por aplicativo 24 horas disponível, além disso a equipe da estratégia saúde da família, enfermeiros e agentes comunitários de saúde realizam visitas domiciliares, para acompanhamento de glicemia e pressão arterial, tudo isso, é para oferecer um atendimento personalizado.
Pré-natal completo, saúde garantida com o protocolo de pré-natal como exames de teste rápido para HIV, VDRL, HBSAG E HCV. Realizando também a rotina do 1°, 2° e 3° trimestre laboratoriais. Além destes exames são realizados exames de imagens como ultrassons, transluscência nucal e morfológico.
Parto seguro para todas as gestantes tapejarenses, e para que isso ocorra o Programa “Mãe Tapejarense”, garantiu que todas as gestantes sejam vinculadas na referência de maternidade da região e contarão com a assistência adequada na hora do parto, sendo transferidas pela UPA (Unidade de pronto Atendimento Municipal) sempre acompanhada pelo um profissional de saúde, médico e/ou enfermeiro pela frota municipal ou pelo SAMU de acordo com o grau de risco.
Um olhar atento as crianças, pois o Programa “Mãe tapejarense” também está presente depois do nascimento da do bebê, pois são acompanhadas até completarem um ano de vida pela pediatra., com atenção especial àquelas que apresentam problemas respiratórios, ou que tiveram, carências nutricionais e prematuridade.
O objeto é cuidar com carinho da saúde de nossas gestantes e de nossos bebês, afinal um bom começo é garantia de um futuro melhor.

Metas a atingir:

. Diminuição do coeficiente da mortalidade materno e infantil;
- Humanização no pré-natal;
- Garantia de partos seguros;
- Atenção ao RN e as gestantes
- Saúde infantil.
- Planejamento Familiar.

Cronograma

Físico:

O Programa “Mãe Tapejarense acontece dentro de sua própria estrutura física, a Clínica da Mulher e da Criança nos dias de semana, ou seja, de segunda a sexta-feira nos horários de 07:00 as 17:00 horas, porém as gestantes não ficam desassistida fora desse horário, pois ainda temos a comunicação remota por aplicativo de smartphone, que são respondidas em tempo real com comunicação com os profissionais médico e enfermeiro.
Nos horários que não atendimento da Clinica da Mulher e da Criança, ainda contamos com a equipe da Unidade de pronto Atendimento Municipal (UPA).
As gestantes também possuem o atendimento odontológico que acontece de acordo com o indicador da Atenção Primária (Preveni Brasil), esta por sua vez acontece na Unidade Básica Panorama com equipe também exclusiva e referenciada para as gestantes.

Financeiro:

As despesas com a execução deste programa ocorrem por conta de dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Saúde suplementada, se necessário.

Orçamento:

Orçamento proveniente de recursos próprios e contrapartidas dos incentivos da Atenção Primária através dos Indicadores do Previne Brasil, onde lideramos os últimos quadrimestres na 13ª Regional de Saúde.

Beneficiários Diretos:

Mulheres, gestantes e puérperas.
Recém-nascidos e crianças até 12 anos.

Beneficiários Indiretos:

O Programa garante uma assistência de qualidade tanto para as gestantes, quanto para os recém-nascidos e crianças, o que também faz com que as equipes e estratégia saúde da família tenham um respaldo na assistência integralizada e centralizada, tendo o vínculo estabelecidos por todos os usuários.
O Programa garante assim um benefício generalizado a toda população de Tapejara, pois é a preconização do atendimento humanizado.

Resultados:

Permanência do coeficiente de mortalidade materna em 0%
Redução do coeficiente de mortalidade infantil em 21,76%
Melhor qualidade na assistência nas consultas de pré-natal e de pediatra (puericultura).

Anexos

Banco de Projetos